15 de abril de 2016

Hospedagem em Bogotá - La Candelaria

Vista do balcão do apartamento do Hotel de la Ópera, em La Candelaria, Bogotá
A vista do balcão do meu quarto no Hotel de la Ópera. Bom demais acordar assim

Uma coisa era inegociável nesse meu retorno à Colômbia: minha hospedagem em Bogotá seria no bairro histórico de La Candelaria.

Já tinha gostado muito do astral de La Candelaria na primeira passagem por Bogotá. Além disso, a maioria das atrações que me interessam na cidade ficam na área do Centro Histórico. A chance de fazer grande parte dos deslocamentos a pé é sempre tentadora pra mim. Em uma metrópole famosa pelo trânsito enroscado, isso vira item básico de sobrevivência.

Escolhi o Hotel de La Ópera a partir da indicação de uma colega. Ele é o único cinco estrelas de La Candelaria — pra ser rigorosa, é o único hotel, hotel meeesmo, do bairro. Os demais que aparecem na internet ou não ficam exatamente na em La Candelaria ou são hospedagens mais alternativas.


Vista do balcão do apartamento do Hotel de la Ópera, em La Candelaria, Bogotá
Outro ângulo de visão do balcão do meu quarto

Fiquei três noites no Hotel de la Ópera e conto o seguinte: se você quer hospedagem bonita, confortável, com excelente localização e preços atraentes, acho que vai gostar da minha escolha tanto quanto eu.

Veja como foi minha experiência de hospedagem em Bogotá em La Candelaria e a avaliação detalhada do Hotel de la Ópera:

Pátio colonial do Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá
O pátio colonial do Hotel de la Ópera

Hospedagem em Bogotá - La Candelaria


Na dúvida sobre o melhor bairro para se hospedar? Leia este post:
Candelaria ou Chapinero: Onde é melhor ficar em Bogotá?

E a minha experiência na parte moderna na cidade está aqui:
Hospedagem em Chapinero: Best Western Plus 93 Park Hotel


A localização do Hotel de la Ópera

A primeira grande vantagem do Hotel de la Ópera é que ele fica bem no miolinho mais interessante de La Candelaria, no quarteirão ao lado ao do casarão da Casa da Moeda (que reúne os museus do Banco da República, entre eles o Museu Botero) e do Centro Cultural Gabriel Garcia Marques.

Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá
O Hotel de la Ópera ocupa dois casarões antigos lindamente restaurados

A Praça de Bolívar está a 150 metros e o Teatro Colón de Bogotá é vizinho de parede do hotel. Dá para visitar todas as atrações de La Candelaria a pé — entre os lugares mais distantes, o Museu do Ouro fica a cerca de 800 metros e a Quinta de Bolívar a 20 minutos de caminhada.

O trecho onde está o Hotel de la Ópera (esquina da Calle 10 com Carrera 6a) é uma área restrita a pedestres, mas os táxis e automóveis podem levar e recolher hóspedes e bagagem até a porta do hotel.

Fachada do Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá
O Hotel de la Ópera fica em uma rua de pedestres, no miolinho mais interessante de La Candelaria. No canto direito da foto abaixo, um pedacinho da fachada do meu ilustre vizinho, o Teatro Colón de Bogotá

Fachada do Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá


Segurança em La Candelaria

O bairro de La Candelaria é considerado muito seguro, até porque é densamente policiado. É difícil caminhar 100 metros sem passar pelo menos por uma dupla de policiais ou de soldados do Exército e é raro o estabelecimento mais arrumadinho do bairro que não tenha sua segurança particular.

Parlamento da Colômbia, na Praça Bolívar, La Candelaria, Bogotá
A Praça Bolívar fica  a 150 metros do hotel. Na imagem, o Capitólio Nacional da Colômbia, sede do Parlamento

Colegio Mayor de San Bartolomé, Bogotá, Colômbia
A pouco mais de 100 metros do hotel, outro vizinho ilustre é o Colegio Mayor de San Bartolomé, fundado pelos jesuítas em 1604

Colegio Mayor de San Bartolomé, Bogotá, Colômbia

No Hotel de la Ópera, o trabalho de segurança é desempenhado principalmente por mulheres, que se revezam em turnos na entrada do hotel.

Mesmo com esse aparato, os funcionários do hotel recomendam que à noite o hóspede evite andar por áreas desertas de La Candelaria e pegar táxi na rua. A orientação é, sempre que possível, pedir para a equipe do bar ou restaurante chamar um teletáxi.

Igreja de la Candelaria, Bogotá
O bairro é seguro e muito agradável. À direita, na imagem, a Igreja de la Candelaria.

Minha experiência em La Candelaria foi bem tranquila, andei pra baixo e pra cima sem jamais me sentir ameaçada.

As acomodações do Hotel de la Ópera
Quando fiz a reserva no Hotel de la Ópera (com cerca de um mês de antecedência) a diferença de preço do apartamento standard (R$ 350) para as suítes júnior (R$ 400) compensava bastante apostar em uma acomodação mais requintada.

Apartamento do Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá
Meu quarto aconchegante, elegante e bonitão

Escolhi a suíte júnior colonial (tem uma outra, em estilo art-déco, que também parece tentadora), que é imensa, muito bonita, confortável e aconchegante.

A suíte colonial fica no primeiro andar do hotel e tem um balcão maravilhoso, daqueles de madeira, que deve ter sido fechado por gelosias em outros tempos, mas agora tem janelas envidraçadas que se debruçam para a rua.

Apartamento do Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá
Dois ângulos do quarto: cafeteira (cantinho esquerdo da foto), muitas luzes de leitura, mesa de trabalho... tudo que eu acho indispensável

Esse balcão virou meu cantinho preferido no apartamento. Adorava acordar bem cedinho, abrir as janelas e observar La Candelaria despertando aos pouquinhos, enquanto os sinos da Igreja de San Ignacio de Loyola repicavam, a menos de uma quadra de distância.

Decorado com muito bom gosto, meu apartamento no Hotel de la Ópera tinha praticamente tudo que eu acho essencial: cafeteira, muitas luzes de leitura, poltronas, mesa de trabalho, três (!!) armário, cofre...

Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá
"Meu" lindo balcão visto da rua e, abaixo, a rua vista do meu lindo balcão. La Candelaria ganhava um toque bem romântico olhada através dessas vidraças

Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá


Só não gostei da economia de tomadas (pelamordedeus, hotéis, entendam que tomada na mesa de cabeceira é essencial pra quem usa o celular como despertador!!).

Por falar nisso, já mostrei no post com as dicas práticas de Bogotá que a Colômbia adota o modelo de tomada de pinos achatados. Não esqueça de levar o adaptador.

Outros pontos altos do quarto do Hotel de la Ópera: cama deliciosa, colchão com a densidade exata, travesseiros fofinhos e cheirosos, roupa de cama de excelente qualidade.

Apartamento do Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá
Banheira com vista para La Candelaria

Não sou de ver TV, ainda mais quando estou viajando, mas tenho que elogiar a quantidade e variedade de canais a cabo (geralmente, só presto atenção neste quesito de abril a junho, quando Game of Thrones está no ar, mas em homenagem aos leitores da Fragata eu tratei de checar esse item, rsss) .

Adorei a banheira antiga, de ferro esmaltado, tamanho XL, daquelas que quase dá pra treinar natação dentro, perfeita para relaxar depois de um dia de muitas caminhadas pela cidade.

A ducha também era excelente, forte e esquentava bem rápido (cada dia tenho menos paciência com chuveiro que demora pra chegar na temperatura certa).

Apartamento do Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá


Atendimento, estrutura e serviços do Hotel de la Ópera
A equipe do Hotel de la Ópera é muito bem treinada e bem disposta a ajudar com informações sobre a cidade.

Tentei conseguir de última hora um guia para um passeio histórico/arquitetônico por La Candelaria e o pessoal da recepção de esforçou bastante para encontrar um profissional com agenda livre, em pleno feriado do dia de São José. Pena que não deu certo, mas valeu a atenção.

O Hotel de la Ópera está instalado em dois casarões antigos (um colonial e outro do Século 19, no estilo republicano).

Sala de estar do Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá
Uma das salas de estar do Hotel de la Ópera

Sala de estar do Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá


O projeto arquitetônico da reforma para a instalação do hotel resultou muito harmônico e elegante. A preservação das construções não atrapalha o conforto: o Hotel de la Ópera é todo climatizado, tem WiFi gratuito impecável (imagino o “esforço” do sinal para atravessar aquelas paredes que chegam a ter 70 cm de espessura, nas áreas mais antigas) e todas as comodidades modernas.

A história dos dois edifícios é muito interessante — logo na entrada do meu quarto, um trecho da parede sem revestimento revelava a construção em taipa, muito antiga.

A origem da construção colonial foi uma cavalariça, mas as duas edificações também abrigaram um seminário e uma universidade. O local acabou dividido em casa de cômodos e pequenos comércios. Com a revitalização do bairro da Candelaria, o espaço foi comprado, restaurado e transformado no Hotel de la Ópera.

Pátio interno do Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá
Os edifícios do Hotel de La Ópera já abrigaram uma cavalariça, um seminário e uma universidade

Pátio interno do Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá

O hotel  tem 42 apartamentos em três categorias (standard, superior e suíte júnior).

O que ele não tem é tem garagem (quem é doido de alugar carro em Bogotá?), mas oferece serviço de manobrista e tem convênio com estacionamentos (pagos) da área.

As instalações do spa e a piscina do Hotel de la Ópera ficam em um terceiro edifício, recentemente integrado ao conjunto, um prédio dos anos 40. Essa área é muito elegante e agradável, mas vou ficar devendo fotos, pois não é permitido fazer imagens lá.

Restaurante La Sacala, Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá
Restaurante La Scala, no térreo do hotel

Café da manhã e restaurante do Hotel de la Ópera
Há dois restaurantes no Hotel de la Ópera. Experimentei duas vezes o La Scala (falei mais dele nas dicas de onde comer em Bogotá), que serve comida mediterrânea. Ele fica no térreo e também é lá que é servido o café da manhã.

O Restaurante El Mirador fica no quarto andar do hotel e tem uma vista famosa para os telhados de La Candelaria. Infelizmente, nos dias em que estive no hotel ele só estava funcionando na hora do almoço e não calhou de eu estar no hotel para experimentá-lo e conferir o visual lá do alto.

O hotel também tem um bar, El Automático, que também não experimentei.

Restaurante La Scala, Hotel de La Ópera, La Candelaria, Bogotá
Drinque e livrinho para esperar o jantar no La Scala

O café da manhã do Hotel de la Ópera é bom, mas é meio decepcionante, considerando-se a categoria do hotel.

Não tenho queixas quanto à qualidade, tudo que provei estava bem gostoso, mas achei a variedade muito limitada. A parte boa é que sempre tinha arepas quentinhas pra começar o dia, com suco de lulo e de graviola (guanábana), duas frutas populares na Colômbia e que eu adoro.

⭐ Hotel de la Ópera
Calle 10 nº 5-72, La Candelaria
Fiz reserva pelo Booking com cerca de um mês de antecedência. Diárias em apartamento duplo a partir de R$ 350.


Todas as dicas da Colômbia: post-índice com mapa
Bogotá, Cartagena, Ilhas do Rosário e Villa de Leyva




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

3 comentários:

  1. Realmente é uma grande dúvida saber onde ficar hospedado em Bogotá. Quando fui li relatos que a região da Candelária não era segura principalmente à noite quando tudo ficava deserto. Optei por ficar na Zona Rosa e adorei, mas realmente você tem que definir o que quer fazer em uma cidade antes de reservar o hotel. Zona Rosa = boemia, Candelária = história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adelaide, é bem assim. Tem que decidir as prioridades. Eu fiquei duas noite na Zona Rosa, quando voltei da Villa de Leyva, e foi uma experiência bem diferente. Gostei muito, também. Logo vai ter post sobre esse outro hotel :)

      Excluir
    2. Mas, sabe, não achei a Candelaria especialmente perigosa à noite, não :)

      Excluir