sábado, 5 de abril de 2014

Salvador: um café e um museu
para ver o mar (e o pôr do sol)

Você sabe aonde precisa ir 
para mergulhar nesta vista de Salvador?
Qual o seu programa preferido em Salvador? O meu é ver o mar. Nem faço questão de ir à praia (amo dar meus mergulhos, mas não sou muito fã de tomar sol). Deliro, mesmo, é com os milhares de cantinhos que a cidade oferece para a gente se acomodar e assistir o mar, a qualquer hora do dia.

Aqui na Fragata eu já falei do meu amor pelo Solar do Unhão, lindo conjunto arquitetônico do Século 17 que hoje abriga o Parque das Esculturas e o Museu de Arte Moderna — e que, por incrível que pareça, costuma ficar fora da rota dos turistas, o que é um pecado imperdoável. Mas preciso recomendar dois lugares que você precisa visitar, de preferência no final da tarde, para ver o pôr do sol: o Café Terrasse da Aliança Francesa (esse escândalo que você vê na foto de abertura deste post) e do Farol da Barra.

Apesar de ser uma das imagens mais conhecidas de Salvador, o Forte de Santo Antônio (Farol da Barra) é pouco visitado por dentro. Pena, porque ele abriga um museu bem interessante e oferece vistas simplesmente alucinantes para o mar e a cidade





O Farol da Barra, instalado no Forte de Santo Antônio, até que é bem popular entre os turistas. Afinal, ele é uma das logomarcas de Salvador. O entorno do Farol é ponto de encontro no Carnaval, espaço para grandes shows ao ar livre. Para sucessivas gerações de baianos, o gramado que o cerca é um dos camarotes mais tradicionais para ver o pôr do sol. Eu, porém, recomendo que você vá além do gramado e visite o velho Forte de Santo Antônio por dentro.

Praça de Armas do Forte de Santo Antônio
Primeiro, porque o forte é uma parte importantíssima da história da cidade e do Brasil. É a primeira grande fortificação militar portuguesa erguida em nossa terra, ainda no Século 16, para proteger a entrada da Baía de Todos os Santos (se você olhar no GoogleEarth, vai ver que ele fica bem na "esquina" do Atlântico com a Baía).

Um pouco dessa história você pode descobrir no Museu Náutico, que funciona no interior do Forte de Santo Antônio e que tem um acervo bem bacaninha, inclusive uma coleção de achados arqueológicos retirados do naufrágio do famoso Galeão Sacramento, que afundou em frente a Salvador em 1668.

O Forte de Santa Maria visto do alto do Farol da Barra
O segundo motivo para visitar o o Forte de Santo Antônio é que ele oferece vistas impressionantes para o mar e para a cidade. Uma escadinha de caracol bem estreita leva ao topo da torre do Farol, onde uma plataforma permanentemente batida pelo vento funciona como posto de observação privilegiado, com 360 graus de visões celestiais para a Ilha de Itaparica, o mar muito azul, o Porto da Barra e a Curva do Cristo. Simplesmente lindo.  

O Edifício Oceania e a Praia do Farol
A Praça de Armas do Forte de Santo Antônio também tem uma vista danada de bonita para a Ilha de Itaparica e para o pôr do sol. Lá já funcionou um café, hoje substituído por uma lanchonete mais simplezinha, mas que ainda oferece mesinhas ao ar livre. É uma delícia fazer uma paradinha estratégica, curtir a brisa e ver o sol caindo sobre as muralhas seculares. 

É assim que o sol se despede de Salvador. À esquerda, o crepúsculo visto do terraço do café da Aliança Francesa. à direita, o lindo entardecer visto do baluarte do Forte de Santo Antonio (o Farol da Barra)
Depois de ver o pôr do sol no Terraço da Aliança Francesa (na sexta) e no Forte de Santo Antônio (no sábado), fiquei no maior dilema sobre qual dos dois é o mais bonito. Da próxima vez que você for a Salvador, experimente esses dois programinhas baratos e maravilhosos e quem sabe você não me ajuda a decidir. 

A Ilha de Itaparica vista da Praça de Armas do Forte de Santo Antônio
Endereços e informações práticas

Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra)
De terça a domingo, das 8:30h às 19h (em janeiro e julho, diariamente). Entrada: R$ 10. Estudantes, idosos e professores pagam meia. Telefone (71) 3264 3296 / 3331 8039.

Confira o índice com todos os posts sobre 
museus e sítios arqueológicos publicados aqui na Fragata

Café Terrasse Aliança Francesa da Bahia 
O casarão da Aliança Francesa
Ladeira da Barra nº 401 (para procurar no Googlemaps ou GPS, é bom saber que a Ladeira da Barra é um trecho da Avenida Sete de Setembro, que começa no Farol e acaba na Praça Castro Alves). Telefone (71) 3012.1584. Funciona de segunda a sábado, das 10 às 21hs.

Tem Wifi gratuito e funciona como estação de bookcrossing (sistema de troca de livros que permite ao doador acompanhar a rota do livro doado). Às sextas e sábados, a partir das 17 horas, costuma ter música ao vivo (na tarde em que estive lá, um grupo de chorinho super simpático estava tocando, sem amplificação. Sonzinho bem gostoso) e é cobrado couvert artístico de R$ 10.

Grupo de chorinho na Aliança Francesa
Quando você for, informe-se antes a programação do cinema e do Teatro Moliére, que também funcionam na sede da Aliança e sempre têm atrações interessantes. Quem sabe você não estica o programa?. E não deixe de conferir as mostras que rolam no hall de entrada do casarão. Na última vez que estive lá (penúltimo fim de semana de março), estava em cartaz uma exposição maravilhosa do fotógrafo Pierre Verger, Uma ponte sobre o Atlântico, com imagens que atestam os profundos laços entre a Bahia, o Caribe e a África.

A escadinha em caracol que leva
ao topo da torre do Farol


A  Bahia na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

4 comentários:

  1. Oi, Cyntia. Tudo bem? :)

    Esse seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cynthia. Tudo bem? :)

    Esse seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Cheguei aqui no blog depois de ter clicado no link no Viaje na Viagem, atraída pelo nome da minha cidade. Nossa, este post me fez matar um pouco da saudade de um pôr do sol no Farol e de um fim de tarde na Aliança Francesa. Suas fotos são maravilhosas e me transportaram diretamente daqui da Sicília para a Barra :). Obrigada! rsrs
    Um abraço,
    Patricia - Uma soteropolitana expatriada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia, legal descobrir seu blog, também, porque estou cheia de planos para descobrir a Sicília.
      Nossa cidade é muito linda, mesmo, né? Eu não canso de babar por Salvador.
      Obrigada por viajar na Fragata. Bj

      Excluir