30 de janeiro de 2019

Onde passar o Carnaval - destinos para escapar da folia

Roteiros de Carnaval
João Pessoa, Cuba, Punta Cana e Cartagena:
escapada de Carnaval com praia é sempre melhor

Faz tempo que a folia de Momo, pra mim, virou sinônimo de folga. Um intervalo que rima com viagem, não com folia. Decidir onde passar o Carnaval, porém, exige algumas estratégias para driblar os preços altos e a lotação esgotada de alguns destinos.

Se a ideia é mesmo fugir do Carnaval, é preciso escolher um lugar fácil de chegar — ninguém quer passar metade dos feriados em deslocamentos, né? — e que não seja muito afetado pela movimentação da festa.

Punta Cana, República Dominicana, Caribe

Punta Cana, República Dominicana: o Caribe é ótimo na época do Carnaval


Comprar passagem com antecedência, adequar a escolha do destino ao tempo total da folga — só tem os quatros dias ou vai dar para emendar a semana toda? — e escolher um lugar que caiba no orçamento são elementos essenciais para montar uma boa viagem de Carnaval.

Veja neste post as minhas estratégias para organizar uma escapada e definir onde passar o Carnaval: 

Missão Jesuítica de San Ignacio Miní, Argentina
San Ignacio Miní, antiga missão jesuítica em território argentino, um dos passeios que fiz a partir de Foz do Iguaçu na escapada do Carnaval de 2016

Onde passar o Carnaval


Como escolher um destino para fugir do Carnaval

Na hora de escolher onde passar o Carnaval, a primeira pergunta a ser respondida é: Quanto tempo você tem?

Porque é fundamental escolher um destino que não vá consumir muito tempo em deslocamentos. Se você tem só os quatro dias de Carnaval de folga, é melhor escolher algum lugar no Brasil. Pra não passar o feriado voando e esperando conexão na chatice de um aeroporto.

A maior vantagem de viajar no Carnaval para fora do Brasil é a certeza que de que não vai aparecer um carro de som estrondando o último hit da folia, estragando meu sossego — afinal, estamos falando de escapar da festa.

Bonito, Mato Grosso do Sul
Carnaval em Bonito: sombra e água fresca. Recomendo 😉
Além do mais, os preços do turismo no período do Carnaval no Brasil (passagens, hotéis e passeios) ficam mais animados do que trio elétrico das antigas.

Se você conseguir emendar o feriado, enforcando a quinta e a sexta posteriores à folia, terá 10 dias de folga e a escolha de onde passar o Carnaval vai depender mais de seu orçamento do que da equação tempo de voo/tempo líquido para aproveitar a escapada.

Cerro Campanário, Bariloche, Argentina
O lago Nahuel Huapi visto do Cerro Campanário, nos arredores de Bariloche, Argentina, no meu roteiro de Carnaval aos Lagos Andinos

Carnaval fora do Brasil
Com 10 dias de folga, prefiro apostar em escapadas de Carnaval em destinos internacionais. O Caribe é ótimo nessa época, embora as águas estejam um pouquinho menos cristalinas que no verão local (julho/agosto).

Cuba, Cartagena e Punta Cana me proporcionaram três carnavais inesquecíveis. 

Também aprovei o Carnaval nos Lagos Andinos, com paradas em Buenos Aires (na ida) e Santiago (na volta).

O intervalo de 10 dias também é ótimo para explorar uma cidade europeia e seu entorno, como Barcelona, que visitei no Carnaval de 2011.

Fachadas modernistas no Bairro do Eixample, em Barcelona
Fachadas modernistas no bairro do Eixample, Barcelona

⭐Carnaval em Barcelona

Dez dias de folga rendem um intervalo bacaninha para explorar uma cidade da Europa e arredores. Em 2011, passei Carnaval em Barcelona — onde, naturalmente, não vi nem sinal de folia momesca.

➡️ O segredo foi comprar a passagem aérea com bastante antecedência. Afinal, viajar no Carnaval não é uma ideia que ocorra só a meia dúzia de pessoas 😊. As  tarifas mais em conta esgotam rapidinho.

passeio de barco pelo Porto de Barcelona
Mesmo no frio, dá pra fazer um lindo passeio de barco pelo Porto de Barcelona
Com 10 dias para o roteiro, reservei cinco para Barcelona (quatro na chegada e depois mais um) e programei uma escapada à cidade medieval de Carcassonne, no Sul da França, que é simplesmente um sonho.

A viagem de Barcelona a Carcassonne, de trem, levou pouco mais de três horas, contando o tempo de conexão. Foram duas horas entre a capital catalã e Narbonne, já em território francês. De lá, após uma curta espera na estação, peguei outro trem que me deixou no destino final em meia hora de percurso.

Cidade medieval de Carcassonne, França
A Cité de Carcassonne parece um sonho, de tão linda
Recomendo duas noites em Carcassonne, para explorar a Cité (a cidade amuralhada medieval) e a Bastide (o bairro fora das muralhas, do Século 14) com calma. Aproveite para provar o cassoulet, prato que foi inventado lá.

Na volta de Carcassonne, ainda fiquei um dia em Girona, uma preciosidade catalã que preserva um lindo patrimônio medieval e eu super recomendo a todo mundo que vai a Barcelona.

Veja como foi essa viagem (no post, siga os links para ver os detalhes de cada etapa)
Roteiro: Barcelona, Girona e Carcassonne



Gaudí em Barcelona: La Pedrera e Sagrada Família
A Casa Millà (La Pedrera) e a Sagrada Família estão entre as obras mais famosas de Gaudí em Barcelona

Onde passar o Carnaval no Brasil 

Destinos para fugir da festa

No Brasil, minha melhores apostas de escapada de Carnaval foram João Pessoa, Bonito e Foz do Iguaçu

Em João Pessoa estão as melhores praias urbanas do Brasil. Foz do Iguaçu é um destino sem contraindicações para o ano inteiro, assim como Bonito.


Carcará, Pantanal do Mato Grosso, Brasil
O carcará é uma ave muito comum no Pantanal. O Carnaval não é a melhor época par visitar essa maravilha brasileira, mas a viagem acabou sendo ótima, com pouca chuva e muitos bichos 

Também pode valer a pena apostar em um destino nacional que esteja em baixa temporada na época do Carnaval, garantia de bons preços e pouca muvuca. Foi o caso do Pantanal, em 2015, e Bonito, nos feriados de Momo de 2017. 

Fevereiro não é a melhor época para visitar esses dois destinos, pois ainda é tempo chuvoso no Centro Oeste. Mas os preços estavam ótimos e eu aproveitei muito os passeios e o contato com a natureza. E São Pedro deu uma grande colaboração, pois choveu quase nada em Bonito e no Pantanal.

Veja como foram essas experiências:
Pantanal para urbanoides - dicas práticas

Bonito: como organizar sua viagem

Cataratas do Iguaçu, Brasil
Foz do Iguaçu rende um roteiro perfeito para os quatro dias de Carnaval
⭐ Carnaval em Foz do Iguaçu
Em 2016, eu só tive os quatro dias de folga, sem chance de emendar os feriados. Foz do Iguaçu se provou um senhor destino nacional para o Carnaval. Fiquei hospedada fora da cidade, na Avenida das Cataratas, e não vi nem sinal da folia.

Quatro dias parecem pouco tempo em Foz do Iguaçu, mas o intervalo ficou redondinho para aproveitar as atrações mais interessantes.

Visitei as cataratas do lado brasileiro e do lado argentino e ainda estiquei até San Ignacio Miní para ver as belíssimas ruínas da antiga missão jesuítica (e recomendo muito o passeio).

Ainda deu tempo de visitar o primeiro lar de Che Guevara, um sítio nos arredores da pequena Caraguatay que hoje é um museu.

Veja como foi io roteiro dessa viagem:
4 dias em Foz do Iguaçu: roteiro e dicas práticas

Praia do Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba
O amanhecer de um domingo de Carnaval na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa
⭐ Carnaval em João Pessoa
Essa é uma grande escapada de Carnaval: tem praia, calorzinho na medida e a folia em João Pessoa acontece principalmente na semana anterior aos feriados oficiais de Momo  você pode até encontrar um bloco ou outro na rua, mas a cidade segue em ritmo (quase) normal.

João Pessoa é o Nordeste do futuro. Resistiu à pressão do turismo de massas e à especulação imobiliária, preservando sua orla — Jampa tem espigões, mas longe da praia — e a silhueta imponente da falésia que caracteriza aquele ponto da costa brasileira.

Há 20 anos, os críticos diziam que João Pessoa tinha "parado no tempo". Na verdade, a cidade estava enxergando mais adiante e se recusando a ser um destino turístico descartável.

A capital paraibana já não é mais a cidade onde passei uma temporada de trabalho, no início dos anos 90  tão tranquila que eu voltava para casa a pé, sozinha, às duas da manhã, pela Orla de Manaíra.

João Pessoa cresceu, ganhou problemas de metrópole, mas ainda tem uma qualidade de vida muito superior à das grandes capitais brasileiras. Suas praias, limpas e bem cuidadas, são uma raridade em centros urbanos.

Se quiser variar o cenário, uma viagem curtinha leva a praias gostosas e mais rústicas, como a do Coqueirinho, 25 km ao Sul de João Pessoa.

Praia do Coqueirinho, no Litoral Sul da Paraíba
A Praia do Coqueirinho no Carnaval de 2012
Entre as atrações de João Pessoa, vale dar muitos mergulhos na Praia do Bessa, fazer caminhadas preguiçosas pelo calçadão da Praia do Cabo Branco e admirar a vista do alto da falésia, onde estão um farol e a Estação Cabo Branco (projeto de Niemeyer).

O Centro Histórico de João Pessoa surpreende pela riqueza do acervo arquitetônico, com destaque para o Centro Cultural São Francisco, conjunto barroco do Século 16.

Não deixe de esticar o passeio pelo Centro Histórico de Jampa até o larguinho da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, no final da rua Padre Antônio Pereira, para ver o Hotel Globo, de 1929.

O jardim do Hotel Globo, debruçado sobre o rio, é o melhor point de João Pessoa para ver o pôr do sol. O antigo hotel hoje abriga um museu, com peças decorativas e mobiliário em estilo Art Déco, que eu amo — ainda não visitei o acervo, mas o prédio é lindo.

Mais dicas de João Pessoa? Leia esses posts:
Carros antigos em Havana, Cuba
Até eu, que não ligo a mínima para automóveis, 
deliro com as "antiguidades" que circulam em Cuba
Carnaval do Caribe - grande pedida
⭐ Carnaval em Cuba - Havana e Santiago

Cuba foi minha estreia nos "invernos de 29 graus" do Caribe, minha primeira escapada para aqueles mares em um Carnaval. Uma jornada sentimental pelas memórias de uma das grandes aventuras do Século 20 — a revolução de Fidel, Che, Camilo e companhia, com pitadas de tietagem ao fantasma de Hemingway.

Acho difícil alguém visitar Cuba e não sentir uma enorme admiração pela dignidade daquele país tão pequenininho e com recursos tão limitados, mas onde só vi crianças nas ruas indo para a escola. Um país muito pobre, mas com segurança e qualidade de saúde e educação comparáveis aos do primeiro mundo.

Coquito, táxi turístico em Havana, Cuba
Os coquitos, ou coco-taxis, são triciclos com carroceria de fibra de vidro, um meio de transporte muito popular entre os turistas 
Ainda que seu barato não seja o turismo político, Cuba não vai lhe decepcionar. O Centro Histórico de Havana (Havana Velha) é um dos conjuntos coloniais mais espetaculares que já vi.

O mar do Caribe garante mergulhos inesquecíveis — e olha que meu banho de mar foi em Playa del Este, popular e sem frescura, mas um show de praia, na periferia de Havana.

Havana - Cuba

As baías de Santiago e de Havana, com seus fortes do Século 17 (San Carlos de la Cabaña e San Pedro de la Roca), merecem figurar em qualquer listinha de "paisagens mais bonitas das Américas.

Se Havana é claramente ibérica, latino-americana, Santiago de Cuba é a a expressão mais fiel do Caribe, com dois pés plantados na África, tão parecida com a minha Salvador que chegava a me confundir — e como é bom sair para dançar em Santiago de Cuba!

Castelo de San Pedro de la Roca, em Santiago de Cuba
Castelo de San Pedro de la Roca, em Santiago de Cuba

Santiago de Cuba fica na ponta Leste da ilha, aos pés da legendária Sierra Maestra, e foi palco da primeira tentativa de sublevação liderada por Fidel, o assalto ao Quartel de Moncada, em 1956. O lugar hoje é uma escola de primeiro grau e um museu.

Além de dançar muito em casas de trova anônimas ou famosas de Santiago e seguir a trilha das memórias da Revolução Cubana, não deixe de visitar o Castelo de San Pedro de la Roca, do Século 17. O visual lá do alto é lindo, especialmente ao pôr do sol.

Mais Cuba aqui na Fragata:
Todos os posts sobre Havana
E os posts sobre Santiago de Cuba

Centro histórico de Cartagena, Colômbia
Cartagena é apaixonante!
⭐ Carnaval em Cartagena, Colômbia
Cartagena foi meu destino no Carnaval de 2007, um encontro que eu sonhava ter desde que vi meu primeiro filme de piratas na Sessão da Tarde. E só posso dizer que a cidade cumpre até mesmo as promessas que nem sonhou em fazer 😊.

Fundada no Século 16, na rota marítima que levava as riquezas das colônias espanholas para a metrópole, Cartagena foi um dos portos mais importantes das Américas.

Suas ruas centenárias e fortificações estão impregnadas de memórias de navegadores, piratas e aventureiros que tentavam a sorte deste lado do mundo.

Cartagena tem também uma forte presença africana, como atestam as palenqueras, mulheres de uma comunidade próxima, San Sebastián de Palenque, remanescente de um quilombo, que vendem doces e frutas pelas ruas da cidade.

(Palenque é um idioma crioulo - misto de espanhol, português e línguas de origem afro – criado por escravos no período colonial. A palavra também é usada para designar quilombo, na região).

Centro histórico de Cartagena, Colômbia
Uma fachada bem típica de Cartagena. À direita, o campanário da Catedral
Quase cinco séculos depois da fundação da cidade, o núcleo histórico de Cartagena — o Centro e os bairros de San Diego e Getsemani — ainda permanece aninhado em um cinturão de sete quilômetros de muralhas e bastiões, erguidos após sucessivas tentativas de tomada da cidade feitas por ingleses e franceses.

O vasto conjunto arquitetônico colonial da cidade ganha ainda mais pintado em cores fortes e adornado por trepadeiras floridas que, pra mim, viraram a marca mais forte de Cartagena.

Ilhas do Rosário, Colômbia
"Minha" praia na Isla Grande, Arquipélago do Rosário
O melhor jeito de organizar uma temporada em Cartagena é combinar a visita à cidade com uma escapada a uma das Ilhas do Rosário, arquipélago/parque nacional que fica próximo à cidade (menos de uma hora de lancha) e oferece mar caribenho legítimo, hospedagem rústica bem pé na areia e um sossego que não é desse mundo.

Tudo sobre essa viagem
Ilhas do Rosário, o Caribe só pra mim
O que fazer em Cartagena
Cartagena: dicas práticas
10 horas em Bogotá

Todas as dicas de Bogotá

Punta Cana, República Dominicana

Linda e muito sossegada, Punta Cana é para quem quer se desconectar do mundo por alguns dias


Punta Cana, República Dominicana

⭐ Carnaval em Punta Cana
Punta Cana, praia deliciosa da República Dominicana, foi meu refúgio carnavalesco em 2006, talvez a viagem mais obscenamente preguiçosa da minha vida.

Passei seis dias inteirinhos no completo e irrevogável dolce far niente à beira-mar em Punta Cana. Pra não dizer que não fiz nada, li alguns livros 😊, aproveitando um mar perfeito: morninho e cristalino.

Punta Cana, República Dominicana

A Praia de Bávaro, em Punta Cana, onde fiquei hospedada no Carnaval de 2006


O esquema em Punta Cana tem poucas variações. O lugar é basicamente uma sucessão de resorts na beira da praia, onde a palavra de ordem é relaxar e desconectar do mundo.

Os hotéis de Punta Cana costumam funcionar no sistema all inclusive, com todas as refeições e bebidas já incluídas na diária, assim como a maioria das atividades de lazer.

No quesito estrutura, os hotéis oferecem piscinas, saunas, quadras de esporte, boates, cinemas e salas de jogos.
Punta Cana, República Dominicana

Seis dias entre o azul do mar e o azul da espreguiçadeira. Mas olha só o livrinho na foto abaixo: meu ócio não foi de todo improdutivo 😊


Punta Cana, República Dominicana

O uso de equipamentos náuticos (caiaques, prancha a vela e outros) geralmente é cobrado à parte.

Não espere agito ou uma "vida social" intensa em Punta Cana (a boate do meu hotel ficava às moscas).

Para quem curte mergulho, é comum os hotéis oferecerem saídas em lanchas (pagas à parte) para locais propícios à atividade.

O contato com a realidade local, fora dos muros do resort, é praticamente inexistente. Vá pelo descanso e pelo banho de mar, que é espetacular.

Para saber mais sobre essa viagem: Punta Cana: sombra e água fresca

Índice de praias da Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário