28 de janeiro de 2020

Barcelona - roteiro no Bairro Gótico


Catedral de Barcelona, no Bairro Gótico

Barcelona é sinônimo do Modernismo, mas eu me amarro no Bairro Gótico. Na imagem, a torre da Catedral, do Século 13 


Barcelona é única, mas não é uma só. Ela é a cidade ousada e contemporânea da “herança olímpica” (o grande projeto de revitalização urbana para as Olimpíadas de 1992) e é o Século 19 mais atrevido que passou pelo planeta, na arquitetura modernista do Eixample.

Barcelona também é o “trópico europeu”, na luz exuberante da Barceloneta e de Port Vell. É o terceiro mundo dos becos do Raval...

Arco Gótico da Carrer del Bisbe em Barcelona
Arco Gótico da Carrer del Bisbe em Barcelona

O arco "gótico" da Carrer del Bisbe é um acréscimo feito em 1929 ao Palácio do Governo da Catalunha

Casa de la Ciutat, sede da Prefeitura de Barcelona
Sede da Prefeitura de Barcelona, a Casa de la Ciutat é um palácio do Século 14 e conserva uma bonita fachada lateral medieval. Sobre a porta, a imagem do Arcanjo Rafael, atribuída a Pere Sanglada


Mas a minha Barcelona preferida é outra: ela se revela inteira em um roteiro no Bairro Gótico. É pouco ensolarada, tortuosa e quase monocromática. Tem ruas estreitas, paredes de pedra, balcões nostálgicos e pátios sossegados, em meio à muvuca turística.

É no Bairro Gótico e no vizinho La Ribera (El Born) que meu coração bate mais feliz em Barcelona. É lá que eu encontro a cidade dos meus heróis — as lendas se dividem: umas atribuem a fundação de Barcelona a Hércules. Outras, ao cartaginês Amilcar Barca, pai de Aníbal, meu guerreiro preferido.

Passagem medieval no Bairro Gótico de Barcelona
Estátua de Ramón Berenguer III em Barcelona
Ramón Berenguer III foi conde de Barcelona no Século 12 e entrou para a história como "O Grande". Ele é homenageado com esta estátua, logo atrás do Palácio Real. No alto, uma das muitas passagens secretas do Bairro Gótico


O fato é que cartagineses, laietanos, romanos, mouros, visigodos e francos passaram por Barcelona e deixaram um pouquinho de seu sangue, de seu idioma e de seu tempero na alma da cidade. As pegadas mais visíveis dessas trajetórias estão no Bairro Gótico.

Todos esses conquistadores/colonizadores impulsionaram Barcelona, essa bela à beira-mar. Eles foram a correnteza que direcionou a cidade para o comércio e a exploração naval. No Século 12, a vocação se confirmou e a capital catalã se consolidou como potência marítima no Mediterrâneo.

Dragões do Bairro Gótico de Barcelona
Safári à moda do Bairro Gótico: a diversão é encontrar os diversos dragões que ornamentam fachadas e muros, como este, bem brabinho, (à direita, na foto) que bate as asas ao lado da imagem de Santa Eulália, padroeira de Barcelona

Dragão no Bairro Gótico de Barcelona
Dragão no Bairro Gótico de Barcelona
Dragão no Bairro Gótico de Barcelona

E lá vou eu, garimpando dragões. Este acima achei no Museu Frederic Marès. O lá do alto é a aldrava de uma porta na Carrer de Ferrán. As representações do bicho mitológico são homenagem a Sant Jordi (São Jorge), padroeiro da Catalunha, que matou um dragão 


Um roteiro no Bairro Gótico não precisa de muita cartografia (mas tem um mapa detalhado logo abaixo 😊). Basta tomar uma transversal da Carrer de Ferrán ou da Carrer de Sant Jaume, duas das principais ruas da área, e cair no emaranhado de vielinhas estreitas para sentir essa velha Barcelona.

Ela está impressa nas portadas das igrejas medievais e nas pracinhas quietas (quase pátios particulares). Nas fachadas singelas ou rebuscadas. Nas memórias que acompanham os caminhantes. Quando você sintoniza essa vibe, nem vai reconhecer no Bairro Gótico aquele pedaço de mundo onde a farra não tem fim.

Artistas de rua no Bairro Gótico de Barcelona
Os artistas de rua são uma presença constante no Bairro Gótico


Veja meu roteiro pelo Bairro Gótico de Barcelona e se inspire. É um encontro mágico e cheio de imagens inesquecíveis:


Roteiro no Bairro Gótico de Barcelona


Casa de Mágicas em Barcelona
Esta casa de mágica é apontada como a mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Fica na Carrer de la Princesa nº 11
Grafite em uma fachada do Bairro Gótico de Barcelona
A marca dos grafites sem cerimônia nas fachadas é uma característica do Bairro Gótico 

 Tenho certeza que você vai sentir falta, neste roteiro, de outras belas igrejas do Bairro Gótico, como Santa Maria del Pi e Sant Just i Pastor, além de cantinhos encantadores, como a Praça de Sant Felip Neri e sua bonita igreja barroca.

Essas atrações de Barcelona ganharam um post específico, que complementa este daqui. Dá uma olhada: 1.000 anos de história em 10 igrejas de Barcelona

Porta no Bairro Gótico de Barcelona
Porta no Bairro Gótico de Barcelona
8 anos separam essa fotos da mesma porta de um casarão do Bairro Gótico. No alto, com a pichação descuidada, em 2011. Acima, após o restauro, em um clique de 2019 

⭐Catedral de Barcelona
Entrada pela Pla de la Seu
Site > Catedral de Barcelona

Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona

O Bairro Gótico parece girar em torno da Catedral de Barcelona


Um roteiro no Bairro Gótico sempre parece sempre começar e girar em torno da Catedral de Barcelona, a construção mais imponente da área, coração do Núcleo Medieval da cidade.

É  impressionante a quantidade de vezes que a gente emerge de uma ruela tortuosa qualquer para dar de cara com uma de suas paredes quase milenares.

Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona
O interior da Catedral de Barcelona é de arrepiar de lindo


A Catedral de Barcelona é dedicada a Santa Eulália, padroeira da cidade, assim como Sant Jordi, ou São Jorge é padroeiro da Catalunha. Eulália foi uma jovem cristã martirizada aos 13 anos de idade, no Fórum de Barcino (a Barcelona do tempo dos Romanos), durante as perseguições religiosas de Diocleciano, no Século 4.

A Catedral de Barcelona que vemos hoje foi construída entre os séculos 13 e 15. Ela é o terceiro templo cristão erguido naquele local.

Ingresso para a Catedral de Barcelona
Guardo até hoje o ingresso da minha primeira visita à Catedral de Barcelona. O preço do bilhete dobrou, mas o gasto continua a valer muito a pena

Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona
Fico impressionada com a quantidade de vezes que saio de uma rua qualquer do Bairro Gótico e dou de cara com a Catedral


Deslumbrante é pouco pra descrever a Catedral de Barcelona. A gente vê aquelas paredes de pedra cinzenta pelo lado de fora, não imagina o espetáculo que nos espera no interior, reflexo do esplendor econômico alcançado pela cidade na Idade Média.

Cripta de Santa Eulália na Catedral de Barcelona

A Cripta de Santa Eulália na Catedral de Barcelona


A catedral é enorme. Seu conjunto ocupa quase 7 mil metros quadrados do coração do Bairro Gótico, entre a Pla de la Seu (“Praça da Sé”), Carrer de Santa Llúcia, Carrer del Bisbe (“Rua do Bispo”), Carrer de la Pietat e a Carrer dels Comtes.

Mas foi só quando entrei na Catedral que as dimensões do edifício me acertaram em cheio — uma vastidão preenchida por milhares de detalhes tingidos num tom de dourado que vem dos candelabros, lampiões e dos vitrais que filtram a luz externa. E também dos douramentos das talhas, claro 😉.

Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona
São tantos detalhes que daria para passar um dia inteiro admirando a Catedral de Barcelona

A nave central da Catedral de Barcelona salta aos 28 metros de altura, enquanto a cúpula fez eu me sentir pequenininha, olhando pra mim lá dos seus 40 metros de altura.

Reserve pelo menos duas horas para ver a Catedral de Barcelona com calma, pois são muitos detalhes e espaços pra esquadrinhar. Só o corpo principal da igreja deixa a gente tonta de tantos altares laterais, entalhes, vitrais, imagens...

Próxima ao altar-mor, abaixo do piso da Catedral, está a cripta de Santa Eulália. Seus restos mortais estão guardados em um ataúde de alabastro.

E não deixe de ver o belíssimo claustro gótico da Catedral, onde 13 cisnes nadam na maior elegância em um espelho d'água. O número 13 é uma alusão à idade de Santa Eulália quando foi martirizada.

Os entalhes em mármore no Coro da Catedral são belíssimos
Imagem da Virgem de Montserrat na Catedral de Barcelona
Imagem da Virgem de Montserrat

Cisnes de Santa Eulália na Catedral de Barcelona

Os cisnes de Santa Eulália tinham acabado de tomar um belo banho na fonte do Claustro da Catedral, quando fiz esta foto


➡️ Visitas à Catedral de Barcelona

Horários e preços: de segunda sexta, das 8h às 12:45h (igreja e claustro), visita gratuita. 

Das 13 às 17:30h, a visita é só à igreja e custa €7, com direito a ver o coro, terraços e algumas capelas que têm acesso restrito. 

O claustro abre das 17:45 às 19h, com entrada gratuita.

Aos sábados e vésperas de feriados o esquema de visitação à Catedral é o mesmo, mas a igreja também abre das 17:15h às 20 horas, com entrada gratuita.

Domingos e feriados, a entrada é gratuita na Catedral e no Claustro, das 8:30h às 13:45h. Das 14h às 17, a entrada é paga (7 €).

Plaça del Rei em Barcelona

A Plaça del Rei, em frente ao Palácio Real, foi pensada para sediar torneios de cavaleiros


⭐Plaça del Rei

A Plaça del Rei, diante do Palácio Real de Barcelona (Palau Reial Major), foi projetada no Século 14 para a realização de torneios de cavaleiros — francamente, não consigo pensar em nada mais medieval/sessão da tarde do que isso 😊. (E não confunda a Plaça del Rei com a Plaça Reial, vizinha das Ramblas).

O Palácio Real (Palau Reial Major), residência dos Condes de Barcelona e dos reis de Aragão, domina todo o espaço da praça. Hoje, várias de suas dependências estão incorporadas ao Museu da História de Barcelona (MUHBA).

O palácio é, na verdade, um conjunto de edificações do Século 14 que reúne o impressionante Salò del Tinell, salão cerimonial da corte catalã, a Torre do Rei Martí, o Palácio de Lloctinent e a Capela de Santa Ágata

O Palácio de Lloctinent  tem um pátio lindíssimo. O edifício abriga o Arquivo Geral da Coroa de Aragão (Arxiu de la Corona d'Aragó).

Pátio do Palácio de Lloctinent em Barcelona
Pátio do Palácio de Lloctinent em Barcelona
Pátio do Palácio de Lloctinent, parte do complexo do Palácio Real

Palácio Real de Barcelona
Capela de Santa Ágata em Barcelona
A Capela de Santa Ágata (acima) e a Torre do Rei Martí (no alto) também são dependências do Palácio Real


Na década de 30 do século passado, a praça medieval ganhou o acréscimo da Casa Padellàs, um palácio em estilo gótico-tardio que tinha como endereço original o número 25 da Carrer Mercaders, a cerca de 200 metros.

A mudança desse palácio para a Plaça del Rei é curiosa: para evitar danos ao edifício medieval com a abertura da Via Laietana, ela foi desmontada e transportada, pedacinho por pedacinho, para sua localização atual.

Museu de História de Barcelona na Plaça del Rei
Museu de História de Barcelona na Plaça del Rei
A principal unidade do MUHBA está instalada no conjunto monumental da Plaça del Rei


⭐Museu Histórico de Barcelona (MUHBA)
Plaça del Rei, s/n

De terça a sábado, das 10h às 19h. Domingos, das 10h às 20h.
Entrada: € 7, válida para todas as unidades do MUHBA

Taí outra atração do Bairro Gótico que me deixa saltitante de felicidade. A sede do MUHBA na Plaça del Rei é simplesmente imperdível. 

Museu de História de Barcelona
Vestígios de Barcino, a Barcelona Romana, no Museu de História de Barcelona
Vestígios de Barcino, a Barcelona Romana, no Museu de História de Barcelona
Bem-vind@s ao ano 50 antes de Cristo — e a gente chega lá de elevador

Museu Histórico de Barcelona
Museu Histórico de Barcelona

Plataformas permitem que o visitante caminhe pelas ruas de Barcino sem impactar os vestígios arqueológicos


Além da chance de percorrer o Palácio Real (especialmente a belíssima Capela de Santa Ágata e o Salò del Tinell), a visita é uma grande aula de História como as aulas de História devem ser: com beleza, informação e reflexão.

O melhor do MUHBA da Plaça del Rei é a chance de fazer, literalmente, um mergulho no tempo: embarcar em um elevador para o subsolo e, em poucos segundos, sair de 2020 para chegar ao ano 50 a.C.

Museu Histórico de Barcelona
O percurso por Barcino é super didático. O visitante realmente compreende o que está vendo

Museu Histórico de Barcelona
Museu Histórico de Barcelona

No alto, um tear encontrado nas escavações de Barcino. Acima, maquete de uma casa romana

Museu Histórico de Barcelona
Museu Histórico de Barcelona
Restos de uma casa de Barcino no Museu Histórico de Barcelona
O "passeio pelas ruas de Barcino" é muito bem sinalizado e explicado. Muitos dos objetos escavados na cidade romana estão expostos no local onde foram encontrados (no alto)

Quem nos espera ao final da curtíssima descida de elevador é Barcino, a Barcelona Romana. Sobre plataformas com piso de vidro, é possível caminhar sobre as ruas e construções da cidade do Século 1 a.C.

Você vai ver restos da muralha romana de Barcelona, oficinas, residências e muitos objetos recuperados nas escavações. Tudo devidamente explicado e contextualizado. Viagem é isso, o resto é reles deslocamento espacial 😊.

Esculturas romanas escavadas em Barcelona
Esculturas romanas escavadas em Barcelona
Esculturas da época romana escavadas em Barcelona

Coleção medieval do Museu Histórico de Barcelona
Mas nem tudo no MUHBA é romano. Estas esculturas, por exemplo, são medievais e estão expostas no Salò del Tinell


Esse trecho de Barcino foi encontrado durante as obras de preparação do terreno para receber a montagem da Casa Pardellàs — sabe aquela que eu citei mais acima, transplantada, pedra por pedra para a Plaça del Rei? Então...

O Museu da História de Barcelona não se limita ao Palácio Real. Ele tem 16 espaços museológicos, vários deles no Bairro Gótico, como os restos de um Templo de Augusto, a Via Sepulcral Romana e o Centro de Interpretação de El Call, o bairro judeu (veja no mapinha no final do post).

Vestígios romanos encontrados no Sítio Arqueológico de Barcino
Vestígios de elementos decorativos encontrados no Sítio Arqueológico de Barcino

Mosaico romano no Museu de História de Barcelona
Mosaico romano no Museu de História de Barcelona
Pisos em mosaico da velha Barcino 


Depois de ver Barcino, volta-se à tona no tempo, subindo as escadarias do Palácio Real. O próximo mergulho é na trajetória de Barcelona desde a Idade Média até os nossos dias. 

O museu se orgulha de reunir no complexo da Plaça del Rei “a Barcino romana do século 1 a.C., a Barchinona dos visigodos do século 7 d.C. e a Barcelona medieval do Século 13”.

Placa dos primórdios do Cristianismo em Barcelona
Placa dos primórdios do Cristianismo em Barcelona

Ingresso para o Museu Histórico de Barcelona
Ainda tenho o ingresso da minha primeira visita ao Museu Histórico de Barcelona, em 2011

passagem sobre as muralhas do Palácio Real de Barcelona
Esta passagem sobre as muralhas do Palácio Real era usada pelos condes de Barcelona e sua corte para chegarem à Capela de Santa Ágata


⭐Mais vestígios romanos no Bairro Gótico

Depois de ver Barcino no MUHBA, estique o passeio à Plaça Nova (onde está a entrada principal da Catedral de Barcelona) para ver a reconstrução parcial de um aqueduto e uma torre romana.

Nesta mesma praça, a Casa de l’Ardiaca (Casa do Arquidiácono da Catedral) guarda em seu interior restos da muralha romana. O edifício agora é a sede do Arquivo Histórico de Barcelona e pode ser visitado de segunda a sexta, das 9h às 20:45h, e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.

Aqueduto romano na Plaça Nova de Barcelona
Reconstrução parcial do aqueduto romano, na Plaça Nova


Aproveite para ver os traços da decoração modernista que a Casa de l’Ardiaca ganhou no final do Século 19, quando foi sede do Colégio de Advogados (uma espécie de OAB). A reforma ficou a cargo de Lluis Domenèch i Montaner, o mesmo arquiteto do Hospital de Sant Pau, do Palau de la Música Catalana e da Casa Lleó Morera, no Passeig de Gràcia.

Com o mesmo ingresso que você comprou para ver o MUHBA na Plaça del Rei, visite a Via Sepulcral Romana, na Plaça de la Villa de Madri (a cerca de 300 metros da Plaça Nova) e os vestígios do Templo de Augusto, na Carrer de Paradis nº 10, entre 10h e 19h.

El Call, bairro judeu medieval de Barcelona
El Call, bairro judeu medieval de Barcelona
El Call, bairro judeu medieval de Barcelona
Na Idade Média, El Call tinha os edifícios mais altos de Barcelona — e, possivelmente, as ruas mais estreitas


⭐ El Call, o bairro judeu

Call é a palavra catalã que designa as áreas onde os judeus estavam autorizados a viver nas cidades, durante a Idade Média. El Call de Barcelona abrigou uma comunidade numerosa e com grande papel econômico na potência marítima e comercial que foi a cidade a partir do Século 13.

Estudiosos apontam que mais de 4 mil pessoas viviam nas ruas estreitas de El Call no Século 14 — o que explica o fato de a área ter os edifícios mais altos da Barcelona medieval.

El Call, bairro judeu medieval de Barcelona
El Call, bairro judeu medieval de Barcelona
El Call, bairro judeu medieval de Barcelona
Eu vejo muita poesia nas ruas de El Call
Antiga sinagoga em El Call, bairro judeu medieval de Barcelona

Nesta casa de El Call funcionou uma das sinagogas do bairro, na Idade Média


O bairro judeu era fechado e acessível por duas portas. Contava com duas sinagogas, seu próprio comércio e oficinas.

Hoje, esse trecho do Bairro Gótico é um dos mais sossegados e é um prazer perambular por suas ruazinhas muito estreitas. Possivelmente, é a área que melhor preserve a aura medieval em Barcelona.

Casa de la Ciutat em Barcelona
Casa de la Ciutat em Barcelona
Fachada neoclássica da Casa de la Ciutat, sede da Prefeitura de Barcelona
A Casa de la Ciutat preserva a fachada lateral em estilo Gótico (no alto e no centro), mas ganhou uma reforma em estilo neoclássico na fachada principal acima), voltada para a Plaça de Sant Jaume 


⭐ Casa de la Ciutat
Plaça Sant Jaume (entrada pela transversal Carrer Ciutat)
Aberta à visitação apenas aos domingos, das 10h às 13:30h. A entrada é gratuita.

Mais uma visita maravilhosa nesse roteiro pelo Bairro Gótico de Barcelona, a Casa de La Ciutat é a sede do Ajuntament (Prefeitura) da cidade.

"Os Três Ciganos" no Pátio da Casa de la Ciutat em Barcelona
"Muher Sentada na Casa de la Ciutat em Barcelona
"Mulher", de Joan Miró, na Casa de la Ciutat de Barcelona
"Mulher", de Joan Miró, na Casa de la Ciutat de Barcelona
No pátio da Casa de la Ciutat estão expostas diversas obras de arte. No alto, Os três ciganos, de Joan Rebul. No centro, Mulher Sentada, de Manolo Hugué. Acima, Mulher, de Joan Miró, lindinha e modernista em sua moldura gótica


A Casa de la Ciutat está instalada em um palácio espetacular, do Século 14, escondido sob a fachada neoclássica que dá para a Plaça Sant Jaume.

Mas na Carrer de Ciutat, uma rua lateral, você vai encontrar a bela fachada gótica do edifício. É aí que está a entrada de visitantes da Casa de la Ciutat, por sinal.

Salò del Cent na Casa de La Ciutat de Barcelona
Salò del Cent na Casa de La Ciutat de Barcelona
Salò del Cent na Casa de La Ciutat de Barcelona
Salò del Cent na Casa de La Ciutat de Barcelona

No Saló del Cent, o Conselho de Barcelona se reúne desde o Século 14


A principal atração da Casa de la Ciutat é o Saló del Cent, onde se reúne o conselho da cidade desde o Século 14. A decoração em vermelho e dourado é um escândalo de bonita, como, aliás, todo o edifício.

O Consell de Cent (“Conselho dos Cem) era um misto de parlamento e tribunal medieval de Barcelona, instituído na primeira metade do Século 13. Tinha poderes para decidir sobre assuntos como tributos e normas sobre o comércio. 

Casa de la Ciutat de Barcelona
Casa de la Ciutat de Barcelona
Casa de la Ciutat de Barcelona
A Deusa, de Josep Clarà, fita o pátio central do edifício
Casa de la Ciutat de Barcelona
Casa de la Ciutat de Barcelona
O pátio central e a galeria superior da Casa de la Ciutat preservam os traços góticos


Durante seus primeiros 100 anos de existência, o Consell de Cent não teve casa própria. Só em 1369, a Casa de la Ciutat começaria a ser construída.

O Conselho funcionou até a derrota catalã na Guerra de Sucessão Espanhola, no começo do Século 18, quando a Dinastia Borbón anulou todas as expressões políticas da autonomia da Catalunha.

Hoje, são os conselheiros municipais (equivalentes aos nossos vereadores) que se reúnem na Casa de la Ciutat.

Casa de la Ciutat em Barcelona
Casa de la Ciutat em Barcelona
Casa de la Ciutat em Barcelona

A Casa de la Ciutat é um compêndio de sete séculos da artes decorativas


Percorrer os diversos ambientes da Casa de la Ciutat é como passear pelos seus sete séculos de história. Você vai encontrar elementos arquitetônicos e decorativos de todas as épocas.

No andar térreo da ca, preste atenção no pátio e nas obras de arte expostas. São peças modernistas, como Mulher, de Miró, que fazem um contraponto extremamente agradável ao cenário gótico.

Palau de la Generalitat, sede do Governo da Catalunha em Barcelona
Palau de la Generalitat, sede do Governo da Catalunha em Barcelona
Palau de la Generalitat, sede do Governo da Catalunha em Barcelona
Palau de la Generalitat, sede do governo da Catalunha desde o Século 14


⭐Palau de la Generalitat
Plaça de Sant Jaume s/n

A sede da Presidência do Governo da Catalunha é um dos raros edifícios oficiais da Europa a manter sua mesma função desde a inauguração. Construído na Idade Média, o Palau de la Generalitat de Catalunya é sede de governo desde sua inauguração, em 1396.

Isso é um grande motivo de orgulho para os catalães, sempre ciosos de sua identidade e autonomia.

Manifestações políticas em Barcelona
Manifestações políticas em Barcelona
Manifestações políticas em Barcelona
Tem sempre uma manifestação na porta do Palau de la Generalitat. No alto, um registo de 2007. No centro, foto de 2011. Acima, um protesto contra as prisões dos independentistas catalães, em setembro de 2019


É praticamente inevitável transitar pelo Bairro Gótico sem dar de cara com o Palau de la Generalitat, que domina a paisagem da Plaça de Sant Jaume — e também com as frequentes manifestações políticas que se organizam diante de suas portas. Coisas da democracia, como o velho palácio.

As feições atuais do palácio são neoclássicas, mas ele ainda guarda pátios e salões que relembram sua origem medieval. Uma de suas grandes atrações é a Capela de Sant Jordi, do Século 15, que pode ser vista em uma visita guiada.

A famosa Pont del Bisbe (a passarela “gótica” construída em 1929 sobre a Carrer del Bisbe) liga o Palau de la Generalitat à Casa dels Canonges.

⭐Museu Frederic Marès
Plaça de Sant Iu, n° 5
De terça a sábado, das 10h às 19h. Domingos e feriados, das 11h às 20h
Ingresso: € 4,20. 

Museu Frederic Marès em Barcelona
A torre da Catedral espia o pátio do museu por entre as laranjeiras
Museu Frederic Marès em Barcelona
O Museu Frederic Marès herdou o antigo Verger (pomar) do Palácio Real, espaço para o lazer ao ar livre da corte dos Condes de Barcelona


A entrada no museu é gratuita no primeiro domingo de cada mês, nas tardes dos demais domingos (das 15h às 20h), e nos feriados de Santa Eulália (12/02), Corpus Christie La Mercè (24/09), além do Dia Internacional dos Museus (18/05).

Museu Frederic Marès em Barcelona
Museu Frederic Marès em Barcelona
O Museu Frederic Marès tem o pátio mais lindo que eu vi em Barcelona


O Museu Frederic Marès está instalado no antigo Verger (pomar) do Palácio Real de Barcelona.

Na verdade, chamar de jardim é pouco: tratava-se de um espaço verde destinado ao lazer da corte, cercado por pavilhões avarandados e pórticos. No centro do pátio, ainda hoje vicejam laranjeiras.

Museu Frederic Marès em Barcelona
Museu Frederic Marès em Barcelona
O café no pátio do museu é um grande lugar para uma pausa na muvuca do Bairro Gótico


Não é preciso pagar ingresso para ter acesso a esse pátio e, até por isso, ele virou um dos meus refúgios preferidos, um oásis na muvuca do Bairro Gótico, à sombra das torres da Catedral. Entre abril e setembro, um café ao ar livre funciona lá.

Dentro do edifício, o Museu Frederic Marès exibe uma coleção reunida pelo artista catalão, com ênfase na escultura — que era sua especialidade.

São peças que datam desde a antiguidade até o Século 19. Parte da obra de Marès também está exposta no museu.

Para um passeio virtual pelo Bairro Gótico, experimente o mapa interativo montado pela Universidade de Barcelona. 


Mais sobre Barcelona
Siga o link ou navegue no mapa para encontrar todas as dicas da Fragata sobre a cidade



A Espanha na Fragata Surprise

A Europa na Fragata Surprise



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 

4 comentários:

  1. Passei alguns dia na cidade e dei aquela geral, passeando sem rumo. Mas foi no Gótico que me perdi. Andei, andei e fotografei. Foram deliciosos passeios pelas ruelas do Gótico, especialmente após anoitecer - horário em que fica ainda mais especial. Foi paixão! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu sou suspeita, né Paula? Eu tenho mania e paixão pelo Século 12. Troco qualquer farra por uma visita a um claustro medieval :)

      Excluir
  2. Também é a minha Barcelona preferida! Amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A região mais fascinante de uma cidade espetacular. Não é pouco, né?

      Excluir