2 de outubro de 2013

Abadia de Bath, mais antiga que a Inglaterra

Fachada lateral da Abadia de Bath, Inglaterra
A Abadia de Bath ao cair da tarde

Todo mundo vai a Bath ver as Termas Romanas e os cenários georgianos que povoam descrições literárias e cenas de filmes. Essas atrações valem a viagem, com certeza, mas não são desculpa para a gente deixar de ver preciosidade menos badalada, mas tão espetacular quanto, que é a Abadia de Bath.

A Abadia de Bath é muito mais velha que a Inglaterra e é uma atração imperdível pela sua beleza arquitetônica, detalhes decorativos e importância histórica.

Abadia de Bath, Inglaterra
A abadia fica bem no Centro de Bath, tipo, não tem desculpas pra não visitar essa lindona. Ela é "vizinha de porta" das Termas Romanas (no cantinho direito), a atração mais concorrida da cidade

Quando você for a Bath, não deixe a velha abadia fora da sua lista de coisas para fazer na cidade. Veja as dicas e imagens e diga se não tenho razão 😊.


A Abadia de Bath, Inglaterra


Entalhes em pedra no teto da Abadia de Bath
A impressionante trama do teto da Abadia foi esculpida em Pedra de Bath

Entalhes em pedra no teto da Abadia de Bath


Por que visitar a Abadia de Bath
Essa linda senhora feita de pedra em tom de caramelo foi erguida ainda antes de existir uma Inglaterra.

A Abadia de Bath foi fundada no Século 7º, quando o território onde está Bath pertencia ao antigo reino saxão de Hwicce, que, posteriormente, seria incorporado à Mércia — um dos reinos que iriam finalmente formar a Aenglaland, a Terra dos Anjos, três séculos depois.

Portal Oeste da Abadia de Bath, do Século 16
Portal Oeste da Abadia, do Século 16

A Abadia de Bath passou por reformas significativas à medida que a cidade mudava de conquistadores (mércios, saxões e normandos) para ganhar suas feições definitivas no Século 16, já incorporada à Igreja Anglicana.

De tanto contemplar o desfile de reis, dinastias e reinos, a Abadia de Bath parece ter aprendido o quanto é vã a vaidade.

fachada lateral da Abadia de Bath, Inglaterra


Ela não se exibe em locações majestáticas — fica num larguinho acanhado, cercada por um emaranhado de ruas —, não resplandece em dourados e sequer se acotovela com as atrações mais famosas pelas manchetes dos folhetos distribuídos aos turistas que visitam a cidade.

O resultado é que tem gente que vem a Bath, nem toma conhecimento dessa maravilha e vai embora sem sequer desconfiar do que perdeu.

Interior da Abadia de Bath, Inglaterra
A Abadia também impressiona pelos delicados vitrais. No alto, à esquerda, o órgão do Século 17

Vitrais da Abadia de Bath, Inglaterra


Essa fogueira eu pulei, graças ao atendente da guesthouse onde passei minha segunda noite em Bath. "Se tiver que escolher entre Stonehenge e a Abadia, escolha a Abadia", dramatizou ele, quando fiz a lista do que já tinha feito e do que ainda pretendia fazer por lá. 

Eu não tinha que escolher (tinha ido a Stonehenge na véspera), mas confesso que me apressei em correr para a Abadia de Bath. E fiquei extasiada com o que vi.


Altar-mor da Abadia de Bath, Inglaterra
O altar-mor da Abadia. Abaixo: não deixe de explorar os corredores laterais, que são uma aula de história contada nas muitas lápides

Abadia de Bath, Inglaterra



O que ver na Abadia de Bath

O mais impressionante na Abadia de Bath é a trama delicada do teto e das colunas internas, uma renda pacientemente esculpida em Pedra de Bath. Também chamam a atenção os belos vitrais e esculturas sacras no interior da igreja.

A visita à Abadia é um mergulho na história de Bath, escrita em centenas de lápides e placas comemorativas espalhadas pelo piso e pelas paredes.



Visitas à torre da Abadia de Bath
Para ver Bath do alto, nada melhor que fazer um tour ao alto da torre da Abadia. Eu resolvi não encarar a escadinha em espiral para poupar os joelhos, mas quem estiver em forma pode tentar.

As subidas à torre da Abadia de Bath são guiadas e partem de hora em hora (aos sábados, a cada meia hora).

Mas é bom checar os horários no site, pois há menos frequências no inverno. Não há subidas à torre aos domingos.

Torre da Abadia de Bath, Inglaterra
A subida à torre da Abadia é sempre acompanhada por um guia

Artista se apresentando na praça ao lado da Abadia de Bath, Inglaterra


O tour à torre custa £6. Menores de 15 anos pagam meia e precisam estar acompanhados de um adulto. Crianças com menos de cinco anos não podem subir.

Também é oferecido um “tour romântico” à torre, visita privada que promete emoções com champanhe, a possibilidade de tocar os sinos da Abadia (eu fico imaginando como deve ser tomar champanhe e depois descer aquela escadinha sem tropeçar, rsss).

Centro Histórico de Bath, Inglaterra
A torre da Abadia de Bath é uma companhia constante nos passeios pela cidade

A torre da Abadia de Bath vista vista do Parade Park, às margens do Rio Avon

Esse tour romântico custa £100 por casal nas horas normais e £120 em horários especiais. Quem se animar precisa reservar por email.

Um pouquinho da História da Abadia de Bath
Da igreja do Século 7 já não resta nada. Suas feições de hoje expressam principalmente as modificações feitas pelos normandos, que conquistaram a Inglaterra em 1066.

Abadia de Bath, Inglaterra


Bath já era famosa desde os tempos da ocupação romana, no Século 1º d.C., por causa de suas termas. A  tradição dos "banhos medicinais" foi mantida pelos saxões e a cidade atraía muita gente pra experimentá-los.

A Abadia prosperou junto com a fama das águas termais de Bath, ao ponto de Edgard, descendente de Alfredo, o Grande, ter sido coroado rei de toda a Inglaterra aqui, no Século 10, como atesta uma inscrição na fachada Leste da construção.

Abadia de Bath, Inglaterra


(Bath Abbey) - 12, Kingston Buildings. Entrada pela Porta Sudoeste

Segundas, das 9:30h às 17:30h. De terça a sexta, das 9h às 17:30h. Sábados, das 9h às 18h. Domingos, das 13h às 14:30h e das 16:30h às 18h. Antes de ir, cheque os horários dos cultos nesta página.

A entrada é gratuita, mas é sugerida uma doação de £4, para ajudar na manutenção do edifício.

Mais sobre Bath
Hospedagem em Bath: dois hotéis pertinho de tudo o que interessa
Bate e volta de Bath a Stonehenge
O que fazer em Bath
O encanto da arquitetura georgiana em Bath
Jane Austen em Bath: dois cenários de romance
Atrações gratuitas em Bath e em outras 18 cidades da Europa


Inglaterra - todas as dicas - post índice



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

6 comentários:

  1. Cyntia, não tinha lido esse post. Fiquei encantada, adoro história. Linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma das muitas surpresas de Bath, Paula. A gente visita a cidade pra ver determinadas coisas e desobre inúmeras outras maravilhas. Adoro aquela fofura :)

      Excluir
  2. Adorei seu post! Vou a Bath em outubro/2017 e suas dicas foram preciosas! Grata!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Raquel! Amei Bath, espero que você aproveite muito a viagem :)

      Excluir
  3. Maravilhoso post. Já conheço a Abadia, mas lendo seu texto e vendo o local pelos seus olhos foi uma experiência única. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Eu amei a Abadia, como, aliás, amei tudo em Bath

      Excluir