11 de novembro de 2012

Grécia: o melhor de Nafplio

Nafplio, Grécia, fortaleza do Bourtzi
Bastou uma caminhada à beira-mar pra que eu caísse de paixão por Nafplio. Aquele castelinho de bonecas que você vê lá no fundo é o Forte Bourtzi, uma das logomarcas da cidade

Geralmente, não levo muito a sério essas listinhas de "o melhor daqui e dali". Pra mim, cada lugar do mundo tem pelo menos um encanto. O olhar do viajante é o maior criador de maravilhas.

Resolvi postar essa relação aqui apenas para prevenir os leitores: não caiam no conto de "conhecer Nafplio" numa excursão pelo Peloponeso.

Praça da cidade de Nafplio, Grécia, com vista para a Fortaleza de Palamidi
A Fortaleza de Palamidi (no alto, à direita), herança da dominação veneziana, parece pairar sobre Nafplio. Ela está a 216 metros de altura e é avistada de praticamente todos os pontos do Centro Histórico
Praça da cidade de Nafplio, Grécia, com vista para a Fortaleza de Palamidi


Os roteiros das agências de turismo que oferecem excursões a Nafplio dedicam cerca de duas horas a ela, no meio da gincana resfolegante pelos sítios arqueológicos da próximos (ArgosCorinto, Micenas e Epidauros, por exemplo).

É muito pouco tempo pra uma cidade tão linda. Nafplio não é lugar pra bate e volta. É chegar e não querer ir embora nunca mais.

Por isso eu faço mais um alerta: você vai se apaixonar por Nafplio. E muito. Mesmo que não visite nenhum dos seus highlights.

Plateya Syntagma, a Praça principal de Nafplio, Grécia
Plateia Syntagma, a praça principal da cidade, calçada com mármores centenários (milenares, quem sabe?)

Vai se apaixonar muito, mesmo que fique só nas caminhadinhas preguiçosas pelas ruas floridas de Nafplio ou passe horas  hipnotizado pelo azul do Egeu, na mesa de um café à beira-mar.

Se não conseguir ir embora, não diga que eu não avisei. Veja o que você vai encontrar em Nafplio:

O que fazer em Nafplio, Grécia


Nafplio, Grécia: antiga sede do Parlamento Grego e acesso à Fortaleza da Acronafplia
Um cantinho sossegado da Plateia Syntagma. Ao fundo, uma mesquita do Século 18 que serviu de sede ao Parlamento Grego, logo após a independência, e, lá no alto, as muralhas da Acronafplia. À direita, um dos antigos acessos à Acronafplia (que a gente alcança depois de subir muitas escadas)

Ah, em tempo: há algumas maneiras de transliterar o nome da cidade de Nafplio (em grego Ναύπλιο).

Entre as mais usadas estão Náuplion, Náuplia e Nafplion e, assim como Náfplio, todas estão corretas. Eu escolhi Nafplio porque é exatamente assim que soa a palavra, quando pronunciada pelos gregos: fpli-oh.

calçadão à beira-mar em Nafplio, Grécia
O calçadão à beira-mar, margeado por bares, cafés e restaurantes que convidam a horinhas de deliciosa preguiça

Nafplio: rara combinação de História, patrimônio e paisagem
Não é em qualquer lugar do mundo que a gente encontra construções tão bonitas e tão cênicas quanto a Fortaleza de Palamidi, pairando a mais de 200 metros sobre Nafplio (tão impressionante que ganhou um post só para ela), a Acronafplia ou o Bourtzi.


Pois Nafplio consegue reunir essas três fortalezas (e muito mais). Os fortes atestam a importância militar estratégica de Nafplio, desde a Antiguidade, e evidencia como é especial o pedaço do planeta sobre o qual se assenta a cidade.

Nafplio vista da Fortaleza de Palamidi
A "cabeça da águia" vista da Fortaleza de Palamidi. Observe as muralhas da Acronafplia (no centro) e o Bourtzi lindinho, todo compenetrado, tomando conta da entrada do porto

Nafplio está aninhada sobre uma península em formato de cabeça de águia, defendida por vertiginosos rochedos, no ponto mais recôndito de um golfo da Argólida. O golfo, de tão estreito, quase parece um fiorde.

Essa locação privilegiada confere uma dramaticidade muito especial às construções militares de Nafplio.

Nafplio vista do alto das muralhas da fortaleza da Fortaleza da Acronafplia
Subir as muitas escadarias ou o ladeirão que leva à Fortaleza da Acronafplia é um esforço recompensado com essa paisagem

Acronafplia, debruçada sobre o mar, a 100 metros de altura (na "cabeça da águia"), registra ocupação humana desde o Século 7 a.C, um sítio que já abrigou construções religiosas de uma acrópole.

Depois, o local foi, sucessivamente, praça forte bizantina, franca e veneziana (as principais construções ainda de pé são desse último período, entre os Séculos 14 e 16). Só a subida até lá, por escadarias e ladeiras, já vale a visita.

Muralhas, portões e bastiões da Fortaleza da Acronafplia, em Nafplio, Grecia
Muralhas, portões e bastiões da Fortaleza da Acronafplia
Muralhas da Fortaleza de Acronafplia, Nafplio, Grécia


Ao longo de sua história, a Acronafplia sofreu muitos cercos e assaltos. Talvez o mais devastador tenha sido construção do medonho Hotel Xenia Palace, dentro de suas muralhas, na década de 70.

O edifício permanece lá, como um monumento à falta de consciência sobre a preservação da memória e do patrimônio. Mas não invalida a vista do Egeu, de Nafplio e das montanhas da Argólida que se tem lá do alto.

Hotel construído dentro das muralhas da fortaleza de Acronafplia, Nafplio, Grécia
O hotel "invasor" dentro das muralhas da Acronafplia. Lá no alto, a Fortaleza de Palamidi

Em tempo: "Acronafplia", numa tradução bem livre, significa "o ponto mais alto de Nafplio". "Acro" (ἄκρος), como em "acrópole", quer dizer "ponto culminante".

Comparado com suas irmãs nas alturas, o Bourtzi, erguido sobre um banco de areia, na entrada do porto, parece um castelinho de bonecas.

O forte do Bourtzi visto das muralhas da Acronafplia, Nafplio, Grécia
Receita para um fim de tarde perfeito: admirar o Bourtzi emoldurado pelas montanhas da Argólida, do alto das muralhas da Acronafplia

Mas como esse bichinho sabe ser bonito e como compõe o visual da cidade. Tanto que o Bourtzi se tornou a logomarca de Nafplio (experimente googlar imagens da cidade e você vai ver que eu tenho razão).

Do calçadão do porto, barquinhos transportam os turistas  pela curta distância até o Forte do Bourtzi. Prefira ir no final da tarde, quando o sol estará no ângulo perfeito para a contemplação de Nafplio e das outras fortalezas.

Porto de Nafplio e o forte do Bourtzi
O fim da tarde também é uma boa hora para pegar um barco,visitar o castelinho e ver o sol cair sobre Nafplio

A história de Nafplio vem de muito mais longe que a presença das potências medievais que lhe legaram as três espetaculares fortalezas. Na Antiguidade, a área servia de porto à poderosa Argos.

Um pouco desse passado pode ser conferido no Museu de Arqueologia de Nafplio. Apesar do acervo pequeno, ele surpreende pela qualidade das peças em exibição, traçando um interessante painel das ocupações humanas na área.

Casarões neoclássicos de Nafplio, Grécia
O casario neoclássico de Náfplio é um encanto a mais em uma cidade que esbanja motivos pra a gente não querer ir embora nunca mais

Casarões neoclássicos de Nafplio, Grécia

As ruas de Nafplio: casario neoclássico, perfume de flores e muitas cores 
É impossível não se apaixonar pelos balcões floridos de Nafplio e pelos imensos bougainvilles que sombreiam as ruas.

Quem caminha pelo Centro Histórico não consegue evitar a sensação que está sendo seguido por uma profusão de sorrisos.

Casarões neoclássicos de Nafplio, Grécia
As fachadas "sorridentes" de Nafplio. Esse acabamento no telhado é tipicamente grego e você também vai vê-lo nos bairros mais tradicionais de Atenas
Casarões neoclássicos de Nafplio, Grécia

São as janelas de Nafplio que sorriem em todas as cores, na pintura das paredes e nas flores que completam o quadro.

Aqui e ali, cúpulas bizantinas e traços otomanos, longe de quebrar o conjunto harmônico, temperam a arquitetura neoclássica, compondo uma marca peculiar e intransferível de Nafplio.

Ruas e ladeiras de Nafplio, Grécia
As ruas e escadarias de Nafplio: acho que a única sensação possível é a completa felicidade
Ruas de Nafplio, Grécia

E as ruas de Nafplio, ah, que espetáculo! Aquele emaranhado de becos, escadarias e ladeiras se entorta, volteia e parece que a única intenção é cercar o visitante de cores e simpatia.

Já disse que cheguei a Nafplio para ficar três dias, acabei ficando cinco, pelo simples prazer de andar à toa por aquele traçado ao mesmo tempo inextricável e completamente solar.

Acho que nas ruas de Nafplio o único sentimento possível é a mais absoluta felicidade.

Construção otomana em Nafplio, Grécia
Os traços otomanos surgem aqui e ali e contribuem para o encanto da cidade
Os parques públicos de Nafplio
A combinação de balneário elegante, preciosidades históricas e a proximidade com alguns dos principais sítios arqueológicos da Grécia poderia ter feito de Nafplio uma muvuca turística insuportável.

Nafplio, porém, mantém aquela adorável atmosfera de lugar onde mora gente. A prova disso é a grande área verde que começa em Plateia Elefteria (Praça da Liberdade, onde fica a Prefeitura).

Café na antiga estação ferroviária de Nafplio, Grécia
A antiga estação ferroviária de Nafplio agora abriga um simpático café, frequentado, principalmente, pelos moradores da cidade

Parque Kolokotronis, Nafplio, Grécia
Parque Kolokotronis, uma área verde gostosa, colada ao Centro Histórico. O nome é uma homenagem ao maior herói da Independência Grega, Theodoros Kolokotronis

Os espaços mudam de nome (Parque Kolokotronis, Parque Staikopoulos, Praça Kapodistrias...), mas é tudo uma coisa só: uma gostosa reunião de cafés, jardins, parquinho infantil e veredas sombreadas por árvores seculares, onde os moradores da cidade se divertem, principalmente nos finais de tarde.

Meu programa preferido era começar o dia no café que funciona na antiga estação ferroviária de Nafplio, cercada de gente da cidade que lia o jornal e comentava as novidades.

Parques públicos de Nafplio, Grécia
A partir da Plateia Elefteria, na direção leste, o conjunto de parques públicos de Nafplio é o lugar para quem quer ver um pouco da vida além do turismo na cidade
Leão da Bavária, escultura em um parque público de Nafplio, Grécia
Preguiça felina: o famoso Leão da Bavária e o gatinho anônimo aproveitam a brisa para um cochilo

Os parques públicos de Nafplio deixam qualquer humano com vontade de virar gato e passar o resto da vida cochilando à sombra. Nunca vi tantos gatos — gordos e felizes — como em Nafplio.

Até o famoso Leão da Bavária cochila placidamente, apesar da menção épica da escultura.

gatos em Nafplio, Grécia
A Grécia é o paraíso dos gatos — e Nafplio é a capital 💙💙

O Leão da Bavária, esculpido na rocha, foi uma encomenda do Rei Ludwig da Baviera (pai do primeiro rei da Grécia, Otto, após o país se libertar dos turcos), em homenagem aos soldados bávaros mortos em uma epidemia de tifo que devastou a Argólida, no Século 19.

A área onde fica a imensa escultura do Leão da Bavária é um parque pequenininho e simpático, fora do centrinho de Nafplio.

Plateia Syntagma e Museu Arqueológico de Naplio, Grécia
O pequeno Messi arranca para marcar um golaço, sem a mínima cerimônia com o calçamento histórico de Plateia Syntagma. Ao fundo, o Museu Arqueológico (ótimo programa), instalado em um edifício veneziano do Século 18

Nafplio, base perfeita para visitar sítios arqueológicos imperdíveis

De Nafplio, partem ônibus diários diretamente para os sítios arqueológicos de Epidauros e de Micenas.

É um conforto e tanto. É só descer em frente a bilheteria e visitar essas duas maravilhas da Argólida.

Bate e volta a partir de Nafplio: Castelo de Larissa, em Argos, e sítio arqueológico de Micenas
O Castelo de Larissa, em Argos (esq), e Micenas, a cidade governada por Agamenon da Ilíada 

E ainda dá tempo de voltar a Nafplio para um mergulho na Praia de Arvanitia, aos pés de Acronafplia.
Para vistar os vestígios da antiga Corinto, dá um pouquinho mais de trabalho: é preciso ir até o Istmo e pegar outro transporte.

Bate e volta a partir de Nafplio: Teatro de Epidauros
O Teatro de Epidauros, outro bate e volta sensacional pra fazer de Nafplio

A apenas quatro quilômetros do Centro de Nafplio está o sítio arqueológico de Tirinto, que foi uma importante cidade da civilização micênica.

As ruínas de Tirinto estão abertas à visitação e é muito fácil chegar até lá de ônibus (saindo do posto da KTEL, em frente à Prefeitura de Nafplio).

Praia de Arvanitia, Nafplio, Grécia
A Praia de Arvanitia, em Nafplio, é tudo o que a gente imagina de praia da Grécia

A melhor maneira de ir a Tirinto, porém, é a pé, acompanhando os trilhos do trem. Segundo a mitologia, era em Tirinto que Hércules descansava entre seus 12 trabalhos.

Outra visita bacana e muito fácil de fazer (tem ônibus para lá a cada 30 minutos) é a Argos, a 11 quilômetros de distância de Nafplio.

Argos é a mitológica cidade de Perseu, o matador da Medusa, uma das mais antigas ocupações do planeta, com seis mil anos de presença humana ininterrupta.

Bate e volta a partir de Nafplio: Ilhas de Hidra e Dpétses, no Arquipélago Argo-Sarônico
Se quiser ilhas, o Arquipélago Argo-Sarônico é do ladinho de Nafplio. Eu fiz um bate e volta massa a Hidra (esq) e Spétses

Argos tem vestígios arqueológicos bem preservados. O Castelo de Larissa, construção veneziana, é uma das principais atrações da cidade.

Nafplio também é uma base excelente para quem quer visitar Hidra e Spétses, duas ilhas fofas do Arquipélago Argo-Sarônico.



Mais sobre Nafplio

A Grécia na Fragata Surprise:
Atenas


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

5 comentários:

  1. Beautiful, very beautiful!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cyntia, seus posts sobre Nafplio serviram de inspiração pra mim! Conheci aquela fofura de cidade só por causa deles. Indiquei dois deles no meu blog (Papodeturista.com). Espero que não tenha problema. Bjim

    ResponderExcluir