5 de março de 2014

Sevilha: a Catedral de la Giralda

A Praça do Triunfo e a Catedral de Sevilha
A Praça do Triunfo e a Catedral de Sevilha

Catedral de La Giralda, em Sevilha: "Para que achem que somos loucos"


O símbolo maior de Sevilha é a Catedral de La Giralda, uma maravilha com seis séculos de idade e uma baita história pra contar.

A Catedral de Sevilha é mais conhecida por sua espetacular Torre de La Giralda, um antigo minarete de mesquita que parece pairar sobre todo o centro antigo da cidade — eu quase não precisava de mapa para me orientar, bastava olhar para cima e localizá-la.

Quando a Catedral de la Giralda começou a ser construída no comecinho do Século 15, dizem que o deão que comandou o projeto queria “um templo tal que os que o virem achem que somos loucos”. Loucos, não sei. Opulentos, com certeza.

Interior da Catedral de La Giralda em Sevilha
Interior da Catedral de La Giralda em Sevilha
Interior da Catedral de La Giralda em Sevilha

Interior da Catedral de La Giralda: ruptura radical com a escala humana 


Por fora, a Catedral de La Giralda é linda, mas não chega a impactar tanto — talvez culpa da vizinhança, repleta de espetáculos, como o Real Alcázar.

É no interior da Catedral de Sevilha que a gente tem a dimensão de seu efeito acachapante.

A Torre da Giralda nas palavras de Cervantes lembrada em uma placa em Sevilha
Torre da Giralda da Catedral de Sevilha
Torre da Giralda na Catedral de Sevilha
A Giralda nas palavras de Cervantes: no topo da torre há uma estátua de bronze que gira com o vento, uma bela giganta para lutar com D. Quixote
Torre da Giralda, Sevilha
Os sinos da Catedral no topo da Torre da Giralda

A Catedral de La Giralda é A visita que você deve programar em Sevilha  — tem muitas outras coisas maravilhosas pra ver na cidade, mas esta é, de todas, a mais imperdível.

Veja como organizar sua visita à Catedral de Sevilha:

Visita à Catedral de La Giralda em Sevilha

A Catedral de Sevilha começou a ser construída no Século 15 e ocupa o mesmo terreno da antiga Mesquita da Alfama. Por qualquer ângulo que se olhe para ela, a construção derrama beleza em todas as direções.

O interior da Catedral de La Giralda, por exemplo, é uma vertigem — que resulta muito mais da ruptura radical com a escala humana de sua construção do que de seus adornos.

E olha que o que não falta são detalhes riquíssimos na Catedral. Basta ver as capelas, o Coro monumental e no arrebatador Altar-Mor, um labirinto de entalhes cobertos de ouro.

Porta do Perdão na Catedral de la Giralda em Sevilha
Porta do Perdão na Catedral de la Giralda em Sevilha
Porta do Perdão na Catedral de la Giralda em Sevilha
Porta do Perdão, Catedral de Sevilha

A Porta do Perdão (no alto) é o acesso ao Patio de los Naranjos (“Pátio das Laranjeiras”) e um tremendo cartão de visitas da catedral. Acima, detalhes da decoração da porta


O mais avassalador na Catedral de Sevilha é que seus construtores levaram muito a sério o cânone gótico, onde as proporções dos templos eram pensadas exatamente para apequenar os humanos diante do divino — uma forma, talvez, de derramar sobre eles o “peso de Deus”.

Na Catedral de la Giralda esse peso de Deus parece desabar sobre o visitante na forma de uma vastíssimo espaço e colunas que parecem que vão tocar as nuvens. Lindo de dar palpitação.

Fachada da Catedral de la Giralda em Sevilha
Fachada da Catedral de la Giralda em Sevilha
Fachada da Catedral de la Giralda em Sevilha
Fachada da Catedral de la Giralda em Sevilha

Quando digo que a Catedral de Sevilha é muito mais espetacular por dentro, isso não significa que ela seja nada basiquinha por fora


Por mais de um século, A Catedral de Sevilha de a maior igreja da cristandade, até ser sobrepujada pela Basílica de São Pedro, em Roma, e pela Catedral de Saint Paul, em Londres.

Se a imponência da Catedral de Sevilha é cristã, seu encanto é todo muçulmano. O que a torna singular é a herança moura que persiste na Torre da Giralda e no Pátio de los Naranjos.

A Torre de la Giralda é o antigo minarete da Mesquita da Alfama, datado do Século 12, convertido em campanário da Catedral de Sevilha.

Pátio de los Naranjos na Catedral de la Giralda em Sevilha
Pátio de los Naranjos na Catedral de la Giralda em Sevilha
Catedral de Sevilha: Patio de los Naranjos ("Pátio das Laranjeiras")
O Patio de los Naranjos ("Pátio das Laranjeiras") é um dos grande encantos da Catedral. Quando ela ainda era uma mesquita, suas fontes serviam para que os fiéis fizessem a ablução (ritual de higiene) antes das preces


O topo da Torre da Giralda paira 105 metros acima de Sevilha. Para alcançá-lo, sobem-se 35 rampas e 17 degraus (sim, eu contei).

A subida até que é camarada para o turista, mas eu fico imaginando como era para o muezim, obrigado a fazer o percurso cinco vezes por dia e ainda chegar lá em cima com fôlego para chamar os fiéis para as orações...

Sevilha vista do alto da Torre da Giralda

Sevilha vista do alto da Torre da Giralda


O Pátio de Los Naranjos da Catedral de la Giralda é apaixonante. Uma placidez pontuada por fontes e laranjeiras carregadas de frutos.

Era lá que os frequentadores da antiga mesquita se lavavam antes das orações. Hoje, o Patio de los Naranjos é acessível apenas a quem paga ingresso para ver a Catedral (de fora, dá para dar uma espiadinha pela linda Porta dos Perdões).

Sevilha vista do alto da Torre da Giralda
A sombra da Torre da Giralda sobre Sevilha

No Século 17, época de ouro de Sevilha, o Pátio de los Naranjos era uma área das mais profanas da cidade, atraindo um enxame de batedores de carteira, espadachins de aluguel e outros profissionais do escuso, que aproveitavam a localização central para fazer negócios, sem risco de cair nas mãos das forças da lei — naquela época, ninguém era preso em solo sagrado.

Aliás, a imponência da Catedral de la Giralda jamais intimidou os sevilhanos daqueles tempos. O templo era parte da vida cotidiana, espaço em constante ebulição e sede de atividades que nada tinham a ver com o divino.

Torre da Giralda na Catedral de Sevilha
Torre da Giralda na Catedral de Sevilha

Quando subir a Torre da Giralda, preste atenção aos detalhes que vão aparecendo pelo caminho

Sevilha vista do alto da Torre da Giralda
Sevilha vista do alto da Torre da Giralda
Ao longo da subida da torre, Sevilha se revela mais e mais

Era na Catedral que a cidade fechava negócios, selava alianças e se inteirava das notícias que chegavam com as embarcações.

As escadas que cercam a Catedral foram, por alguns séculos, o Mentidero de Sevilha, essa típica instituição espanhola, um ponto de encontro aonde acorriam as pessoas atrás de novidades e mexericos.

Túmulo de Cristóvão Colombo na Catedral de la Giralda em Sevilha
Altar da Catedral de la Giralda em Sevilha
Altar da Catedral de la Giralda em Sevilha
Altar da Catedral de la Giralda em Sevilha

O túmulo de Colombo (no alto) e alguns dos magníficos altares da Catedral de Sevilha


Nos dias em que estive na cidade, a Catedral de Sevilha parecia estar permanentemente sitiada pelos turistas.

No horário de inverno, as visitas começam às 11 horas, mas desde as 10 a fila já se espichava bem além da Puerta del Príncipe (construída na última grande reforma da Catedral, na segunda metade do Século 19), onde funcionam a bilheteria e a entrada de visitantes.

Estátua da Giralda na Catedral de Sevilha
Réplica da Giralda. A giganta de bronze original fica no alto da torre da catedral

Confesso que contemplar aquela multidão me fez adiar por alguns dias a visita à Catedral de la Giralda. Mas, acredite, a multidão parece que some, lá dentro, na imensidão das naves da igreja.

O único ponto onde se percebe maior aglomeração no interior da Catedral é em torno do túmulo de Colombo, onde uma alegoria onde quatro "gigantes" (representação dos reinos de Castela, Leão, Aragão e Navarra) carregam o ataúde do navegador.

Coro da Catedral de La Giralda em Sevilha
Coro da Catedral de Sevilha
Catedral de La Giralda em Sevilha
Órgão da Catedral de La Giralda em Sevilha
O órgão original da Catedral de Sevilha foi destruído em um desabamento, em 1888. O atual é de 1901, um dos acréscimos mais recentes ao esplendor de La Giralda


Há uma certa controvérsia sobre esse túmulo de Colombo. Há muitos estudiosos que põe em dúvida se os restos que repousam na Catedral de la Giralda são mesmo do descobridor das Américas.

Mas o público não quer saber: todo mundo se acotovela diante dos quatro gigantes em busca da melhor posição para posar para as fotos. Para encontrar o túmulo de Colombo na Catedral de Sevilha, chegar até lá, basta seguir os flashes que insistem em pipocar, apesar de proibidos.

Porta do Príncipe, acesso para visita turística à Catedral de Sevilha
A entrada da Catedral de Sevilha para a visita turística é pela Porta do Príncipe (Também chamada de Porta de San Cristóbal). Não se assuste com a fila para entrar. Ela anda rapidinho

Acesso turístico à Catedral de Sevilha

🏠 Plaza del Triunfo. Segundas, das 11h às 15:30h.
🕚 De terça a sábado, das 11h às 17h. Domingos, das 14:30h às 18h. Em julho e agosto, os horários mudam: segundas, das 09:30h às 14:30h, de terça a sábado, das 9:30h às 16h e domingos das 14:30h às 18h.
💲 Entrada: 8 €. A subida à Torre da Giralda está incluída da entrada. Nas temporadas mais fervidas, evite a fila da bilheteria comprando seu ingresso pela internet.   


Veja mais imagens de Sevilha na página da Fragata Surprise no Facebook


Torre da Giralda, Catedral de Sevilha
A Torre de la Giralda é a marca mais reconhecível de Sevilha

A Espanha na Fragata Surprise - post-índice

Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário