15 de outubro de 2012

Viajar sozinha - Istambul sem neuras


Pátio interno da Mesquita Azul em Istambul
Mulheres ocidentais aguardam a abertura das visitas no pátio interno da mesquita Azul. A convivência com as tradições é tranquila em Istambul


Confesso: embarquei para Istambul com um pezinho atrás. Por mais que me considere uma intrépida viajante, essa seria a minha primeira visita a um país de maioria muçulmana e estava preocupada com o tratamento que receberia uma mulher viajando sozinha.

Mas descobri que viajar sozinha para Istambul é muito mais tranquilo do que enfrentar certas metrópoles ocidentais.

Estação Ferroviária de Sirkeci em Istambul, ponto de partida do Orient Express
Istambul é uma esquina do Oriente com o Ocidente. A Estação Sirkeci, ponto final do Orient Express, tá lá pra confirmar


Desde a chegada a Istambul, percebi que meu único erro foi programar apenas quatro dias para visitar uma das cidades mais deslumbrantes que já tive a alegria de ver.

Antes de viajar, consultei centenas de blogs e fóruns de viajantes. Recebi muitas informações encorajadoras. Mas também li muita bobagem: uma americana chegou a me aconselhar a comprar spray de pimenta, "totalmente legal na Turquia", para andar tranquila por Istambul.

Palácio de Topkápi em Istambul
Palácio de Dolmabahçe em Istambul
Burca no Palácio de Topkápi (no alto), sári e ombros de fora no Palácio Dolmabahçe...

Basílica de Santa Sofia em Istambul
Bazar Egípcio de Istambul

... cabelos descobertos (e floridos 😊) na Basílica de Santa Sofia (no alto) e regata no Bazar Egípcio: o dress code turístico de Istambul é muito diverso


Não comprei o tal spray de pimenta, é claro — não consigo me imaginar carregando uma arma, por mais legal que ela seja. Ainda mais nas minhas férias...

Nos meus quatro dias na Turquia, sequer me lembrei que poderia ter precisado de semelhante “instrumento”.

Meu conselho para todas as mulheres que estão morrendo de vontade de ir a Istambul é o seguinte: vão sem susto. Para contribuir com sua linda viagem, compartilho algumas providências que facilitaram minha viagem sozinha em Istambul:

Viajar sozinha para Istambul


Parque Gülhane em Istambul
Passeio no Parque Gülhane: é corriqueiro ver mulheres sem companhia masculina em Istambul


Contrate um transfer do aeroporto para o Centro de Istambul

O Aeroporto Internacional Ataturk de Istambul fica longe (cerca de 40 km) dos bairros onde geralmente se hospedam os turistas. Deixe para desbravar a cidade no dia seguinte e faça seu trajeto do aeroporto ao hotel com um transfer.

Depois de 12 horas de voo, com seis horas de diferença de fuso, carregando a mala e num idioma totalmente estranho, tentar se virar sozinha com transporte público em Istambul não é destemor de viajante independente. É masoquismo, mesmo.

Praça de Sultanahmet e Basílica de Santa Sofia em Istambul
Gostei muito de me hospedar nos arredores da Praça de Sultanahmet, onde fica a magnífica Basílica de Santa Sofia


Contratei, com bastante antecedência, a empresa Istambul Diary, que cobra €25 pelo transfer do Aeroporto de Istambul até o bairro de Sultanahmet, e fiquei bastante satisfeita.

O transporte é feito em vans, mas o preço é o mesmo, independentemente do número de passageiros no grupo contratante. A dica é boa pra quem viaja sozinha, mas muito mais vantajosa para quem está em grupo e vai rachar os €25 do transporte.

Basta preencher um formulário no site da agência e aguardar a confirmação, que chega em menos de 24 horas. Dois dias antes da minha chegada a Istambul, eles mandaram um e-mail reiterando a confirmação do serviço.

As cores do Bazar da Especiarias, ou Bazar Egípcio deIstambul são irresistíveis


Hospedagem em Istambul: escolha um lugar "fácil"

Se a sua onda (como é a minha) é ver o patrimônio histórico, prefira a hospedagem em Sultanahmet. Se você não abre mão de uma baladinha ou de restaurantes descolados, prefira ficar em Taksim.

O transporte público funciona muito bem em Istambul e a cidade é bastante segura, mas a barreira do idioma pode tornar a volta para casa, tarde da noite, um motivo de apreensão (não vai ser tão simples chamar um tele táxi, por exemplo).

Bairro de Fatih em Istambul

Ao lado do Palácio de Topkápi e a dois passos da Praça de Sultanahmet, a área de Fatih é ótima opção de hospedagem em Istambul


Não precisa imitar os costumes tradicionais em Istambul

Não é de hoje que Istambul é bastante cosmopolita. Depois de ter sido capital do Império Romano, do Império Bizantino e do Império Otomano, parece que a cidade olha para a gente com um arzinho de quem já viu de tudo  — inclusive um batalhão de jovens ocidentais para baixo e para cima com o mínimo possível de roupa.

A República da Turquia, estabelecida por Mustafá Kemal Ataturk, na Década de 1920, foi marcada, desde o início, pelo movimento de ocidentalização dos costumes, o que levou, inclusive, ao banimento do uso do véu pelas mulheres.

Como se vestir em Istambul
Como se vestir em Istambul
Abaya (o vestido longo das muçulmanas) com hijab (véu), vestido curto, calças justas... Você vai ver mulheres vestidas de todo jeito em Istambul


Hoje, exteriorização dos costumes islâmicos por uma parte significativa da população de Istambul e a tensão política entre "seculares" e "religiosos" são fatos bem presentes e visíveis.

Por toda parte, porém. você vai encontrar mulheres com os cabelos descobertos, desacompanhadas, ou com véus e até de burca. Ninguém incomoda ninguém.

Portanto, nada de tentar se fantasiar de muçulmana em Istambul — essa também é uma forma de respeitar os costumes ditados por essa religião.

Como se vestir em Istambul
Como se vestir em Istambul

Na dúvida sobre o que vestir, escolha o conforto com um pouquinho de discrição


Além de chamar mais atenção do que gostaria (acredite, existe uma ciência para amarrar aquele lenço), você vai morrer de calor.

Relaxe, vista-se com discrição (prefira as bermudas aos shorts, não exagere no decote e evite roupas muito coladas ao corpo) e guarde o véu apenas para as visitas às mesquitas

Lembre-se: Istambul é uma metrópole com mais de 14 milhões de habitantes

Ponte e Torre de Gálata em Istambul

Metrópole, sim, mas cheia de poesia, como no vai e vem em torno da Ponte de Gálata, no fim da tarde. Aproveite Istambul sem medo


Estude o mapa de Istambul antes de viajar e carregue sempre com você o endereço do hotel, impresso ou anotado em letra bem legível. Ficar perdida é sempre muito chato, se perder em turco deve ser um terror.

Ter ao menos uma ideia básica de onde estamos e de aonde estamos indo é fundamental para a sensação de segurança.

Istambul, Turquia
Istambul, Turquia
O trânsito de Istambul é igualzinho ao de qualquer cidade grande


Nas áreas turísticas de Istambul, é impressionante a quantidade de pessoas que falam pelo menos o inglês básico, mas também encontrei um bocado gente que não entedia patavina dos meus pedidos de informação.

Como eu já tinha "viajado" um bocado por Istambul pelo GoogleEarth e pelo Stret View, consegui me deslocar "de ouvido" pelas diversas áreas da cidade.

Basílica de Santa Sofia em istambul
Mesquita Nova em Istambul
Com um mínimo de organização, todas nós podemos curtir Istambul sozinhas e sem neuras


Não se assuste com as atenções que você receberá dos rapazes em Istambul

Sim, a maioria dos turcos olha mesmo para as mulheres desacompanhadas. Sim, uma quantidade industrial deles vai falar com você (Hello, where are you from? é quase um mantra dos paqueradores).

Mas as abordagens mais explícitas, tentadas pelos mais animados, não passam de convites para um chá. Sempre com cortesia (apesar do olhar safado) e sem contato físico. E os moços são educados: basta uma recusa e eles desencanam.


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.


Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

19 comentários:

  1. Cyntia, seu post tá muito bom! Tô indo ficar 3 dias em Istambul e tava um pouco insegura, mas fiquei mais tranquila com suas dicas aqui. De qualquer forma, é sempre bom estar atenta, em qualquer lugar do mundo, né?!

    ResponderExcluir
  2. Barbara, que bom que o post foi útil! Vá, curta, delire, apaixone-se por Istambul. Tome os cuidadinhos básicos e não tem como errar. Depois, me conte como foi. Bj e boa viagem

    ResponderExcluir
  3. De boa leitura, como sempre. E as imagens, sabes que sou fã do blog primeiro por causa delas, né? Rsrsrs!! Lindas como sempre!! Abraços,

    Paula

    ResponderExcluir
  4. Paula, Istambul é tão, mas tão bonita, que é impossível não fazer fotos bacanas por lá. Abraço e obrigada por acompanhar a Fragata.

    ResponderExcluir
  5. Cyntia!

    Não esqueci de contar como foi não!

    Fui muito assediada pelos turcos, mas não me incomodei não. Inclusive passei o dia com um - que me levou pra almoçar e jantar em restaurantes bem legais. Só que depois o cara tentou "algo mais" e eu não quis! hahaha

    Contei no meu blog como foi: http://www.barbarahernandes.com/2013/03/istambul-frio-e-algumas-coisas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Bárbara, rsss. E a cidade? Amou ou só adorou? :)

      Excluir
    2. AMEI! Pessoas simpáticas, comida boa, lugares lindos... sensacional!

      Excluir
  6. amei as dicas...será que dá pra casar lá tbm com um turco???rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Cristiane,eu não tentei casar, não, mas do jeito que os rapazes azaram, não deve ser difícil, rsssss.

      Excluir
  7. Oi, Cinthya. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
  8. Meu próximo destino! vou voltar para conferir outros posts. Menina vc já deu a volta ao mundo hein?
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera, Jorge. Pra cada lugar que eu vou, descubro mais 20 que eu quero ir :)

      Excluir
  9. O Gülhane Park é fantástico. Como eu quero voltar neste lugar. Espero que não demore 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Quero muito rever Istambul e explorar a cidade toda com mais tempo :)

      Excluir
  10. Respostas
    1. Oi, Karen, fiquei em um hotelzinho em Sultanahmet e em um hostel, na volta de Atenas. Falei sobre eles neste post > http://www.fragatasurprise.com/2012/10/hospedagem-em-istambul.html?m=0

      Excluir
  11. Ola quero fazer 1 viagem sozinha por Istambul. Se puder me de umas dicas, obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu post. Pretendo visitar a Turquia e estou sem companhia. Terei que arriscar sozinha.

    ResponderExcluir