24 de agosto de 2013

O que fazer em Winchester, Inglaterra


Fachada histórica em Winchester, Inglaterra
Com 14 séculos de história, Winchester não economiza beleza

Eu tinha programado minha estadia em Winchester apenas como base para explorar alguns lugares inegociáveis no meu roteiro na Inglaterra

A cidade fica pertinho do Museu Casa de Jane Austen, em Chawton, e é um bom ponto de partida para bate e volta aos Estaleiros Históricos de Portsmouth e ao sítio arqueológico de Stonehenge

Passeio às margens do Rio Itchen, Winchester, Inglaterra
O Rio Itchen corta o Centro Histórico de Winchester. A trilha que acompanha o curso d'água passa por recantos encantadores

Mas tem tanto o que fazer em Winchester e é tudo tão bonito que bastou o caminho da estação ferroviária até o hotel, na chegada, para eu mudar meus planos e dedicar mais tempo às maravilhas da cidade. 

Winchester tem 14 séculos de história — sem contar a povoação da Idade do Bronze e a era romana, quando ela se chamava Venta Belgarum. O tempo e as muitas aventuras deixaram marcas fascinantes na cidade.

Winchester, Inglaterra
Winchester também é linda nos detalhes
Winchester, Inglaterra

Capital do reino saxão de Wessex, Winchester foi o quartel general do Rei Alfredo, no Século 9, quando a Inglaterra ainda era apenas um sonho desse monarca e os reinos anglo-saxões lutavam entre si e contra as hordas de vikings dinamarqueses que assolavam o território. 

(Um jeito legal de conhecer mais sobre esta saga é a ler as Crônicas Saxônicas, série de 11 volumes de Bernard Cornwell, que ouso classificar como mais divertida até do que Game of Thrones. Os livros foram adaptados pela Netflix, na série O Último Reino).

muralha medieval saxônica em Winchester, Inglaterra
A muralha saxã, às margens do Rio Itchem

O Rei Alfredo foi o responsável por dotar Winchester de suas primeiras belezas — como o "bairro eclesiástico", um recinto amuralhado em torno da primeira catedral, a Old Minster — e . também de suas primeiras fortificações importantes, como as muralhas saxãs que ainda hoje acompanham o leito do Rio Itchen.

Com a unificação do país, no Século 10, Winchester foi a primeira capital da Inglaterra.

Catedral de Winchester, Inglaterra
A Catedral de Winchester em uma palavra: arrebatadora

Os Normandos conquistaram a Inglaterra no Século 12, confirmaram a cidade como capital e deram sua contribuição à beleza, construindo a arrebatadora Catedral de Winchester, uma das maiores da Europa. 

O Great Hall, salão cerimonial do antigo castelo normando, guarda uma réplica da Távola Redonda feita no Século 13.

Vamos passear?

O que fazer em Winchester


Catedral de Winchester, Inglaterra
A Catedral de Winchester foi construída para impressionar — e consegue 😊

⭐Catedral de Winchester
De segunda a sábado, das 9h às 17h. Domingos, das 12:30h às 15h.
Ingresso (válido por um ano): £9.50


Linda de deixar a gente sem fala, a Catedral de Winchester é a atração mais conhecida da cidade. Além de toda a beleza arquitetônica e decorativa, ela guarda tesouros inestimáveis, como a Bíblia de Winchester, manuscrito ricamente decorado com iluminuras, datado do Século 12.

Interior da Catedral de Winchester, Inglaterra
O interior da Catedral de Winchester: as naves têm 24 metros de altura e lindos entalhes no teto

Os normandos tinham acabado de conquistar a Inglaterra (na Batalha de Hastings, em 1066), quando iniciaram a construção de sua catedral na então capital do país.

O local escolhido foi o recinto amuralhado onde o rei Alfredo, 200 anos antes, tinha designado para abrigar as igrejas e moradias de religiosos em Winchester, onde  já havia uma catedral saxã, a Old Minster, que foi demolida após a inauguração da espetacular catedral normanda. 

Catedral de Winchester, Inglaterra
Detalhes da Catedral de Winchester: entalhes em pedra, vitrais e, à direita, o coro entalhado em madeira. Abaixo, uma capela e o túmulo do Bispo Wilberforce, esculpido em alabastro
Catedral de Winchester, Inglaterra

A Catedral de Winchester foi feita para impressionar. O edifício, com a clássica planta em cruz, tem 70 metros de largura e 170 metros de fundo e se eleva a 24 metros de altura — e quase o dobro disso na torre.

O exterior da igreja é talhado em linhas discretas. Sua fachada Oeste, de feições delicadas, fica simplesmente hipnótica quando recebe de frente o sol que declina no horizonte — estar nos jardins da Catedral perto da hora do pôr do sol é talvez a atração mais imperdível de Winchester.

Catedral de Winchester, Inglaterra
A decoração do forro da Catedral e uma sepultura de reis anglo-saxões. Abaixo, o túmulo de São Swithun, que foi bispo de Winchester no Século 9 e o entalhe em pedra no teto da igreja
Catedral de Winchester, Inglaterra

O imenso vitral que adorna a fachada Oeste da Catedral tem desenhos “geométricos” que estão mais para a arte de Mondrian do que para um templo medieval.

Isso é resultado da ordem dada por Oliver Cromwell a seus soldados, quando tomou Winchester, na Guerra Civil Inglesa (1642 –1651): “Botem abaixo o vitral”.

Catedral de Winchester, Inglaterra
O vitral que Cromwell deixou em caquinhos e velhas lápides no interior da Catedral

Dizem que a ordem de Cromwell seria uma vingança contra a cidade, que apoiava majoritariamente o rei — além de que ele, um puritano, odiava a Igreja Anglicana, que administrava a Catedral de Winchester.

O fato é que o vitral da Catedral de Winchester ficou em cacos por quase 20 anos e só seria reconstruído após a restauração da monarquia, em 1660. Mas os desenhos se perderam para sempre: os fragmentos de vidro foram recolocados aleatoriamente nas molduras de ferro e o resultado é o que vemos hoje.

Catedral de Winchester, Inglaterra
Uma passagem entre os contrafortes e uma fachada latera da Catedral

No Século 19, artistas do movimento Pré-Rafaelita (uma vertente do Romantismo que, pra mim, é o grande momento da pintura inglesa) executaram vários vitrais para uma das capelas da Catedral de Winchester.

No Centro de Visitantes da Catedral de Winchester, informe-se sobre a disponibilidade de fazer um tour guiado, porque vale muito a pena. A igreja é uma verdadeira enciclopédia de História da Inglaterra Medieval e é muito legal ouvir as informações com detalhes.

Detalhe do altar-mor da Catedral de Winchester
Detalhe do altar-mor da Catedral de Winchester

Muitos reis, como Ricardo Coração de Leão, foram coroados na Catedral de Wessex. Outros, como Maria Tudor, casaram lá (ela, com Filipe II da Espanha). Outros estão sepultados na igreja, como Alfredo de Wessex, que “inventou” a Inglaterra e entrou passou à posteridade como Alfredo o Grande.

O tour guiado também é a única forma de ter acesso à torre da catedral.

O coral da Catedral de Winchester faz várias apresentações por semana. Eu não consegui assistir, mas acho que deve ser lindo ouvir música naquela igreja majestosa. Quando for comprar o ingresso, pergunte pela agenda musical.

Túmulo de Jane Austen, na Catedral de Winchester
Túmulo de Jane Austen, na Catedral de Winchester

⭐Jane Austen em Winchester
Jane Austen, minha querida escritora de Orgulho e Preconceito e Persuasão, passou os últimos dias de sua vida em Winchester e está sepultada na Catedral da cidade.

Ela no vilarejo de Chawton, a 25 km de Winchester. Foi lá, no sossego de um chalé muito simples, que ela deu a forma definitiva a seus romances mais importantes. Eu visitei a casa e recomendo muito o passeio. É bem fácil ir até lá, para quem está em Winchester


Museu Casa de Jane Austen, em Chawton, Inglaterra
A Casa Museu de Jane Austen, em Chawton, bate e volta fácil e lindo a partir de Winchester

Nos últimos meses de vida, já muito doente, Jane Austen mudou-se para Winchester, para ficar mais perto do médico que tratava, e morreu na cidade.

Na Catedral de Winchester, seu túmulo é identificado por uma placa, colocada ali 100 anos após a morte da escritora, do lado esquerdo da nave principal.

Saindo da Catedral, uma caminhada de apenas 300 metros leva à casa número 8 da College Street, onde Jane Austen passou seus últimos momentos. 

Casa de Jane Austen em Winchester, Inglaterra
Jane Austen passou seus últimos dias de vida nesta casa em Winchester

Dizem que ela fez uma promessa para Saint Swithun em busca de cura. A curiosa igrejinha do santo, instalada sobre um portão, fica a poucos passos da casa amarela onde a escritora morreu, em 18 de julho de 1817.

O imóvel é facilmente reconhecido pela placa do National Trust marcando sua fachada.

É uma residência e, portanto, não há visitação. Um cartazinho discreto, pregado na vidraça, praticamente implora para que as pessoas não toquem a campainha, tentando que os moradores abram uma exceção.

Um pequeno jardim, do outro lado da rua, oferece sombra e silêncio para contemplarmos um pouco a fachada da casa de Jane Austen em Winchester, antes de seguir caminho.

The Close, antigo bairro eclesiástico no entorno da Catedral de Winchester
The Close, uma área linda e muito sossegada

⭐The Close, o "bairro eclesiástico" medieval
O entorno da Catedral de Winchester é um lindo conjunto arquitetônico que tem suas origens no Século 9, durante o reinado de Alfredo, o Grande. 

Quando o Reino de Wessex era permanentemente acossado por invasões vikings, Alfredo comandou a fortificação das povoações.

Kingsgate, antigo acesso ao palácio real de Winchester
O Kingsgate, antigo acesso ao palácio real saxão. As janelas no andar de cima do portão são da Igreja de São Swithun

Em sua capital, Winchester, o rei também determinou que as moradias dos religiosos, igrejas, colégios e o palácio real fossem construídos em uma área com fortificação reforçada, que ficava ao redor da antiga catedral, a Old Minster.

Essa é a origem de The Close, um recanto muito sossegado de Winchester, uma área ajardinada, uma espécie de bairro muito exclusivo, cheio de belas construções.

The Close, Winchester, Inglaterra
O sossego de The Close

A entrada de The Close é o Kingsgate (“portão do rei”), que separa o antigo setor secular da cidade da área reservada às instalações reais e eclesiásticas. 

Sobre as arcadas do portão de pedra que dá acesso a The Close está a pequena Igreja de São Swithun, bispo saxão do Século 9 com fama de milagreiro e patrono de Winchester.

As ruínas de um claustro medieval em The Close, Winchester, Inglaterra
As ruínas de um claustro medieval em The Close

Passear por The Close provoca na gente alguns momentos nada canônicos de pura inveja da meia dúzia de moradores das casas que cercadas por tanta beleza e silêncio.

Uma dessas casas é The Deanery ("casa do Deão" de Winchester), do Século 13. Ao seu lado, vale a pena dar uma parada no Dean Garnier Garden, um jardim escondidinho e silencioso, construído nas ruínas do antigo claustro dos monges que serviam à Catedral.

Prior's Gate, acesso ao tribunal medieval de Cheyney Court, em Winchester
O Prior's Gate dá acesso à Cheyney Court, construída no Século 15 e sede de um tribunal comandado pelos bispos de Winchester


⭐Cheyney Court, o tribunal dos bispos de Winchester
Um dos espaços mais bonitos de The Close é Cheyney Court, tribunal onde os bispos de Winchester decidiam sobre as mais diversas demandas trazidas pelos cidadãos.

Ao lado estão os estábulos medievais do bairro eclesiástico, hoje usados como sala de concertos.

tribunal medieval de Cheyney Court, em Winchester
O antigo estábulo da Cheyney Court (abaixo, à esquerda) é agora uma sala de concertos

Cheyney Court, tribunal medieval de Winchester

As duas construções são muito fotogênicas, com o desenho característico do enxaimel formado pelas traves de madeira de suas fachadas.

É fácil encontrar Cheyney Court: saindo da Catedral, procure o Prior’s Gate, portão de acesso às instalações do antigo tribunal.

Jardins da Catedral de Winchester, Inglaterra
Em meio às lápides, o jardim da Catedral de Winchester é um dos lugares mais agradáveis da cidade

⭐Jardim da Catedral de Winchester
A divisão de Winchester em setores, ainda no tempo dos saxões, acabou criando um encanto a mais para a Catedral da cidade.

Ao contrário de suas irmãs famosas, que geralmente ficam nas praças principais de suas cidades, a Catedral de Winchester fica numa área muito sossegada, cercada de jardins, pátios e antigos claustros.

Jardim da Catedral de Winchester, Inglaterra

Essa configuração acaba formando um parque meio apartado do mundo e que contribui para a sensação de volta no tempo que nos acompanha por todo o passeio.

A parte mais gostosa desse parque é o antigo cemitério, em frente à fachada Oeste da Catedral de Winchester, um gramado delicioso, daqueles que convidam a levar uma manta, uma almofadinha e muita vontade de esquecer da vida (e os moradores da cidade fazem isso mesmo, nos meses de verão, sem se importar com as lápides e urnas funerárias do Século 19 que ainda estão por lá).

Jardim da Catedral de Winchester, Inglaterra
O moradores de Winchester não têm o menor medo de assombração e se esbaldam no jardim da Catedral. Eu também adorei 😊

Esse pedacinho da cidade era o meu canto favorito. Nos três dias que fiquei em Winchester, bati ponto todos os finais de tarde (lá pelas 20 horas) para ver o sol caindo sobre as pedras milenares da velha Catedral.

⭐Hospital of Saint Cross
Prestes a completar 1.000 anos de idade, o Hospital of Saint Cross é um dos grandes tesouros de Winchester. O lugar é um albergue, ainda em uso, tem jardins de sonho e está aberto à visitação.

Hospital of Saint Cross, Winchester, Inglaterra
Hospital of Saint Cross: 1.000 anos de história e um jardim que parece de sonho
Jardim do Hospital of Saint Cross, Winchester, Inglaterra
Ele fica fora da cidade, cercado por uma paisagem rural que parece saída de um romance inglês do Século 18. Uma trilha de apenas 3 km, cercada por essa paisagem, leva ao Hospital of Saint Cross e eu super hiper mega recomendo o passeio.

Saiba mais: Roteiro histórico em Saint Cross, Winchester - "literatura ao vivo"

⭐A Távola Redonda e o Great Hall
No Século 13, o Rei Eduardo I, que adorava torneios de cavaleiros, mandou construir uma réplica do que se imaginava ter sido a mitológica Távola Redonda do Rei Artur. 

A Távola Redonda do Século 13 exposta no Great Hall, antigo salão cerimonial do Castelo de Winchester
A Távola Redonda, do Século 13, é a grande estrela do Great Hall, antigo salão cerimonial do Castelo de Winchester

A gigantesca mesa medieval está exposta no Great Hall, o salão cerimonial do Castelo de Winchester, construído pelos normandos no Século 11.

Ver o Great Hall e a Távola Redonda é outra passeios imperdível em Winchester.

Saiba mais: A Távola Redonda de Winchester

⭐River Walk
Se você curte jardins saídos de um quadro pré-rafaelita, cisnes e ruínas medievais, vai se apaixonar pelo River Walk, uma trilha que margeia o Rio Itchen, cortando o Centro Histórico de Winchester.

Patos e cisnes nadam no Rio Itchen em Winchester
Cisnes e patinhos são a principal companhia de quem passeia pelo River Walk

River Walk, Winchester, Inglaterra

Neste passeio delicioso você verá resquícios de construções do tempo de Alfredo, o Grande, as muralhas do tempo dos saxões, as ruínas do Wolvesey Castle, residência medieval dos bispos de Winchester, até chegar à Universidade e a casa de Jane Austen.

Saiba mais: Um passeio por Winchester - roteiro a pé

Veja mais imagens de Winchester na página da Fragata Surprise no Facebook

Como chegar a Winchester
Da Estação de Waterloo, em Londres, partem trens diretos para Winchester a cada meia hora. A viagem dura cerca de 60 minutos.

Estação de trens de Winchester, Inglaterra
Estação de trens de Winchester. São só 60 minutinhos de Londres até lá

O preço da passagem de trem de Londres a Winchester varia de acordo com o horário escolhido e a antecedência da compra, mas prepare-se para gastar em torno de £30 para cada perna do trajeto.

Nesta viagem à Inglaterra, pesquisei e comprei minhas passagens de trem pelo site The Train Line e achei muito prático.

Estação ferroviária de Winchester, Inglaterra

Ao comprar a passagem de trem pela internet, o cliente recebe um código de confirmação e depois, com o mesmo cartão de crédito usado na compra, pode emitir o bilhete nas máquinas de qualquer estação. Basta colocar o cartão na máquina e digitar o código, que a máquina lhe "reconhece".

Hospedagem em Winchester
Winchester tem farta oferta de hospedagem, com opções do tipo charmozinhas rurais ou no centro da cidade.

Jardim do Winchester Royal Hotel
The Winchester Royal Hotel: só o jardim dessa antiga abadia já valeria a viagem

Eu fiquei (e adorei) no Winchester Royal Hotel. O lugar é lindo, tem atendimento super gracinha, um jardim de sonho e quartos muito confortáveis.

Saiba mais: Hospedagem em Winchester - o jardim encantado


Mais sobre Winchester
Atrações gratuitas em Winchester e em outras 18 cidades da Europa
Hospedagem em Winchester
Roteiro de 15 dias na Inglaterra (Londres, Winchester, Bath, Stonehenge e Liverpool)
Bate e volta de Winchester à Casa de Jane Austen
Bate e volta de Winchester aos Estaleiros Históricos de Portsmouth
Um passeio por Winchester - roteiro a pé
Saint Cross, Winchester - um passeio que é "literatura ao vivo"
A Távola Redonda de Winchester

Inglaterra - todas as dicas - post índice



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook


4 comentários:

  1. Você não cansa de surpreender com seus posts extremamente bem escritos, né, Cyntia? hehe.
    Estou apaixonada pelo seu blog. Você é incrível. :)
    Parabéns mesmo!

    Winchester nos encantou demais, também. E pensar que a nossa parada na cidade aconteceu ao acaso. Em uma roadtrip resolvemos entrar lá... foi a melhor decisão do mundo. :)

    Beijobeijo,
    Nah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Nah, chego a ficar vermelhinha (pena que ainda não habilitei os emoticons aqui no blog, rsss). Obrigada meeeeeesmo. Superbeijo

      Excluir
  2. Em dezembro estivemos na cidade (minha esposa apresentou um trabalho num congresso acadêmico) e foi bem legal passear pela cidade. Achamos na internet um grupo de guias informais, gente que mora na própria cidade e se dispõe a apresentá-la aos visitantes. Foi muito bacana!

    P.S.: de Heathrow é possível pegar também o ônibus da National Express.

    ResponderExcluir
  3. Boa dica, Patrick! Ver a cidade acompanhado de um morador deve ser ainda mais bacana.
    Agoooora, pegar esse ônibus aí, sem passar por Londres, hummmm, acho que eu não encaro, não, rsss (Sou capaz de fazer a volta em Londres até para ir à Conchinchina). Beijo

    ResponderExcluir