14 de abril de 2012

Viajar sozinha a Veneza - uma grande alternativa

Veneza, Itália, Praça de São Marco
O Palácio dos Doges, em Veneza
OK, Veneza é um clichê. Basta ouvir o nome da cidade e a tela é invadida por casais caminhando de mãos dadas, gôndolas ao luar e luz de velas refletindo em cristais que fazem tim-tim.

Mas não se intimide: a cidade mais romântica do planeta talvez seja ainda mais maravilhosa para uma aventura solo. Viajar sozinha a Veneza foi uma das melhores coisas que fiz na vida (tão bom que repeti)

Aquelas ruas estreitas de Veneza ganham cor e temperatura perfeitas, embaladas na trilha sonora das nossas divagações. É maravilhoso caminhar sozinha por aquele labirinto que sempre acaba à beira d’água — e sempre bem longe de onde a gente queria chegar, mas em lugares tão lindos que levam a alma para o 25º andar...

Canais de Veneza, Itália
Veneza combina com devaneio
Veneza não é um cenário. É personagem de temperamento forte, falas marcantes e cenas arrebatadoras. Francamente, acho um desperdício repartir minhas atenções entre a cidade e mais alguém — ela pode ser romântica, mas é muito ciumenta: quanto menos divididas nos apresentamos, mais encantadora ela é.

Veja minhas dicas para uma viagem solo à cidade dos canais e por que viajar sozinha a Veneza é uma grande alternativa:


➡️Por que viajar sozinha a Veneza 
Porque, de vez em quando, a gente precisa de férias de tudo. Veneza combina mesmo é com devaneio, com horas de caminhada sem rumo (é tudo tão lindo que não há razão para chegar a lugar nenhum) e com muita contemplação.

Veneza produz e exige da gente uma introspecção quase abissal. Estive lá duas vezes, sem companhia, e não consigo imaginar lugar melhor para estar apenas comigo mesma.

palacetes à beira de um canal de Veneza

➡️As vantagens de Veneza para uma viajante solo
Veneza é segura e é bem fácil de chegar lá. Dá para ir de avião (o Aeroporto Marco Polo recebe voos de 127 países) ou de trem (está a 3h40 de Roma e a 2h30 de Milão, aproximadamente). 

No quesito hospedagem, item que costuma encarecer muito as viagens solo, você vai perceber a vantagem: em Veneza os hotéis acessíveis aos mortais costumam ter apartamentos tão pequenos que é um alívio não ter que dividi-los, nem com o grande amor 😀

E tem os museus de Veneza, claro, espetaculares e muito menos abarrotados de gente que os de Florença. 

O motivo é que quem está em uma vibe romântica geralmente não se interessa por museus. 

Mais preocupados em tirar fotos para o álbum de família, os apaixonados costumam deixar a Escola Grande de São Roque, o Palácio dos Doges, a Coleção Peggy Guggenheim e outras maravilhas para os olhos dos solo-travelers.

Ancoradouro diante da Praça de San Marco, Veneza
Ancoradouro da Praça de San Marco
➡️ O que pode atrapalhar uma viagem-solo a Veneza
Parece bobagem, mas é fato: em pleno Século 21, ainda existem mulheres que se sentem mal por irem sozinhas até mesmo ao cinema. Sentem-se julgadas (e condenadas)  pela falta de companhia. 

Para essas, o chavão romântico de Veneza pode ser muito desconfortável. Mas faça-se esse favor: desencane.

Outra roubada em Veneza é achar que o príncipe encantado a aguarda à beira de um canal.

Antes de viajar, assista Summertime (Quando o coração florece), com Katharine Hepburn e Rossano Brazzi.

O filme de David Lean é de 1955, mas continua atual. Sucumbir à oferta de companhia é decisão individual, mas é bom ficar esperta com os paqueradores profissionais que, em geral, vão acabar tentando vender algum serviço ou lhe convencer a fazer compras em determinada loja.

Gôndolas atracadas em um canal de Veneza

➡️ Como se orientar em Veneza
O traçado urbano de Veneza é no mínimo intrigante — é comum a gente seguir o mapa e perceber que estava indo na direção certinha, mas que tem um canal, sem ponte à vista, bem no meio do caminho...

Meu truque infalível para circular em Veneza: toda vez que estou perdida, volto para a beira de um canal principal e vejo a rota do vaporetto, os barcos que fazem o transporte público na cidade.

Basta isso para recuperar meu senso de direção (um GPS também ajuda, mas não tem a mesma graça). Uma coisa é certa: ninguém reclama de se perder em Veneza.

Veneza: Ponte de Rialto e um mercadinho de frutas perto do Vallaresso
A Ponte de Rialto (esq) e um mercadinho de frutas perto do Vallaresso
Mais sobre Veneza
Mapa-índice de destinos na Itália, com dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com A Fragata Surprise

3 comentários:

  1. Gostei das dicas vou em maio solo anche.

    Vou ficar em mestre, por que achei abusivo os preços dos hotéis em veneza.

    Espero gostar da cidade, algumas pessoas reclamam do cheiro do canal este é o meu maior temor.

    Cari Saluti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que o cheiro do canal fica ruim no verão, mas ainda não vi Veneza nessa época do ano. Estive lá em abril e em novembro, e era bem tranquilo. Obrigada por navegar na Fragata Surprise e volte sempre :)

      Excluir
  2. Acabei abandonando qualquer ideia de seguir o mapa em Veneza. Quanto ao museu Peggy Guggenheim, aconselho ler uma biografia deste mulher excepcional. Terá ainda mais prazer en visitar esta casa tão sedutora.

    ResponderExcluir