12 de abril de 2015

Palácio Abatellis de Palermo: um banquete de arte gótica e renascentista


"O Triunfo da Morte", afresco na Galeria Nacional da Sicília - Palácio Abatellis de Palermo

O Triunfo da Morte, a obra mais importante do acervo do Palácio Abatellis de Palermo, sede da Galeria Regional da Sicília


Surpresa boa é sempre legal. Surpresa boa em viagem geralmente se inscreve entre as melhores memórias de uma jornada. Como a Galeria Regional da Sicília, museu instalado em um belo edifício do Século 15, o Palácio Abatellis de Palermo.

Esse senhor museu de arte gótica e renascentista é pouco badalado, mas merece entrar em qualquer lista de programas imperdíveis na Sicília.

Pátio intermo do Palácio Abatellis de Palermo, sede da Galeria Regional da Sicília

O Palácio Abatellis foi construído para abrigar a Alfândega do Porto de Palermo


O Palácio Abatellis de Palermo fica no bairro de Kalsa, no Centro Histórico. Seu belíssimo acervo abarca principalmente a arte produzida na Sicília entre os séculos 12 e 17.

Um bom lugar para descobrir ou reencontrar os mestres da pintura que viveram e trabalharam na Sicília.

Pode colocar o Palácio Abatellis de Palermo no topo da sua lista de atrações da Sicília, que não vai se arrepender. Veja como foi minha visita:

Peça de altar do Século 15 exposta no Palácio Abatellis de Palermo
Peça de altar do Século 15. Uma parte expressiva do acervo da Galeria Regional da Sicília veio de conventos e igrejas


O que ver no Palácio Abatellis de Palermo

A história do Palácio Abatellis de Palermo

O Palazzo Abatellis foi construído para ser a morada de um poderoso local, responsável pela administração do porto e da Aduana — a imponência do palácio nos dá uma pista da importância do Porto de Palermo na época.

Sua fachada monumental é grande demais para ser fotografada de frente, na ruazinha estreita onde está situado, e chama a atenção o requinte de suas arcadas, escadarias e portais, talhados na bela pedra cor de areia que se destaca nas grandes construções sicilianas.

Fachada do Palácio Abatellis de Palermo
A rua onde fica o Palácio Abatellis é tão estreita que este foi o melhor ângulo que encontrei para fotografar a fachada do edifício

Baixo relevo representando "A Anunciação", Palácio Abatellis de Palermo

Anunciação, do palermitano Antonello Gagini, na Sala das Esculturas


Com a morte do proprietário, o edifício foi deixado como herança à Igreja Católica, para a instalação de um convento de freiras.

As pedras seculares do Palácio Abatellis talvez estivessem até hoje abrigando a santa paz do Monastero della Pietà, não fosse uma bomba aliada ter posto abaixo boa parte do prédio, durante um ataque aéreo a palermo, na Segunda Guerra Mundial.

Duas madonnas do acervo do Palácio Abatellis de Palermo

Duas madonas: em mármore, obra de Antonello Gagini, e em mosaico, na Sala das Esculturas


O pós-guerra e os novos ventos que sopravam na Itália livre do fascismo estavam mais para as artes que para a vida monástica.

Quando o Palácio Abatellis foi finalmente restaurado, já foi com a finalidade de abrigar uma galeria dedicada a parte do acervo medieval e renascentista disperso em diversos templos e mosteiros de Palermo.

Peças sacras do acervo da Galeria Regional da Sicília, no Palácio Abatellis de Palermo

Peças sacras do acervo da Galeria Regional da Sicília, no Palácio Abatellis de Palermo
Sala das Esculturas

Galeria Barroca do Palácio Abatellis de Palermo
Galeria Barroca do Palácio Abatellis

O acervo da Galeria Regional da Sicília
O acervo da Galeria Regional da Sicília, que funciona no palácio, reúne peças magníficas, algumas datadas do Século 12.

Logo na entrada do museu, na sala dedicada às esculturas e entalhes, uma Anunciação, obra do escultor palermitano Antonello Gagini, é um poderoso cartão de visitas do que vem a seguir.

Afresco "O Triunfo da Morte", na Galeria Regional da Sicília, no Palácio Abatellis de Palermo

O afresco é uma das obras mais significativas do último período do gótico italiano


O Triunfo da Morte no Palácio Abatellis de Palermo
A próxima parada na visita ao Palácio Abatellis é uma obra impressionante, o afresco monumental O Triunfo da Morte, que originalmente adornava um salão do Palazzo Sclafani, outra construção histórica de Palermo.

Essa obra é apontada como uma das mais importantes do último período do gótico italiano e foi realizada na primeira metade do Século 15. Seu autor não está claramente identificado — poderia ser o borgonhês Guillaume Spicre ou Antonio Pisanello, um dos precursores do Renascimento.

O Triunfo da Morte resplandece em uma parede da antiga capela do convento do Palácio Abatellis e deixa os visitantes que param para contemplar a obra miudinhos, diante dela.

Depois de ver o afresco de perto e escarafunchar os detalhes, suba a escadinha para a plataforma onde originalmente ficava o coro da capela para ver a obra por outro ângulo. Aproveite os banquinhos para sentar e contemplar com toda a calma.

Obras barrocas no Palácio Abatellis de Palermo

Antonello de Messina no Palácio Abatellis de Palermo

O bom de visitar museus regionais é descobrir artistas magníficos que a gente não vê (ou que nos passam batidos) nas legendárias galerias de renome internacional.

Em Nápoles, eu já tinha me deliciado com pintores locais, contemporâneos e discípulos de Caravaggio que não alcançaram a fama do mestre, no PalazzoZevallos-Stigliano. 

No Palácio Abatellis de Palermo eu conheci o trabalho de Antonello da Messina, um pintor do Século 15, simplesmente maravilhoso. Sua l'Annunziata (A Anunciação)  exposta lá, é considerada um marco do renascimento na Sicília.

"Annunziata", de Antolello di Messina, e madona de Van Dyck no Palácio Abatellis de Palermo

A Annunziata, de Antolello di Messina, e uma madona de Van Dyck


A Annunziata de Antonello de Messina é comovente e muito original. O artista fugiu da composição clássica usada para retratar o tema — um plano geral mostrando o diálogo entre o Arcanjo Miguel e a Virgem — para registrar um close no rosto perplexo de Maria diante da revelação do anjo de que seria a mãe do filho de Deus.

Adoro ver o humano retratado nas divindades. E também sou fã de cenas da Anunciação (por causa daquele quadro de El Greco lá do MASP, meu primeiro amor na pintura). Essa Annunziata é uma das mais encantadoras que já vi.

O quadro de Antonello de Messina está em uma sala dedicada ao artista, um dos pontos altos da visita ao Palácio Abatellis.

Coleção de crucifixos medievais do Palácio Abatellis de Palermo

Cruz pintada por Pietro Ruzzolone


Sala dos Crucifixos
Outra ala impressionante do Palácio Abatellis é a Sala dos Crucifixos, com diversas peças medievais retiradas de altares sicilianos.

A que mais chama a atenção é a pintada pelo palermitano Pietro Ruzzolone, famoso por suas decorações de igrejas, no Século 15. 

Sala dos Crucifixos do Palácio Abatellis de Palermo

Sala dos Crucifixos do Palácio Abatellis


⭐Galeria Regional da Sicília - Palácio Abatellis 
🏠 Via Alloro nº4, Quartiere Kalsa, Palermo. Site > Galleria Regionale Palazzo Abatellis
🕒 De terça a sexta, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados até às 13h.
💲 Entrada €8. 

No site do museu há uma recomendação ao visitante para confirmar os horários de funcionamento ligando para a bilheteria, pois ele pode variar. O telefone é (39) 0916230047.

Pátio interno do Palácio Abatellis de Palermo, Sicília

Pátio interno do Palácio Abatellis



A Sicília na Fragata Surprise

Palermo

Agrigento
O Vale dos Templos de Agrigento

Dicas gerais


Mapa-índice de destinos na Itália, com dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário