29 de maio de 2013

Blogs de viagem, meus tapetes mágicos instantâneos

Neste 29 de Maio, a ABBV comemora seu primeiro aniversário.
Há pouco mais de dois meses, a Fragata Surprise navega 
com essa esquadra 

Meu primeiro amor foi um cara chamado Marco Polo. Conheci-o num daqueles livros adaptados para crianças que minhas tias liam pra mim. Na época, confesso que me preocupei muito mais com a nossa diferença de idade — ele tinha 18, eu tinha seis — do que com a imensa distância de tempo e espaço que havia entre mim e o protagonista daquelas aventuras. O que são sete séculos e 18 mil quilômetros para quem está descobrindo as mil e uma maneiras de correr o mundo?

Foi com os livros, meus primeiros tapetes mágicos, que tirei meu brevê de viajante. Com eles, comecei a engatinhar na minha cartografia, ensaiei enredos e rotas. Descobri outros amores, tratei de navegar.

Até que um dia percebi, encantada, que também tinha histórias de viagem para contar. Talvez não tão maravilhosas. Mas minhas, pessoais, intransferíveis. Para me atrever a contá-las, foi preciso que o tempo acelerasse e minha janela fosse invadida pela maravilhosa esquadrilha de tapetes mágicos da internet. Se os livros criaram meu desejo de viajar, os blogs de viagem inventaram meu impulso de narradora.

Minha Fragata nasceu assim e faz uma homenagem à intrépida HMS Surprise e ao bravo capitão Aubrey (e olha que me apaixonei por ele muito antes de vê-lo interpretado no cinema por Russel Crowe, por quem sempre tive uma quedinha...). Meu blog só foi possível  porque muita gente singrou os mares da rede antes de mim.

Blogs de viagem são meus tapetes mágicos instantâneos, meu teletransporte para aqueles 15 minutos de férias que aplacam a pauleira do dia a dia. São meu jeito de continuar viajando, mesmo que ancorada nos afazeres, obrigações e horários que pagam as contas (inclusive das viagens)

Há um ano surgia a Associação Brasileira de Blogs de Viagem, organização de blogueiros voltada para a valorização dessa atividade que vai ficando cada vez mais profissional e indispensável para quem gosta de cair no mundo. Não fossem aqueles sete séculos que nos separam, tenho certeza que Marco Polo também estaria na ABBV, como a Fragata Surprise, que integra a entidade há cerca de dois meses e está adorando navegar com essa esquadra.

Feliz aniversário, ABBV!

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

8 comentários:

  1. Estava me esforçando muito para ficar off das redes por algumas horas, para baixar a pilha de afazeres que pagam as contas, mas numa espiadela o título do post me chamou atenção e não pude resisitir. Num pulinho viajei e cheguei no melhor texto das comemorações desse dia - 1º aniversário da ABBV! É de uma poesia marcante e que traduz a sua e a nossa paixão. Abraços Cyntia!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana seu post!!! Uma verdadeira viagem - exploratória, uma expedição, que são as viagens mais arrepiantes! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Paula e Lucia. É o tema que é apaixonante. :)

    ResponderExcluir
  4. Que texto lindo!! Daquele tipo que eu gostaria de ter escrito!!! Parabéns! Narrativa simples e emocionante! Adorei viajar no seu tapete!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. "Até que um dia percebi, encantada, que também tinha histórias de viagem para contar. Talvez não tão maravilhosas. Mas minhas, pessoais, intransferíveis. Para me atrever a contá-las, foi preciso que o tempo acelerasse e minha janela fosse invadida pela maravilhosa esquadrilha de tapetes mágicos da internet. Se os livros criaram meu desejo de viajar, os blogs de viagem inventaram meu impulso de narradora." Caiu como um luva!!!! Estou adorando fuçar tudo por aqui rs

    ResponderExcluir