17 de março de 2018

Lima - o que fazer no Centro Histórico


Centro Histórico de Lima, Peru

Centro Histórico de Lima: os balcões entalhados do Palácio Arquiepiscopal, as torres da Catedral e, à direita, a Casa da Literatura Peruana


Um dos passeios mais interessantes de Lima é percorrer seu Centro Histórico, um dos maiores das Américas, em busca das memórias coloniais e dos primeiros dias da República.

A Catedral de Lima, o Convento de São Francisco, o Palácio Presidencial e a sede histórica da Arquidiocese são alguns dos narradores dessa história.

A capital peruana é — literal e metaforicamente — a amálgama de “várias Limas”. A metrópole de 9 milhões de habitantes é a reunião de vários distritos com administrações próprias.

Casa de Pizarro, Palácio Presidencial do Peru, Praça de Armas de Lima

A "Casa de Pizarro", o Palácio Presidencial do Peru, sede do governo nacional e residência dos chefes de Estado 


E é também a síntese das feições e culturas de cada uma dessas municipalidades que formam Lima: do arzinho boêmio fin-de-siècle de Barranco à contemporaneidade de Miraflores, da elegância de San Isidro ao jeitinho quase de cidade de interior de Pueblo Libre.

É no Centro Histórico, o “Cercado de Lima”, como se diz por lá — numa alusão à antiga povoação amuralhada dos primeiros tempos da colonização — que se ouve mais forte o “sotaque urbanístico” herdado da cidade espanhola.

Centro Histórico de Lima, Peru

Centro Histórico de Lima, Peru

Visitei o Centro Histórico de Lima em um domingo e encontrei segurança e bastante movimento


O Centro Histórico de Lima é o núcleo urbano clássico do colonial espanhol: uma praça principal cercada pelas sedes dos poderes seculares e religioso e de onde se irradiavam as vias e fluía a vida cotidiana da povoação.

Nas primeiras décadas do Século 20, o desejo de modernização alterou um bocado as feições do Centro Histórico de Lima, mas os ecos da colônia ainda estão por lá e rendem um roteiro bem bacaninha.

Bora passear, então 😉.

O que fazer no Centro Histórico de Lima


Igreja de São Francisco, Centro Histórico de Lima, Peru

Cada vez que vou a Lima, vejo mais casarões restaurados no Centro Histórico, como este da foto. A fundo, a Igreja de São Francisco


Como chegar ao Centro Histórico de Lima
Vá de uber. Se você estiver hospedada em Miraflores (o que é largamente provável), a corrida até o Centro Histórico de Lima fica na casa dos 15 soles. De Barranco até lá, vai gastar um pouquinho mais, de 18 a 20 soles.

Quando ir ao Centro Histórico de Lima
O Centro Histórico de Lima é muito bem policiado e tem movimento mesmo nos fins de semana, ao contrário de outros centros latino-americanos que "morrem" quando o comércio fecha.

Balcão envidraçado em um casarão do Centro Histórico de Lima
Um charme especial do Centro Histórico de Lima são os balcões de seus casarões

➡️ Ir ao Centro Histórico de Lima no sábado ou no domingo tem a vantagem de pegar menos trânsito para chegar.

Prefira o sábado, se quiser ver o interior da Catedral.

Aos domingos, tem a troca da guarda no Palácio Presidencial.

➡️ Se for durante a semana, evite as segundas-feiras, quando a Casa da Literatura e o Museu Bodega y Quadra estão fechados.

Plaza de Armas, Lima, Peru

Praça de Armas de Lima, o coração da cidade colonial


⭐ Plaza de Armas
A Plaza de Armas (ou Plaza Mayor) é o coração da Lima colonial, como é praxe nas cidades espanholas nas Américas.

Foi na Praça de Armas que os conquistadores iniciaram sua povoação, em 1535, e (novamente, como de praxe) plantaram as sedes/símbolos dos poderes religioso (a Catedral e o Palácio da Arquidiocese) e político (o Palácio do Governo).

Balcões entalhados do Palácio do Arcebispado, Centro Histórico de Lima
Os famosos balcões do Palácio do Arquiepiscopal de Lima

Pra mim, o Palácio da Arquidiocese de Lima é o edifício mais impressionante da Praça de Armas, graças a seus dois espetaculares balcões de madeira entalhada. Esta, entretanto, não é a construção original dos tempos da colônia.

Embora ocupe o mesmo local designado pelo conquistador Francisco Pizarro para abrigar a sede do arcebispado, o edifício que vemos atualmente data do finalzinho do Século 19 — o prédio colonial, maltratado pelo tempo e muito descaracterizado, foi demolido nessa época.

Palácio Arquiepiscopal de Lima, Peru

Apesar de não ser a construção do tempo da colônia, acho o Palácio Arquiepiscopal o edifício mais impressionante da Praça de Armas de Lima


O Palácio do Governo do Peru também ocupa o mesmo terreno escolhido por Pizarro para a construção de seu alcácer — e onde antes viveu o kuraq (chefe político) da antiga povoação inca.

Mas após seis terremotos, quatro ataques militares e três incêndios, não resta nada da Casa de Pizarro original. O que vemos hoje é um edifício de inaugurado em 1938, com traços barrocos.

O palácio ainda é a sede do governo e residência oficial do presidente da República do Peru.

Se calhar de você estar visitando o Centro Histórico de Lima em um domingo, como foi o meu caso nesta viagem mais recente, aproveite para ver a cerimônia da troca da guarda, a cargo do regimento de cavalaria Gloriosos Húsares de Junín, unidade militar formada pelo general San Martin, herói da independência peruana.

Catedral de Lima, Peru

A Catedral de Lima levou 200 anos para ficar totalmente pronta e é dona de uma coleção importante de arte sacra colonial


⭐Catedral de Lima
🏠 Jirón Carabaya 15001, Plaza de Armas. 

🕒 A igreja abre para visitas de segunda a sábado, das 9h às 17h. Aos domingos, só abre para missas. O Museu de Arte Sacra pode ser visto de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados das 10h às 13h.

➡️ Para fazer a visita guiada (super recomendo), contrate um profissional credenciado. Eles oferecem os serviços na entrada da igreja. O preço é combinado na hora. 
💲 A entrada na Catedral é gratuita. O ingresso para o Museu de Arte Sacra custa 10 soles.

A Catedral de Lima é muito mais bonita por dentro do que por fora. Ela foi construída entre os séculos 16 e 18 sobre um templo dedicado ao Puma, uma das principais divindades incas.

O puma, para os incas, é a representação da vida terrena, como o condor representa a vida celestial e a serpente expressa o inframundo, o oculto, a vida após a morte.

Catedral de Lima, Peru

Eu super recomendo a visita guiada à Catedral de Lima


Já fiz duas visitas guiadas à Catedral de Lima e teria feito uma terceira, se não tivesse inventado de ir ao Centro Histórico em um domingo.

Neste dia, a igreja não está acessível aos turistas — em fevereiro, a Catedral não abre aos domingos nem para missas.

A Catedral de Lima é um verdadeiro compêndio de arte sacra colonial espanhola, com uma coleção impressionante de telas, especialmente da escola cusquenha de pintura, e imagens que adornam suas quase 20 capelas.

A Catedral é o único edifício da Plaza de Armas de Lima que se mantém de pé desde o tempo da colônia, embora sua fachada tenha sofrido muitas alterações ao longo do tempo. O conquistador Francisco Pizarro está sepultado no interior da igreja.

Igreja de São Francisco, Lima, Peru

Igreja e Convento de São Francisco: as catacumbas atraem muita gente, mas a biblioteca é o grande espetáculo


Igreja de São Francisco, Lima, Peru

Museu e Catacumbas de São Francisco
🏠 Plazuela San Francisco (esquina Jirones, Ancash y Lampa). 

🕒 O Museu de São Francisco abre diariamente, das 9h às 20:15h. A Igreja pode ser visitada diariamente, das 7h às 11h e das 16h às 20h. 

💲 Entrada na Igreja de São Francisco é gratuita. No museu, o ingresso custa 15 soles (estudantes pagam 8 soles). 

O Convento de São Francisco (Monasterio de San Francisco el Grande) é famosos por suas catacumbas, onde se estima que pelo menos 20 mil limenhos tenham sido sepultados.

Igreja de São Francisco, Lima, Peru

Missa de domingo na Igreja de São Francisco


Eu confesso que fico meio aflita de percorrer aquele subterrâneo meio labiríntico — pode ser encanação minha, mas sempre acho que vou ter uma crise de asma em lugares desse tipo. Os turistas normais, porém, adoram as Catacumbas de São Francisco.

Eu prefiro desafiar minha asma diante dos 25 mil volumes e 6 mil pergaminhos que fazem muito mais do que juntar poeira na espetacular Biblioteca do Convento de São Francisco, uma das mais lindas que já vi na minha vidinha de amante de bibliotecas.

Decoração do forro da Igreja de São Francisco, Lima, Peru

Decoração do forro da Igreja de São Francisco


Construída no Século 17, a Biblioteca de São Francisco é lugar é pra morrer de paixão, com suas paredes totalmente revestidas por estantes em madeiras nobres, mesas de trabalho originais e escadas em caracol dispostas em rigorosa simetria levando aos mezaninos onde estão, claro, mais livros.

Pena que não pode ser fotografada, mas dá uma olhada neste post sobre minha visita de 2010, que tem um cartão postal escaneado: Conexão em Lima - o que fazer

Museu do Convento de São Francisco, Lima, Peru

No Museu de São Francisco, preste atenção às pinturas da Escola Cusqueña, arte sacra colonial no Peru


Outro motivo para você visitar o Convento de São Francisco é sua magnífica coleção de pinturas da escola cusqueña.

A grande estrela dessa pinacoteca é a famosa Santa Ceia atribuída a Diego de la Puente, que incorpora uma série de elementos indígenas à cena e ingredientes peruanos no cardápio servido a Cristo e seus discípulos, como o rocoto (pimenta) o aji (pimentão) e a batata, com o cuy de prato principal. 

Preste atenção à Sala Museo O Profundis, onde estão 11 telas produzidas no ateliê do mestre flamengo Pieter Paul Rubens.

Casa da Literatura Peruana, Lima

Casa da Literatura, centro de divulgação e celebração dos autores peruanos


⭐ Casa de la Literatura Peruana
🏠 Jirón Ancash 207
🕒 De terça a domingo, das 10h às 19h. 
💲 Entrada gratuita

Os incas não conheciam a escrita (tese que pode ser desmentida quando se conseguir decodificar os qipus, cordões cheios de nós que, ao que já se sabe, serviam para registrar números e quantidades).

Casa da Literatura Peruana, Lima
A Casa da Literatura funciona em uma antiga estação de trens

A tradição literária peruana, porém, é muito mais vasta do que a conhecida obra de Mario Vargas Llosa — escritor que eu adoro, ainda que lamente o político reaça medonho que ele virou.

Pra não me deixar mentir, aí estão Garcilaso de la Vega, filho de um militar espanhol e de uma princesa inca, cujos relatos produzidos no Século 16 são um testemunho poderoso e lírico das tradições herdadas dos povos da Cordilheira.

E não esqueçamos de José Carlos Mariátegui, Manuel Scorza e tantos outros grandes autores peruanos.

 
Casa da Literatura Peruana, Lima

Sob o belo vitral da Casa da Literatura tem sempre alguém aproveitando para colocar a leitura em dia


A tradição das letras do Peru é devidamente celebrada na Casa da Literatura peruana, um simpático centro cultural inaugurado na década passada, na antiga estação de trem de Desamparados.

Além da biblioteca com mais de 20 mil volumes e uma coleção de vídeos e periódicos, a Casa da Literatura Peruana promove exposições, debates e palestras sobre obras e autores.

Casa da Literatura Peruana, Lima

Em pleno domingo, a meninada aproveitava a simpática varanda da Casa da Literatura para estudar. Ao fundo está o Parque la Muralla, onde foram encontrados os restos da muralha colonial de Lima


O edifício da antiga estação de trens, francamente Belle Époque, foi primorosamente restaurado para abrigar o centro cultural.

A varanda, na parte posterior da Casa da Literatura, tem vista para o Rio Rímac e o para o Parque das Muralhas (onde estão os vestígios das velhas fortificações da cidade colonial).

Dá gosto ver a meninada estudando e lendo os escritores de sua terra nas mesinhas dispostas nessa área.

Museu Bodega y Quadra, Lima, Peru

No Museu Bodega y Quadra o visitante pode passear pelas diversas dependências de um conjunto de construções coloniais


⭐Museu Bodega y Quadra
🏠 Jirón Ancash 213
🕒 De terça a domingo, das 10h às 18h. 
💲 Entrada: 4 soles

Bem pertinho da Igreja de São Francisco, o Museu Bodega y Quadra (novinho, pra mim, que não ia a Lima desde 2010) foi inaugurado em 2012.

Ele ocupa o antigo casarão do armador Juan Francisco de Bodega y Quadra, que combinava descobertas e comércio em suas navegações pelos sete mares — ele teria sido o primeiro a chegar ao território hoje conhecido como Vancouver, no Canadá.

Mais de 500 peças foram encontradas durante escavações no terreno do casarão do Século 19, erguido sobre construções coloniais.

São objetos datados desde o período pré-hispânico até utensílios elegantes, como cobiçadas porcelanas chinesas, e até joias. Parte desse acervo está em exposição no Museu Bodega y Quadra.

Plataformas sobre as escavações permitem ao visitante percorrer o espaço arqueológico e identificar seus diversos usos. Visitinha bem legal.

Fonte em frente à Igreja de São Francisco, Lima, Peru

Fonte em frente à Igreja de São Francisco


O Peru na Fragata Surprise
Todas as dicas de viagem ao Peru - post-índice
Peru: roteiro de 10 dias com Lima, Cusco e Machu Picchu
Peru e Bolívia – roteiro de La Paz a Machu Picchu


Minha vida com Gastón (Acúrio) – as aventuras da Fragata nos restaurantes do chef-celebridade 

Cusco
Machu Picchu

Ollantaytambo
Puno
Andahuaylillas, Pukará e Raqchi
Vale do Urubamba (Písac, Ollantaytambo e Chinchero)


Todas as dicas de Lima
Onde comer em Lima
Lima: o Museu Larco, o Museu do Ouro e o requinte do Peru pré-colombiano
Lima: o que fazer em Miraflores e arredores
Hospedagem em Lima: dois hotéis em Miraflores
Lima – dicas práticas
Pachacamac - o oráculo do povo Wari
O que fazer em Lima
Eu gosto de Lima


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Um comentário: