19 de janeiro de 2012

Barra do Itariri na Bahia - um presente de Oxum


Entardecer na Barra do Itariri na Bahia

Entardecer na Barra do Itariri


Competir com o mar da Bahia é tarefa para profissional. São 1.150 quilômetros de litoral, onde coqueirais, dunas ou cidades parecem existir só para servir de camarote à contemplação do mais sedutor dos azuis.

Mas esse Rio Itariri é mesmo muito audaz. Ele vem de mansinho, saindo do manguezal, faz uma curva suave — como se estivesse olhando cenário em volta — mergulha no marzão imenso e rouba a cena de maneira inapelável. Dá vontade de aplaudir.

Barra do Itariri na Bahia

Além de cristalinas, as águas do Rio Itariri têm temperatura caribenha


Se fosse só a paisagem, a Barra do Itariri já seria um show de bola. Mas acrescente à receita a temperatura perfeita das águas cristalinas do rio, o sossego de uma vila de pescadores e delicadezas culinárias de rasgar a roupa e está pronto um dos destinos mais gostosos do Litoral Norte da Bahia.

Tão bacana que a gente fica se perguntando os motivos de o lugar continuar figurando no Lado B do Litoral Norte da Bahia.

Se faltam pousadas elegantes e restaurantes estrelados, a Barra do Itariri compensa com seu jeito descomplicado. Basta chegar, escolher um lugarzinho na areia para deixar a canga e mergulhar de cabeça (só metaforicamente, please, porque o rio é raso) naquela piscina cheia de peixinhos minúsculos e muito dos desinibidos.

Barra do Itariri na Bahia
Barra do Itariri na Bahia

Como no Imbassaí, em Barra do Itariri o banho doce é a estrela principal da festa. A correnteza do rio é quase uma hidromassagem, mais relaxante que o pancadão das ondas do mar. 

Na maré baixa, os bancos de areia, cobertos por alguns centímetros de lâmina d'água, dão vontade de trazer o travesseiro e tirar uma soneca. Simplesmente não dá vontade de sair da água.

A Barra do Itariri é cria de Oxum, orixá das águas doces, que dotou o Litoral Norte da Bahia com tantos rios generosos. Diz a lenda que Oxum é a mais bela das deusas africanas. Olhando aquela paisagem de cair o queixo, não fica dúvida: Barra do Itariri é a cara da mãe.

Barracas de praia na Barra do Itariri na Bahia
As barracas de praia garantem sombra e muitas gostosuras


E olha que as atrações da areia são bem tentadoras. As barracas de praia servem casquinha de siri, caranguejo, peixe frito e de moqueca — tudo tão bem feitinho, com o tempero tão no ponto, que passar a semana aqui deve ter um efeito devastador sobre a mais malhada das cinturas. 

Veja as dicas da Barra do Itariri, esse presente de Oxum: 

Barra do Itariri, Bahia


Onde comer na Barra do Itariri

Barra do Itariri na Bahia
Na areia tem siri, caranguejo, aratu, peixe frito...


Comece a farra gastronômica nas barracas que ficam na beira do rio. Mas não deixe de provar a estrela culinária local, oferecida pelos vendedores ambulantes: a moquequinha de aratu, apimentada na medida certa, embrulhada em palha de coqueiro. 

E não deixe de experimentar a cozinha caseira deliciosa do Restaurante Montt das Oliveiras (siga o link para ver detalhes).

Barra do Itariri na Bahia
Barra do Itariri na Bahia

O que fazer na Barra do Itariri

Barra do Itariri é para quem quer sossego sem frescuras. A vila dorme cedo e, depois da praia, o máximo de agitação disponível é curtir a brisa do mar e um livrinho. 

Sem a sofisticação da Praia do Forte ou o charme alternativo do Diogo, a Barra é destino de veranistas simples, que não ligam para quilos a mais ou se seu traje de banho passou longe da última moda. Poucas ruas têm calçamento, o comércio é pra lá de básico e os poucos restaurantes do lugar raramente funcionam após as 22 horas.

Barra do Itariri na Bahia
Barra do Itariri na Bahia
Barra do Itariri na Bahia

As crianças adoram as águas calminhas do Rio Itariri


Como chegar à Barra do Itariri

A entrada para a Barra do Itariri fica no quilômetro 135 da Linha Verde (BA-099), entre Porto Sauípe e o Conde. É bom prestar atenção, pois as placas na estrada são um pouco tímidas.

Da rodovia, uma estradinha de de 6 quilômetros, sem pavimentação, leva até a vila.

Pousada Bela Vista na Barra do Itariri na Bahia
Mirante da Pousada Bela Vista


Onde se hospedar na Barra do Itariri

Há poucas opções de pousadas na vila, a maioria estabelecimentos bem simples. 

A mais estruturada é a Pousada Bela Vista (fone 75 3449-4013) cujo mirante cumpre à risca o que o nome do lugar promete. 

Os quartos são confortáveis, apesar dos colchões de espuma, com ventilador ou ar condicionado. A diária no triplo custa R$ 200, com café da manhã.

O Litoral Norte da Bahia na Fragata Surprise
O charme despojado da Vila do Diogo, um lugar pra esquecer do mundo
Imbassaí tem sossego e badalação
Castelo da Praia do Forte: Idade Média nos Trópicos
Mangue Seco, um paraíso resgatado

Onde comer bem no Litoral Norte da Bahia
Três restaurantes que valem a viagem
Do lado da Praia do Forte, um restaurante escondido e delicioso
Banquete pé-na-areia em Mangue Seco



Mais sobre a Bahia na Fragata Surprise

Recôncavo Baiano

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Um comentário: