5 de abril de 2014

Onde ver o pôr do sol em Salvador - um café e um museu

Salvador, Bahia: Igreja de Santo Antônio da Barra vista do terraço da Aliança Francesa
Você sabe aonde precisa ir 
para mergulhar nesta vista de Salvador?

Atualizado em janeiro de 2022

Escolher onde ver o pôr do sol em Salvador é um dilema delicioso. A cidade oferece muitos cantinhos para a gente assistir ao espetáculo do sol descendo sobre o mar. 

Eu adoro ver o pôr do sol em Salvador no Solar do Unhão, lindo conjunto arquitetônico do Século 17 que hoje abriga o Parque das Esculturas e o Museu de Arte Moderna da Bahia — e que, por incrível que pareça, costuma ficar fora da rota dos turistas, o que é um pecado imperdoável.

Mas preciso recomendar dois lugares maravilhosos onde ver o pôr do sol em Salvador: o Terraço da Aliança Francesa tem uma vista de arrancar suspiros (esse escândalo que você vê na foto de abertura deste post) e o Farol da Barra, que, além de ser um baita camarote, tem muita história pra contar.

Veja essas duas dicas lindas pra aproveitar a beleza do pôr do sol em Salvador:


Farol da Barra, Salvador, Bahia
Apesar de ser uma das imagens mais conhecidas de Salvador, o Forte de Santo Antônio (Farol da Barra) é pouco visitado por dentro. Pena, porque ele abriga um museu bem interessante e oferece vistas simplesmente alucinantes para o mar e a cidade

Onde ver o pôr do sol em Salvador

⭐ Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra)
De terça a domingo, das 8:30h às 18h (em janeiro e julho, diariamente). Entrada: R$ 15. Estudantes, idosos e professores pagam meia. Telefone (71) 3264 3296 / 3331 8039.

O Farol da Barra, instalado no Forte de Santo Antônio, até que é bem popular entre os turistas. Afinal, ele é uma das logomarcas de Salvador. O entorno do Farol é ponto de encontro no Carnaval, espaço para grandes shows ao ar livre.

Para sucessivas gerações de baianos o gramado que cerca o Farol da Barra é um dos camarotes mais tradicionais para ver o pôr do sol em Salvador

Mas eu recomendo que você vá além do gramado e visite o interior do velho Forte de Santo Antônio, porque ver o pôr visto daquelas muralhas é lindo demais. 

Interior do Forte de Santo Antônio (Farol da Barra), Salvador, Bahia
Praça de Armas do Forte de Santo Antônio

O Forte de Santo Antônio  é uma parte importantíssima da história de Salvador e do Brasil. Foi a primeira grande fortificação militar portuguesa erguida em nossa terra, ainda no Século 16.

Tinha a função de proteger a entrada da Baía de Todos os Santos (se você olhar no GoogleEarth, vai ver que ele fica bem na "esquina" do Oceano Atlântico com a Baía).

Um pouco dessa história você pode descobrir no Museu Náutico, que funciona no interior do Forte de Santo Antônio.

O Museu Náutico tem um acervo bem bacaninha, inclusive uma coleção de achados arqueológicos retirados do naufrágio do famoso Galeão Sacramento, que afundou em frente a Salvador em 1668.

Salvador: Forte de Santa Maria visto do alto do Farol da Barra
O Forte de Santa Maria visto do alto do Farol da Barra

O segundo motivo para visitar o o Forte de Santo Antônio é que ele oferece vistas impressionantes para o mar e para a cidade.

No interior do forte, uma escadinha de caracol bem estreita leva ao topo da torre do Farol da Barra.

Lá no alto, em uma plataforma permanentemente batida pelo vento, você vai encontrar um posto de observação privilegiado, com 360 graus de visões celestiais para a Ilha de Itaparica, o mar muito azul, o Porto da Barra e a Curva do Cristo. Simplesmente lindo.  

Salvador: Praia do farol e Edifício Oceania
O Edifício Oceania e a Praia do Farol

A Praça de Armas do Forte de Santo Antônio também tem uma vista danada de bonita para a Ilha de Itaparica e para o pôr do sol.

Lá já funcionou um café, hoje substituído por uma lanchonete mais simplezinha, mas que ainda oferece mesinhas ao ar livre.

É uma delícia fazer uma paradinha estratégica, curtir a brisa e ver o sol caindo sobre as muralhas seculares do Forte de Santo Antônio da Barra. 

Salvador: pôr do sol visto do Terraço da Aliança Francesa e do Farol da Barra
É assim que o sol se despede de Salvador. À esquerda, o crepúsculo visto do terraço do café da Aliança Francesa. À direita, o lindo entardecer visto do baluarte do Forte de Santo Antonio (o Farol da Barra)

⭐ Terraço da Aliança Francesa da Bahia

Ladeira da Barra nº 401 (para procurar no Googlemaps ou GPS, é bom saber que a Ladeira da Barra é um trecho da Avenida Sete de Setembro, que começa no Farol e acaba na Praça Castro Alves). Telefone (71) 3012.1584. Funciona de segunda a sábado, das 10 às 21hs.

O café tem Wifi gratuito e funciona como estação de bookcrossing (sistema de troca de livros que permite ao doador acompanhar a rota do livro doado).

Às sextas e sábados, a partir das 17 horas, costuma ter música ao vivo (na tarde em que estive lá, um grupo de chorinho super simpático estava tocando, sem amplificação. Sonzinho bem gostoso) e é cobrado couvert artístico de R$ 10.

Atualização: o Café da Aliança fechou e o local agora abriga o Larri Bistrô, dos mesmos donos do ótimo restaurante Larriquerri. Ainda não experimentei o novo bistrô, mas a vista para a Baía de Todos os Santos continua a mesma.

O Larri Bistrô funciona de terça a sábado, das 16h às 22h. Aos domingos, a casa atende do meio-dia às 19. 


Aliança Francesa, Salvador, Bahia
O casarão da Aliança Francesa

Quando você for à Aliança Francesa, informe-se antes a programação do cinema e do Teatro Moliére, que também funcionam lá e sempre têm atrações interessantes. Quem sabe você não estica o programa?

E não deixe de conferir as mostras que rolam no hall de entrada do casarão da Aliança Francesa.

Música ao vivo na Aliança Francesa, Salvador, Bahia
Grupo de chorinho na Aliança Francesa

Depois de ver o pôr do sol no Terraço da Aliança Francesa (na sexta) e no Forte de Santo Antônio (no sábado), fiquei no maior dilema sobre qual dos dois é o mais bonito.

Da próxima vez que você for a Salvador, experimente esses dois programinhas baratos e maravilhosos e quem sabe você não me ajuda a decidir 😉.
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

4 comentários:

  1. Oi, Cyntia. Tudo bem? :)

    Esse seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cynthia. Tudo bem? :)

    Esse seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Cheguei aqui no blog depois de ter clicado no link no Viaje na Viagem, atraída pelo nome da minha cidade. Nossa, este post me fez matar um pouco da saudade de um pôr do sol no Farol e de um fim de tarde na Aliança Francesa. Suas fotos são maravilhosas e me transportaram diretamente daqui da Sicília para a Barra :). Obrigada! rsrs
    Um abraço,
    Patricia - Uma soteropolitana expatriada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia, legal descobrir seu blog, também, porque estou cheia de planos para descobrir a Sicília.
      Nossa cidade é muito linda, mesmo, né? Eu não canso de babar por Salvador.
      Obrigada por viajar na Fragata. Bj

      Excluir