1 de janeiro de 2013

Roteiro de Lisboa a Santiago de Compostela: 10 dias redondinhos


Praça do Obradoiro em Santiago de Compostela Espanha
Santiago de Compostela, ponto final de um roteiro de carro redondinho que começou em Lisboa


Comecei 2013 como eu gosto: literalmente na estrada. Acordei cedinho (farra de ano novo pra lá de comportada), com uma bela lua no comecinho da minguante bem na minha janela, às 9 horas da manhã (!) de um dia que custou a clarear em Santiago de Compostela.

Meu roteiro de Lisboa a Santiago de Compostela me deu de presente 10 dias de lugares incríveis, 560 km dirigindo entre sete cidades sensacionais (Lisboa, Óbidos, Alcobaça, Fátima, Coimbra, Porto e Santiago). 

Mosteiro de Alcobaça em Portugal
O Mosteiro de Alcobaça ao cair da tarde fica ainda mais lindo


No alvorecer do primeiro dia de 2013, era hora de encarar o trajeto de volta de Santiago de Compostela a Lisboa em uma tacada só (acredite, dirigi 560 km muito confortavelmente), com direito a muitas curvas e precipícios encobertos pela névoa, atravessando a região das Rias da Galícia. 

Uma paisagem mágica, que dava a sensação de estar dirigindo numa highway to heaven, acima das nuvens e dos intermináveis bosques de pinheiros.

Praça do Comércio em Lisboa
Praça do Comércio em Lisboa

Praça do Comércio, em Lisboa. Passamos cinco noites na cidade, com direito a dois ótimos bate-e-voltas a Évora e Setúbal


Meu roteiro de Lisboa a Santiago de Compostela ficou muito redondinho e pode ser uma inspiração para você que planeja uma viagem de carro em Portugal. Quem tem pelo menos uma semana para viajar vai curtir essa ideia, perfeita, por exemplo, para o intervalo entre o Natal e o ano Novo, como foi meu caso.

Veja as dicas:

Roteiro de Lisboa a Santiago de Compostela





1ª etapa: 5 dias em Lisboa

Começamos a viagem em Lisboa, onde passamos os primeiros cinco dias em terras portuguesas, com direito a dois bate e volta deliciosos: Setúbal e Évora, feitos de trem e de ônibus.


Capela da Fortaleza de Setúbal em Portugal
Templo romano de Évora em Portugal

A capela da Fortaleza de São Filipe (no alto) foi uma das atrações do nosso bate e volta a Setúbal. Acima, o Templo romano de Évora



2ª etapa: 5 dias na estrada, entre Lisboa e Santiago de Compostela

Só no dia de deixar Lisboa é que pegamos o carro alugado (veja os detalhes aqui) e seguimos rumo ao Norte pela ótima Rodovia A8 até Óbidos, uma vila medieval absolutamente apaixonante.


1º dia: Óbidos, Alcobaça, Fátima

Se eu soubesse o que sei agora, teria me planejado para pernoitar em Óbidos, pois a cidade (tão maravilhosa que fazia parte do dote das rainhas de Portugal) merece mais que uma horinhas de visita.

Muralhas de Óbidos em Portugal

Um passeio pelo alto das muralhas de Óbidos tem esta vista


Óbidos fica a apenas 80 quilômetros de Lisboa. Saindo de manhã da capital, dá para chegar cedo, passear bastante, tomar a famosa ginginha local (licor feito de uma fruta prima da cereja) e seguir viagem no dia seguinte.

Estou falando isso pra você não passar a mesma frustração que eu: é que nossa segunda escala do dia foi em Alcobaça, onde eu pretendia visitar o célebre mosteiro onde estão sepultados D. Pedro I (primeiro de Portugal, não o nosso, que lá na terrinha foi D. Pedro IV) e seu grande amor, Inês de Castro, protagonistas de um romance mais trágico que o de Romeu e Julieta.

Santuário de Fátima em Portugal
Depois de Lisboa, nosso primeiro pernoite foi em Fátima. Fizemos a visita ao Santuário na manhã seguinte e seguimos para Coimbra


Só que chegamos tarde a Alcobaça (por volta das 17 horas) e o mosteiro já estava fechando. Apenas 43 quilômetros separam Óbidos de Alcobaça, mas pra dar tempo de ver as duas, especialmente no inverno, é preciso cronometrar o tempo bem direitinho.

Distâncias do 1º dia: 168 km no total
De Lisboa a Óbidos85 km
De Óbidos a Alcobaça 40 km
De Alcobaça a Fátima 43 km

Eu finalmente visitei o mosteiro  em junho de 2016. Veja como foi neste post:
Mosteiro de Alcobaça, um capítulo da história de Portugal

Nosso pernoite nesse primeiro dia foi em Fátima, onde chegamos pela Rodovia IC9 saindo de Alcobaça.


Centro Histórico de Coimbra Portugal
Centro Histórico de Coimbra, diante do Rio Mondego: eu sou completamente encantada por essa cidade

2º dia - Fátima e Coimbra

Aproveitamos a manhã para visitar o Santuário de Nossa Senhora de Fátima (é tempo suficiente) e seguimos rumo a Coimbra, onde chegamos para o almoço. De Fátima a Coimbra são apenas 87 km pela Rodovia A1.

Passamos cerca de 24 horas na cidade para ver a Universidade de Coimbra, explorar o centro histórico e ouvir um pouco do Fado de Coimbra — mas eu confesso que gostaria de ter ficado um pouco mais...

Fado de Coimbra no Centro Cultural Fado ao Centro

Aproveitamos a noite na cidade para assistir a uma apresentação no Fado ao Centro, instituição cultural mantida por ex-alunos da Universidade de Coimbra para preservar essa expressão musical típica local


3º dia - Coimbra e Porto

No final da manhã, saímos de Coimbra para a nossa última escala, antes de Santiago de Compostela.

Cidade do Porto, a 120 km de Coimbra, é um lugar especial. O Porto é uma paixão da minha vida, apesar de todas as minhas passagens por lá terem sido curtas demais.

As 24 horas que ficamos por lá foram suficientes apenas para eu decidir que ainda vou dedicar uma viagem inteirinha ao Porto e seus arredores.

Cidade do Porto Portugal
No mundo que eu conheço, é muito difícil encontrar lugares mais lindos do que a Cidade do Porto

4º dia: do Porto a Santiago de Compostela

No quarto dia de estrada, enfrentamos os 238 km que separam o Porto de Santiago de Compostela com muita tranquilidade, apesar dos nevoeiros frequentes que caracterizam a paisagem das Rías da Galícia.

Parece que a natureza também respeita direitinho as linhas de fronteira, pois bastou atravessar a velha Ponte Interacional sobre o Rio Minho (que já cruzei a pé, a caminho de Santiago), entre Valença (Portugal) e Tui (Espanha), para o tempo começar a mudar, a temperatura cair e as curvas da estrada ficarem cada vez mais acentuadas.

Esse trecho de estrada, já em terras galegas, acompanha o movimento caprichoso das Rías — braços de mar que avançam entre as montanhas, formando uma paisagem similar aos fiordes.

Praça do Obradoiro em Santiago de Compostela
Quando você for à Galícia, não esqueça a capa e o guarda-chuva (como chove por lá!). Mas Santiago de Compostela é linda mesmo debaixo d'água

A paisagem é de uma beleza quase hipnótica: não bastassem as brumas e as curvas, longos viadutos nos levam pelas alturas, bem acima das Rías, como se a gente estivesse percorrendo uma montanha russa encantada e sem solavancos.

Ficamos duas noites em Santiago de Compostela, inclusive a virada do ano. A volta a Lisboa foi um esticão de 560 km, no primeiro dia do ano. Uma viagem tranquila e segura.

Como já prometi, nos próximos dias eu conto todos os detalhes da viagem. Desejo a todos os leitores da Fragata um maravilhoso 2013, cheio de alegrias e viagens. Como diz a minha canção preferida, "there's such a lot of world to see". Então, que vocês possam ver o máximo dele. Feliz Ano Novo!

Veja também


A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 

6 comentários:

  1. Convite
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com



    ResponderExcluir
  2. , adoro o blog. Vendo que você fará uma viagem exclusiva para o Porto e seus arredores, recomendo: vá a Pontes do Lima. Só a ponte romana vale a viagem. Fica perto de Viana do Castelo.

    ResponderExcluir
  3. Passei no seu blog procurando dicas para ir do Porto a Santiago aproveitando para visitar outras cidades. Gostei tanto q já aderi no Face. Parabens. Aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, nadia, fico super feliz que vc esteja curtindo a Fragata. Boas viagens pra vc :))
      Bjo

      Excluir