12 de dezembro de 2012

O que comer na Grécia e na Turquia: os pratos que você não pode perder


Comida grega: frutos do mar

Um jantarzinho delícia na na Nea Ágora (mercado público) da Cidade de Rodes: polvo e mexilhões inesquecíveis


Já era fã de carteirinha da cozinha grega há décadas  — até invento pretextos para ir a São Paulo, só para almoçar no Restaurante Acrópole. Mas nada me preparou psicologicamente para o banquete divino que é comer na Grécia e na Turquia, duas culinárias que são primas e disputam a primazia sobre a invenção de alguns manjares dignos do Olimpo.

Pois saibam, leitores, que minha passagem pela Grécia e pela Turquia foi uma tremenda orgia gustativa.

Uma festa de simplicidade, celebrada muito mais nas feiras, mercados, barraquinhas de rua e em restaurantezinhos quase anônimos (às vezes, até sem placa na porta).

Mercado de frutas na Ilha de Hidra, Grécia

Frutas fresquíssimas são o melhor café da manhã na Grécia. Este mercadinho fica em uma ruazinha muito fofa na Ilha de Hidra, no Arquipélago Argo-Sarônico


Comer na Grécia e na Turquia é se deixar envolver pela porção mais roots, aromática e sedutora da tradição mediterrânea. Tem cheiro de cardamomo, canela e hortelã.

Tem carneiros suculentos, polvos fresquinhos saltando das águas azuis, berinjelas, amêndoas e doces em calda de flor de laranjeira.

Barracas de iguarias no Bazar Egípcio de Istambul


Algumas das melhores lembranças de viagem (cheiros e sabores, por exemplo) não podem ser reproduzidas num blog.

Ainda assim, e tentando ser objetiva, listo a seguir as memórias gastronômicas mais gostosas que trouxe da Grécia e da Turquia. Olha só:

O que comer na Grécia e na Turquia


Cafés ao ar livre em Atenas e Nafplio, Grécia

Mesinhas na calçada, cafés charmosos... O da esquerda fica em Nafplio, o da direita, no bairro de Pláka, em Atenas


⭐Café da manhã na Grécia

Eu sou a chata pra comer de manhã. Geralmente, fico no café preto (um balde, de preferência), bem forte e com algum açúcar e já estou feliz.

Mas na Grécia e na Turquia eu fui desafiada a ir além, pois as mesas de café da manhã eram sempre muito sedutoras.

Café na cidade de Nafplio na Grécia
Cafés da Praça Syntagma em Nafplio na Grécia

Ô, lugar pra ter cafés charmosos que é essa Nafplio 💙. Na foto acima, as mesinhas ao ar livre da Plateia Syntagma (Praça Constituição), um ótimo lugar para a primeira refeição do dia na cidade


O café da manhã da Grécia tem muitas frutas — figo, melão, morangos, pêssego, damasco... Tem sempre o queijo feta, mel, o delicioso iogurte grego, muitas geleias e um toque que parece exótico aos brasileiros: pepinos, tomates e azeitonas, que acabam combinando às mil maravilhas com a parte doce da coisa.

O queijo feta, branquinho, com uma textura granulada, baixo teor de gordura e sabor suave, é feito de leite de ovelha e de cabra. Ele aparece em todas as refeições — é um ingrediente essencial na salada grega — mas no café da manhã da Grécia o feta é uma estrela.

Restaurante na ilha grega de Sými

A comida grega é deliciosa, mas vamos combinar que a paisagem é um senhor tempero, né? Este restaurante fica na Ilha de Sými,no Dodecaneso


O iogurte grego, feito de leite de ovelha, é mais encorpado. É tão gostoso que eu tomava puro, mas com um pouquinho de mel e frutas secas ele fica do Olimpo.

⭐Loukoumades

O café da manhã que eu mais amei na Grécia foi o que me acostumei a tomar em Rodes: uma xícara generosa de café grego, bem forte, e uma porção de loukoumades, bolinhos de chuva fritos e mergulhados em calda de açúcar.

Porto de Mandraki na Ilha de Rodes na Grécia

Em Rodes, eu sempre começava o dia com esta vista para o Porto de Mandráki e um pacotinho de "donuts gregos"


Os loukoumades são chamados de donuts gregos — e em alguns lugares eles são feitos em formato de rosquinha, para reforçar o parentesco. 

Fiquei freguesa de uma barraquinha da Plateia Eleftherias (Praça Liberdade), em frente ao lindo Porto de Mandráki, na Cidade de Rodes, onde eu pagava algo como € 1,50 por um saquinho desses bolinhos.

Um desjejum à base de loukoumades é muito menos saudável que o clássico café da manhã grego, mas eu não conseguia resistir.

Mesquita em Istambul na Turquia

Em Istambul, o dia começa com o canto do muezim, o chamado para as preces do alvorecer entoado no alto dos minaretes das mesquitas. Depois tem um café da manhã farto e variado


⭐Café da manhã na Turquia

Na minha primeira manhã em Istambul, quando desci para tomar o café da manhã no hotel, quase caí para trás com a quantidade e a variedade de comida.

Eram vários tipos de queijos, muitas azeitonas, tomates (secos e ao natural), pepinos, ovos cozidos (também tinha os indefectíveis ovos mexidos, o desjejum mais óbvio do planeta, para agradar ao paladar gringo). Também era impressionante a variedade de frutas e geleias.

Entre os pães, não deixe de provar o simit, com muito gergelim. Ele é normalmente chamado de “bagel turco”, mas só porque é feito no formato de rosca, mas sua massa vai direto ao forno, ao contrário do bagel, que antes de assar é cozido.

Preparação da panqueca turca em um restaurante de Sultanahmet, em Istambul. Um trabalho tão esmerado quanto os motivos decorativos que encantam os olhos por toda a cidade


⭐Panqueca turca

Tão bom quanto o sabor desse crepe finíssimo, sempre acompanhado por algum tipo de carne ensopada e bem condimentada, é apreciar sua preparação, verdadeiro ritual gastronômico.

A massa da panqueca turca é assada sobre uma superfície abaulada, de cobre, uma espécie de grelha, colocada sobre um braseiro. Com um rolinho de madeira, a massa é esticada até ficar quase transparente.

⭐Dönner kebab ou giros

O famoso "churrasco grego" é presença incontornável em qualquer lista de o que comer na Grécia e na Turquia. Nos dois países, as barraquinhas dessa iguaria estão por toda a parte e o que muda, basicamente, é o nome do petisco.

Os turcos reivindicam a paternidade do churrasquinho, que entre eles é chamado de dönner Kebab. Nas terras helenas, o prato leva o nome de giros.

Kebab ou giros, o importante é que na Grécia e na Turquia ele tem aparência, cheiro e sabor muito mais respeitáveis do que os encontrados nas lanchonetes do Centro de São Paulo e naquele pedacinho do Quartier Latin, em Paris, chamado de "Petit Athenes" —  e que deve ser o único lugar da capital francesa onde se come miseravelmente mal...

Barraquinha de kebab na Praça Sultanahmet de Istambul

Até dá para comer Dönner kebab nas barraquinhas da Praça de Sultanahmet, em Istambul, mas aceitar o tomate e a alface expostos àquele calorão foi muita imprudência...


O princípio do churrasco grego servido na Grécia e na Turquia é o mesmo: as fatias de carne (de cordeiro, geralmente) assada em um espeto giratório são servidas em pão pita, acompanhadas de legumes e verduras.

Pessoalmente, tenho lembranças conflitantes do churrasquinho. O que eu comi na Praça de Sultanahmet, em Istambul, quase me mandou para o túmulo. Também, quem mandou aceitar tomate e alface conservados fora da geladeira, naquele calorão?

Mas fiquei freguesa do gostoso churrasquinho servido pela lanchonete Giros, em frente ao Parque Kolokotronis, em Nafplio, um lanchinho-que-valia-por-um-bifinho, e custava módicos € 2,5.

Turkish delight, bala de goma típica da Turquia e das Ilhas do Dodecaneso, na Grécia

Gregos e turcos jamais vão chegar a um acordo sobre a paternidade desta balinha de goma


⭐Lokoum ou turkish delight

A balinha de goma, mais conhecida no ocidente como turkish delight (ou manjar turco), também é reivindicada como iguaria grega nas Ilhas do Dodecaneso, em mais uma daquelas disputas intermináveis entre gregos e troi..., quer dizer, entre gregos e turcos.

Fora a grafia (em grego, a palavra é transliterada como lokoum, em turco se chama lukum), não há muita diferença entre o preparo das turkish delight na Grécia e na Turquia.

Barraca de turkish delight no Bazar Egípcio de Istambul
Barraca especializada em lukum, no Bazar Egípcio de Istambul

As balas são feitas de amido e açúcar e perfumadas com limão (hummm), romã (ahh), laranja (êêê), tangerina (humm ao quadrado) e outras frutas, muitas vezes incrustado com nozes, amêndoas ou pistaches.

O lukum é a prova definitiva que uma simples jujuba pode ascender a píncaros gastronômicos que não são deste mundo.

Mercado público Nea Ágora de Rodes na Grécia

A Nea Ágora de Rodes foi construída durante a ocupação italiana da ilha, no começo do Século 20 para abrigar um mercado. Hoje é cheio de lojinhas de souvenir e restaurantes, alguns bem gostosos


Ainda me resta meia caixa de balinhas (com limão!!!), comprada na Nea Ágora de Rodes. Tenho economizado tão direitinho que creio estar habilitada a administrar um racionamento pós hecatombe nuclear...

Restaurantes com mesas ao ar livre no bairro de Pláka em Atenas

Comer ao ar livre é um dos prazeres das estações mais quentes na Grécia. O bairro de Pláka, em Atenas, tem muitas opções de restaurantes com mesas nas ruas


⭐Giouvetsi
É por causa de obras como essa que os gregos são os gregos (o Parthenon ajuda um pouquinho na reputação, claro 😀).

Giouvetsi é um ensopado de carneiro, frango ou carne de boi, generosamente enriquecido por um molho de tomates perfumado com canela.

Vem acompanhado de uma massa de grano duro, os kritharakicom o formato e o tamanho de um grão de arroz. Um luxo...

Giouvetsi, prato típico da Grécia

É por causa de invenções como o giouvetsi que os gregos são famosos 

⭐Tatziki 
Tatziki tão bom, mas tão bom, que mesmo quem detesta pepino, como eu, não consegue resistir. A pastinha é um clássico grego, facílimo de fazer em casa (mas fica melhor saboreado aos pés da Acrópole).

Tatziki, prato típico da Grécia
Tatziki, uma misturinha tão gostosa que até quem odeia pepino adora

A receita do tatziki leva iogurte (na verdade, o labneh, que é o iogurte coado, do qual se retira a maior parte do soro) feito de leite de ovelha, misturado com pepino cortado em cubinhos e temperado com alho, sal, azeite, pimenta e endro.

Experimente uma generosa porção de tatziki sobre o pão pita e depois me diga se não tenho razão.

Restaurante no bairro de Sultanahmet em Istambul

No calor que fazia em Istambul em setembro, os restaurantes com mesas ao ar livre de Sultanahmet sempre faziam a minha alegria


⭐Ahtapot (polvo)
O polvo grego é excelso, mas o polvinho turco, servido como mezze (porções, como as tapas espanholas) também bate um bolão.

O polvo turco é super macio e temperado de um um jeito bem familiar aos baianos, a salsa e o coentro na medida certa e bastante azeite de oliva. É delicioso.

Café às margens do Estreito de Bósforo em Istambul

Café com vista para o Bósforo, em Istambul. O gato não estava no cardápio 😁


⭐Pilaki 
Outra simpática opção de mezze turca: feijões brancos cozidos, temperados com alho, cebola, pimentas e molho de tomates e com pedacinhos de cenoura.

Como mezze, o prato é servido frio, com pouquíssimo caldo, quase uma saladinha. É saboroso e refrescante.

O Pilaki também pode ser servido quente, com mais caldo, quando a temperatura está mais amena.

Café no Palácio de Dolmabahçe em Istambul

Bem ao lado dos imponentes portões do Palácio de Dolmabahçe, o Clock Tower Cafe tem vista matadora para o Bósforo e serve um flã de fazer qualquer um levitar


⭐Flan de leite e amêndoas
Simples e sublime, essa sobremesa turca. O flan de leite tem um sabor muito suave e as amêndoas dão um toque delicioso ao doce (que é pouco doce, como eu gosto). Experimentei essa delícia no Tower Clock Café, nos jardins do Palácio de Dolmabahçe, em Istambul.

⭐Chá de maçã
Taí um aroma que vou guardar para o resto da vida como uma das melhores memórias da Turquia. O chá de maçã é bem popular em Istambul e eu acabei me acostumando a encerrar as minhas refeições com ele.

O chá de maçã mais gostoso que provei na Turquia foi servido em um alpendre às margens da  estradinha entre a cidade de Çanakkale e as ruínas de Troia, em uma improvisada loja de tapetes.

Barraca de doces no Bazar Egípcio de Istambul

Barraca de doces no Bazar Egípcio de Istambul


⭐Sütlaç (arroz doce)
Servido geladinho e aromatizado com baunilha, cardamomo e sabe-se lá que outros engenhos, essa sobremesa turca simplesmente vale a viagem.

O sütlaç (leia sutlach) é a versão turca do nosso arroz doce ou do rice pudding norte-americano. O arroz é cozido com leite e açúcar até engrossar e depois vai ao forno, em cumbucas de barro, onde ganha uma casquinha queimada que é o charme da coisa.

Restaurante do Museu da Acrópole em Atenas

Não bastasse a vista para o Parthenon, o restaurante do Museu da Acrópole ainda serve uma comidinha grega de responsa


⭐Almôndegas ao molho de limão
Com uma tremenda cara de comida da casa da avó, caldinho na medida certa e um arroz simplezinho, o prato, típico da Ilha de Lesbos, faz parte do cardápio do (bom) restaurante do Museu da Acrópole e agrada em cheio pela sutileza dos condimentos.

Ilha de Spetses na Grécia

Café na Ilha de Spetses na Grécia

Café na Ilha de Spétses, no Arquipélago Argo- Sarônico


⭐Café grego e turco
A Grécia tem o menor consumo anual de álcool per capita da Europa e a bebida mais popular entre os gregos é o frapê, um café com leite cremoso e gelado. Eu acho café frio (e com leite, ainda por cima) uma violência, mas provei.

Mas o preparo de café que realmente me seduziu na Grécia e na Turquia é o equivalente ao nosso cafezinho, que é servido forte, quente e muito saboroso.

Na Grécia e na Turquia, o café não é coado. Antes de beber, é preciso esperar o pó assentar no fundo do copo.

Cafés ao ar livre em Monemvasia na Grécia
Cafés ao ar livre em Monemvasia na Grécia

Cafés ao ar livre em Monemvasia, no Peloponeso


O café é servido com pó e tudo, preparado diretamente no recipiente onde será servido — na Turquia, esses recipientes geralmente são copos de vidro, lindamente decorados com pinturas e aplicação de pedrinhas coloridas. Na Grécia, é mais comum o uso de xícaras.

Como o café não é coado, sempre se pergunta antes do preparo se queremos ou não açúcar, que é acrescentado durante a feitura da infusão, pois a bebida não pode ser mexida, para que o pó de café assentado no fundo do copo não volte a se espalhar.

⭐Vinho Malvasia 
Faz parte da alma de MonemvasiaMalvasia é o nome italiano dessa preciosa vila do Peloponeso, um lugar tão lindo que só de vê-lo a gente sente que a nossa existência está plenamente justificada.

Vinho grego Malvasia, típico da Vila de Monemvasia, no Peloponeso
Vinho Malvasia, típico da bela Monemvasia

O nome acabou também batizando o vinho local, licoroso e adocicado, perfeito para um aperitivo ou para acompanhar sobremesas - como um porto, um xerez ou um marsala.

Saboreado à beira mar (enquanto nossos olhos não conseguem desgrudar do rochedo que abriga a cidade medieval), o Malvasia desbanca o néctar e a ambrosia facinho, facinho...

⭐Metaxa
Eu tenho mania por esse brandy grego há muito tempo, especialmente pelo sete estrelas, mais delicado e à altura de um bom conhaque. (As estrelas são equivalentes à cor do rótulo do Johnnie Walker, indicando a qualidade maior ou menor do Metaxa).

Certa vez, encontrei um maluco em Berlim que dizia que a gente tem que tomar uma dose para cada estrela do Metaxa. E nem tive ressaca, no dia seguinte. Experimentar o velho Metaxa na Grécia fez o bichinho ficar ainda mais gostoso.

⭐Doce de amêndoa 
Outra especialidade de Monemvasia, com uma consistência um pouco mais dura que a do doce de leite. Perfumado, suavemente temperado e totalmente de rasgar a roupa.

Doces gregos - Kataief e Baclava
Kataief e baclava: a humanidade pode escapar do juízo final só alegando ter inventado esses doces
⭐Baclava, kataief, ekmek kataief... 

Melhor que entrar na briga sobre a nacionalidade dessas delícias, reivindicadas tanto pelos gregos quanto pelos turcos, é fazer um campeonato para decidir onde se come o melhor exemplar de cada um. Por causa desses doces, quase tive que voltar pra casa no compartimento de cargas do avião.

Baclava é uma massa folhada de nozes, com calda de mel. O kataief é uma massa de trigo, recheada com doce de nozes. O ekmek kataief é um primo mais sofisticado: massa de amêndoas com calda de açúcar temperada com limão e canela e coberto com um tipo de chantili sem açúcar, feito de leite de búfala.

Confeitaria Xátzi, doces típicos gregos, em Atenas

A vitrine de perdições da Xátzi, em Atenas


 Tendo a crer que a melhor baclava que provei foi a de uma lojinha do Bazar Egípcio (ou Bazar  das Especiarias), em Istambul. O melhor kataief, sinceramente, não consegui decidir qual foi. E  não foi por falta de teste...

Já o Ekmek Kataief, não tenho dúvidas: o mais arrebatador foi o da Confeitaria Xátzi, que tem várias lojas em Atenas e, só pra me acabar de uma vez, inventou de colocar uma bem na Rua Metropoleous, quase em frente ao Hotel Arethusa, onde eu estava hospedada.

Doces típicos da Grécia
O ekmek kataief da Confeitaria Xátzi, em Atenas (esq) e essa massinha emaranhada, frita, e cheia de gergelim e pistache que eu comi no caminho para Meteora
⭐Marzipan com Laranja 
Bem do lado do meu hotel, em Nafplio, tem uma confeitaria simplesmente inacreditável. Não bastassem as baclavas e os kataief delicadíssimos, a especialidade da casa é uma espécie de alfajor feito com marzipan, recheado com doce de casca de laranja (quase desmanchando, de tão cozido) e recoberto com açúcar de confeiteiro. Espetacular.

⭐Kleftiko
Sou suspeita, porque adoro carneiro, mas amei esse prato, um ensopado preparado com batatas, tomates, ervilhas e queijo feta, acrescentado no finalzinho do preparo e que chega à mesa quase desmanchando, por conta do calor. Provei em um restaurantezinho de Pláka, em Atenas.

Kleftiko, ensopado de carneiro típico da Grécia

Kleftiko, ou ensopado de carneiro, para os íntimos


⭐Tsargana 
Provei esses peixinhos na Ilha de Hidra, no Arquipélago Argo-Sarônico. Parece peixe agulha, com o sabor mais parecido com o de uma boa sardinha. Fritinhos, com bastante limão, são de arrasar.

⭐Os figos do velhinho de Rodes
A primeira vez que encontrei o meu freguês dos figos, eu estava esperando o pôr do sol no Porto de Mandráki, em Rodes.

O que me chamou a atenção foi o tom de angústia que havia na voz dele, mercando as frutas. É um senhor já de bastante idade, que vem todos os dias de uma aldeia para vender a produção de sua terrinha.

O velhinho dos figos fala pouquíssimo inglês, mas acabei entendendo que, com a crise grega, era o produto dessa venda que vinha garantindo o mínimo indispensável na casa dele, onde acolheu dois filhos desempregados. Apesar da história triste, os figos eram muito doces, perfumados e suculentos. Meu freguês já me esperava, sorridente, todo final de tarde.

Dicas para organizar uma viagem à Grécia
Todas as dicas da Turquia
A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

7 comentários:

  1. Por favor, Fragata Sunrise é um Cruzeiro lá na Grécia? ou o nome do site? não entendi muito bem. Pergunto pq vamos para Grecia em 03 casais, em OUT/17, e estamos um tanto perdidos no eu fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fragata Surprise é este blog

      Excluir
    2. Onde você se hospedou em Istambul? :)

      Excluir
    3. Eu fiquei em Sultanahmet, o centro historico e dormi uma noite perto do aeroporto, voltando da Grécia. Tem um post com resenha dos hotéis > http://www.fragatasurprise.com/2012/10/hospedagem-em-istambul.html?m=0

      Excluir
  2. Boa Noite Cynthia!
    Agradecidos pelo seu belo trabalho. Eu estou relendo todos os seus posts para rever todas as suas preciosas dicas pois estamos indo morar em Barcelona por 1 ano e depois iremos viajar pela Europa como mochileiros!
    Grande Abraço da Yukimi e do Sergio 💙💙

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Cynthia!
    Agradecidos pelo seu belo trabalho. Muitas preciosas e tão detalhadas informações que muito está nos ajudando pois estamos nos mudando para Barcelona daqui 6 meses (Sergio é cidadão espanhol) e depois iremos viajar pela Europa como mochileiros.
    Grande Abraço e Tudo de Bom (com muitas e muitas viagens) pra ti💙💙
    Yukimi (Yu'Sê Ryu Kyu) e Sergio (Luisergio Pintocasares)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Yukimi e Sergio, muito boa sorte na nova morada e aproveitem as viagens :)

      Excluir