29 de junho de 2011

Recôncavo Baiano - um tesouro histórico e cultural


Igreja do Rosarinho dos Pretos, Cachoeira, Bahia
Detalhe da Igreja do Rosarinho dos Pretos, em Cachoeira


Música deste post: Trilhos Urbanos, Caetano Veloso

Recôncavo Baiano é um dos meus lugares favoritos no mundo. Um universo feito de tradições de matriz africana, sabores únicos e uma história riquíssima, iniciada pelos Tupinambás, que povoaram as margens da Baía de Todos os Santos, e levada adiante pelos africanos que moveram os engenhos de cana e as plantações de fumo da região.

Pra você que não é da Bahia, explico: o recôncavo é aquela concha de terra que se enrosca em torno da Baía de Todos os Santos, onde ficam Salvador e as cidades históricas de Cachoeira, São Félix, Maragogipe, Jaguaripe e Santo Amaro da Purificação (mais conhecida por ser a terra de Caetano Veloso e Maria Bethânia). 

A cidade de Cachoeira vista da galeria da Igreja da Ordem Terceira do Carmo
A cidade de Cachoeira vista da galeria da Igreja da Ordem Terceira do Carmo

Região de relevo suave, clima sempre cálido e muito rica em patrimônio histórico, o Recôncavo Baiano é uma ótima opção de esticada para quem visita Salvador.

Neste post, reproduzo a reportagem que escrevi para a edição 1536 da revista Veja, em 1998, uma viagem pelo maravilhosos Recôncavo Baiano.

Manguezal em Maragogipe, Recôncavo Baiano
Manguezal em Maragogipe


Viagem ao Recôncavo Baiano


4 de março de 1998 - Quem pensa na Bahia se lembra das igrejas barrocas, dos casarões coloniais, da moqueca e daquela música ritmada e sensual que só os baianos sabem fazer. Foi esse apelo histórico, gastronômico e musical que fez de Salvador um dos principais destinos turísticos do país, estimulado pelos investimentos do governo do Estado — só a restauração do Pelourinho, iniciada em 1991, já consumiu 50 milhões de reais.
 
Mas o tempo dos prósperos engenhos e das plantações de fumo também deixou uma rica herança em cidades como Cachoeira, Santo Amaro, Nazaré das Farinhas, Maragogipe e São Félix, localizadas no Recôncavo Baiano — aquela porção de terra que, partindo de Salvador, contorna a Baía de Todos os Santos e encosta do outro lado, na Ilha de Itaparica, segundo polo turístico mais conhecido da região.

Cemitério dos Nagôs, na Igreja do Rosarinho dos Pretos, Cachoeira

Cemitério dos Nagôs, na Igreja do Rosarinho dos Pretos, Cachoeira 


Como os investimentos públicos para promover o turismo no Recôncavo ainda são parcos (7 milhões de reais desde 1995), os próprios baianos estão se encarregando de corrigir essa falha. Muitos filhos da boa terra, entre eles algumas celebridades, têm-se esforçado para atrair investimentos em hotelaria e na restauração de edifícios que estão recolocando as cidades próximas da capital baiana no mapa dos passeios que valem a pena.

Em Santo Amaro da Purificação, a 81 quilômetros da capital, existem atrações como a Matriz de Nossa Senhora da Purificação que, graças a sucessivas campanhas de Dona Canô — mãe do compositor Caetano Velloso —, teve restaurado seu interior, com pinturas sacras nas paredes, teto e altar. A obra custou 1 milhão de reais.

Matriz de Santo Amaro da Purificação durante a famosa lavagem da igreja
O governo estadual restaurou o Solar do Biju, prédio do Século XVIII, onde funciona o campus avançado da Universidade Estadual de Feira de Santana. As obras estão começando no Museu Wanderley de Pinho, antiga sede de fazenda com pinturas, móveis e objetos sacros.

Santo Amaro oferece a comida típica do Recôncavo, que vai da moqueca de siri a pratos como a maniçoba, mistura de carnes salgadas com folhas de mandioca. Quem gosta de turismo ecológico pode ainda partir pelas trilhas que levam à Mata de Saubara, a 10 quilômetros da cidade.

Depois do ferryboat, que liga em 45 minutos Salvador à Ilha de Itaparica, pode-se alcançar de carro Nazaré das Farinhas a 58 quilômetros de distância pela estrada. As atrações locais são o manguezal nativo, o histórico Solar dos Arcos e o Cine Rio Branco — inaugurado em 1927, é considerado pelo Instituto Britânico de Cinema o mais antigo prédio do gênero no mundo. Fechado desde 1995, o Rio Branco está sendo restaurado e reabrirá em outubro como cinema e centro cultural.

Quem paga a conta é Marcos André Batista Santos, o Vampeta, jogador do Corinthians. Vampeta comprou o prédio por 80 mil reais e vai gastar mais 100 mil com a restauração. “Queria que uma parte do dinheiro que ganhei com o futebol revertesse em benefício da cidade onde eu nasci”, diz o jogador.

Jaguaripe: a Casa de Câmara e Cadeia, em primeiro plano. Ao fundo, a Igreja da Ajuda

A 22 quilômetros de Nazaré está Jaguaripe, uma das mais antigas cidades da Bahia. Sua povoação começou em 1546, três anos antes da fundação oficial de Salvador. Merecem visita a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, de 1613, e a Casa de Câmara e Cadeia, concluída em 1697. As obras de restauração dos dois prédios, que custarão 950 mil reais, estão sendo iniciadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado, o Ipac.
Rio Jaguaripe
(Foto: Pousada Porto Jaguaripe)

A cidade é muito procurada por amantes da pesca, que encontram nos rio Jaguaripe e da Dona um viveiro de badejos, tainhas e robalos. Há um ano, a advogada Célia Arandas transformou sua fazenda, às margens do Jaguaripe, numa pousada com piscina, atracadouro e lagoa artificial para pesca. “O Recôncavo tem muito a oferecer em ecoturismo, culinária e sossego”, diz ela.

A 116 quilômetros de Salvador pela recém recuperada BR-420, Cachoeira é o principal destino turístico do Recôncavo. Tombada como monumento nacional, é um museu a céu aberto a ser percorrido a pé e com calma, com paradas na Fundação Hansen Bahia, nas Praças da Aclamação e Aristides Milton, na sede da Capela da Irmandade da Boa Morte, organização religiosa fundada por escravas libertas há 200 anos. Dilapidada pelo tempo, a cidade tem cerca de 200 casarões em estado periclitante.

Igreja do Carmo, Cachoeira, Bahia
Igreja do Carmo, Cachoeira

Foi inaugurada em janeiro a primeira etapa do Resort Vale da Cachoeira, dos irmãos Paulo e Eduardo Lobo, advogados de Salvador que nasceram na cidade. O resort, às margens do Rio Pitanga, com três cachoeiras e ruínas de dois antigos engenhos, vai custar no total 1,1 milhão de reais.

Ligada a Cachoeira pela secular Ponte Dom Pedro II, do outro lado do Rio Paraguaçu, São Félix tem o clima das antigas cidades coloniais. Sua principal atração é o centro cultural mantido pela antiga fábrica de charutos Dannemann.

Em agosto de 2006, a comunidade de cachoeira, Bahia, comemora a restauração das igrejas do Carmo e da Ordem TerceiraCachoeira, Bahia

Em agosto de 2006, a comunidade cachoeirana comemorava a restauração das igrejas do Carmo e da Ordem Terceira, com verbas da Unesco e o do Ministério da Cultura, dirigido por Gilberto Gil


Dali, com mais 30 quilômetros de estrada precária e belas paisagens, se chega a Maragogipe. Tradicional porto do Recôncavo, a cidade oferece uma verdadeira farra gastronômica de peixes e camarões. Muito maltratado num tempo de pouca consciência ecológica, seu manguezal está sendo replantado. Um passeio de barco revela ruínas históricas do Convento de São Francisco e as antigas sedes dos engenhos Novo, Velho e da Ponta

Como quase tudo no Recôncavo, Maragogipe pode ser alcançada por via marítima, a partir de Salvador, pela Companhia de Navegação Baiana. A passagem custa 4,70 reais. Dá direito à paisagem da Baía de Todos os Santos e, com sorte, um balé de golfinhos em torno do barco.

* Matéria Publicada originalmente na Revista Veja, edição n° 1536

Igreja de São Bartolomeu, Maragogipe, Bahia

Padroeiro de Maragogipe, São Bartolomeu tem uma bela igreja do Século 18 na cidade


Atualizações
Treze anos depois desta reportagem, o Recôncavo Baiano está ainda mais lindo. O surto de investimentos descritos na matéria teve fôlego curto, mas, a partir da segunda metade dos Anos 2000, a região voltou a receber a atenção dos órgãos ligados ao Patrimônio e à Cultura e da iniciativa privada. 

A criação da Universidade Federal do Recôncavo trouxe uma nova vida a esse pedaço tão especial do Brasil, especialmente a Cachoeira. Todos os anos, no dia 25 de junho, a cidade assume o posto de capital do estado, em homenagem ao levante de 1822, início da Guerra de Independência da Bahia. 

Celebração do 25 de junho em Cachoeira, Bahia, início da Guerra de Independência do Brasil
A Independência do Brasil começou em Cachoeira, com o levante de 25 de Junho de 1822. O povo da cidade enfrentou, venceu e botou para correr as tropas portuguesas. A vitória dos baianos seria completa em 2 de Julho de 1823, na Batalha de Pirajá

O Rio Paraguaçu no município de Maragogipe, Bahia

O Rio Paraguaçu em Maragogipe


Não consegui apurar o que aconteceu com o Resort Vale da Cachoeira. A Ponte Dom Pedro II acabou de passar por uma reforma e foi reaberta ao tráfego. 

A Companhia de Navegação Baiana não existe mais. Foi privatizada e o transporte naval de grande porte, nas águas da Bahia de todos os Santos, foi entregue ao consócio TWB, que opera o sistema de ferries entre Salvador e Bom Despacho. Como o Vapor de Cachoeira do velho samba de roda, o navio de Maragogipe também não navega mais no mar.

Museu Wanderley de Pinho, infelizmente, continua fechado. Segundo a assessoria da Diretoria de Museus do IPAC, o prédio acabou de receber uma nova reforma, mas não há prazo para sua reabertura. Quando eu era criança, adorava visitar o velho casarão do Século XVIII, antiga sede de engenho de cana.

Mais sobre a Bahia na Fragata Surprise
Recôncavo Baiano



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

3 comentários:

  1. Que trabalho perfeito, vai me ajudar muito com a pesquisa dos meus estudantes. 👏🏽👏🏽😘

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem. Trabalho muito rico para conhecermos a cultura e história do Recôncavo Baiano.👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir