14 de janeiro de 2015

Cliffs of Moher, Irlanda - mais lindos que miragem


Cliffs of Moher (Falésias de Moher) na Irlanda

Os Cliffs of Moher valem mais do que uma viagem: vale a pena estar viva só pra olhar esses penhascos


Nem relatos, nem fotos, nem filmes. Nada que eu tenha visto, ouvido ou lido sobre os Cliffs of Moher, na Irlanda, me preparou para a intensidade do choque produzido pela primeira visão daquela sucessão de falésias recortadas contra o Atlântico, 200 metros acima de um mar que se atira furioso contra as rochas. 

Se um soco no estômago pudesse ser prazeroso, seria exatamente esta a sensação: um impacto devastador que faz a gente sair flutuando de felicidade. 

Paisagem dos Cliffs of Moher, Irlanda

Esqueça as miragens: a realidade é sempre muito melhor, como comprova a visão dos Cliffs of Moher 😊.

Minha primeira lembrança dos Cliffs of Moher vem do belo filme A Filha de Ryan (1970), de David Lean, franco favorito ao título de cineasta mais citado neste blog.

Desde uma remota noite dos anos 80, quando vi a beleza daquelas escarpas na tela de um cineclube universitário, a Irlanda passou a ocupar um lugar muito especial na minha lista de desejos.

Cliffs of Moher, Irlanda, vistos da vila de Doolin
Cliffs of Moher, Irlanda, vistos da vila de Doolin
Antes de chegar às falésias, nosso passeio fez uma parada no vilarejo de Doolin para uma contemplação à distância da paisagem

Mais de 30 anos depois, lá estava eu, cara a cara com uma cena que nem um mestre do cinema nem seu aplicado diretor de fotografia tinham conseguido me mostrar em toda a sua magnitude.

Veja como foi meu encontro cara a cara com os Cliffs of Moher:

Vista aos Cliffs of Moher, Irlanda 


Os Cliffs of Moher são possivelmente a paisagem mais famosa da Irlanda. E não é pra menos: as falésias formam uma daquelas paisagens que justificam muito mais que uma viagem, mas talvez a vida inteira.

Cliffs of Moher, Irlanda
Sei lá qual é a mágica, mas parece a coisa mais natural do mundo sentar na beirinha do abismo para ver a paisagem


Como não estava disposta a dirigir na Irlanda, por causa da mão inglesa, fui aos Cliffs of Moher com um tour da Irish Rail, a companhia ferroviária irlandesa.

A viagem combina deslocamentos de trem e de ônibus e, além das falésias, leva os visitantes ao Castelo de Bunratty, pertinho de Limerick, e para uma também hipnótica travessia do Burren, com seu fantástico solo de rocha calcária que sugere uma paisagem lunar, só que com uma flora extremamente rica.

Castelo de Bunratty na Irlanda
The Burren na Irlanda
Nosso passeio aos Cliffs of Moher também teve paradas no Castelo de Bunratty, em Limerick (no alto) e no peculiaríssimo Burren (acima)

Cliffs of Moher/ Falésias de Moher


Apesar de fotogênica, a Torre O'Brien não tem muito interesse histórico. Foi construída no Século 19 para que os visitantes pudessem admirar os Cliffs of Moher com mais conforto. E faça uma forcinha pra desgrudar os olhos das falésias e observar a vegetação local, que também é encantadora


São oito quilômetros de falésias e boa parte deles podem ser percorridos por trilhas. A visita clássica aos Cliffs of Moher, porém, limita-se a caminhadas mais curtas, à beira do abismo, para o Norte ou para o Sul.

Na entrada do parque dos Cliffs of Moher há um centro de visitantes com a infraestrutura básica, tipo banheiros, lanchonete e um auditório que exibe um audiovisual sobre o lugar.

Paisagem rural no Condado de Clare na Irlanda
Paisagem rural no Condado de Clare na Irlanda
Quando a gente consegue dar as costas para os Cliffs of Moher, dá de cara com vaquinhas fofas e a paisagem típica da Irlanda rural


Caminhando para o Norte do centro de visitantes, uma trilha leva até à Torre O’Brien, estrutura construída no Século 19 para que os turistas de então tivessem algum conforto na contemplação da paisagem.

Branaunmore, agulha de pedra nos Cliffs of Moher, na Irlanda
Essa agulha de pedra que emerge das águas chama-se Branaunmore e serve de berçário  a várias espécies de aves

Vista de longe, a torrezinha parece de bonecas e até que fica bonitinha, no contraste com o corte dramático das escarpas.

Demos uma sorte incrível na visita aos Cliffs of Moher, pois pegamos um dia de sol intenso, céu azul imaculado, sem chuviscos, sem bruma e com vento moderado.

Cliffs of Moher, Irlanda
Cliffs of Moher, Irlanda
Cliffs of Moher, Irlanda

O grande barato da visita aos Cliffs of Moher é caminhar na beira do abismo. Vá preparada, portanto


Segundo o guia que nos acompanhava, as chances de todas essas coisas acontecerem ao mesmo tempo, naquelas paragens, é quase a mesma de ganhar na loteria. (Aliás, no capítulo clima, a Irlanda me tratou bem demais, basta ver as fotos desta postagem e a do post sobre o Giant’s Causeway).

Graças à colaboração de São Pedro, pude parar na beira do abismo das Falésias de Moher e contemplar a silhueta da Baía de Galway, do outro lado do mar, um encanto a mais em uma paisagem que não precisa de retoques.

Centro de Visitantes dos Cliffs of Moher, Irlanda
Centro de Visitantes dos Cliffs of Moher, Irlanda
No Centro de Visitantes dos Cliffs of Moher há lanchonete, banheiros e outros equipamentos


Mas quem vai aos Cliffs precisa estar preparado para as variações de humor do temperamental clima irlandês.

Além das frequentes brumas que simplesmente impedem a contemplação da paisagem, chuva forte ou vento muito intenso levam à suspensão das visitas, para garantir a segurança dos turistas.

Também é importante levar um bom agasalho (clima da Irlanda, sabe como é...) e calçados com solado antiderrapante. Nunca é demais lembrar que o grande barato, nos Cliffs of Moher é caminhar na beira do abismo. Todo cuidado é pouco, portanto.

O Burren na Irlanda
O Burren é um "deserto fértil"


O Burren

Por conta própria ou em excursão, uma visita aos Cliffs of Moher geralmente é combinada com uma passagem pelo Burren, o "deserto fértil" que se estende por mais de 1.500 hectares do Condado de Clare, onde também ficam as falésias.

À primeira vista, o Burren parece um deserto de calcário, uma paisagem quase surreal em sua falsa aridez.

paisagem lunar do Burren na Irlanda

A paisagem lunar do Burren é bem fotogênica


Olhando de perto, porém, as grikes (as fissuras nas rochas) abrigam uma impressionante exuberância de plantinhas de todas as cores e origens: a diversidade da vegetação contempla espécies encontradas também nas regiões do Ártico, do Mediterrâneo e dos Alpes.

Outra prova da fertilidade do Burren é a grande quantidade de vestígios megalíticos e celtas, atestando a presença humana por lá desde a pré-história.

O Burren diante do mar na Irlanda
O Burren diante do mar na Irlanda

O Burren se estende até à beira-mar e o contraste da aridez com as águas azuis é muito bonito

O Burren diante do mar na Irlanda
O Burren diante do mar na Irlanda

Repare como o céu da Irlanda muda de humor rapidamente: ficamos no Burren cerca de uma hora e ele foi do azulzão ao cinza chumbo em minutos


Embora as principais atividades oferecidas aos visitantes na programação do Parque Nacional do Burren estejam ligadas à observação da fauna e da flora, a contemplação desses testemunhos históricos também atrai muita gente para lá.

Túmulos, como o famoso Dólmen Poulnabrone, fortes e muros de pedra estão entre as principais atrações arqueológicas do Burren.

Diversidade de plantas no Burren na Irlanda
Diversidade de plantas no Burren na Irlanda
Diversidade de plantas no Burren na Irlanda
Nas rachaduras nas rochas do Burren vivem diversas espécies de plantas 

O Burren é belíssimo e vale muito a visita. E pensar que os soldados ingleses que invadiram e dominaram a Irlanda diziam que o Burren "não servia para nada", já que não havia árvores para enforcar rebeldes nem terra para enterrá-los...

Para mais informações, consulte a página do The Burren Center, que traz uma boa lista do patrimônio histórico local.

Castelo de Bunratty em Limerick na Irlanda

Bunratty: isso é um castelo raiz, não aquele bolo confeitado de Neuschwanstein 😁😁


Castelo de Bunratty

A primeira parada do nosso passeio, antes da visita aos Cliffs of Moher, foi no Castelo de Bunratty, construído no Século 15 para servir de moradia e de casa senhorial ao clã MacNamara.

Essa é a quarta fortificação erguida na área, ocupada desde o Século 10. Vikings, irlandeses e britânicos se revezaram no controle do lugar, o que comprova sua importância estratégica na linha de defesa de Limerick contra invasores que tentassem subir o Estuário do Rio Shannon.

Muralhas do Castelo de Bunratty na Irlanda
Ainda restam algumas muralhas e outras estruturas defensivas o Castelo de Bunratty, mas parte do que se vê na foto é reconstrução


Achei a visita ao Castelo de Bunratty bem interessante, especialmente para dar uma ideia de como era a vida real em um rústico castelo da Idade Média. — nada a ver com a fantasia over de Neuschwanstein, na Baviera.

A edificação é basicamente uma torre, com um grande salão cerimonial (great hall) no primeiro andar, alguns cômodos quase claustrofóbicos, que serviam de aposentos à família, e um terraço de observação.

Salão cerimonial do Castelo de Bunratty em Limerick na Irlanda
Great Hall do Castelo de Bunratty em Limerick na Irlanda
Great Hall do Castelo de Bunratty

Decoração do Castelo de Bunratty em Limerick na Irlanda
Vitral do Castelo de Bunratty em Limerick na Irlanda
Tapeçaria no Castelo de Bunratty em Limerick na Irlanda
Cama com dossel do Castelo de Bunratty em Limerick na Irlanda
Lareira do Great hall do Castelo de Bunratty em Limerick na Irlanda
Apesar da rusticidade da construção, os moradores do Castelo de Bunratty tinham o luxo das tapeçarias, peças decorativas e até uma baita cama com dossel

No térreo do castelo, concentravam-se as atividades domésticas. Subir e descer aquelas escadinhas irregulares devia ser uma aventura bem mais arriscada que sair de armadura para matar dragões 😉.

Folk Park do Castelo de Bunratty

Em torno do Castelo de Bunratty foi montado um Folk Parkreconstrução de um vilarejo do século 19, como os que vicejavam em torno das casas senhoriais.

Folk Park do Castelo de Bunratty na Irlanda
Folk Park do Castelo de Bunratty na Irlanda
O Folk Park reproduz um antigo vilarejo

O centro do Folk Park é a Bunratty House, bem mais chique do que o castelo. Em estilo georgiano, é uma típica mannor house onde os senhores daquelas terras passaram a viver, em busca de mais conforto do que o disponível no velho castelo.

Muralhas do Castelo de Bunratty em Limerick na Irlanda
Terraço de observação do Castelo de Bunratty em Limerick na Irlanda
Terraço de observação do Castelo de Bunratty em Limerick na Irlanda
Terraço de observação do Castelo de Bunratty em Limerick na Irlanda
O terraço de observação do Castelo de Bunratty tem vista para os campos e o Rio Ralty

A tradição dos thatched roofs

O Folk Park reproduz todas as instalações e equipamentos que existiam no povoado original. Há a ferraria, o pub, a estalagem, a casa do padeiro...

Todas essas dependências estão instaladas em reproduções das cabanas de pedra e tijolos, com seus típicos tetos cobertos de palha, os thatched roofs, uma tradição das Ilhas Britânicas trazida da Idade Média, hoje em franco risco de extinção.

Típico telhado de palha das Ilhas Britânicas (thatched roof), na Irlanda
Típico telhado de palha das Ilhas Britânicas (thatched roof), na Irlanda

Casinhas com o típico thatched roof no Folk Park do Castelo de Bunratty


Dois fatores ameaçam a tradição dos thatched roofs. O primeiro é que são cada vez mais raros os artesãos especializados em executar o elaborado serviço. O segundo é que o risco de incêndio nos telhados de palha torna o preço do seguro das casas com esse tipo de cobertura completamente proibitivo.

O resultado é que, hoje em dia, ter um singelo telhado de palha, típico das casinhas populares britânicas, virou um luxo acessível apenas aos muito ricos podem se dar...

Folk Park do Castelo de Bunratty na Irlanda

Como é a visita ao Folk Park do Castelo de Bunratty

A visita ao Folk Parque pode ser interessante para as crianças, já que oferece uma ideia bem documentadinha de como seria a vida em séculos anteriores.

O parque realiza uma série de atividades, como banquetes, torneios de cavaleiros e coisas do gênero, que eu sempre acho Disney demais pro meu gosto.

Prefiro ver lugares originais, onde eu possa imaginar a história, do que visitar espaços cenográficos onde ela é “representada”...

Folk Park do Castelo de Bunratty na Irlanda

Como chegar ao Castelo de Bunratty 

O castelo fica no Estuário do Rio Shannon, na Costa Oeste da Irlanda, a 220 km de Dublin e a 15 km de Limerick.

O Castelo de Bunratty e o Folk Park podem ser visitados diariamente (só fecham no Natal), das 9h às 17:30h.

A entrada custa €10, se comprada pela internet. Se você pretende visitar o castelo e o parque junto com os Cliffs of Moher, o site do Bunratty Castle vende um ingresso casado para todas as atrações por €12.

Índice de museus e sítios arqueológicos da Fragata

Estação Ferroviária de Connoly em Dublin na Irlanda
O relógio (esq) não mente. Madrugamos para chegar a Connoly Station, em Dublin, a tempo de embarcar no tour da Irish Rail 


Tour da Irish Rail aos Cliffs of Moher

Compramos o tour da Irish Rail aos Cliffs of Moher no Escritório de Turismo de Dublin, mas ele é vendido por diversas agências e também pelos hotéis.

A excursão custa €109, preço que inclui os bilhetes de trem, o ônibus que faz o uma parte do percurso e as entradas nas atrações.

As refeições não estão incluídas no preço. O passeio é oferecido diariamente, exceto aos domingos.

Viagem de trem de Dublin aos Cliffs of Moher na Irlanda
Viagem de trem de Dublin aos Cliffs of Moher na Irlanda

Pela janelinha do trem a gente vê um pouquinho da história da Irlanda. No alto, a chegada a Limerick 


A partida, no trem para Limerick, é às 7 da manhã. Na volta, a chegada a Dublin é às 21 horas.

Em Limerick, trocamos o trem por um ônibus, que leva o grupo ao Bunratty Castle e ao Folk Park, onde a visita dura cerca de uma hora e meia.

Campos no Condado de Clare na Irlanda
Campos no Condado de Clare na Irlanda
O perigo de passear pelos campos da Irlanda é querer se mudar pra lá de vez


Na sequência, há uma parada em Doolin, uma vilarejo bem próximo aos Cliffs of Moher, para o almoço.

De lá, seguimos para os Cliffs of Moher, onde tivemos cerca de duas hora para explorar a área. Sinceramente, achei pouco tempo. 

Região do Burren no Condado de Clare na Irlanda
A chegada ao Burren


De lá, o ônibus nos leva para a travessia do Burren, com duas paradas para fotos, e segue pela estrada costeira, pela Baía de Galway (paisagem indescritível!) até a cidade de Galway, onde ficamos cerca de uma hora, antes de pegar o trem para Dublin, às 19h.

Os dois trajetos de trem (Dublin-Limerick e Galway-Dublin) ajudam a amenizar o cansaço de 14 horas de tour, já que os vagões são mais confortáveis que ônibus - e sempre dá para caminhar um pouquinho e esticar as pernas.

Paisagem do Burren na Irlanda

Os campos verdes encontram a aridez do Burren: a paisagem do interior da Irlanda é um sonho


Cliffs of Moher sem excursão

Os Cliffs of Moher ficam na Costa Oeste irlandesa, a 276 km de Dublin. A cidade mais próxima das falésias é Liscannor.

Para chegar de maneira independente aos Cliffs of Moher, considere um pernoite em Galway que está a uma hora e meia de distância dos penhascos e tem uma linha de ônibus que faz o percurso direto até lá. Para ver os horários, consulte o site da empresa Bus Eireann.

Castelo no Condado de Clare na Irlanda
De repente, aparecem castelinhos lindos na janelinha do ônibus


De transporte público, um bate e volta independente de Dublin até os Cliffs of Moher é possível, mas é pesado: é preciso chegar até Galway (209 km) ou a Ennis (240 km) e tomar um ônibus até os penhascos. Se quiser encarar, consulte a companhia irlandesa de trens, a Irishrail, para checar os horários.

A entrada nos Cliffs of Moher custa €6, com direito a um mapinha.

Se você for de carro, o ingresso já dá direito a usar o estacionamento. Para vistar a Torre O’Brien’s, é preciso pagar €2.

Mais sobre esta viagem
Liverpool
Dublin


A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

2 comentários:

  1. Uau! Que lindo! Pena que não rolou de eu ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou com um grande motivo pra voltar à Irlanda, né, Cris?? Vale muito a pena.

      Excluir