30 de novembro de 2015

São Paulo - um passeio no Centrão

Centrão de São Paulo
Um roteiro turístico pelo Centrão de São Paulo rende descobertas interessantes. Na imagem, uma das logomarcas da cidade, o Edifício Banespa (centro)


Atualizado em junho de 2018

Um roteiro pelo Centrão de São Paulo rende um passeio delicioso,cheio de reminiscências e descobertas.

Você vai encontrar vários testemunhos da história de São Paulo, como a Catedral da Sé e o Colégio dos Jesuítas (o berço da pauliceia), marcos da verticalização da metrópole, como os edifícios Guinle e Triângulo, e vestígios da elegância da área em tempos idos, como o Solar da Marquesa.

Pra terminar, veja a cidade do alto, no Farol do Santander, mirante do antigo Edifício Banespa.


Metrô de São Paulo
De metrô a gente chega rapidinho no Centrão. À direita, a Catedral Metropolitana homenageada nos semáforos da área

Fazia muito tempo que eu não dava uma voltinha pelo Centrão de São Paulo, região que fez parte do meu dia a dia, quando trabalhei lá perto, nos anos 90.

O Centrão mudou muito, de lá pra cá — pra pior e pra melhor, dependendo do quesito —, mas ainda é bem interessante desbravar o centro histórico possível de uma cidade tão dedicada ao culto ao "progresso" e ao "futuro" que jamais economizou na marreta e no trator e hoje conta com poucos marcos de pedra e cal de seu passado.

Centrão de São Paulo
Não esqueça de garimpar os detalhes no seu roteiro pelo Centrão de São Paulo
Na última passagem pela cidade, fiz esse roteiro pelo Centrão de São Paulo e amei o reencontro. É um passeio que encanta íntimos e não íntimos da pauliceia.

Prefira fazer o roteiro nos dias de semana, quando tem mais movimento e mais segurança. Aposto que você vai curtir. Bora passear?

Roteiro pelo Centrão de São Paulo

⭐ Catedral Metropolitana
Praça da Sé s/n. Metrô Sé. 
Diariamente, das 8h às 18h (aos sábados, fecha às 17). Entrada gratuita

Da Avenida Paulista, região onde estava hospedada, até a Praça da Sé, início do meu passeio, são só 15 minutinhos de metrô (se você não pegar a hora do rush, é capaz até de viajar sentada, como foi meu caso).

Catedral da Sé, São Paulo
A Catedral: feições neogóticas e sempre de portas abertas para o coração da cidade. A Praça da Sé é o marco zero de Sampa

A Estação da Sé do metrô, ponto de conexão entre as duas maiores linhas da cidade, até que estava medicada, quase calminha, sem lembrar nem de longe o pandemônio que ficou na minha memória.

Logo na saída da estação já dava para ver minha primeira parada no Centrão, a Catedral da Sé.

Se tem um estilo arquitetônico que me irrita é o tal do neogótico, que tem sempre um tom fake de coisa medieval produzida a séculos de distância da Idade Média. Mesmo assim, tenho um carinho imenso pela Catedral Metropolitana de São Paulo, Catedral da Sé para os íntimos.

Inaugurada em 1954, durante as comemorações do 4º Centenário de São Paulo, a Catedral está no mesmo local onde os primeiros colonizadores assentaram a Matriz de São Paulo de Piratininga, no Século 16.


Catedral da Sé, São Paulo
Detalhes do portal e do interior da Catedral da Sé

É fácil perdoar aquelas agulhas e ogivas anacrônicas quando a gente lembra do papel que a Catedral da Sé teve em tempos difíceis no Brasil, como foram os anos 70 e 80.

Foi na Catedral da Sé que o então cardeal arcebispo da cidade, D. Paulo Evaristo Arns, acolheu os movimentos democráticos em momentos decisivos, como na missa de corpo presente de Santo Dias da Silva, operário morto pela polícia durante uma manifestação, e no culto ecumênico por Vladimir Herzog, jornalista assassinado pela repressão política durante uma sessão de tortura.

Só isso já faz da Catedral da Sé um marco essencial em nossa história e não consigo evitar de me comover um pouquinho, todas as vezes que entro lá.

Edifício Guinle, primeiro arranha-céu de São Paulo
Edifício Guinle, primeiro arranha-céu de São Paulo

⭐ Edifício Guinle
Rua Direita nº 49

Prosseguindo no roteiro pelo Centrão de São Paulo, saia da Catedral da Sé e desça em direção ao Solar da Marquesa. Antes, porém, vale fazer um pequeno desvio à esquerda para ver o primeiro arranha-céu de Sampa — e se surpreender que esse adjetivo já tenha sido atribuído a uma construção de apenas sete andares.

Edifício Guinle, de 1913, é um castiço exemplar do Jugendstill (a art nouveau vienense) no coração da pauliceia e uma das obras pioneiras no uso do concreto armado na cidade.

Edifício Guinle, primeiro arranha-céu de São Paulo
Em 1913, sete andares bastavam para se chamar um prédio de "arranha-céu"

Edifício Triângulo, projetado por Oscar Niemeyer, Centrão de São Paulo
Projeto de Niemeyer, o Triângulo é uma espécie de irmão menos famoso do Copan

⭐ Edifício Triângulo
Rua José Bonifácio nº 24
Logo depois do Edifício Guinle, vire à esquerda na Rua José Bonifácio, onde está o Edifício Triângulo, de 1955.

Ele é uma espécie de irmão menos famoso do Edifício Copan. Também foi projetado por Oscar Niemeyer e é um dos marcos da verticalização do Centrão, na década de 50.

Painel de Di Cavalcanti no Edifício Triângulo, Centrão de São Paulo
O painel de Di Cavalcanti está bem maltratado, apesar de ser um bem tombado

Um dos destaques do Edifício Triângulo é o painel de Di Cavalcanti que adorna sua entrada — bastante machucado pela má conservação, mas ainda assim interessante.

⭐ Solar da Marquesa
Rua Roberto Símonsen nº 136. De terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.

Volte pela Rua Direita até a Praça da Sé e desça pela Rua Floriano Peixoto para a antiga Rua do Carmo (hoje Rua Roberto Simonsen), onde está o Solar da Marquesa, um raro sobrevivente dos imóveis do Século 18 em São Paulo.

Solar da Marquesa de Santos, Centrão de São Paulo
O Solar da Marquesa abrigou uma "mini corte" quando era a residência de Domitila, o grande amor de Pedro I

Com paredes de taipa de pilão ainda de pé em seu andar superior, o Solar da Marquesa provavelmente deva sua preservação a uma moradora ilustre, a Marquesa de Santos, que viveu no casarão entre 1834 e 1867.

Domitila de Castro, grande amor do imperador Pedro I, fez do Palacete do Carmo (outro nome do Solar da Marquesa) uma mini corte, animada por festas, tertúlias e saraus concorridíssimos.

O curioso é que depois da marquesa o solar virou Palácio Episcopal, uma guinada de 180 graus em sua ocupação baladeira.

⭐Pátio do Colégio
Praça Pateo do Collegio nº 2. De terça a domingo, das 9h às 17h. O Café fecha às 16:30h

Do Solar da Marquesa, o roteiro pelo Centrão de São Paulo prossegue para o berço da pauliceia.

Basta subir uma ladeirinha suave para desembocar no Pátio do Colégio, marco do nascimento de São Paulo. Foi neste local que os jesuítas — Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, entre eles — iniciaram  a povoação da cidade para catequizar os indígenas do Planalto de Piratininga.

Colégio dos Jesuítas, Centrão de São Paulo
O Colégio dos Jesuítas, origem da povoação colonial de Piratininga

Fazia décadas que não entrava no antigo colégio dos jesuítas e fiquei surpresa em encontrar um lugar agradável, bom para uma pausa no meio da muvuca do Centrão de São Paulo

No interior do edifício, o pátio arborizado abriga um café simpático, que serve pratos simples, petiscos e um famoso pão feito com base em uma receita do Século 16, que teria sido deixada por Anchieta.

Pátio do Colégio dos Jesuítas, Centrão de São Paulo
Parede de taipa original dos primórdios do Colégio dos Jesuítas. Abaixo, o Café do Pátio do Colégio, bom lugar para uma pausa
Pátio do Colégio dos Jesuítas, Centrão de São Paulo


Ao lado do café, não deixe de reparar na parede de taipa de pilão do Século 16 — difícil de fotografar, por conta do reflexo da luz no revestimento de vidro que a protege das intempéries.

Pátio do Colégio dos Jesuítas, Centrão de São Paulo
O pátio interno do Colégio dos Jesuítas

⭐ Museu de Arte Sacra
Colégio dos Jesuítas. Aberto de terça a domingo e feriados não religiosos das 9h às 12h e das 13h às 17h. Entrada R$ 8. Estudantes e professores pagam meia. Gratuito para maiores de 60, aposentados e crianças até 7 anos.

Na visita ao Colégio dos Jesuítas, reserve cerca de uma hora para ver o Museu de Arte Sacra, que funciona lá.

O acervo é pequeno, cobrindo do Século 16 ao 19, mas tem peças interessantíssimas, como as famosas paulistinhas, pequenas imagens de santos feitas em barro, feitas com técnica e estética desenvolvidas na região de Piratininga. É proibido fotografar o acervo do museu, por isso você vai ter que ir lá pra ver como são 😉.


Centrão de São Paulo
Eu adoro a arquitetura do Centrão de São Paulo

Outra peça muito interessante exposta no Museu de Arte Sacra dos Jesuítas é uma maquete de São Paulo no Século 16.

Na maquete, estão identificadas as povoações indígenas, as ocupações coloniais e, principalmente, o relevo acidentado de Sampa, que a gente até percebe quando se mete andar a pé pela cidade, mas que está completamente diluído visualmente pelo adensamento das construções — e acredite, naquela época Piratininga era muito verde e cortada por vários cursos d’água.

Edifício Banespa (Farol do Santander), Centrão de São Paulo
O Edifício do Banespa visto por cima do telhado do Colégio dos Jesuítas

⭐Edifício Banespa (Farol do Santander)
Rua João Brícola nº 24,  Metrô São Bento. De terça a sábado, das 9h às 20h. Domingos, das 9h às 19h. Ingressos (sempre com hora marcada): R$ 10.

O horizonte do meu roteiro tinha uma pontuação bem conhecida. Bastava levantar a vista para dar de cara com o Edifício do Banespa (antigo Banco do Estado de São Paulo, que foi privatizado e não existe mais).

No dia que fiz esse passeio, o mirante do prédio ainda estava fechado para reformas, mas já reabriu como Farol do Santander. A vista lá do alto é muito bacana e eu recomendo a subida.

O Edifício Banespa é uma das logomarcas mais fortes de Sampa. Foi inaugurado na década de 40 e chegou a ser o mais alto da cidade por mais de 10 anos — são 160 metros de altura, 35 andares.

Farol do Santander,Centrão de São Paulo
O Farol do Santander, no antigo Edifício Banespa
Se você reparar bem, vai ver que ele lembra o mais icônico dos arranha-céus do Século 20, o Empire State, de Nova York. A semelhança é proposital — espírito da euforia de uma época em que São Paulo florescia e tentava seguir os passos da então maior metrópole do planeta.

Hoje, Sampa tem 50% mais gente que Nova York — 12 milhões, contra 8 milhões de seu espelho do Norte, embora as duas empatem nas regiões metropolitanas, com 20 milhões de habitantes cada uma — mas a capital paulista paga caro por não ter imitado seu espelho do Norte em outros quesitos, como o investimento em mobilidade, por exemplo.

Rua Roberto Simonsen, caminho entre o Solar da Marquesa e o Pátio do Colégio, Centrão de São Paulo
Rua Roberto Simonsen, caminho entre o Solar da Marquesa e o Pátio do Colégio


➡️ Siga o mapa do roteiro pelo Centrão de São Paulo
Clique nos ícones para mais informações sobre cada local




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário