9 de outubro de 2016

Um passeio à Serra da Estrela, Portugal


Queijo da Serra da Estrela, Portugal
Taí a estrela da serra: este queijo bate um bolão


Região mais alta de Portugal, a Serra da Estrela entrou no mapa turístico muito por conta de suas temporadas de neve, coisa rara em um país de invernos amenos.

Mas visitar a Serra da Estela no verão, como foi o meu caso, também é garantia de encontrar muitos encantos.

 A natureza bem preservada da Serra da Estrela oferece lindas paisagens, além das cidadezinhas fofas. Pra vocês terem uma ideia, a maior cidade por lá é Seia, com apenas sete mil habitantes.

E eu ainda nem falei da estrela da serra, o famoso queijo de casca dura e molinho por dentro que, sozinho, já vale a viagem.

Serra da Estrela em Portugal
Serra da Estrela em Portugal
Serra da Estrela em Portugal
Paisagem típica da Serra da Estrela, com terraços de cultivo e casinhas de pedra

Fazia tempo que eu queria dar um passeio pelos “Montes de Hermes” (o nome dado pelos romanos à Serra da Estrela). A  estadia em Coimbra, que fica bem perto, conspirou a favor.

A região merece mais tempo, mas o bate e volta à Serra da Estrela ficou redondinho. Estivemos em Seia, que é muito bonitinha, visitamos o Museu do Pão e atravessamos uma porção do Parque Natural da Serra da Estrela para chegar a Piódão, uma das célebres aldeias do xisto de Portugal.

 Veja como foi esse bate e volta à Serra da Estrela:

Passeio à Serra da Estrela, Portugal


Seia na Serra da Estrela, Portugal

A pequenina Seia, com 7 mil habitantes, é a maior cidade da Serra da Estrela


O que fazer na Serra da Estrela


Terra de pastores desde tempos imemoriais, a Serra da Estrela ganhou este nome em referência à estrela Aldebaran, da Constelação de Touro, que nasce sobre a cadeia de montanhas no início da primavera (para quem olha do vale do Rio Mondego), anunciando o fim do degelo e a hora de levar as ovelhinhas para pastar nas alturas.

Os primeiros habitantes da Serra da Estrela voltavam seus observatórios astronômicos para Aldebaran, como mostram vestígios arqueológicos encontrados na região de Coimbra.

As formas de medir a passagem do tempo podem ter mudado, mas a Serra da Estrela ainda guarda um arzinho de (muito) antigamente.

Não fosse a estrada asfaltada, daria para acreditar em túnel do tempo olhando aquelas montanhas muito verdes eventualmente adornadas por uma ou outra casinha de pedra. 

Igreja da Misericórdia de Seia, na Serra da Estrela, Portugal

A Igreja da Misericórdia, no Centrinho de Seia, com a Capela de São Pedro à direita. Em primeiro plano, a Fonte das Quatro Bicas


⭐Seia

A cidade de Seia, a nossa primeira parada na visita à Serra da Estrela, é o coração do maior município da região. Sua origem é muito antiga, anterior à chegada dos romanos, sede de um antigo castro (povoação fortificada) lusitano.

Hoje, Seia tem uma carinha meio século 18/19.

Logo no centro de Seia, não deixe de visitar a Igreja da Misericórdia, simplesinha por fora, mas com um belo interior. Ao lado fica a Capela de São Pedro, de origem românica. 

Igreja da Misericórdia de Seia, na Serra da Estrela
Conjunto de imagens sacras na Igreja da Misericórdia em Seia, Portugal
Conjunto de imagens sacras da Igreja da Misericórdia. No alto, o altar-mor 


No ponto mais alto da cidade estão os vestígios do Castelo de Seia, originado no castro primitivo e reforçado pelos romanos, quando tomaram a região.

Os visigodos e os árabes também usaram o lugar como fortaleza, mas tudo o que você vai ver do Castelo de Seia, agora, são os restos da muralha construída após a reconquista cristã, no Século 11, e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, erguida entre os restos da fortificação.

Igreja da Assunção de Seia na Serra da Estrela, Portugal
Seia na Serra da Estrela em Portugal
Seia na Serra da Estrela em Portugal
A Igreja da Assunção (no alto) ocupa o lugar do antigo Castelo de Seia, de onde se tem uma ampla vista para a cidade e as montanhas ao redor


Onde comprar o queijo da Serra da Estrela


Em Seia, aproveitamos para comprar um estoque de queijos da Serra da Estrela. Na cidade há várias lojinhas que vendem o produto, alguns mais artesanais, outros produzidos em grande escala.

É questão de pesquisar, perguntar (as pessoas são extremamente gentis e parecem gostar muito de uma prosa) e, claro, provar, hummmm.

Se você não vai à Serra da Estrela, pode encontrar a estrela da serra nos supermercados das grandes grandes cidades e até no free shop do aeroporto.

Resto da muralha do Castelo de Seia, na Serra da Estrela, Portugal
Restos da muralha do Castelo de Seia, construído após a Reconquista Cristã no mesmo local em que povos pré-romanos mantinham uma povoação fortificada


Patrícia Roque e Rafael Boro, que moram em Portugal e escrevem o blog Cultuga, recomendam a compra nas lojas do El Corte Inglés. Dá uma olhada no post deles: Onde provar o famoso Queijo Serra da Estrela?

⭐ Museu do Pão em Seia

Localizado em uma quinta nos arredores de Seia, no alto de uma ladeira inacreditável (nosso carrinho quase deu uma refugada), o Museu do Pão já valeria só pela vista para a paisagem da Serra da Estrela. 

Bar do Museu do Pão da Serra da Estrela, em Seia, Portugal
O bar do Museu do Pão tem esta vista. Eu não queria mais sair de lá

Museu do Pão da Serra da Estrela, Portugal
"Pão" nas diversas línguas faladas na Terra

Museu do Pão da Serra da Estrela, Portugal
Repare que pão em iorubá é akahra. Reitero, portanto, que chamar acarajé de "bolinho" é uma ignomínia. "Pãozinho" eu vou tolerar 😊
Museu do Pão da Serra da Estrela, Portugal

Além da vista lá do alto, o Museu do Pão é bem interessantinho por si mesmo. A pequena exposição recorda a importância alimentar, política e religiosa do pão, apresenta os diversos tipos de pães tradicionais em Portugal e apetrechos, manuais e outros objetos usados no fabrico do alimento. 

Em uma pequena oficina, você pode amassar e modelar o seu próprio pãozinho decorativo que, depois de assado, vira uma recordação da visita.

Museu do Pão em Seia na Serra da Estrela
O Museu do Pão fica no final de uma ladeira inacreditável de tão íngreme

Museu do Pão em Seia na Serra da Estrela
Nem só de trigo se faz pão. Os cartazes expostos no museu são de uma campanha para o melhoramento das colheitas de milho e trigo em Portugal, assegurando o abastecimento da matéria prima do pãozinho de cada dia
Museu do Pão em Seia na Serra da Estrela
Museu do Pão em Seia na Serra da Estrela
Museu do Pão em Seia na Serra da Estrela
Museu do Pão em Seia na Serra da Estrela
A exposição do museu lembra a importância do pão nos rituais de diversas religiões, como o catolicismo e o judaísmo

Museu do Pão em Seia na Serra da Estrela
Uma amostra da variedade de pães tradicionais do Norte de Portugal

Loja do Museu do Pão na Serra da Estrela
Loja do Museu do Pão na Serra da Estrela

Adivinhe o produto mais vendido na lojinha do museu — pão, é claro. E crocantinho assim, quem há de resistir?


⭐Esticada a Piódão


Pra ser bem rigorosa, Piódão não fica na Serra da Estrela, mas na Serra do Açor, um pouco mais ao Sul, mas a visita a essa bela aldeia do xisto é uma combinação frequente com a passagem pela serra mais famosa.

Aldeia de Piódão em Portugal
Aldeia de Piódão em Portugal
Piódão é esta belezinha de aldeia, que compensa cada uma das curvas arrepiantes da estrada


As aldeias do xisto de Portugal são vilinhas típicas da região que fica entre Coimbra e Castelo Branco.

São chamadas assim porque suas casas são sempre construídas com lascas irregulares de xisto, mineral abundante na área, e com telhados de ardósia.

Aldeia de Piódão em Portugal
Aldeia de Piódão em Portugal
Minha primeira visão de Piódão, ainda na estrada


Piódão é apontada como uma das mais bonitas aldeias de xisto de Portugal, até pela tradição local de pintar as portas e janelas em um azul forte.

O conjunto das construções de Píódão, pendurado em uma encosta, é muito fotogênico, com o paredão da montanha às costas e de cara para o precipício.

Aldeia de Piódão em Portugal
Aldeia de Piódão em Portugal

A igrejinha branca destoa — parece que é de propósito, para realçar a beleza das casinhas de pedra


A construção mais famosa da aldeia de Piódão é a que destoa do padrão. A igreja, pintada de branco, faz um contraponto encantador às fachadas rústicas que a cercam.

O maior charme de Piódão são suas ruelas estreitíssimas que vão se enroscando encosta acima e que a gente percorre anotando os pequenos detalhes que expressam a identidade de quem vive nas casinhas uniformes: um vasinho de gerânios, uma cortina florida, uma manta em cores vivas no peitoril de uma janela.

Apenas cerca de 200 pessoas moram na aldeia, portanto, vá preparada para encontrar um ritmo desaceleradíssimo e um sossego que nem os turistas conseguem quebrar.

Casas de lascas de xisto na aldeia de Piódão em Portugal
Telhados de ardósia na aldeia de Piódão em Portugal
Em uma região de pastores pobres, as casas são construídas com o material mais à mão: lascas de xisto para as paredes e ardósia para os telhados 


Passeio à Serra da Estrela - dicas práticas


O Parque Nacional da Serra da Estela tem 88,5 mil hectares, área que equivale a menos da metade do nosso Parque Nacional da Chapada Diamantina. Pode não parecer grande, mas tem muita coisa para ver por lá.

Depois de ter feito apenas um bate e volta à Serra da Estrela, estou mais convencida ainda de voltar e reservar uns três ou quatro dias para explorar a região. Se você tiver folga no seu roteiro, pense nisso.

Igreja da Misericórdia de Seia na Serra da Estrela, Portugal
Igreja da Misericórdia de Seia na Serra da Estrela, Portugal
Decoração do coro da Igreja da Misericórdia, em Seia


Luiza Antunes, do blog 360 Meridianos (do qual não canso de dizer que sou fã), morou em Coimbra e tem um post bem legal com dicas do que fazer na Serra da Estrela em uma temporada mais esticadinha.

Museu do Pão em Seia na Serra da Estrela, Portugal
Na exposição do Museu do Pão, antigos manuais que ajudavam os camponeses no fabrico do alimento


Como chegar à Serra da Estrela


Cheguei à Serra da Estrela partindo de Coimbra. Foram 130 km de estrada até Seia, a maior cidade da região (com apenas 7 mil habitantes no núcleo urbano!) e porta de entrada para os encantos da serra.

Fiz o percurso de Coimbra a Seia em um pouquinho menos de duas horas — o Google Maps, meu guia, prometia uma hora e meia, mas usei o acelerador com parcimônia, pois a estrada é cascuda.

Serra da Estrela em Portugal

A Serra da Estrela é um hit de inverno, por causa da neve. Mas eu adorei a paisagem de verão


Minha rota foi pela rodovia IP3, passando por Penacova (não se assuste com o nome, mas bem que parece agouro, ainda mais com aquelas curvas da estrada) e depois pela IC6 e N17.

As estradas que levam à Serra da Estrela estão em boas condições, mas prepare-se para as muitas curvas do caminho, muitas delas contornando precipícios respeitáveis.

A paisagem é muito bonita, mas, se estiver dirigindo, resista à tentação e mantenha os olhos na pista.

Seia fica nos limites do Parque Natural da Serra da Estrela e já oferece uma paisagem maravilhosa. Para mergulhar um pouquinho mais na beleza local, estiquei a viagem até Piódão, uma das famosas aldeias de xisto de Portugal.

Aldeia de Piódão em Portugal
Aldeia de Piódão em Portugal
Aldeia de Piódão em Portugal
A fofíssima Piódão tem apenas 200 habitantes
Estrada na Serra da Estrela em Portugal

Uma curva mais mansinha da estrada para Piódão — tão mansinha que ousei largar uma mão do volante pra fazer a foto


De Seia a Piódão

A distância entre Seia e Piódão é de apenas 40 quilômetros, pela N 231, que corta o Parque Nacional da Serra da Estrela.

É um trecho bem cascudo de estrada, até pra quem não tem medo de dirigir.

É uma curva atrás da outra, descidas abissais e subidas cabeludas. A estrada é estreitinha, muito mal sinalizada e com trechos de asfalto precário.

A pista geralmente fica ensanduichada entre um paredão de rochas e um abismo. Fiz esses 40 km em cerca de uma hora e meia.

Serra da Estrela em Portugal

A estrada é cascuda, mas a paisagem é muito bonita



Onde Comer na Serra da Estrela

⭐Museu do Pão
Quinta Fonte do Marrão, fone 238.310.760. Bufê a € 39 por pessoa.

Restaurante do Museu do Pão em Seia na Serra da Estrela, Portugal
Restaurante do Museu do Pão em Seia na Serra da Estrela, Portugal

Almoçamos muitíssimo bem no Restaurante do Museu do Pão


O Museu do Pão, em Seia, rende uma visita interessante, mas não há como negar que seu maior atrativo é o restaurante.

A construção de pedra, cheia de janelas, fica debruçada sobre um vale. O ambiente é elegante, o serviço é muito competente e a comida, servida em sistema de bufê, é muito gostosa.

Restaurante do Museu do Pão em Seia na Serra da Estrela, Portugal
Restaurante do Museu do Pão em Seia na Serra da Estrela, Portugal
Restaurante do Museu do Pão em Seia na Serra da Estrela, Portugal
No alto e ao centro, o bufê de saladas. Acima, as sobremesas

O bufê do restaurante do Museu do Pão tem quatro estações (entradas, saladas, pães e sobremesas) e duas opções de pratos quentes, que não ficam no bufê e são trazidos à mesa pelos garçons.

No dia que passamos por lá estavam sendo servidos um bacalhau perfeitinho e javali.

Restaurante do Museu do Pão em Seia na Serra da Estrela, Portugal
O bacalhau estava perfeito
Restaurante do Museu do Pão, em Seia, Serra da Estrela, Portugal
Obelix teria a-ma-do este javali

Roteiros em Portugal

Para ver todos os posts e destinos do blog em Portugal, clique nos ícones do mapa



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cyntia, parabéns pelo seu post!
    Estou com viagem marcada para Portugal e pretendo passar duas noites na região de serra da estrela.
    Adorei o seu roteiro e pretendo segui-lo, incluindo mais alguns atrativos..
    Só senti falta de uma informação, que não tenho encontrado pela internet, existe algum local de visitação para conhecer o processo de fabricação do queijo?
    Se puder me ajudar com essa dica, ficarei imensamente agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos, obrigada e desculpe a demora em responder - eu estava viajando :)

      Olha, tb achei muito difícil encontrar informações sobre lugares para ver a produção de queijos na Serra da Estrela. Sugiro que você converse com os vendedores nas pequenas cidades. A produção, geralmente, é muito artesanal, feita em pequenas propriedades. É uma pista que vale a pena percorrer.

      E se encontrar um lugar legal para acompanhar a produção do queijo, volta aqui pra contar pra a gente :)

      Excluir
    2. Obrigado, Cyntia!
      Continuo a minha busca..
      Se realmente conseguir encontrar um local que permita ver e conhecer o processo de produção, passo aqui para deixar essa dica.
      ;)

      Excluir
  3. Olá. Parabéns e obrigado pelo sugestivo post. Iremos ao Alentejo e à Serra da Estrela no próximo mês de Julho/2019. Por suas valiosas indicações (cheguei a vc via Ricardo Freire), incluímos o regresso desde Valhelhas a Seia, via Manteigas (atravessando a Serra), quando estivermos por voltar a Lisboa. Uma vez mais, muitíssimo obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. É um ótimo passeio. Aproveitem e boa viagem :)

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa descrição, digna de uma romancista.

    ResponderExcluir
  6. Estou querendo fazer bate volta de Lisboa a serra da estrela? É possível? Alugo carro? É tranquilo? Ou vou de trem ,ônibus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De Lisboa à Serra da Estrela eu, sinceramente, não recomendo fazer bate e volta. As distâncias giram em torno dos 300 km, você gastaria muito tempo em deslocamentos e aproveitaria pouco do passeio.
      Fiz o bate e volta de Coimbra a Seia (94 km).

      Excluir