1 de setembro de 2013

O Teatro Globe em Londres e a trilha de Shakespeare


The Globe, o Teatro de Shakespeare em Londres
O tour organizado pelo Teatro Globe de Shakespeare responde à pergunta do bardo: sim, o palco pode tudo


Que me perdoem os grandes monumentos de Londres (todos majestosos, impressionantes e imperdíveis), mas entre todos os roteiros históricos que fiz na cidade o que achei mais empolgante tinha quase nada de pedra e cal, pouquíssimos traços palpáveis. E, mesmo assim, foi o que me fez viajar mais longe. 

O roteiro guiado organizado pelo Teatro Globe de Londres (The Globe Shakespeare's Theater) percorre alguns quarteirões do bairro de Southwark, que foi o reduto das atividades de entretenimento na época elisabetana.

É um passeio que responde com um imenso sim!  à pergunta de Shakespeare, o homenageado dessa caminhada: "Pode esse palco conter os vastos campos da França?" 

Teatro Globe em Londres visto da Millenium Bridge
Teatro Globe em Londres visto do Rio Tâmisa
Namorei o Teatro Globe de diversos ângulos, antes da visita. No alto, a vista da Millenium Bridge. Acima, um clique feito a bordo de um barco no Rio Tâmisa

E a resposta é que a arte do palco pode tudo. Esse roteiro nas pegadas de Shakespeare e seus contemporâneos é a prova. Basta uma história bem contada e a nossa imaginação vai longe. Caminhando entre as modernas construções de Southwark, cercada pelo barulho da metrópole, eu vi e senti o tempo do bardo e seus companheiros na narrativa do guia.

Se você está procurado um passeio bacana em Londres, o Teatro Globe e a trilha de Shakespeare vão fazer você viajar maravilhosamente pela história. 

Veja as dicas desse passeio bacanérrimo em Londres:

Teatro Globe de Shakespeare em Londres


Como é o tour do Teatro Globe de Londres

No prólogo da peça Henrique V, prestes a narrar momentos decisivos da Guerra dos Cem Anos, Shakespeare meio que se desculpa com a plateia por apresentar episódios tão cruciais da História no acanhado tablado de um teatro.

Teatro Globe em Londres
Teatro Globe em Londres
O Globe original também ficava na margem do Rio Tâmisa. A margem do rio é que não ficava neste lugar

Para o bardo, só mesmo imensidão de um reino poderia ser cenário para a magnitude das cenas que vai recriar: A kingdom for a stage, princes to act. And monarchs to behold the swelling scene! (Um reino como palco, príncipes como atores e monarcas como plateia da vasta cena) e questiona: “Pode esse palco conter a vastidão dos campos da França?” (Can this cockpit hold
The vasty fields of France?)

A resposta, acho que Shakespeare já sabia. O teatro tem o condão de fazer a gente visitar outro local e outra era, mesmo sem um cenário, alegorias e adereços iludindo o olhar.

O tour do The Globe pelas ruas de Southwark é isso: a força do teatro atiçando a imaginação. 

Teatro The Rose em Londres
O novo Teatro The Rose: os vestígios do original, contemporâneo de Shakespeare, foram encontrados no subsolo deste edifício, durante escavações para a construção de uma garagem


A gente passeia entre quase nenhum vestígio físico do tempo do teatro elisabetano, mas é como se estivesse lá.

Enquanto caminhamos por Southwark, a narrativa do nosso guia/ator constrói com habilidade o contexto histórico, as tramas políticas, os detalhes da vida cotidiana e até as fofocas e rivalidades entre as companhias teatrais da época de Shakespeare. — uma espécie de predecessoras dos times de futebol, despertando paixões tão descabeladas no público que até resultavam em batalhas campais entre as "torcidas".

Banco de barqueiro do Rio Tâmisa do Século 16 em Londres
Um dos poucos vestígios físicos do tempo de Shakespeare em Southwark é esse banco de pedra usado por barqueiros que faziam a travessia do Rio Tâmisa no Século 16

Teatro Globe em Londres

Quando o palco está ocupado, o Teatro Globe oferece esse ótimo tour pelas ruas de Southwark


Na trilha de Shakespeare, passamos por um antigo assento de pedra onde os barqueiros aguardavam passageiros para a travessia do Tâmisa, na era elisabetana.

Visitamos o porão de um antigo armazém transformado em edifício de escritórios, onde estão as fundações do teatro The Rose (Século 16), e um estacionamento onde esteve o Teatro Globe original — o atual, majestoso na beira do Tâmisa, é uma reconstrução de 1977.

Teatro Globe em Londres
Foi Henrique VIII quem confinou todos os divertimentos menos elegantes de Londres na margem Sul do Tâmisa. Brigas de cães e de galos, exibições de ursos ferozes, jogos de azar e o teatro ganharam um lar em Southwark. O Globe, de Shakespeare, foi criado em 1599. O Rose, em 1587

Não é muito para quem espera um safári de cartões postais. Mesmo assim, eu terminei o tour com a absoluta certeza de que iria encontrar William Shakespeare, Christopher Marlowe e companhia na taberna mais próxima, para uma caneca de cerveja e dois dedos de prosa.

Respondendo à pergunta de Shakespeare: não há limitação de cenário que uma história bem contada não consiga vencer.

Em qualquer palco — uma carroça primitiva, um tablado mambembe ou as ruas movimentadas de um bairro cheio de concreto do Século 21 — cabem não apenas os campos da França, mas uma época inteira, com todas as suas paixões, tramas e personagens.

A força da narrativa faz maravilhas com a imaginação do espectador. Eu caminhei por Southwark na trilha de Shakespeare vendo os cenários elisabetanos. 

Southwark em Londres
Depois da visita ao Teatro Globe, aproveite o fim de tarde em Southwark


Um pouquinho da história do Teatro Globe 

O Teatro Globe foi construído em 1599 e seu local original fica a 200 metros da beira do Tâmisa.

O sítio original de The Globe é agora o estacionamento de um edifício residencial, onde os antigos contornos do teatro estão assinalados por marcos de bronze.

Infelizmente, o local não pode ser escavado, pois as fundações do prédio moderno, em concreto, impedem a tarefa.

Ingresso para o Teatro Globe, Londres
Vale muito pagar este ingresso para ver o teatro de Shakespeare

Antes de percorrer a trilha de Shakespeare pelas ruas de Southwark , visitei a reconstrução do Teatro Globe, uma das atrações da margem sul do Rio Tâmisa.

Fiquei impressionada com o rigor utilizado nessa recriação histórica do teatro de Shakespeare. Além de ser uma reprodução muito cuidadosa do original, o atual Globe é um respeitado centro de estudos do teatro elisabetano.

Teares elisabetanos no Museu do Teatro Globe em Londres
Teares usados para produzir os figurinos das peças de Shakespeare, no Museu do Teatro Globe

O Teatro Globe também tem também um museu bem legal, embora pequeno. O espaço recria os bastidores de um teatro do Século 16. Lá estão os teares e ferramentas de costura para a confecção de figurinos, a marcenaria para a construção de cenários e adereços e muita informação sobre a época de Shakespeare.

Boa parte do encantamento da visita ao Tetrao Globe e do tour oferecido pelas ruas de Southwark deve-se ao esforço visionário do ator americano Sam Wannamaker, que levou 60 anos pesquisando e angariando apoios para reerguer The Globe Shakespeare's Theater.

Wannamaker liderou muitos apaixonados pelos palcos na campanha para manter viva a memória da casa de espetáculos da qual Shakespeare foi sócio e onde apresentou muitas de suas obras.

Atracadouro do River Bus em Londres em frente ao Teatro Globe
Atracadouro do River Bus em Londres em frente ao Teatro Globe
Tem até um atracadouro do River Bus na porta do Teatro Globe pra facilitar sua visita

O novo Teatro Globe também é o lugar perfeito para assistir a uma apresentação teatral. A obra de Shakespeare predomina, mas não é absoluta no repertório.

Durante as manhãs (e também nas segundas-feiras à tarde, quando não há espetáculos nem ensaios), a visita guiada é feita no Globe mesmo. Só quando o palco está ocupado é que é feito o tour pelas ruas de Southwark.

Mas não pense que a trilha de Shakespeare é uma second best. Eu delirei com esse passeio e recomendo muitíssimo.

Os teatros elisabetanos em Londres

A quase ausência de vestígios físicos deixados pelos teatros do tempo de Shakespeare na paisagem de Londres deve-se, primeiramente, à técnica construtiva usada por essas estruturas elisabetanas.

Ainda herdeiros de uma vocação mambembe do entretenimento, os teatros elisabetanos tinham uma característica meio temporária. Eram erguidos a partir de uma trama de traves de madeira, preenchida com algo parecido com o adobe e cobertos de palha.

Galeria Tate Modern em Londres
Teatro Globe em Londres
O Teatro Globe (olha ele no canto direito da foto) fica do ladinho da Galeria Tate Modern (no alto), diante da cabeceira Sul da Millenium Bridge. Combinar as duas atrações pode render um ótimo programinha londrino


Se o público escasseasse, ou se as perseguições políticas e religiosas recomendassem, era só “desmontar o circo”, recolher as traves de madeira e partir para outro lugar.

O uso de materiais mais perecíveis, como a madeira e a palha, e o solo encharcado de várzea de rio em Southwark foram decisivos para que muito pouco ficasse dos velhos teatros do tempo de Shakespeare.

Ainda bem que a força da narrativa teatral nos permite reencontrar esses teatros maravilhosos, mesmo que seja com a imaginação.

⭐Teatro Globe em Londres

21 New Globe Walk, entre a Millenium e a Southwark Bridge
Site > The Globe

A exposição e o museu do Teatro Globe podem ser vistos diariamente, das 9h às 17:30h (às segundas, fecha 30 minutos mais cedo).

A visita guiada ao Teatro Globe é realizada a cada meia hora, geralmente pela manhã, para não atrapalhar os ensaios e as apresentações.

Veja outros teatros lindões que estrelaram posts da Fragata

Quando o palco do Globe está sendo usado para essas atividades, é oferecido o tour pelas ruas de Southwark até o Teatro The Rose, que foi o que eu fiz e adorei. O ingresso combinado para a exposição e o tour custa £13,50.

Uma pena é que esse tour só é oferecido em inglês. Para quem domina medianamente o idioma, eu arrisco dizer que esse é um programaço, que ficará ainda mais interessante de o visitante se programar com antecedência e já tiver o ingresso para ver a apresentação de um texto de Shakespeare no Globe, depois da caminhada.

Museus e sítios arqueológicos todos os posts da Fragata
Inglaterra - todas as dicas - post índice




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

4 comentários:

  1. Que legal, Cyntia! Eu ADORO o Globe, já fui na exposição pelo menos três vezes, já assisti duas peças lá, mas nunca dei a sorte de pegar esse tour que você foi! Sempre pego o que vai dentro do Globe, que também é o máximo. Bem, agora fiquei na vontade. Quem sabe na próxima vez que eu for a Londres? hehehe :)

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Enviarei, mais uma vez, o site por e-mail, aos amigos literatos. Ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia dessa alternativa do tour pela região rs. Quando fui, fiz o tour "normal" mesmo, que é ótimo!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, meninas, eu "dancei", porque decidi visitar o Globe à tarde e não pude ver o teatro por dentro, mas o fiz o tour do Rose e me diverti pra caramba.

    ResponderExcluir