26 de dezembro de 2022

Bairro Lastarria, Santiago Belle Époque


Bairro Lastarria, Santiago do Chile

O Bairro Lastarria tem um arzinho Belle Époque que eu acho o traço mais sedutor de Santiago


Os terremotos não permitiram que a capital chilena preservasse em seu Centro Histórico um conjunto arquitetônico com tantos séculos de idade como os de Salvador, de Quito ou de Cusco. Mas no adorável Bairro Lastarria, Santiago faz a gente viajar tão bem para a Belle Époque que nem dá pra sentir falta do patrimônio que costumamos associar às cidades coloniais das américas.

A dois passos da movimentadíssima Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, a principal via do Centro de Santiago, o Bairro Lastarria é um recanto de charme arquitetônico, boa gastronomia, ótima opção de passeios e de hospedagem.

Claraboia art nouveau em um casarão do Bairro Lastarria, Santiago do Chile

Claraboia de um casarão do Bairro Lastarria transformado em centro de lojas de design e moda

Na arquitetura, Lastarria preserva muitos edifícios em estilo eclético, art nouveau e algumas pinceladas de art-déco. Para fazer companhia — e contraponto — à pedra e à cal, o bairro é dono de algumas das áreas verdes mais queridas de Santiago, como o histórico Cerro Santa Lucia e o agradabilíssimo Parque Florestal, limite Norte do bairro.

O trânsito e as buzinas podem estar pegando fogo na Alameda (como os santiaguinos chamam a Avenida Libertador O'Higgins), que Lastarria não se abala.

Parque Florestal de Santiago do Chile
O agradável Parque Florestal marca o limite Norte do Bairro Lastarria

Lastarria é de uma cordialidade rara em regiões centrais de grandes metrópoles, mesmo as que tratam bem de seus centros antigos, e é uma das minhas áreas favoritas em Santiago. Veja que delícia de bairro e o que fazer por lá:


Bairro Lastarria, Santiago do Chile

A rigor, Lastarria é uma rua — a Calle José Victorino Lastarria — e algumas quadras de suas transversais, encravada no bairro de Bellavista, área conhecida por seus museus e sua boemia.

Bairro Lastarria, Santiago do Chile
Esse Lastarria é um boêmio muito do sossegado

Mas o estado de espírito Lastarria foi conquistando terreno, avançando esses limites e ganhando personalidade jurídico-geográfica (😊) própria. 

Algumas ruas de Lastarria ainda têm calçamento de paralelepípedo, há canteiros de flores por toda parte e vigora a estrita observância à mania de colocar bancos de jardim em qualquer cantinho de calçada.

O silêncio que impera no Bairro Lastarria é de uma cordialidade rara em regiões centrais de grandes metrópoles, mesmo as que tratam bem de seus centros antigos.

A Igreja de Vera Cruz em foto de 2012. Hoje ela está fechada ao público, depois dos protestos do estallido social

Feira de Antiguidades do Bairro Lastarria, Santiago do Chile
A Feira de Antiguidades do Bairro Lastarria cresceu e se diversificou, mas continua muito simpática

Santiago do Chile nasceu no atual território de  Lastarria. A cidade foi fundada lá mesmo por Pedro de Valdívia, em 1541, no nosso velho amigo Cerro Santa Lucia, que o povo Mapuche chamava de Huelén.

n°Casarão no nº 316 da Calle Lastarria que abriga diversas lojas de moda
Os casarões do Bairro Lastarria são muito estilosos 

Apesar do pezinho do bairro no Século 16, grande parte das construções que se vê hoje em Lastarria são do finalzinho do Século 19 e começo do Século 20, quando Santiago era o lar de algumas das maiores fortunas do planeta.

Eu falei dos terremotos, que de tempos em tempos obrigam Santiago a repaginar sua arquitetura, mas é bom lembrar que o dinheiro, em seu furor de reformas e modificações — a força da grana que ergue e destrói coisas belas — também deu uma contribuição decisiva para que as feições do Centro Antigo de Santiago carreguem raros traços do período entre os séculos 16 e 18.

Cine El Biógrafo, Bairro Lastarria, Santiago

O Cine El Biografo exibe filmes fora do circuitão 


casarão no Bairro Lastarria, Santiago do Chile

A arquitetura do Bairro Lastarria é típica da virada do século passado

Os muito ricos do Século 19 — as fortunas do sal, do cobre e do salitre — moravam a Oeste de Lastarria, no aristocrático Barrio Brasil, mas os casarões de Lastarria também são testemunhas da prosperidade da capital chilena na virada do século passado. 

O bairro conserva aquele arzinho Belle Époque que, para mim, é o traço mais sedutor de Santiago. Chique, sem dúvida, mas com uma tradição boêmia que vem de longe.

Plazuela Vera Cruz, Bairro Lastarria, Santiago
Que tal uma pausa no passeio? A Plazuela Vera Cruz está lá para isso mesmo

Não é à toa que as atrações do Bairro Lastarria encantam públicos muito mais amplos que os maníacos por belas fachadas e ruas sossegadas, tipo eu.

O que fazer no Bairro Lastarria

O Bairro Lastarria é famoso pelos ótimos restaurantes, pelas lojinhas charmosas e pela Feira de Antiguidades, que funciona na altura da Plaza Mulato Gil de Castro. Também é o lar de museus e centros culturais e das atrações do Cerro Santa Lucia.

Mapa do Bairro Lastarria, Santiago do Chile
Duas áreas verdes famosas, duas estações de metrô e muita coisa bacana pra fazer. O Bairro Lastarria é uma delícia
 
➡ Para ver a programação dos cinemas, os horários dos museus e os endereços das lojas, consulte o portal Barrio Lastarria.

Bairro Lastarria, Santiago do Chile
No feriado das Fiestas Pátrias de 2022, o Bairro Lastarria estava animado

Cerro Santa Lucia

Como é de praxe entre os conquistadores, a primeira providência dos colonizadores espanhóis em relação ao Cerro (“Morro”) Santa Lucia, local de fundação da cidade de Santiago, foi dotá-lo de algumas fortificações.

Cerro Santa Lucia, Santiago
A cidade de Santiago nasceu no atual território de Lastarria, no Cerro Santa Lucia
 
Castillo Hidalgo, Santiago do Chile
Uma torre de vigia do Castillo Hidalgo clicada na minha primeira visita a Santiago, em fevereiro de 2002

O local, que pode ter sido uma cidade inca — a mais austral das cidadelas daquele império — atravessou mais de 300 anos ocupada por atividades funcionais, como a agricultura. Somente no final do Século 19 o Cerro Santa Lucia ganharia as reformas que o transformaram em um parque público de inspiração parisiense.

Chegando a atingir 70 metros de altura, esse “parque elevado” tem 65 mil metros quadros de área cheia de mirantes, fontes, terraços, alamedas, um castelo (o Castillo Hidalgo), áreas para piquenique e diversos jardins.

Exposição sobre o estallido social no Centro Cultural Gabriela Mistral
Vi uma exposição de fotografias muito bacana sobre o estallido social no Centro Gabriela Mistral, protestos contra o neoliberalismo, o conservadorismo político e a caretice em geral que sacudiram o Chile entre 2019 e 2021

Centro Cultural Gabriela Mistral
Avenida Libertador Bernardo O'Higgins nº 227, metrô Universidad Católica

Embalado por uma bela arquitetura e paisagismo, o Centro Gabriela Mistral (GAM) é dedicado a expor e divulgar expressões contemporâneas nas diversas áreas das artes (cinema, artes visuais, design, música, teatro, dança, circo, literatura...). Além da qualidade e diversidade das atrações, o GAM tem forte carga simbólica.

O espaço foi construído no governo de Salvador Allende para sediar uma conferência da ONU. A ditadura de Pinochet transformou o lugar em sede da junta militar. Com a reconstrução da democracia no Chile, foi transformado em centro cultural e nomeado em homenagem à primeira mulher distinguida com o Nobel de Literatura, a poeta chilena Gabriela Mistral.

Centro Cultural Gabriela Mistral, Santiago do Chile
A arte, a criatividade e a experimentação exorcizam o bodum da ditadura no complexo arquitetônico do GAM
 
O espaço tem um restaurante bem reputado, livraria, salas de exposições e consertos e muito mais, com entrada gratuita. Sempre tem algo bacana para ver por lá.

Museu de Artes Visuais de Santiago do Chile
MAVI, um lugar bacana para conhecer a produção recente das artes visuais chilenas
   
Museu de Artes Visuais
José Victorino Lastarria nº 307, Plaza Mulato Gil De Castro

🕒 De terça a domingo, das 10h às 18h
💲 Ingresso $ 2.000 pesos chilenos (R$ R$ 12)

Pra conhecer as artes plásticas chilenas no período mais recente, que tal dar um pulo no Museu de Artes Visuais (MAVI) de Santiago? O acervo do MAVI reúne obras da da segunda metade do Século 20 até o presente. Tem pintura, esculturas, fotografias e artes gráficas. 

Eu conheço muito pouco das artes visuais chilenas e achei bem bacana a visita que fiz ao MAVI na ultima vez que tinha estado em Santiago. Desta vez, o feriadão das Fiestas Pátrias (fecha tudo no país, nos dias 18 e 19 de setembro) me obrigou a priorizar as visitas a museus e o MAVI ficou de fora. 

Livraria y Sebo El Cid Campeador
Calle Merced 345, Metrô Bellas Artes

Livraria e sebo El Cid Campeador, Santiago do Chile
El Cid Campeador é a ilha do tesouro para quem gosta de ler

Recomendo com grande entusiasmo uma visita ao sebo El Cid Campeador, em Lastarria, verdadeira ilha do tesouro para quem gosta de ler.

Apesar de simplesmente abarrotado de livros, o lugar é super organizado. O acervo é separado por temas, com autores em ordem alfabética e, ainda por cima, dá para pesquisar os títulos no computador.

A maioria das obras da Livraria El Cid Campeador está em espanhol, mas também há largas sessões com títulos em inglês e francês.

Livraria El Cid Campeador, Santiago do Chile
Santiago mudou muito, desde minha última visita, há 10 anos. Mas El Cid Campeador continua a mesma, o que acho muito reconfortante. A foto lá do alto é de junho de 2012. Esta foi feita em setembro de 2022
 
Na visita de 2012 a El Cid Campeador, garimpei as Obras Inmortales de Francisco de Quevedo — fazia um século que eu vinha procurando algo desse poeta espanhol do Século XVII, que, além de tudo, virou personagem das Aventuras do Capitão Alatriste. Também encontrei uma edição de El Siglo de las Luces, de Alejo Carpentier, que me deixou muito feliz.

Nesta visita de 2022, não comprei nada, mas só porque estava viajando com malinha de mão e sem direito a despachar bagagem — mas acreditem, eu sofri muito, porque tinha pelo menos uns 100 livros que eu queria trazer pra casa 😭.

Feira de Antiguidades de Lastarria, Santiago do Chile
A feirinha de Lastarria cresceu e se diversificou, mas continua muito simpática

Feira de Antiguidades de Lastarria, Santiago do Chile

Feira de Antiguidades do Bairro Lastarria
Plaza Mulato Gil de Castro

🕒 De quinta a sábado, das 10 às 20h.

Quem está acostumado com as feiras de San Telmo (Buenos Aires), da Benedito Calixto (em São Paulo) ou de Waterlooplein (em Amsterdã) é capaz de tomar um susto: a Feira de Antiguidades de Lastarria faz um gênero, digamos, mais intimista.

Há dez anos, eram poucas barraquinhas e quase zero de muvuca — até nisso Santiago impõe sua elegância low profile. Hoje, o número de expositores cresceu bastante, mas ainda é um “mercado de pulgas minimalista”, no sentido de que não dá para enlouquecer abarrotando sacolas por lá. 

Feira de Antiguidades de Lastarria, Santiago do Chile
Sessão nostalgia: a Feira de Antiguidades de Lastarria em 2012

Mas dá para garimpar livros, cartazes antigos e peças de cristal ou porcelana. Também dá para ir além das antiguidades nas barracas de camisetas, artesanato e perfumaria.

Onde comer em Lastarria

Eu morri de dó de não ter conseguido voltar ao ótimo Bocanáriz (José Victorino Lastarria nº 276), uma grande memória gastronômica que me ficou da visita a Santiago em 2012 e que continua reputadíssimo.

Bocanáriz, restaurante em Santiago do Chile
Bocanáriz em foto de 2012: a casa continua super bem reputada

O Bocanariz é um bar de vinhos que serve pratinhos deliciosos, pensados para ser harmonizados com taças de diversas safras e uvas—as porções são pequenas pra a gente explorar a carta de vinhos bem acompanhados por várias opções de comidinhas gostosas.

Onde eu voltei — e voltei a me esbaldar—foi a El Bombón Oriental, que fica exatamente ao lado da Livraria El Cid Campeador, onde provei um dos grandes baklavas da minha vida. Misto de restaurante e confeitaria, o lugar é muito simples e caseiro, tocado por uma família turca.

Baklava de El Bombón Oriental, Santiago do Chile
Bombón Oriental: uma senhora baklava pra comer de garfo e se lambuzar mesmo assim 😋

Confeitaria e restaurante El Bombón Oriental, Santiago do Chile

Restaurantes no Bairro Lastarria, Santiago do Chile
Duas grandes refeições no Chipe Libre e no Ligúria

Duas das melhores refeições que fiz nesta recente visita a Santiago foram em Lastarria. A primeira foi no Ligúria (Merced nº 298, esquina com Lastarria), onde fui para o céu sem precisar morrer com as machas (marisquinhos de concha muito chilenos) gratinados com parmesão e com os callos a la madrileña (dobradinha típica de Madri) que quase me fazem chorar.

A segunda ótima refeição que fiz em no Bairro Lastarria foi no Chipe Libre – República Independiente del Pisco (José Victorino Lastarria nº 282), onde me acabei nos mariscos com aji (molho apimentado típico do Peru).

Mapa do Metrô de Santiago do Chile
Olha as estações de Bellas Artes e Universidad Católica marcadinhas no mapa do Metrô de Santiago


Como chegar ao Bairro Lastarria

Quem vem de metrô pode descer nas estações de Bellas Artes (linha verde) e Universidad Católica (linha vermelha).
O Chile na Fragata Surprise


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

4 comentários:

  1. Querida Cynthia, como sempre me deleito ao ler seus relatos e anoto dicas para um dia curti-las. Quando resolver visitar o Espírito Santo, me avise para que eu possa encontrá-la. Com carinho, do Gelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gelson, quanto tempo! Pois é, o Espírito Santo está na minha lista há um tempão, faz quase uma década que estive aí pela última vez... Quando eu for, pode deixar que aviso :)

      Excluir
  2. Conheci essa região de Santiago, caminhando, e é muito charmosa e agradável, como relatado aqui. Espero voltar quando possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lastarria e Providencia são dois bairros muito gostosos, né, Gelson? santiago pode não ser efervescente como Buenos Aires, mas é uma cidade muito legal.

      Excluir