25 de agosto de 2013

Passeio por Winchester, Inglaterra


River Walk em Winchester, Inglaterra
Passear pelas margens do Rio Itchen, em Winchester, é como entrar em uma tela de um pintor pré-rafaelita

Pequena (cerca de 50 mil habitantes) e com um relevo dos mais camaradas, Winchester é perfeita para ser desvendada a pé. A cidade é tooooda bonita, florida e pontilhada por monumentos históricos das mais diversas épocas. Neste passeio por Winchester que descrevo aqui, dá para ter uma aula de história da Inglaterra e ver lugares lindos.

Aliás, que cidade sensacional é Winchester: por onde a gente ande, sempre encontra muita coisa para se encantar.

Patos nadando no Rio Itchen em Winchester, Inglaterra
O Rio Itchen corta o Centro Histórico de Winchester

Para aproveitar melhor as caminhadas em Winchester, vale seguir os os roteiros sugeridos pelo escritório de turismo local, que distribui folhetos muito bem explicadinhos sobre os percursos, com mapas e informações sobre a importância histórica de cada ponto do caminho. 

Dependendo do ritmo do visitante, cada passeio por Winchester sugerido nos roteiros pode ser feito em cerca de duas horas.

Jardins da Abbey House em Winchester, Inglaterra
Ruínas do Wolvesey Castle, Winchester, Inglaterra
No alto, o jardim da Abbey House, ponto de partida deste passeio. Acima, as ruínas do Wolvesey Castle, do Século 12

É um jeito bem bacana de descobrir alguns cantinhos especiais de Winchester e ver monumentos espetaculares, como o Saint Cross Hospital, as ruínas do castelo de Wolvesey e o Great Hall (com a Távola Redonda), compreendendo seu contexto histórico, seu papel na vida da cidade e da Inglaterra. 

E o melhor: de graça. Você só paga a entrada em alguns monumentos, se quiser vê-los por dentro.

Bora caminhar pela belíssima Winchester?

Passeio por Winchester, Inglaterra


River Walk, passeio às margens do Rio Itchen, Winchester, Inglaterra
River Walk, passeio às margens do Rio Itchen, Winchester, Inglaterra
O River Walk é uma trilha que acompanha as margens do Rio Itchen e as antigas muralhas de Winchester



Jardim da Abbey House

Um ótimo ponto de partida para começar o passeio por Winchester são os jardins da Abbey House (residência oficial dos prefeitos da cidade), lugar encantador, às margens do Rio Itchen.

O Rio Itchen, que é pouco mais que um córrego, está cercado de verde, construindo uma paisagem linda, que lembra muito a pintura Pré-Rafaelita, vertente artística inglesa da segunda metade do Século 19. 

Jardins da Abbey House em Winchester, Inglaterra
Jardins da Abbey House em Winchester, Inglaterra
Recomendo uma pausa no Jardim da Abbey House
Ruínas de Nunnanminster, abadia do Século 9º em Winchester, Inglaterra
Ruínas de Nunnanminster, abadia do Século 9º em Winchester, Inglaterra
Em Colebrook Street, ao lado do Jardim da Abbey House, preste atenção a essas ruínas. Acredita-se que sejam os vestígios de Nunnaminster, convento fundado no Século 9º pela rainha Ealhswith, viúva de Alfredo, o Grande


Enquanto se deleita com os patinhos e cisnes nadando nas águas cristalinas do Rio Itchen, é importante  saber que esse curso d'água teve um papel importante na história da cidade, cumprindo a função estratégica de fosso defensivo para as muralhas de Winchester.

Caminhando às margens do Rio Itchen, pela trilha chamada River Walk, você vai ver restos das muralhas romanas e saxônicas construídas ao longo do curso d'água e aproveitando-o no complexo de defesa da cidade.

estátua de Alfredo, o Grande, em Winchester, Inglaterra
A estátua de Alfredo, o Grande, rei saxão que lutou contra as invasões dinamarquesas e "inventou" a Inglaterra 


Em frente aos jardins da Abbey House, como que guardando a cidade, está a estátua dedicada ao maior herói de Winchester, Alfredo, o Grande. O rei de Wessex foi o "inventor" da Inglaterra, responsável pelo início da unificação dos reinos anglos e saxões, no Século 9. Ele comandou a resistência às invasões dinamarquesas e consagrou a cidade como sua capital. 

O sonho da Inglaterra unificada — a união dos reinos de Wessex, Mercia, Nortúmbria e Anglia — iniciado por Alfredo foi consolidado sob o reinado de seu neto Æthelstan, no começo do Século 10. 

Se você se interessa pelo tema (ou por aventuras em geral), vai adorar a série de livros Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell, que narra essa saga. (Atualização: os livros viraram a série The Last Kingdom, parceria da BBC/Netflix).

Muralha romana de Winchester, Inglaterra
Muralha romana de Winchester, Inglaterra
muralha saxônica de Winchester, Inglaterra
muralha saxônica de Winchester, Inglaterra
As duas fotos do alto mostram restos da muralha romana de Winchester, no River Walk. As duas acima são da muralha saxônica


Pouco resta das edificações do tempo de Alfredo, mas, atrás da Abbey House, em Colebrook Street, há alguns vestígios arqueológicos de uma abadia fundada por sua viúva, Ealhswith.

River Walk

Dos jardins de Abbey House parte o River Walk, uma trilha pavimentada entre a margem do rio e os restos da muralha da cidade. Logo no começo do percurso, dá para ver vestígios da muralha romana e trechos bem preservados das muralhas dos saxões.

River Walk de Winchester, Inglaterra
River Walk de Winchester, Inglaterra
River Walk de Winchester, Inglaterra
Eu devorei os livros da série Crônicas Saxônicas, que tem muita de sua ação em Winchester. Mas a última coisa que eu conseguia lembrar, caminhando pelo River Walk, era das batalhas sangrentas entre saxões e dinamarqueses


Mas a última coisa em que você vai pensar, percorrendo o River Walk, é em defesas, fortificações e combates. O lugar parece um sonho, muito verde e cheio de flores, com patinhos e cisnes de contos de fadas nadando no rio. O bom é que tem muitos banquinhos convidativos para a gente sentar, contemplar e pensar na vida.

Pense naquele Sul da Inglaterra idílico que aparecem nos livros, com urzes à beira do caminho e riachinhos com margens cobertas por juncos. Essa paisagem está lá, à beira do Rio Itchen, sombreada por carvalhos e salgueiros.

River Walk de Winchester, Inglaterra
River Walk de Winchester, Inglaterra
River Walk de Winchester, Inglaterra
River Walk de Winchester, Inglaterra
River Walk de Winchester, Inglaterra
O River Walk é muito frequentado pelos moradores de Winchester. Dá pra entender o motivo, né?


A área é bem queridinha dos moradores de Winchester, que a utilizam para caminhadas sossegadas ou exercícios. Mas não tem muvuca. O River Walk é uma área para ser percorrida ouvindo o canto dos passarinhos.

Wolvesey Castle

O passeio por Winchester vai nesse ritmo bucólico até chegarmos a College Street, onde estão as ruínas do Wolvesey Castle, residência dos bispos de Winchester até o Século 17. (A residência "nova", construída bem ao lado, continua a ser utilizada e só pode ser vista por fora).

Wolvesey Castle em Winchester, Inglaterra
Wolvesey Castle em Winchester, Inglaterra
Wolvesey Castle em Winchester, Inglaterra

Entre os Século 12 e 17, o Wolvesey Castle foi a residência dos bispos de Winchester


O castelo foi construído ainda no tempo dos saxões (Wulveseye, em saxônico, significa "Ilha dos Lobos"), no Século 10º. Mas seu esplendor data do Século 12, já no período normando, quando o bispo de Winchester era Henry de Blois, neto de Guilherme o Conquistador e irmão do rei da Inglaterra.

Muito mais preocupado com política do que com religião, o bispo Henry de Blois transformou a propriedade numa poderosa fortaleza, como ainda é possível ver no que resta das muralhas e bastiões do Wolvesey Castle.

Wolvesey Castle em Winchester, Inglaterra
Wolvesey Castle em Winchester, Inglaterra
Wolvesey Castle em Winchester, Inglaterra
O Wolvesey Castle alcançou seu esplendor no período normando. A visita às ruínas é bem interessante, com placas informativas que explicam direitinho o contexto. A entrada é gratuita


Pra a gente ter uma ideia da importância Wolvesey Castle, quando a rainha católica inglesa Maria Tudor (Bloddy Mary, irmã mais velha de Elizabeth I) casou-se com Felipe II da Espanha — uma união das duas maiores potências marítimas ocidentais da época —, o café da manhã após a cerimônia foi servido lá.

Residência dos bispos de Winchester
Residência dos bispos de Winchester
No Século 17, foi construída uma nova residência dos bispos de Winchester, bem ao lado do castelo. Esta mansão continua em uso


➡️ Wolvesey Castle (Castelo Wolvesey)
34 College Walk, Winchester

O castelo pode ser visitado diariamente, até o anoitecer, com entrada gratuita. Cartazes e placas indicativas contam a história do lugar e ajudam no roteiro da vista, mas é possível baixar um audioguia gratuito na página do English Heritage na internet. 

Winchester College

Se você prosseguir o passeio por Winchester pela College Street, vai passar diante dos imponentes portões do Winchester College (a universidade local), instituição de ensino fundada em 1384,  a mais antiga em funcionamento ininterrupto em toda a Inglaterra. 

O Winchester College só recebe visitas guiadas, em horários pré-estabelecidos, que mudam de acordo com a época (uma plaquinha na porta informa os horários), e de segunda a  sexta.

Winchester College, Inglaterra
A entrada do Winchester College, a universidade mais antiga em funcionamento contínuo na Inglaterra


Casa de Jane Austen

Como fiz o meu passeio por Winchester num domingo, não pude ver o Winchester College por dentro. Mas não fiquei muito triste, não, porque menos de 100 metros adiante, uma casinha amarela  tinha muito mais interesse para mim.

Foi no número 8 de College Street, uma casinha simples, que Jane Austen passou suas últimas semanas de vida. O imóvel é facilmente reconhecido pela placa do National Trust marcando sua fachada.

Centro Histórico de Winchester, Inglaterra
Centro Histórico de Winchester, Inglaterra
Centro Histórico de Winchester, Inglaterra

O Centro Histórico de Winchester é bem conservado, bonito e charmoso


High Street e o centrinho de Winchester

Continuando pela College Street, logo nosso passeio por Winchester nos deixará diante do Kingsgate ("Porta do Rei"), antigo portão fortificado que dava acesso à parte da cidade que, desde os tempos de Alfredo, era destinada às atividades eclesiásticas e dominada pela Catedral. Esse roteiro eu já detalhei no post anterior.

Uma opção é descansar um pouquinho no jardim em frente à casa de Jane Austen e depois seguir a linda trilha até o Saint Cross Hospital, que nos espera com pão e vinho para celebrar uma tradição de quase mil anos.

Kingsgate, portão medieval nas muralhas de Winchester, Inglaterra
Catedral de Winchester, Inglaterra
O Kingsgate (no alto) dá acesso ao "bairro eclesiástico" do tempo do Rei Alfredo e à magnífica Catedral de Winchester


Mas você também pode atravessar o Kingsgate e seguir para o centrinho de Winchester, escolher um pub simpático em High Street (a rua principal, que é apontada como a mais antiga da Inglaterra) e admirar as casinhas fofas e muito preservadas, um dos maiores encantos da cidade.

Nos fins de semana, você terá um motivo a mais para dar um passeio em High Street, que é aproveitar o simpático mercado de rua que rola por lá.

Pub no Centro Histórico de Winchester, Inglaterra
Que tal uma paradinha em um legítimo pub depois dessa caminhada?


Veja mais imagens de Winchester na página da Fragata Surprise no Facebook

Dicas práticas para descobrir Winchester a pé

O Winchester Tourist Information Center (centro de atendimento ao turista) funciona no Guildhall, um edifício neogótico vitoriano bem em frente à Estação Rodoviária, no comecinho de Hight Street.

Lá, você pode pegar gratuitamente os mapas e sugestões de passeios a pé (com muitas informações históricas) para desvendar a cidade.

Centro Histórico de Winchester, Inglaterra
Prepare-se para se apaixonar por Winchester

O escritório de turismo abre de segunda a sábado, das 10h às 17 horas (no verão, também aos domingos, das 11h às 16h). Os funcionários também dão dicas de atividades na cidade e arredores.

As opções de caminhadas são bem variadas (uma deles segue os passos do poeta romântico John Keats, que teria se inspirado numa caminhada por Winchester para escrever o poema O Outono), com informação sobre distâncias (em milhas), o grau de dificuldade e a acessibilidade de cada itinerário. 

mercado de rua de High Street em Winchester, Inglaterra
mercado de rua de High Street em Winchester, Inglaterra

Nos fins de semana tem mercado de rua com muitas barraquinhas de comida em High Street


Mais sobre Winchester
Hospedagem em Winchester
Roteiro de 15 dias na Inglaterra (Londres, Winchester, Bath, Stonehenge e Liverpool)
Bate e volta de Winchester à Casa de Jane Austen
Bate e volta de Winchester aos Estaleiros Históricos de Portsmouth
O que fazer em Winchester
Saint Cross, Winchester - um passeio que é "literatura ao vivo"
A Távola Redonda de Winchester


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

2 comentários:

  1. Cynthia, que lugar lindo!!!
    Essa cidade fica a quanto tempos e Londres, você sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica a uma hora de trem, Thaís. As dicas práticas sobre a cidade estão aqui neste post
      http://www.fragatasurprise.com/2013/08/os-encantos-de-winchester.html
      Realmente, Winchester é linda demais. Super recomendo uns diazinhos por lá :)

      Excluir