2 de agosto de 2013

O que fazer em Willemstad, Curaçao - uma cidade exuberante

Handelskade e Emmabrug (Ponte Rainha Emma) em Willemstad, Curaçao
A imagem mais conhecida de Curaçao é o Handelskade de Willemstad(no alto), cais onde se perfilam edifícios coloniais em diversas cores. O clique foi feito da Emmabrug, a ponte sobre balsas Rainha Emma, que liga os bairros de Punda e Otrobanda
Forte Amsterdã em Willemstad, Curaçao
Nos tempos da colônia, a estreita entrada da Baía de Santa Ana era defendida pelo Forte Rif, em Otrobanda, e pelo Forte Amsterdam, em Punda (foto), que hoje é a sede do governo de Curaçao


Quando a gente pensa em Caribe, só quer saber de areia branquinha e águas azuis. Curaçao preenche essa expectativa magistralmente, mas deve achar pouco.

Não satisfeita em hipnotizar com praias que simplesmente não são desse mundo, essa pequena ilha (440 km²) recebe os viajantes com um tremendo cartão de visitas.

Handelskade de Willemstad em Curaçao
Handelskade de Willemstad em Curaçao
Pescaria no Handelskade em Willemstad, Curaçao
Cenas de Willemstad: pescaria de manhã cedinho no Handelskade (com vista para Otrobanda)

Willemstad, a capital de Curaçao, é pura exuberância em arquitetura, cheiros e sons.

Essa é a surpresa: tem muito o que fazer em Willemstad e a cidade merece que você reserve um tempinho para explorá-la com atenção.

E olha que a concorrência das praias de Curaçao é forte. Mas é como se Willemstad tivesse decidido que a luz rara e preciosa que banha aquela parte do mundo merece uma paleta de cores mais intensa para ser corretamente aproveitada.

Ponte de acesso ao bairro judeu de Scharloo em Willemstad, Curaçao

Do ladinho do Handelskade, esta ponte sobre o canal leva ao bairro de Scharloo, com seus belos casarões coloridos, construídos pela comunidade judaica em Willemstad


Na semana que passei na ilha, aproveitei muito as praias de Curaçao, mas fiquei surpresa e encantada com as atrações de Willemstad. A capital é um super bônus para quem escolhe esse paraíso caribenho para mergulhar e curtir o dolce far niente à beira-mar.

Então, quando você for, aproveite as minhas dicas sobre o que fazer em Curaçao e curta uma cidade muito bacana:
Mercado Flutuante de Willemstad em Curaçao
Mercado Flutuante de Willemstad em Curaçao
Mercado Flutuante de Willemstad em Curaçao
Mercado Flutuante de Willemstad em Curaçao
Antes do banho de mar, que tal uma passada pelo Mercado Flutuante de Willemstad e comprar uma frutinhas para o café da manhã e o lanchinho na praia?


O que fazer em Willemstad, Curaçao


Willemstad é uma cidade que soube tirar proveito das muitas influências trazidas pelos diversos povos que contribuíram para a formação de Curaçao como país.

Ainda hoje essas influências desfilam no colorido idioma (ele também!) falado na ilha: o papiamento é uma mistura de holandês e espanhol, com tempero português e dos vários idiomas dos africanos levados para a Curaçao.

Farmácia antiga de Willemstad em Curaçao
Reconhece alguma palavra neste letreiro? A língua é o Papiamento, idioma oficial de Curaçao


Esse colorido prossegue na arquitetura colonial, herdada dos holandeses, nos mercados de rua e na culinária local

Localize-se: um pouquinho da geografia de Willemstad

A malha urbana de Willemstad se enrosca em torno da Baía de Santa Ana e essa massa d'água divide a cidade em duas regiões principais. Do lado Leste está Punda ("Ponta"), o bairro mais antigo e característico da capital.

Ponte Rainha Emma em Willemstad, Curaçao
Ponte Rainha Emma em Willemstad, Curaçao
Ponte Rainha Emma em Willemstad, Curaçao
A Emmabrug, com o bairro de Punda ao fundo


O trecho mais famoso de Punda é o Handelskade, o cartão postal mais famoso de Willemstad, onde . vale a pena programar passeios sem pressa para ver as casinhas coloniais coloridas.

Ainda do lado de Punda, mas considerados bairros independentes, estão Scharloo e Pietermaai.

Bairro de Otrobanda em Willemstad, Curaçao
Bairro de Otrobanda em Willemstad, Curaçao
Otrobanda, o lado Oeste de Willemstad

Balsa entre Punda e Otobanda em Willemstad, Curaçao
Ponte Rainha Juliana em Willemstad, Curaçao
Nos horários em que a Emmabrug é recolhida para passagem de embarcações, a travessia de pedestre entre Punda e Otrobanda é feita de lancha (no alto). A travessia de carro é sempre pela Ponte Rainha Juliana (Koningin Julianabrug), aquele "viadutão" azul, na foto acima


No bairro de Scharloo ainda resistem muitos belos casarões que desde o Século 19 serviram de moradia às famílias mais afluentes da comunidade judaica.

Pietermaai, no caminho para as praias do Leste de Curaçao, como a famosa Jan Thiel também é um charme feito de arquitetura antiga e ruas sossegadas.

Do outro lado da Baía de Santa Ana, na margem Oeste, está Otrobanda ("a outra banda" ou "o outro lado"), que é onde se concentram os hotéis maiores, geralmente de redes famosas e o comércio mais moderno. Foi lá que me hospedei.

Mesas ao ar livre no Handelskade de Willemstad em Curaçao
Arepas servidas no Handelskade de Willemstad em Curaçao
Bom programa em Willemstad é começar o dia com um café é deliciosas arepas de milho, influência venezuelana, em uma mesinha à beira-mar, no Handelskade


Um bom passeio por Willemstad deve começar de manhã cedo, não só para escapar do sol inclemente, mas para ver a cidade ainda se espreguiçando e tocando suas tarefas prosaicas, antes de se enfeitar para os turistas.

Seguindo essa regra, nada melhor do que começar o dia provando arepas numa das mesinhas do Iguana Café, no Handelskade, quase em frente ao terminal das barcas que fazem a travessia entre as duas margens da Baía, quando a Emmabrug (a ponte móvel Rainha Emma, montada sobre balsas) é recolhida para a passagem das embarcações.

Bairro de Punda em Willemstad, Curaçao
Bairro de Punda em Willemstad, Curaçao
Bairro de Punda em Willemstad, Curaçao
Bairro de Punda em Willemstad, Curaçao
Bairro de Punda em Willemstad, Curaçao
Bairro de Punda em Willemstad, Curaçao
O bairro de Punda é o núcleo original de Willemstad. Nesta área há muitas construções coloniais preservadas e mesmo as mais recentes seguem a estética do Século 18. E todas sempre muito coloridas


Tudo em Curaçao é tão bonito que, não importa para onde se olhe, sempre haverá um cartão postal.

A escolha, portanto, é feita apenas com base no ângulo do sol: de manhã, é melhor estar em Punda e olhar para Otrobanda. No final da tarde, vista do lado Oeste, Punda é uma miragem.

Handelskade de Willemstad em Curaçao
Handelskade de Willemstad em Curaçao
Handelskade de Willemstad em Curaçao
Handelskade de Willemstad em Curaçao
Handelskade de Willemstad em Curaçao
O Handelskade é bonito a qualquer hora, mas o melhor momento pra fotos é ao cair da tarde

⭐Handelskade

O clássico cartão postal de Willemstad é o Handelskade, conjunto de edifícios coloniais à margem do estreito canal de entrada da Baía de Santa Ana, no bairro de Punda.

Ele é quase a logomarca oficial de Curaçao: uma profusão de cores em cada casinha. Basta ver a foto e a gente já pensa em férias, trópico e felicidade.

Placa de carro de Curaçao
Handelskade de Willemstad em Curaçao

O Handelskade está até nas placas dos carros de Curaçao. Acima, a primeira foto que fiz em Curaçao, um clique das muralhas do Forte Riff onde fica o hotel onde me hospedei


O Handelskade é basicamente uma rua histórica e a maioria de suas casinhas fofíssimas foi construída no Século 18. Um pedacinho de Amsterdã em pleno Caribe.

O arco-íris das fachadas do Handelskade tem um propósito bem funcional: evitar que o sol muito forte dos trópicos refletisse nas paredes caiadas, incomodando o olhar holandês, acostumado aos dias sombrios de suas latitudes. O resultado, porém, é pura arte.

Diante do Handelskade fica a Ponte Rainha Emma, feita de barcos, que é recolhida em certas horas do dia para permitir a passagem de embarcações para o interior da Baía de Santa Ana.

Vendedor de peixe no Mercado Flutuante de Willemstad em Curaçao
No Mercado Flutuante de Willemstad, o peixe vai direto dos barcos para a sacola do freguês


⭐ Mercado Flutuante de Curaçao

De Otrobanda, onde estava hospedada, gostava de atravessar para Punda pela Ponte Rainha Emma e escolher algumas frutas nas barracas do Mercado Flutuante para o café da manhã.

O mercado é tocado basicamente por venezuelanos (alguns colombianos, também), que fazem a travessia desde a costa de seu país trazendo peixes, frutas e hortaliças para abastecer Willemstad.

Mercado Flutuante de Willemstad em Curaçao
Mercado Flutuante de Willemstad em Curaçao
Mercado Flutuante de Willemstad em Curaçao

O pescado, as frutas e hortaliças à venda no Mercado Flutuante geralmente vêm da Venezuela


São dois dias no mar e sabe-se lá quantos ancorados à beira do canal onde funciona o Mercado Flutuate  os comerciantes só vão embora quando acaba a mercadoria.

Os barcos que os trazem da Costa da América do Sul servem como alojamento e, muitas vezes, de quitanda. Os mais prósperos já podem se dar ao luxo de montar seus balcões na calçada, à beira d'água.

Mercado Flutuante de Willemstad em Curaçao
As barracas do Mercado Flutuante têm vista para os casarões de Scharloo


⭐ Forte Amsterdam

A principal construção do Handeslkade é o Forte Amsterdam (que tem uma bela igreja em seu interior).

O forte foi construído no começo do Século 17 pela Companhia das Índias Ocidentais, a empresa colonial holandesa que se encarregou da ocupação e da administração de Curaçao.

Forte Amsterdam, em Willemstad, Curaçao
Forte Amsterdam, em Willemstad, Curaçao

O Forte Amsterdam, em Punda, é agora a sede do governo do Curaçao


Junto com o Forte Riff, em Otrobanda (do outro lado das águas) ele era a principal defesa da entrada da Baía de Santa Ana.

A construção está muito bem preservada e serve atualmente como sede do governo de Curaçao.

Sinagoga Mikve Israel-Emanuel em Willemstad, Curaçao

A Sinagoga Mikve Israel-Emanuel é a mais antiga de todas as Américas


⭐ Sinagoga Mikve Israel-Emanuel

A duas quadras do Forte Amsterdam está a imponente Sinagoga Mikve Israel-Emanuel, testemunho da tolerância religiosa holandesa nos Séculos 17 e 18.

Esta sinagoga foi estabelecida em Curaçao no Século 17 é a mais antiga ainda de pé em todo o continente americano e continua em pleno funcionamento.

A Sinagoga Mikve Israel-Emanuel foi construída pela comunidade de judeus sefarditas (da Península Ibérica) que encontrou na América Holandesa um refúgio contra as perseguições religiosas em curso na Europa — outra parte dessa comunidade estabeleceu-se no Recife de Maurício de Nassau, como atesta a Sinagoga Kahal Zur Israel, no Bairro do Recife Antigo.

Sinagoga Mikve Israel-Emanuel em Willemstad, Curaçao

O nome da sinagoga, em hebraico, significa “A Esperança de Israel-Emanuel”.

No espaço da sinagoga funciona o Museu Histórico e Cultural Judaico, que conta a história da comunidade em Curaçao, iniciada em 1634 e traça um panorama da presença dos judeus no Caribe.

O acervo tem fotografias, livros, objetos de culto e vídeos. As visitas ao museu são realizadas de segunda a sexta, das 9h às 16:30h. 

Casarão no Bairro de Scharloo em Willemstad, Curaçao

No final do Século 19, a comunidade judaica construiu belos casarões em Scharloo


⭐ Bairro de Scharloo

Uma ponte sobre o canal onde funciona o Mercado Flutuante dá acesso ao bairro de Scharloo.

No período colonial, a área ficava fora das muralhas defensivas de Willemstad e somente começaria a ser ocupada no final do Século 19, substituindo Pietermaai como o bairro favorito das famílias mais ricas da comunidade judaica de Curaçao.

Casarão no Bairro de Scharloo em Willemstad, Curaçao
Casarão no Bairro de Scharloo em Willemstad, Curaçao
Casarão no Bairro de Scharloo em Willemstad, Curaçao
Casarão no Bairro de Scharloo em Willemstad, Curaçao
Casarão no Bairro de Scharloo em Willemstad, Curaçao
Casarão no Bairro de Scharloo em Willemstad, Curaçao
Casarão no Bairro de Scharloo em Willemstad, Curaçao
Casarão no Bairro de Scharloo em Willemstad, Curaçao
Casarão no Bairro de Scharloo em Willemstad, Curaçao
As construções de Scahrloo também se esbaldam nas cores — afinal, estamos em Curaçao 


O resultado dessa mudança de predileção é uma infinidade de belíssimas mansões — um conjunto muito colorido, afinal, estamos em Curaçao — que margeia a rua principal do bairro, Scharlooweg, e as transversais.  O estilo neoclássico impera na arquitetura.

Muitos dos casarões de Scharlooo hoje são ocupados por repartições públicas (em algumas delas, dá para atravessar os portões e xeretar os jardins). Alguns abrigam hotéis ou comércio.

⭐Bairro de Pietermaai

Assim como Punda e Scharloo, o bairro de Pietermaai também é tombado pela Unesco e tem lindos casarões — muitos deles abrigam hotéis charmosos, fazendo da área uma boa opção para quem quer hospedagem menos convencional que a dos hotelões sediados, principalmente, em Otrobanda. 

Pietermaai começou a ser ocupado no Século 18. O bairro à beira-mar ficava fora das muralhas coloniais e era a área residencial mais chique de Willemstad até ser devastado por um furacão, em 1871, levando muitos moradores a se mudarem mais para longe da praia, na direção de Scharloo.

Bairro de Pietermaai em Willemstad, Curaçao
Bairro de Pietermaai em Willemstad, Curaçao
Bairro de Pietermaai em Willemstad, Curaçao
Bairro de Pietermaai em Willemstad, Curaçao
Bairro de Pietermaai em Willemstad, Curaçao

A arquitetura de Pietermaai também é linda e tombada pela Unesco


Hoje, Pietermaai faz as vezes de bairro boêmio de Curaçao, cheio de lojinhas charmosas, cafés e restaurantes interessantes.

Esse clima charmoso é uma aquisição recente: há cerca de 20 anos, a área tinha sido convertida em uma bocada perigosíssima, com um dos mais altos índice de criminalidade da ilha.

Hoje, Pietermaai é uma vizinhança segura e em franco processo de revitalização.

Ocatgon, casa de Simón Bolívar em Willemstad, Curaçao
Ocatgon, casa de Simón Bolívar em Willemstad, Curaçao
Ocatgon, casa de Simón Bolívar em Willemstad, Curaçao

O Octagon, onde Bolívar viveu um período de exílio, hoje é um museu em memória do Libertador


Ainda no bairro de Pietermaai, no caminho para o Seaquarium, vale a pena dar uma parada no Hotel Ávila, que abriga num pátio interior, à beira-mar, o curioso prédio do Octagon, onde Simón Bolívar viveu por um curto período e que hoje é um museu dedicado ao Libertador

Para saber mais sobre o Octagon, leia este post: Casas-museus: A vida cotidiana de gente muito especial

Plasa Bieu, Mercado Velho de Curaçao

Plasa Bieu: comida krioyo é aqui mesmo


⭐Plasa Bieu (Mercado Velho)
De Ruyterkade, Willemstad. Aberto de segunda a sábado, das 10h às 15 horas.

Um passeio por Willemstad nunca estará completo sem uma passada no Oude Markt, também conhecido como Plasa Bieu (Mercado Velho), que reúne diversos restaurantes populares (e bote populares nisso, lotadíssimos para o almoço) que servem comida típica de Curaçao.

Plasa Bieu, Mercado Velho de Curaçao
No Plasa Bieu, a comida é preparada à vista do freguês

Plasa Bieu, Mercado Velho de Curaçao
Plasa Bieu, Mercado Velho de Curaçao

O Mercado Velho de Curaçao é o lugar para provar ensopado de iguana, guiambo (sopa de quiabo com mariscos), funchi (polenta) e o perfeito casamento da Holanda com a culinária krioyo (crioula), que é um prato de queijo Gouda recheado com frango, chamado keshi yena.

Se o atendente de um restaurante lhe alertar que o prato pedido é pika pika, você já sabe que a comida vai vir fumegando, de tanta pimenta.

Plasa Bieu, Mercado Velho de Curaçao

As instalações do Plasa Bieu são rústicas, mas os sabores são irresistíveis


As instalações de Plasa Bieu são bem simples e faz um calor infernal lá dentro, mas a experiência é imperdível.

Na mesma praça onde fica o Plasa Bieu também está instalado o Mercado Novo de Curaçao, uma estrutura de concreto armado com uma baita cara de anos 50 e cheia de boxes de lojas populares.

Curte feiras e mercados? Dá uma olhada no monte de lugares legais mundo afora já comentados na Fragata: 


Veja mais imagens de Willemstad na página da Fragata Surprise no Facebook

Continue viajando


O Caribe na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

3 comentários:

  1. Oi, Cynthia. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia Paulista

    ResponderExcluir
  2. Oi Cyntia.
    Lindo Curaçao! E que praias!!
    Você esteve lá em julho? Dei uma lida, mas a dúvida persiste.. E o trajeto, qual a companhia aérea que leva?
    Obrigada.
    Ana Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, fui em julho de 2013. Fui de Copa, mas na é poca tb dava pra ir de Gol e Avianca. Bj

      Excluir