13 de maio de 2015

Dicas de Taormina, Sicília


Mirante na Praça do Relógio em Taormina na Sicília

Taormina é uma sucessão de mirantes hipnóticos. Este fica na Piazza IX Aprile, ou "Praça do Relógio"


Imagine a cena: uma cidade medieval pendurada sobre o mar azul cristalino e com vista permanente para um vulcão, o elegantíssimo Etna. Um horizonte recortado por montanhas altíssimas e, cá no chão, pertinho da gente, as fachadas de pedra cor de areia que, pra mim, vão ser pra sempre a cara da Sicília. 

Vulcão Etna em Taormina na Sicília
Taormina vista do Teatro Romano
O Vulcão Etna (no alto) é o adereço mais luxuoso no horizonte de Taormina. Acima, o mar visto do Teatro Antigo, herança que o domínio romano deixou na cidade

Esta cidade de sonhos existe e se chama Taormina. Perdi a conta das vezes em que esse encanto siciliano me fez perder a fala, nos três dias em que estive lá. Ela  provoca um encantamento raro e entrou instantaneamente na lista de lugares mais bonitos que já vi.

Neste post, você vai saber como explorar Taormina, como chegar, circular e outras dicas práticas para se planejar e também poder desfrutar desse baita destino de viagem.


Dicas de Taormina, Sicília

Teatro Antigo de Taormina na Sicília

Espetáculo raro: o palco do Teatro Grego de Taormina coberto pela neve. Os invernos sicilianos costumam ser bem mais amenos


O clima em Taormina

De uma cena paralisante que me encantou em Taormina você dificilmente vai poder desfrutar: eu vi a neve caindo na cidade, na minha primeira manhã por lá (a última manhã de 2014).

Junte a surpresa  com o enlevo de ver o mundo todo branquinho e você vai entender porque essa cidade vai sempre ocupar um lugar especial na minha memória.

Vulcão Etna em Taormina na Sicília
Olha o Etna, lindão, lá no horizonte


Mas você não precisa da neve para se apaixonar por Taormina, até porque esse é um fenômeno raro na cidade e em toda a Sicília, uma ilha de invernos camaradas.

Taormina tem verões secos, com muito sol e calor, com temperaturas na casa dos 30º C. Não é à toa que ela é um destino de praia famoso. No inverno, prepare-se para temperaturas médias na casa dos 10º C.

Centro Histórico de Taormina na Sicília

As fachadas cor de areia dão um tom aconchegante ao Centro Histórico de Taormina


Como explorar Taormina

Taormina, na verdade, parece se dividir em três. O coração da cidade é o núcleo original amuralhado, com um traçado claramente medieval, o Centro Histórico.

Além disso, Taormina serpenteia montanha abaixo, na direção do mar e dos balneários, e montanha acima, uma espécie de cidade suspensa.

Taormina suspensa

Esse sobe e desce de Taormina é uma sucessão de palácios e vilas pendurados na rocha, formando um ziguezague que vale a pena explorar a pé, apesar da inclinação íngreme das ladeiras, para ver as belas fachadas, jardins e os surpreendentes belvederes que, numa curva do caminho, nos colocam diante de visões simplesmente celestiais.

Aldrava em uma porta do Centro Histórico de Taormina
Aldrava em uma porta do Centro Histórico de Taormina
Aldrava em uma porta do Centro Histórico de Taormina

Das grandes paisagens aos pequenos detalhes, tudo em Taormina parece ter sido pensado para encantar

Centro Histórico de Taormina na Sicília
Centro Histórico de Taormina na Sicília

➡️ O caminho das pedras para ver essa Taormina suspensa (ou pendurada, no mínimo) é a Via Pirandello, uma rua/estrada de inspiração amalfitana que se retorce montanha acima desde a beira-mar, em direção à velha cidade amuralhada.

Talvez os gregos nem estivessem buscando esse tipo de deleite quando escalaram as escarpas do Monte Tauro, no Século 8 a.C, para estabelecer uma colônia a salvo das investidas dos inimigos.

Porta antiga no Centro Histórico de Taormina

Mas qualquer lugar onde os helenos botavam a mão costuma ter beleza até dizer chega, até hoje. No caso da antiga Tauromenion (o nome grego de Taormina), o resultado é uma vertigem que me acompanha ainda, mesmo quatro meses depois de eu ter voltado pra casa.

➡️ É ao longo da Via Pirandello que se concentra a maioria dos hotéis "com vista" de Taormina.

Via Pirandello em Taormina na Sicília
Via Pirandello em Taormina na Sicília
Via Pirandello em Taormina na Sicília

As curvas da Via Pirandello deixam a gente de cara para o mar que banha Taormina


Caminhar por essa rua exige uma certa atenção, pois a pista estreita nem sempre oferece uma calçada para os pedestres. Mas a bichinha é tão cheia de curvas e cotovelos que os automóveis são obrigados a trafegar devagar.

Centro Histórico de Taormina

Centro Histórico de Taormina ainda guarda muito de suas feições medievais. Devido ao relevo escarpado da cidade, ele se resume, basicamente, a uma rua, o Corso Umberto, que atravessa a área antes protegida pela muralha árabe, entre a Portas Messina, ao Norte, e a Porta Catania, ao Sul, antigas entradas da cidade.

Porta Messina em Taormina na Sicília
Porta Messina em Taormina na Sicília
As duas pontas do Corso Umberto no intenso movimento do Ano Novo em Taormina: a Porta Messina (acima) e Porta Catania (abaixo)

Porta Catania em Taormina na Sicília
Porta Catania em Taormina na Sicília

Com cerca de um quilômetro e meio, o Corso Umberto é a “Quinta Avenida” de Taormina, apinhado de butiques, restaurantes e confeitarias. A sensação é que é lá que tudo acontece na cidade.

O Corso Umberto é cortado por bequinhos transversais e escadarias tão apertados que a gente até duvida que dê para circular por eles — mas acredite, não só circula, como mora gente lá.

Taormina na Sicília

Atravessando a Porta Catania, você vai ficar de cara para essa bela paisagem


Ao longo do Corso Umberto, duas praças servem de “respiro” ao traçado estreito dessa via principal.

Piazza IX Aprile, ou “Praça do Relógio”, é deslumbrante com seu calçamento em mármore xadrez, cercada pelas igrejinhas de San Giuseppe e Sant’Agostino (que atualmente abriga a Biblioteca e o Arquivo Histórico da cidade) e pela antiga Torre do Relógio.

Corso Umberto em Taormina na Sicília
Corso Umberto em Taormina na Sicília
Corso Umberto em Taormina na Sicília
O estreitíssimo Corso Umberto é a "Quinta Avenida" de Taormina


➡️ O quarto lado da Praça do Relógio é uma balaustrada sobre a escarpa, de onde se tem uma das vistas mais belas do Mar Jônico e do Golfo de Naxos.

A fofa cidade de Giardini Naxos está lá embaixo, à beira d’água. A foto que abre esse post foi feita no mirante da Praça do Relógio.

Praça do Relógio e Igreja de Sant'Agostino em Taormina na Sicília
A Igreja de Sant'Agostino, hoje convertida em Biblioteca e Arquivo Histórico, na Praça do Relógio


➡️ A segunda praça que você encontrará ao longo do Corso Umberto é a Piazza Duomo, menorzinha e combinando com a Catedral de Taoemina, de fachada tão recatada, em pedra bruta, que quase passa despercebida.

O belo interior do Duomo de Taormina (catedral) merece a visita, mas não deixe de prestar atenção à graciosa Le Quattro Fontane, fonte barroca encimada pela curiosa figura de uma centaurinha estilizada (o centauro, figura mitológica grega que é meio homem, meio cavalo, era o símbolo de Taormina).

Torre do Relógio de Taormina na Sicília
Torre do Relógio de Taormina na Sicília
Na muvuca do Ano Novo, tinha engarrafamento na travessia do arco da Torre do Relógio

Atrás da fonte fica uma farmácia onde fui comprar protetor labial (sim, o frio estava fazendo estragos) e fiquei boba com o balcão em pietre dure (mosaico em mármore de diversas cores), do Século 16.

Praia em Taormina na Sicília

Agora, imagine este mar no verão...

Taormina na Sicília vista da Vila de Castelmola

O litoral de Taormina clicado da vila de Castelmola, que fica ainda mais alta na montanha. Isola Bella está bem no centro da imagem


Praias de Taormina

A terceira porção de Taormina fica no nível do mar, onde águas cristalinas e profundamente azuis são uma tentação ao mergulho, mesmo com a temperatura na casa dos 8 graus.

Praia de Mazzarò em Taormina na Sicília
Praia de Mazzarò em Taormina na Sicília
Praia de Mazzarò em Taormina na Sicília
Inventei de molhar o pezinho na praia de Mazzarò, com 8 graus de temperatura. Não foi uma boa experiência 😁⛄

O ponto mais famoso desse trechinho litorâneo de Taormina é Isola Bella, um rochedo próximo à praia que pode ser alcançado a pé, na maré baixa. Apesar do frio da virada do ano, fiz questão de dar um passeio pela Praia de Mazzarò, só para ouvir o pio das gaivotas e o barulho das ondas quebrando na areia.

Confesso que inventei de molhar o pezinho no Mar Jônico — uma das ideias mais idiotas que já tive na vida — e vi meu dedinhos ficarem roxos em questão de segundos. Vou ter que voltar a Taormina no verão 😊.

Ônibus para Taormina na Sicília
O Etna me acompanhou pela janelinha do ônibus no percurso entre o Aeroporto de Catânia e Taormina

Como chegar a Taormina

Taormina fica bem no meio do caminho entre Catânia e Messina, a cerca de 50 quilômetros de cada uma dessas cidades. O aeroporto mais próximo é o de Catânia. De lá mesmo já dá para pegar o ônibus da Etna Trasporti para Taormina, como eu fiz.

Fonte na Praça da Catedral de Taormina na Sicília
Fonte na Praça da Catedral de Taormina na Sicília

No topo da fonte da Praça da Catedral está uma centaura que é o símbolo de Taormina


Messina é o ponto de partida para Taormina de quem chega à Sicília com o ferry-boat. Se você estiver de carro, a rota será pela Rodovia (autostrada, em italiano) A18.

De ônibus, o percurso Messina-Taormina dura entre 1h20 e 1h55, dependendo do número de paradas. A empresa é a mesma Etna Trasposti que liga a cidade a Catânia. Os bilhetes custam €4,30 (só uma perna) ou €6,80 (ida e volta).

Centro Histórico de Taormina na Sicília
Uma das "largas transversais" do Corso Umberto e uma fachada do Centro Histórico de Taormina


Confira todos os detalhes de como chegar a Taormina neste post:
Como chegar e como circular na Sicília

Transporte em Taormina

Olhando a sucessão de ladeiras, despenhadeiros e escadarias da cidade, a primeira impressão é que um carro seria uma boa ideia em Taormina.

Mas aposto que depois de meia hora tentando circular naquelas vias estreitíssimas, cheia de curvas do tipo cotovelo, qualquer um ia adorar atirar o automóvel do penhasco, para se livrar do trambolho.

Teleférico de Taormina na Sicília

A estação do Teleférico de Taormina, na Via Pirandello


➡️ Por mais que as panturrilhas reclamem (e vão reclamar, mesmo), o jeito certo de andar em Taormina é a pé. Se faltar fôlego nas subidas, finja que está emocionada com a paisagem (não será difícil 😊).

➡️ O Centro Histórico de Taormina é fechado aos automóveis e estacionar dentro e fora dele é bem difícil. 

Teleférico de Taormina

Para ir da parte alta de Taormina até a praia, use o teleférico (funicolare). Além de prática, a gaiolinha envidraçada é um mirante móvel de primeira qualidade.

➡️ A estação do Funivia (é como se chama o Teleférico de Taormina) fica na Via Pirandello, logo abaixo da Porta Messina, pertinho do Terminal Rodoviário.

Teleférico de Taormina na Sicília
Teleférico de Taormina na Sicília
Teleférico de Taormina na Sicília
No alto, a gaiolinha cênica e a descida. Acima, a Estação Mazzarò, que está 170 metros abaixo da Via Pirandello


➡️ O percurso do teleférico é curtinho, coisa de dois ou três minutos, não dá nem tempo de ficar com medo (rssss). A chegada é no bairro de Mazzarò, 170 metros abaixo. A estação de Mazzaró fica na Via Nazionale, a dois passos do mar.

➡️ O bilhete para uma viagem no Funivia custa €3 e o serviço funciona diariamente, das 7:45h às 20h (no verão, até 1:30h da madrugada). As partidas, nos dois sentidos, são a cada 15 minutos.

Ônibus turístico hop-on hop-off em Taormina na Sicília
Parada do ônibus hop-on hop-off no Terminal Rodoviário de Taormina

Ônibus hop-on hop off em Taormina

Para explorar as praias de Taormina e as atrações próximas à cidade, como a linda vila medieval de Castelmola e as cidades balneárias de Giardini Naxos e Letojanni, há um ônibus tipo hop-on hop-off que parte do Terminal Rodoviário, na Via Pirandello.

➡️ O bilhete do hop-on hop-off custa €20 e é válido por 24 horas. Os ônibus passam de hora em hora e têm WiFi a bordo, incluído no preço da passagem.

➡️ Nos meses mais quentes também circula um Beach-Bus em Taormina, que parte da Piazza San Pancrazio (quase em frente à Porta Messina) para diversas praias.

Hotel Monte Tauro em Taormina na Sicília
Hotel Monte Tauro em Taormina na Sicília
No alto, as varandas do Hotel Monte Tauro, ainda com vestígios de neve, e sua baita vista para o mar. Acima, o Vulcão Etna clicado do elevador panorâmico do hotel

Hospedagem em Taormina

Eu fiquei, amei e super recomendo o Hotel Monte Tauro, pendurado na encosta sobre o mar, com uma vista escandalosa, quarto maravilhoso e serviço muito simpático. Confira neste post:

Onde comer em Taormina

Os pratos sicilianos e os restaurantes que experimentei nesta viagem estão neste post:
Delícias sem frescura: a cozinha da Sicília


Mapa-índice de destinos na Itália, com dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

2 comentários:

  1. Que lugar perfeito, deu até vontade de conhecer esse lugar. Parece ser tão calmo, fresco *--*
    bjos ;**

    Ingrid Abreu
    visite também: http://blogelassemfrescura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, meninas. Mas não se enganem com essa carinha que Taormina faz, fora de temporada. No verão, a cidade ferve, em todos os sentidos :)

      Excluir