10 de novembro de 2012

Nafplio: meu lar no Peloponeso


Golfo da Argólida visto da fortaleza da Acronafplia, em Nafplio, Grécia

Nafplio: os antigos bastiões da Fortaleza de Acronafplia hoje
 são deliciosos mirantes sobre o mar


Paisagem de cair o queixo, patrimônio histórico precioso e o charme de um balneário elegante (sem os preços escorchantes da maioria deles).

Essa é Nafplio, a deliciosa capital da Argólida, no Sudeste do Peloponeso. Uma cidade encantadora, para ser saboreada bem devagar — além de ser uma ótima base para explorar os sítios arqueológicos da região, como EpidaurosMicenas e Tirinto.

Fortaleza de Palamidi, Nafplio, Grécia

A Fortaleza de Palamidi paira sobre Nafplio, assentada em uma escarpa de 216 metros de altura


Eu cheguei a Nafplio para ficar três dias e acabei esticando a estada para cinco dias inteiros. Mesmo assim, foi difícil ir embora. A cidade é linda, aconchegante e cheia de atrações.

Quando você for à Grécia, considere ao menos uma escapada a Nafplio, que está a cerca de duas horas de ônibus de Atenas. Mas o que eu recomendo mesmo é que você faça da cidade a sua base para visitar os muitos encantos do Peloponeso.

Veja as dicas de Nafplio:

Nafplio, Peloponeso, um encanto da Grécia


Forte Bourtzi, Nafplio, Grécia

O Forte Bourtzi, cartão postal mais conhecido de Nafplio, guarda a entrada do porto da cidade


Um pouquinho da história de Nafplio
Se você olhar no mapa, vai ver que Nafplio fica bem aconchegada no ponto mais agudo da curvatura do Golfo da Argólida.

Essa posição estratégica — que, ainda por cima, é defendida por montanhas respeitáveis — atrai movimento para a região desde a Antiguidade.

Forte Bourtzi, Nafplio, Grécia

O Bourtzi foi construído sobre um banco de areia em frente ao antigo porto de Nafplio


Nafplio foi uma potência naval da Civilização Micênica, na Idade do Bronze. Continuou a florescer sob os bizantinos, foi domínio dos Cruzados, na Idade Média, e a mais importante praça forte veneziana no Egeu, a partir do Século 14.

Conquistada definitivamente pelos turcos, no Século 18, Nafplio foi palco de batalhas decisivas na Guerra de Independência da Grécia, no final do Século 19.

Fonte otomana em Nafplio, Grécia

Qualquer caminhadinha em Nafplio faz a gente tropeçar em coisas lindas, como esta antiga fonte otomana. Abaixo, as inscrições em árabe na fonte


Fonte otomana em Nafplio, Grécia

O que ver em Nafplio

Eu fiz um post bem detalhadinho sobre as atrações de Nafplio (O melhor de Nafplio), mas adianto que uma história tão rica quanto a dela não poderia passar em branco pela arquitetura da cidade.

A paisagem de Nafplio é marcada por três espetaculares fortalezas venezianas: o Forte Bourtzi, sobre um banco de areia, na entrada do porto, a Acronafplia, a 100 metros de altura, erguida sobre os vestígios de uma acrópole, e Palamidi, sobre uma escarpa de 216 metros.

Já a arquitetura civil de Nafplio é um harmonioso conjunto neoclássico, herança da importância política alcançada pela cidade, primeira capital da Grécia após o país conquistar a independência do Império Otomano, em 1832.

Nafplio, Peloponeso, Grécia
Becos, escadarias e ladeiras: Nafplio é um labirinto de pequenos encantos

Nafplio, Peloponeso, Grécia

Nafplio vista da fortaleza de Palamidi, Grécia

Nafplio, o Forte Bourtzi e as montanhas da Argólida vistos da Fortaleza de Palamidi


As feições de Nafplio são neoclássicas, mas o traçado urbano retorcido em becos e escadarias de seu Centro Histórico não nega a idade nem a intensa atividade que esse pedacinho de mundo conhece, desde a Idade do Bronze. 

A sucessão ruelas, ladeiras e escadarias, sombreadas por parreiras e bougainvilles floridos, é um convite para caminhadas bem preguiçosas, pisando o calçamento de mármores seculares e descobrindo vestígios de todo esse passado.

Centro Histórico de Nafplio, Grécia

As ruas de Nafplio têm um charme sossegado que é irresistível


Centro Histórico de Nafplio, Grécia

Lado a lado em Nafplio convivem restos de uma fonte turca, alicerces datados da Antiguidade, lápides bizantinas, cúpulas de mesquitas...

Quando o calor aperta, basta desabar na poltrona de um café, à sombra das árvores da Praça Syntagma, no centrinho.

Café na Praça Syntagma, Nafplio, Grécia

Café da Praça Syntagma: paradinha estratégica quando o calor aperta


Se preferir passar a “hora da preguiça” em grande estilo, escolha as mesas sob toldos dos cafés e restaurantes no calçadão à beira mar.

Aliás, chamar a área ao longo do Porto de Nafplio de "calçadão" é até falta de respeito com o jeitão meio Côte D’Azur que os estabelecimentos daqui se esforçam para imprimir ao local.

Calçadão à beira-mar em Nafplio, Grécia

O "calçadão" de Nafplio — com o perdão pela informalidade 


Calçadão à beira-mar em Nafplio, Grécia

Ao longo da Promenáde (juro que eles chamam assim!), sofás confortáveis, espreguiçadeiras de design e mil detalhezinhos delicados compõem  lounges que funcionam como pontos de encontro de estrangeiros e atenienses endinheirados.

Eu fui muito feliz em Nafplio e tive a maior dificuldade de ir embora — se Monemvasia não estivesse me esperando, iam ter que me jogar gás lacrimogêneo e soltar os cachorros para me desalojar de lá.

Praça Syntagma, Nafplio, Gécia

A Praça Syntagma, a principal de Nafplio, ao cair da tarde: esses mármores do piso têm milênios de idade


Linda, alto astral e cheia de história, Nafplio é uma visita obrigatória na Grécia, ainda mais com a curta distância (114 km) que a separa de Atenas. Anote aí no seu caderninho e confira mais dicas da cidade nos próximos posts.


Mais sobre Nafplio

Uma visita à Fortaleza de Palamidi

A Grécia na Fragata Surprise:
Atenas

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Um comentário: