14 de novembro de 2014

Abbey Road - Londres para beatlemaníacos

Faixa de pedestres de Abbey Road imortalizada na capa do disco dos Beatles
Eu e os Beatles em Abbey Road. Parece bobagem (provavelmente, é), mas pisar essa faixa de pedestres deixou meu coração saltitante ❤️

Os Beatles em Abbey Road, Londres


Música deste post: Come Together, The Beatles

Um programa que eu sempre relutei em fazer em Londres foi ir a Abbey Road, “visitar” a faixa de pedestres mais famosa do mundo — aquela que os Beatles imortalizaram na capa de um de seus melhores discos.

É estranho, porque a minha grande inspiração para viajar é exatamente percorrer as trilhas dos meus amores e referências. No caso específico de Abbey Road, porém, eu não conseguia ver muito sentido na pantomima de atravessar uma rua para posar para uma foto.


Faixa de pedestres de Abbey Road, Londres, da capa do disco dos Beatles
A faixa de pedestres mais famosa do mundo (no centro da foto), fica logo depois do cruzamento de Garden Road com Abbey Road

Nesta passagem por Londres, porém, não teve muita negociação: Bruno, meu sobrinho e companheiro de viagem, estava determinado a ir ver esse cenário mitológico e (o que eu não faço por sobrinhos e pela Fragata?) acabou me convencendo que um blog de viagens escrito por uma beatlemaníaca tinha obrigação de mostrar o caminho das pedras para Abbey Road.

Então, vamos às dicas:




Abbey Road, Londres


Como é a visita a Abbey Road
Foi no Estúdio Abbey Road que os Beatles gravaram muitas de suas obras primas. Ele fica no bairro de Saint John’s Wood, onde Paul McCartney também morou.

O Abbey Road Studios pertencia à gravadora EMI e foi fundado em 1931. Continua funcionando a todo vapor, com uma plaquinha na porta que praticamente implora para que os fãs e turistas não invadam o local.

Faixa de pedestres de Abbey Road, Londres
Os motoristas que passam por Abbey Road têm uma paciência de Jó com as contínuas travessias de "pedestres" sobre a "faixa dos Beatles"

Os muros do estúdio estão cobertos de rabiscos em todos os idiomas imagináveis. São testemunhos de visitas de fãs de todas as partes do planeta — você conhece algum culto mais ecumênico que o dos Beatles?

A famosa faixa de pedestres que serviu de cenário para a capa do álbum Abbey Road fica em frente ao estúdio pode ser identificada de longe, pela aglomeração dos dois lados da rua.

Abbey Road Studios, Londres
Os Estúdios de Abbey Road continuam funcionando a todo vapor

Mas não pense que é só ir chegando, atravessando a rua e posando para a foto. Cruzar Abbey Road na trilha dos Beatles é uma celebração quase religiosa e com liturgia bem demarcada.

Em primeiro lugar, espere sua vez. Embora não tenha uma fila organizada, é de bom tom não passar na frente de quem chegou antes para pagar o mico  cumprir o ritual. E é de quinta atravessar no rastro de alguém, invadindo a foto alheia.

Enquanto rola a negociação (mais no olhar que nas palavras) para definir de quem é a vez de atravessar Abbey Road, chega a dar pena da cara resignada dos motoristas que esperam diante da faixa uma meia dúzia de travessias, antes de seguir adiante, quase pedindo desculpas por estarem conspurcando o sacrossanto terreno com ímpios pneus de seus automóveis.


Estúdio de Abbey Road - Londres
Muitos visitantes deixam sua marca no muro do estúdio

Bruno se recusou terminantemente a atravessar a rua na faixa (disse que não estava “à altura” dos Beatles). Eu, no fim, acabei entrando na onda e posei para uma foto, pisando as veneráveis listras brancas sobre o asfalto.

Na primeira versão deste post, eu tinha decidido que não ia postar essa imagem. Mas agora, que estou atualizando as informações (em julho de 2018), mudei de ideia: olha euzinha em Abbey Road aí 😀⬇️

Travessia da faixa de pedestres de Abbey Road, Londres



Como chegar a Abbey Road
O Estúdio de Abbey Road e a faixa de pedestres imortalizada pelos Beatles ficam na esquina da  Abbey Road com Grove End Road, a cerca de 500 metros da Estação de Metrô de Saint John’s Wood (Linha Jubilee – cinza).

Nós chegamos de ônibus (Linha 46), que passa na esquina do hotel em que estávamos, na região do Hide Park.

Gosta de música e viagens? Siga o link para mais dicas 😉.




➡️ O que fazer em Abbey Road
Se você não for fã dos Beatles (ou aquele tipo de freak que faz questão de fazer fotos manjadas, mesmo sem ter a mínima ideia do que elas significam), vai se decepcionar com o programa, já que a única atividade por lá é mesmo atravessar a rua.

Para os fãs dos Beatles, a principal atividade é ficar com nó na garganta e olhos marejados.

Aproveite que você vai visitar o venerando local e combine a passagem por Abbey Road com um um passeio por Little Venice (o ônibus 46 conecta as duas áreas) ou pelo Regent’s Park Canal, que ficam bem perto e são muito bacanas.

Abbey Road, Londres
Todo mundo tira uma casquinha da imagem mitológica dos Beatles em Abbey Road, como neste anúncio de restaurante indiano no ônibus 46, que serve à região

Lembrancinhas dos Beatles em Abbey Road
Naturalmente, a vizinhança do Estúdio de Abbey Road tem várias lojinhas de souvenir dos Beatles. Eu visite a The Abbey Road Shop, que fica no nº da rua e oferece todo o tipo de quinquilharias sobre a banda, mas também tem uns itens bem legais — inclusive algumas raridades que custam um rim.

Uma rua do bairro de Saint John's Wood, Londres
A simpática região de Saint John’s Wood, onde fica Abbey Road



Eu comprei um boné de veludo cotelê preto, igualzinho aos que os Beatles usam em várias cenas de Help! — nunca usei, mas adoro 😀.

Minha dica, porém, é que se você for a Liverpool, deixe para comprar suas lembrancinhas dos Beatles lá. A terra dos Fab4 tem uma oferta muito mais variada e interessante de produtos “produtos Beatles”. A loja oficial do The Beatles Story, na cidade dos menisnos, é de enlouquecer de tão bacana. E as camisetas duuuuuram uma eternidade.


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

8 comentários:

  1. Não acho que seja um grande mico atravessar a rua, ainda mais pra quem gosta de Beatles. É uma experiência divertida pra quem vai pra Londres. Eu fui, atravessei, tirei foto e pensei muito nas pessoas que curtem Beatles que eu conheço e que não puderam estar lá, como meu pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, eu amo os Beatles e adoro visitar os cenários que têm a ver com eles. Achei Abbey Road divertida. Mas não vou postar minha foto aqui de jeito nenhum :)

      Excluir
    2. Carlos Alberto de Paula Fortes2 de janeiro de 2017 às 10:59

      E eu cda vez tenho maior convicção ,tdo jovem no dias de hj q curte os Beatles são inteligentes!nesse exato momento a minha caçula Nayara Fortes
      acaba de me comunicar q acabou de chegar nessa histórica
      travessia...q emoção

      Excluir
    3. Eu tb acho, Carlos Alberto. Acho o máximo meus sobrinhos adorarem os Beatles, deixa td mundo mais especial :)
      Aliás, minha visita a Abbey Road foi com meu sobrinho. Foi bem bacana :)

      Excluir
  2. Um conselho: explorar os arredores de St Johns Wood. Muita gente só vai até a "faixa de pedestre dos Beatles" e o bairro é bem charmosinho. Tem o Violet Garden, um parque pequeno e bem charmoso, com um jardim lindinho demais (ele fica na Violet Hill, que inspirou a canção homônima do Coldplay). Tem a St Johns Wood High Street com muitas lojinhas e lugares para comer, e ela termina em Regents Park. Se caminhar até Maida Vale, pode dali pegar o Regents' Canal. Se subir a Acacia Road, passa por Primrose Hill, entrando e saindo do canal, até chegar a Camden Town. Ver os fundos das casas que dão pro canal é lindooooooo demais. Esse ano espero fazer esse roteiro a pé de novo. Um abraço, Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas dicas, Lu.!!
      E dá pra combinar essa caminhada com o passeio de barco de Little Venice a Camden Lock, pelo Regent's Canal. Como Londres tem coisa bacana pra fazer, né?
      Bjo e obrigada :)

      Excluir
  3. Pra quem gosta de críquete (alguém em algum lugar deve gostar!), o Lord's Cricket Ground fica bem perto, na metade do caminho entre a Abbey Road e o Regent's Park. No museu do estádio, está exposta a taça original da The Ashes, um dos troféus esportivos mais famosos do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, críquete é tão britânico que deve valer a pena dar uma passada por lá só pra entrar no clima :)

      Excluir