10 de setembro de 2017

O melhor de Bolonha - a paixão é vermelha


Centro Histórico de Bolonha na Itália
Bolonha, a Vermelha, título conquistado com uma história de muitas lutas


Poucos lugares me seduziram tanto, tão rápido e tão definitivamente quanto Bolonha. A cidade é linda, mas isso não tem a menor importância. Ver Bolonha é só um detalhe. Ela foi feita pra ser sentida e experimentada em fartos bocados.

O melhor de Bolonha é o astral, alimentado, em grande medida, por sua longa tradição acadêmica que torna a cidade mais arejada, viva e vibrante.

Pórtico típico de Bolonha, Itália
Pórtico típico de Bolonha, Itália
Pórtico típico de Bolonha, Itália
Pórtico típico de Bolonha, Itália
Os famosos pórticos de Bolonha se estendem por todo o Centro Histórico e conferem um encanto a mais à cidade — ô bichinhos fotogênicos


Bolonha é uma baita cidade e merece estar no topo de sua lista de desejos em uma viagem à Itália.

Conhecida como "La dotta, la grassa e la rossa" (a erudita, a gorda e a vermelha), Bolonha é mesmo uma cidade voltada para o saber, os prazeres da mesa e com uma tremenda tradição progressista e comunista. Uma mistura que resulta irresistível.

Deixa eu mostrar o melhor de Bolonha e aposto que você já vai querer ir correndo pra lá:

O que fazer em Bolonha


⭐ Bolonha, la dotta

A Universidade de Bolonha foi fundada em 1088 — a mais antiga do Ocidente. É muito graças a ela que a cidade ganhou o apelido de La Dotta

Imaginem uma instituição que, além de quase um milênio de idade, tenha tido entre seus alunos gente do porte de Dante, Petrarca, Boccaccio, Thomas Becket e Nicolau Copérnico. No Século 20, a cadeira de Semiótica da Universidade de Bolonha teve Umberto Eco como professor titular.

Universidade de Bolonha, Itália

La dotta: a Universidade de Bolonha está prestes a completar mil anos de funcionamento, a mais antiga do Ocidente


Nada mais legal, depois de um dia batendo pernas atrás dos encantos de pedra e cal de Bolonha, do que escolher um boteco no bairro universitário para a happy hour. As ideias e a curiosidade fervilham em lugares assim.

Nessas minhas "pausas universitárias", nunca demorou mais de 20 minutos pra que eu me visse no papo mais animado do mundo com uma galera muito jovem e muito interessada em tudo — o golpe parlamentar no Brasil, que estava completando seis meses, era um dos assuntos que mais suscitavam perguntas.

Comer e beber em Bolonha, Itália
Mercado em Bolonha
La grassa: comer e beber em Bolonha são experiências sensoriais irresistíveis


⭐ Bolonha, la grassa

Bolonha também é conhecida como La grassa ("a gorda”), referência à sua orgiástica gastronomia, que torna o mais moderado dos apetites em volúpia.

A Emília-Romanha inteirinha é uma perdição no capítulo culinário. Região de terra fértil, com economia agrícola baseada na propriedade familiar, ela é dona de uma coleção de produtos com selos de denominação de origem protegida — o que atesta sua excelência.

Bolonha, como capital da Emília-Romanha, acaba concentrando todas as delícias regionais, como os queijos e presuntos de Parma, mortadelas inacreditáveis...

Minhas dicas de onde comer - e o que comer - em Bolonha

Pichação política em Bolonha

La rossa: Bolonha tem uma longa tradição de esquerda


⭐ Bolonha, la rossa

O terceiro título de Bolonha, "a vermelha”, deve-se à sua longa história progressista e de esquerda — você vai ouvir outras algumas explicações cor-de-rosa para o apelido, atribuindo-o à tonalidade predominante nos edifícios e até (meus sais!) à proximidade da fábrica da Ferrari.

Placa homenageia o militante antifascista Anteo Zamboni em Bolonha, Itália
Homenagem de Bolonha ao militante anarquista Anteo Zamboni, autor de um atentado contra Mussolini em 1926 e linchado pelos fascistas. Tinha 15 anos de idade


Esqueça: Bolonha é vermelha por sua tradição de luta operária, pela agitação estudantil, por sua brava e obstinada resistência ao fascismo e por ter escolhido, quase sempre, governos comunistas.

Eu ouso acrescentar que ela é vermelha porque esta é a cor da paixão que a cidade me despertou ❤️❤️❤️.

Como aproveitar os encantos de Bolonha


Pórtico de Bolonha
Pórticos e bicicletas: a cara de Bolonha


Trate cada refeição como uma grande atração

Uma agenda inteligente de passeios em Bolonha deve sempre reservar o tempo necessário para um bom almoço e um bom jantar (e muitos lanchinhos nos intervalos 😀) e para os momentos-preguiça que vão naturalmente pintar após essas copiosas refeições.

Comer em Bolonha é coisa séria. Transformar qualquer refeição na cidade em mera reposição de calorias é pecado capital.

Placa de rua lembra a importância do Jazz em Bolonha, Itália
Bolonha curte jazz. Se jogue 🎷🎺 🧡


Reserve espaço para o quesito “o que ocorrer”

Seja o papo animado com as pessoas da mesa ao lado em um café, a sessão com aquele filme cabeça, que não tem no Netflix, no cineclube anônimo (que você descobre em um cartaz feito à mão em algum lugar da Universidade), o recital de blues improvisado em um boteco despretensioso...

Acredite: vai acontecer isso e muito mais no seu caminho em Bolonha e você vai amar.

Pátio do Palácio d'Accursio em Bolonha, Itália
Um pátio do Palazzo d'Accursio, sede da Prefeitura de Bolonha


Programe de três a quatro dias para ver a Bolonha

Bolonha é uma cidade para ser vista com calma, porque é um lugar para ser curtido, não ticado em uma lista de gincana.

Esse intervalo de tempo também permite algumas deliciosas escapadinhas bate e volta — a Parma do queijo e do presunto cru, a Modena do azeite balsâmico, ou para ver os deslumbrantes mosaicos bizantinos de Ravena.

Piazza Verdi no bairro universitário de Bolonha
Piazza Verdi no bairro universitário de Bolonha

Piazza Verdi, coração do bairro universitário de Bolonha


➡️ Bolonha não rima com maratonas tipo 10-atrações-em-um-diaTecnicamente, é até possível ver a cidade em ritmo vapt-vupt: Bolonha é relativamente pequena (para os padrões brasileiros), com 370 mil habitantes e um centro histórico compacto que se atravessa a pé em menos de uma hora.

Faça isso, porém, e estará cometendo um desperdício. Desacelere, que a alma agradece 😉.

Pórticos de Bolonha
Pórticos de Bolonha
Pórticos de Bolonha
Pórticos de Bolonha
Pórticos de Bolonha
Pórticos de Bolonha
Perca-se por uma cidade deliciosa, protegida do sol e da chuva pelos 40 km dos belos pórticos de Bolonha


Passeios e atrações em Bolonha


⭐ Os pórticos de Bolonha

Qualquer caminhadinha que você faça em Bolonha jamais será um deslocamento vulgar — e jamais vai durar apenas o tempo necessário para vencer a distância planejada.

Os quase 40 quilômetros de pórticos que margeiam as ruas de Bolonha se encarregam de transformar os trajetos entre quaisquer pontos em uma jornada encantadora.

Pórticos de Bolonha, Itália
Pórticos de Bolonha, Itália
Pórticos de Bolonha, Itália

Não sei como o povo de lá faz para cumprir seus compromissos com pontualidade, mas eu não conseguia dar dois passos em Bolonha sem parar para admirar as abóbadas e a decoração de cada pórtico, a elegância de suas colunas e a variedade de estilos decorativos.

Levava hoooras pra ir ali na esquina 😊.

Pórticos de Bolonha, Itália
Pórticos de Bolonha, Itália
Pórticos de Bolonha, Itália
Pórticos de Bolonha, Itália

Os pórticos de Bolonha são tão lindos que a gente até esquece que eles surgiram para cumprir um papel estritamente funcional:  oferecer abrigo das intempéries.

Essa tarefa, as colunatas cumprem muito bem: em dia de chuva, dá para andar praticamente por todo o Centro Histórico de Bolonha sem se molhar (exceto quando se atravessa a rua).

Apesar de traçados em linha reta e sem qualquer mistério em seu trajeto, os pórticos bolonheses resultam num labirinto, pelo poder que têm de enredar o caminhante em seus encantos.

⭐As Torres de Bolonha
Piazza di Porta Ravennana

Apenas a Torre Asinelli está aberta à visitação, com horários marcados, das 9:30h às 19:30h, no verão, e até as 17:45 de novembro a fevereiro. 
O ingresso custa € 5.

Torres Asinelli e Garisenda em Bolonha, Itália
Torres Asinelli e Garisenda em Bolonha, Itália
Torres Asinelli e Garisenda em Bolonha, Itália

De perto, é a maior ginástica pra tentar Asinelli e Garisenda de corpo inteiro


Asinelli e Garisenda parecem os nomes das irmãs de Cinderella, mas é assim que se chamam as atrações turísticas mais famosas de Bolonha.

Elas são duas torres medievais que se erguem no coração do Centro Histórico e desafiam os visitantes a encontrar um ângulo para fotografá-las decentemente (a combinação de ruas estreitas com a altura das torres exige um certo contorcionismo para enquadrá-las).

Torres de Bolonha na Itália
Torres de Bolonha na Itália
Torres de Bolonha na Itália
A foto lá do alto e do centro foram clicadas da Via Rizzoli, onde encontrei o melhor ângulo para fotografar as torres de Bolonha 


Construídas no Século 12, as torres de Bolonha são as duas remanescentes de um conjunto que já foi bem maior — como em outras regiões da Itália, era costume que os palácios das famílias poderosas e os edifícios públicos contassem com essas estruturas defensivas que serviam de abrigo contra inimigos, posto de vigia e prisão.

Bolonha chegou a ter mais de 180 dessas torres.

Torre Asinelli em Bolonha
Torre Asinelli e Palazzo della Mercanzia em Bolonha

Tem sempre um monte de gente contemplando a altura das torres. Acima, a base da Torre Asinelli e, ao fundo, o Palazzo della Mercanzia


➡️ A Torre Asinelli tem 97 metros de altura e seu topo pode ser alcançado em uma subida de 498 degraus.

➡️ A Torre Garisenda é mais baixinha: “apenas” 48 metros de estatura, e se apresenta muito inclinada, por conta da instabilidade do terreno onde se assenta — por conta disso, cerca de 12 metros dela foram demolidos, lá no Século 14, para evitar que o conjunto todo viesse abaixo.

Basílica de São Petrônio em Bolonha
Basílica de São Petrônio, na Piazza Maggiore de Bolonha


⭐ Roteiro no Centro Histórico de Bolonha


Um passeio pelo Centro Histórico de Bolonha começa, em geral, ao pé das torres Asinelli e Garisenda, na Piazza di Porta Ravennana (de onde partia a estrada para Ravena).

Logo atrás de Asinelli e Garisenda está a basílica renascentista de São Bartolomeu e São Caetano (Século 16).

A pouco mais de 100 metros das torres, o Palazzo della Mercanzia (Século 14) nos lembra que estamos no coração de uma área de comércio que remonta à Idade Média — uma atividade importantíssima na prosperidade bolonhesa.

Piazza Maggiore de Bolonha
Piazza Maggiore


Mais que falar de história e economia, a velha área do Mercado de Bolonha é uma celebração hedonista.

Duvido que o mais empedernido dos ascetas atravesse os becos que se espremem da Piazza della Mercanzia até a Piazza Maggiore, apenas três quadras a Oeste, sem ficar um pouquinho hipnotizado pelas bancas de frutas, hortaliças, carnes, queijos e presuntos que ainda hoje tentam desviar as almas retas do bom caminho.

Mercatto di Mezzo, Antigo mercado de Bolonha
Mercatto di Mezzo, Antigo mercado de Bolonha
Na área do antigo mercado de Bolonha, as hortaliças perfumam as ruas estreitas e convidam a uma pausa com uma taça de vinho

igreja de São Bartolomeu e São Caetano em Bolonha

Do ladinho da Piazza Maggiore está a igreja renascentista de São Bartolomeu e São Caetano

Palazzo Re Enzo em Bolonha
Palazzo Re Enzo em Bolonha
O Palazzo Re Enzo, do Século 13, ganhou seu nome do Rei Enzo da Sardenha, que ficou prisioneiro lá entre 1249 até a sua morte em 1272 


(No meio dessa orgia está o Mercato di Mezzo, hoje um lugar moderninho e gourmetizado como manda a moda, ocupando o espaço do primeiro mercado coberto da Itália, erguido no Século 19.) 

Quando você conseguir completar o ritual de olhar-cheirar-e-apalpar (sim, em Bolonha pode apalpar) as mercadorias, terá chegado à Piazza Maggiore, a praça principal de Bolonha.

Palazzo d'Accursio em Bolonha
Palazzo d'Accursio em Bolonha
Palazzo d'Accursio


A Piazza Maggiore está cercada por imponentes construções. Lá estão o Palácio d'Accursio (sede da prefeitura, com origens no Século 13), Palácio dei Notai (Século 14), Palácio della Podestà e o Palácio Re Enzo (Rei Enzo), além da Basílica de São Petrônio.

Todos edifícios majestosos da competem pelos olhares do visitante — e todos perdem para a Fonte de Netuno, de Bernini, no centro da praça: mesmo cercada por tapumes, em pleno processo de restauração, era ela que atraía mais cliques de turistas por entre as frestas da proteção.

Basílica de São Petrônio em Bolonha
Basílica de São Petrônio em Bolonha
Basílica de São Petrônio em Bolonha

Apesar da concorrência de tantos palácios, quem domina completamente os olhares na Piazza Maggiore de Bolonha é a fachada inacabada da Basílica de São Petrônio


⭐ Basílica de São Petrônio
Piazza Maggiore. Diariamente, das 7:45h às 18:30. Entrada gratuita. Permissão para fotografar: € 2. Acesso à Capela dos Reis Magos € 3.

Dedicada ao padroeiro de Bolonha — Petrônio, um bispo local no Século 5 — esta é a maior e mais impressionante igreja da cidade.

A começar pelo contraste na fachada inacabada, onde o precioso revestimento em mármore branco e salmão e os delicados nichos esculpidos por Jacopo della Quercia se encontram com a rusticidade dos tijolos que ficaram à mostra.

Altar da Basílica de São Petrônio em Bolonha
Em Bolonha, até a igreja do padroeiro é vermelha


A Basílica de São Petrônio começou a ser construída no final do Século 14 e suas obras se arrastaram por quase 300 anos.

Em seu interior predomina o vermelho — estamos em Bolonha, né? — do mármore das colunas e dos arcos ogivais no teto, quebrando a primeira impressão de austeridade na decoração.

Altar-mor da Basílica de São Petrônio em Bolonha
Altar-mor da Basílica de São Petrônio em Bolonha
Detalhes do Altar-Mor da Basílica de São Petrônio
Capela dos Reis Magos na Basílica de São Petrônio em Bolonha
Capela dos Reis Magos na Basílica de São Petrônio em Bolonha
Capela dos Reis Magos na Basílica de São Petrônio em Bolonha
A Capela dos Reis Magos é adornada por vitrais e por afrescos de Giovanni da Modena


E essa "austeridade" fica só na primeira impressão, mesmo, porque os altares da basílica são riquíssimos.

O vasto espaço da igreja (50 metros de altura, 130 de fundo e 60 de largura) abriga algumas preciosidades, como a Capela dos Reis Magos, recoberta de afrescos de Giovanni da Modena.

O grande espetáculo desta capela, infelizmente, tornou São Petrônio um alvo: já foram desbaratados dois planos para explodir a basílica, porque um dos afrescos teria uma representação do Profeta Maomé no Inferno.

Afresco na Basílica de São Petrônio em Bolonha
Basílica de São Petrônio em Bolonha
Estou até agora sem entender porque a Basílica de São Petrônio me pareceu básica ao primeiro olhar, porque a bichinha não economiza em detalhes

Esse é o motivo da permanente presença da polícia na entrada da Basílica de San Petronio e da necessidade de que os visitantes passem por uma breve revista, antes de entrar.

A Capela dos Reis magos também não pode ser fotografada e permanece às escuras. Antes de entrar, peça aos funcionários da basílica para acenderem as luzes.

Linha meridiana de Giovanni Cassini na Basílica de São Petrônio em Bolonha

A linha meridiana de Giovanni Cassini na Basílica de São Petrônio


No piso da Basílica de San Petrônio está marcada uma linha meridiana definida pelo matemático Giovanni Cassini em 1655.

Esse meridiano é como um calendário solar: uma abertura no teto da basílica permite a passagem da luz do sol, que se projeta sobre a linha exatamente ao meio-dia, apontando dias, meses e estações.

Altar lateral na Basílica de São Petrônio em Bolonha
Sacristia da Basílica de São Petrônio em Bolonha
Um altar lateral e a Sacristia da Basílica de São Petrônio


Outra grande atração da Basílica de San Petrônio eu não pude visitar: postado a 54 metros de altura, o terraço da igreja deve ter uma vista espetacular, mas não estava aberto nos dias que passei na cidade, por conta da temporada de inverno.

Com entrada pela Piazza Galvani, o terraço da Igreja de San Petrônio é acessível por um elevador e mais alguns degraus. Abre diariamente, das 10h às 13h e das 15 às 18. A entrada custa € 3.

Feira de Antiguidades de Santo Stefano em Bolonha
A simpática feirinha de antiguidades de Santo Stefano funciona todo segundo domingo do mês


⭐ Feira de Antiguidades de Santo Stefano
Segundo final de semana de cada mês, das 8:30h às 18h. Não há feira em julho e agosto.

Dei sorte de estar em Bolonha no segundo final de semana de janeiro. É que essa simpaticíssima e tentadora feirinha de antiguidades só é realizada nos segundos sábados e domingos de cada mês.

Foi uma gratíssima surpresa topar com os tabuleiros repletos de peças interessantes , coisa pra hoooooras de garimpo.

Feira de Antiguidades de Santo Stefano em Bolonha
Feira de Antiguidades de Santo Stefano em Bolonha
Feira de Antiguidades de Santo Stefano em Bolonha
Feira de Antiguidades de Santo Stefano em Bolonha
A Feira de Santo Stefano rende horas de garimpo


A feira é montada na Praça de Santo Stefano e se espalha pelas ruas próximas. Muita organizada, sem tumulto e com uma variedade bem grande de mercadorias — dos livros às joias —, com preços que vão da pechincha ao investimento.

E já que você chegou à Feira de Antiguidades, não deixe de entrar na Basílica de Santo Stefano, popularmente conhecida como Sette Chiese (“Sete Igrejas”).

Basílica de Santo Stefano em Bolonha
Igreja de Santo Stefano em Bolonha
Igreja de Santo Stefano em Bolonha

A Basílica de Santo Stefano deveria ser um complexo de sete templos, mas só quatro saíram do papel


Com origens no Século 5, o projeto era construir sobre um antigo templo pagão sete igrejas cristãs interligadas, para representar os passos da paixão de Cristo.

Quatro dos edifícios saíram do papel: a Igreja do Crucifixo, a do Calvário, a da Trindade e a dedicada a São Vital e Santo Agricola, martirizados em Bolonha no Século 4 e cujos restos descansam lá.

Archiginnasio da Universidade de Bolonha

O Archiginnasio da Universidade de Bolonha foi instalado no Século 16 na hoje Piazza Galvani 


⭐ Universidade de Bolonha

Como você já sabe, a Universidade de Bolonha foi fundada em 1088, mas até o Século 16, seus institutos estavam espalhados por diversos edifícios.

Para unificar as salas de aula e outros espaços da instituição foi construído o Archiginnasio, um palácio magnífico na Piazza Galvani, com seu pórtico de 30 arcos e pátios internos elegantes.

Piazza Galvani em Bolonha
Luigi Galvani, cientista e professor da Universidade de Bolonha no Século 18, "rege" a praça batizada em sua homenagem


Luigi Galvani, que hoje dá nome à praça do Archiginnasio de Bolonha, foi um médico e cientista que viveu e trabalhou na cidade no Século 18.

Dedicado à física e à anatomia (cadeira que lecionava na Universidade de Bolonha), Galvani foi um dedicado estudioso da bioeletricidade, estudo dos padrões elétricos e sinais do sistema nervoso.

Universidade de Bolonha

Edifício da Universidade de Bolonha na Via Zamboni


Antes de ser sede da Universidade de Bolonha, a praça abrigava o mercado de seda da cidade. A construção do Archiginnasio mudou profundamente sua fisionomia. Hoje, os pórticos elegantes do edifício abrigam cafés e lojas de luxo.

Atualmente, a grande movimentação da Universidade de Bolonha pode ser vivenciada na Piazza Verdi, na Via Zamboni e suas transversais, próximas ao antigo Ghetto da cidade, onde funcionam várias faculdades.

edifício histórico da Universidade de Bolonha

Galeria no edifício da Aula Magna da Universidade de Bolonha


Penei em Bolonha tentando ver o Archiginasio por dentro, mas acho que escolhi a pior época para isso, o reinício das aulas após a folga de fim de ano.

Fiquei só dois dias úteis na cidade e os preparativos para uma solenidade frustraram minha intenção. O mesmo aconteceu com a Aula Magna da Via Zamboni, que tinha sido requisitada pela prefeitura para um evento.

Oratório de Santa Cecília em Bolonha
Oratório de Santa Cecília em Bolonha
O Oratório de Santa Cecília foi uma das muitas belezas que encontrei perambulando pelos edifícios da Universidade de Bolonha. Acima, um dos afrescos que encantam o lugar


Mas, quer saber, apesar do coração partido por não ter visto os ambientes mais solenes, eu adorei visitar espaços mais “plebeus” e muito vivos da Universidade de Bolonha, edifícios belíssimos, corredores animados e “anexos” (bares e restaurantes próximos) adoráveis.

A Via Zamboni, pertinho do meu hotel, concentra várias instalações da Universidade e fica especialmente interessante no final da tarde, quando os estudantes estão saindo das aulas.

"A Lamentação sobre o Cristo Morto" de Niccolò dell'Arca em Bolonha
"A Lamentação sobre o Cristo Morto" de Niccolò dell'Arca em Bolonha
"A Lamentação sobre o Cristo Morto" de Niccolò dell'Arca em Bolonha
"A Lamentação sobre o Cristo Morto" de Niccolò dell'Arca em Bolonha
A Lamentação sobre o Cristo Morto, conjunto de esculturas em tamanho natural, feito por Niccolò dell'Arca, é um dos tesouros da Igreja de Santa Maria della Vita


⭐ Igreja de Santa Maria della Vita 
Via Clavature, 10. De terça a domingo, das 10h às 19h. Entrada € 3

O principal motivo para você colocar esta igreja barroca no topo de sua lista de visitas em Bolonha é o magistral conjunto de esculturas em terracota conhecido como A Lamentação sobre o Cristo Morto.

A obra foi realizada por Niccolò dell'Arca no Século 15. São sete imagens em tamanho natural, com uma expressividade arrebatadora, especialmente as Marias, devastadas pelo desespero com a morte de Cristo.

Igreja de Santa Maria della Vita em Bolonha
Igreja de Santa Maria della Vita em Bolonha
Igreja de Santa Maria della Vita em Bolonha
A Igreja de Santa Maria della Vita tem uma bela decoração interior

Mas há mais surpresas em Santa Maria della Vita, uma igreja de fachada discreta, como o belíssimo Oratorio dei Battuti, uma obra do comecinho do Século 17, adornado por telas, esculturas e entalhes preciosos.

Não perca essa beleza. O Oratório dei Battuti fica no primeiro andar, sobre a igreja, e se não fosse uma senhorinha que arrumava flores no altar me alertar, eu teria ido embora sem vê-lo.

Oratório dei Battuti em Bolonha
Oratório dei Battuti em Bolonha
Oratório dei Battuti em Bolonha

A decoração do Oratório dei Batutti é um escândalo


O Oratório dei Batutti é decorado em espetaculares traços barrocos, uma profusão de madeira talhada, douramentos, telas sacras e o conjunto de esculturas em terracota A Morte da Virgem, mostrando o desespero dos 12 apóstolos, figuras em tamanho natural, em torno de Maria agonizante. As esculturas, do Século 15, são obra de Alfonso Lombardi.

Ao lado do oratório funciona um pequeno museu com peças sacras, objetos litúrgicos e telas profanas, representando costumes locais.

Claustro da Basílica de São Domingos em Bolonha
Claustro da Basílica de São Domingos em Bolonha
Claustro da Basílica de São Domingos em Bolonha

Claustro do Mosteiro de São Domingos


⭐ Basílica de São Domingos
Piazza San Domenico, 13. De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 15:30h 18h. Sábados, das 9h das 12h e das 15:30h às 17h. Domingos, das 15:30h às 17h. Entrada gratuita

Taí outra igreja imperdível em Bolonha. São Domingos (San Domenico) é a sede da poderosa Ordem dos Dominicanos e é lá que a irmandade guarda os restos mortais de seu fundador, Domingos de Gusmão, que pregou em Bolonha e morreu lá, no início do Século 12.

Basílica de São Domingos em Bolonha
Basílica de São Domingos em Bolonha
Basílica de São Domingos em Bolonha
Na Praça de São Domingos, em frente à Basílica, estão expostas algumas urnas funerárias

Basílica de São Domingos em Bolonha

A imagem de São Domingos sobre a porta principal da basílica


O altar-mor barroco e o coro renascentista são magníficos. A irmandade de São Domingos sempre exerceu o mecenato artístico, reunindo obras de grandes mestres como Nicola Pisano, Arnolfo di Cambio, Guercino e até Michelangelo.

Algumas dessas peças ainda estão expostas na igreja, como O Matrimônio Místico de Santa Catarina, de Filippino Lippi.

Basílica de São Domingos em Bolonha
Cúpula sobre o altar-mor da Basílica de São Domingos

Em uma das capelas está um órgão tocado por Mozart, que passou uma temporada em Bolonha. Sim, aos 14 anos, Mozart veio a Bolonha estudar música e se preparar para os exames da prestigiadíssima Accademia Filarmonica di Bologna — a filiação a essa instituição era um atestado de excelência para músicos, no Século 18.

Não deixe de visitar o Mosteiro de São Domingos, anexo à Basílica, para ver seus belíssimos claustros.

Basílica de São Domingos em Bolonha
Basílica de São Domingos em Bolonha
No alto, o coro renascentista da Basílica. Acima, o altar-mor


⭐ Os canais de Bolonha

Para trazer as águas dos rios próximos para mais perto de seu núcleo urbano, os bolonheses começaram a construir uma rede de canais, ainda no Século 12, assegurando o abastecimento da cidade e um acesso mais fácil ao Rio Pó, que corre cerca de 40 km ao Norte de Bolonha, para o transporte de mercadorias.

Canais de Bolonha

O Canal do Reno visto em uma abertura na Via Oberdan


Bolonha teme quase 60 quilômetros de canais navegáveis e que permaneceram em uso até a década de 50.

Quando começaram a ser cobertos, deram a Bolonha uma aura de “Veneza secreta” que, de vez em quando, se mostra aos visitantes por algumas brechas entre as fachadas, como na Rua Oberdan, no antigo Ghetto Judaico, onde eu estava hospedada.

Canal do Reno em Bolonha

A mais famosa dessas aberturas é a Janela da Via Piella, aberta na parede de um edifício, debruçada sobre o canal Moline. O escritório turístico de Bolonha (Bologna Welcome, na Piazza Maggiore) distribui mapas com o roteiro dos canais. 

Mais sobre a cidade
Bolonha – dicas práticas
Onde comer - e o que comer - em Bolonha
Onde se hospedar em Bolonha
Itália e Espanha: Roteiro por Roma, Florença, Bolonha e Madri

Índice de destinos na Itália, com dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links ⇩


A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

5 comentários:

  1. Adorei o relato! Estarem na Itália em novembro e Bolonha faz parte do roteiro! Seu post me servirá de guia.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post!

    Morei um ano em Bologna, estudando. Seu texto e suas fotos trouxeram o que ha de melhor na cidade. Relembrei muita coisa durante a leitura.

    Parabéns e obrigado!

    Jr

    ResponderExcluir
  3. Oba, adoro sair no #Linkódromo :). Valeu, Natalie

    ResponderExcluir
  4. Magnífico Blog. Tem tudo bem descrito sobre a bela cidade. Parabens

    ResponderExcluir