17 de agosto de 2013

Roteiro na Inglaterra - 15 dias com Londres, Winchester, Bath e Liverpool

Londres vista da Millenium Bridge
Despedida de Londres: um belo final de tarde sobre o Tâmisa
(Southwark Bridge vista da Millenium Bridge, 7 de agosto de 2013)

O verão inglês existe 😊 e é delicioso. Acabei de voltar de férias, 15 dias em um roteiro na Inglaterra que ficou redondinho.

Teve Londres, é claro — e agosto foi a época perfeita para aproveitar os parques públicos, mercados de rua e outras atrações da cidade.

Meu roteiro na Inglaterra também teve os encantos do Sul do país, onde comprovei que os campos verdinhos salpicados de flores e ovelhinhas não são invenção da literatura: Winchester e Bath estão lá para confirmar.

O HMS Victory, nau capitânia britânica na Batalha de Trafalgar, em exposição nos Estaleiros Históricos de Portsmouth
O HMS Victory, nau capitânia britânica na Batalha de Trafalgar, em exposição nos Estaleiros Históricos de Portsmouth. Abaixo, a majestosa abadia medieval de Bath
Abadia de Bath, Inglaterra


Essa viagem à Inglaterra foi todinha dedicada aos meus amores: visitei a casa de Jane Austen em Chawton, vi de perto navios históricos em Portsmouth, morri de paixão em Liverpool, a terra dos Beatles, caminhei na trilha de Shakespeare, em Londres, e realizei o sonho de ver Stonehenge cara a cara.

Foram duas semanas mais que perfeitas, que eu faço questão de compartilhar com vocês. Veja como foi minha viagem à Inglaterra:

Roteiro na Inglaterra – 15 dias


Skatista em Southbank (margem Sul do Tâmisa)
Skatista em Southbank (margem Sul do Tâmisa).Abaixo, duas das imagens mais reconhecíveis de Londres: a Tower Bridge e o Big Ben
Londres: Tower Bridge e Big Ben


Londres - 6 noites
Londres é um mundo que não se esgota em uma visita, mas cinco dias inteiros na cidade (seis noites) já permitem aproveitar as principais atrações da cidade.

Londres tem museus fantásticos e gratuitos, uma programação sempre variadíssima de espetáculos musicais, gastronomia de todas as partes do mundo, e monumentos históricos de cair o queixo, como a Torre de Londres, a Catedral de Saint Paul e a Abadia de Westmisnter.

O Regent's Park Canal na altura de Little Venice, Londres
O Regent's Park Canal na altura de Little Venice. Abaixo, patinhos no lago de St James's Park me fizeram 
Lago do St James's Park, Londres


No verão, esses encantos londrinos ganham a companhia de passeios super gostosos ao ar livre pelos parques públicos da cidade, no Regent’s Park Canal, e na beira do Tâmisa — uma passarela tão cheia de atrações que renderia, só ela, uma semana de atividades na cidade.

Fiquei hospedada no Royal Garden Hotel, no bairro de Kensignton, uma localização excelente para chegar a tudo que me interessava em Londres.

Greenwich, Londres
Repleto de referências às navegações, Greenwich é um distrito encantador e merece muito entrar em seu roteiro em Londres

Veja todas as minhas dicas de Londres:
Organizando a viagem
10 dicas de Londres para uma estadia perfeita
Dica de hospedagem em Kensington
De Bruxelas a Londres no Eurostar
Dicas práticas de Londres
Onde comer em Londres


The Globe, reconstrução do Teatro de William Shakespeare
Atracadouro no Rio Tâmisa, na altura de Southwark. No alto, à direita, The Globe, reconstrução do Teatro de William Shakespeare

Passeios
Roteiro: um sábado perfeito em Londres
O Teatro Globe e a trilha de Shakespeare
Espetáculos musicais em Londres - mais típicos que o Big Ben
Abbey Road - Londres para beatlemaníacos
Mercados de Londres - Portobello Road, Camden Town e Brick Lane
Clássicos londrinos: 5 atrações para ver ao menos uma vez na vida

Um passeio a Greenwich


Catedral de Winchester, Inglaterra
A Catedral de Winchester, construída pelos Normandos no Século 11. Abaixo, a encantadora arquitetura da cidade
Winchester, Inglaterra


Winchester - 3 noites
De Londres, peguei o trem para Winchester, a primeira capital da Inglaterra — cidade que a bobinha aqui achava que ia usar só como base para explorar as redondezas, mas acabou se mostrando um destino espetacular. Fiquei três noites e queria ter ficado mais.

A Inglaterra foi “inventada” em Winchester, cidade deslumbrante que está no mapa desde pelo menos o Século 9. Foi lá que Alfredo, o Grande instalou a capital do Reino de Wessex, ponto de partida para a sua sonhada unificação de Englaland, a "Terra dos Anjos", então fracionada em pequenos reinos dispersos e acossados pelas invasões vikings.

Hospital of St Cross, Winchester, Inglaterra
Pra visitar nos arredores de Winchestester: o Hospital of St Cross é um albergue fundado no Seculo 12 e ainda em funcionamento. Abaixo, o River Walk, uma trilha linda que acompanha o Rio Itchen
River Walk, Winchester, Inglaterra


Fiquei hospedada em um lugar lindo, The Winchester Royal Hotel, instalado em um edifício antigo e dono de um jardim que parecia cenário de romance inglês.

Winchester também está fortemente ligada à memória da minha escritora preferida, Jane Austen. A autora de Persuasão, Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade nasceu lá perto, em Steventon, passou seus últimos oito anos de vida em Chawton, também do ladinho, e morreu na cidade, em 1817. Está sepultada na belíssima Catedral deWinchester, uma construção normanda do Século 11.

Casa de Jane Austen, Chawton, Inglaterra
Em Chawton, uma típica vila de Hampshire, fica a casa onde Jane Austen viveu e escreveu a versão definitiva de seus romances. É uma visita emocionante

De Winchester, é muito fácil fazer um passeio a Chawton para ver a o adorável Museu Casa de Jane Austen.

Também é bem fácil  fazer um bate e volta a Portsmouth, a cidade portuária que é sede da marinha inglesa desde o tempo de Ricardo Coração de Leão.

Adorei visitar os Estaleiros Históricos da cidade, onde estão alguns navios icônicos, como o Victory, comandado pelo Almirante Nelson na Batalha de Trafalgar, e o Mary Rose, que ficou quase quatro séculos no fundo do mar e agora ganhou um fantástico museu.

HMS Victory, navio do Almirante Nelson na Batalha de Trafalgar
Imaginem a emoção da Fragata, visitando o HMS Victory nos Estaleiros Históricos de Portsmouth. Abaixo, o museu do Mary Rose, nau capitânia da esquadra de Henrique VIII, resgatada após passar 437 anos no fundo do mar
Museu do navio Mary Rose nos Estaleiros Históricos de Portsmouth


Veja as dicas de Winchester, Chawton e Portsmouth

A Catedral de Winchester e outros encantos medievais
Um passeio por Winchester - roteiro a pé
A Távola Redonda, em Winchester
Literatura ao vivo em uma caminhada a Saint Cross
Hospedagem em Winchester: o jardim encantado
Portsmouth, a celebração do mar
Uma tarde na casa de Jane Austen



Bath é o cenário dos momentos decisivos de um dos livros que eu mais amo, Persuasão, de Jane Austen. Cair de amores pela cidade é absolutamente inevitável

Bath - 2 noites
A terceira etapa do meu roteiro na Inglaterra foi mais uma realização de sonho. Desde que li as primeiras páginas de Jane Austen, a cidade de Bath entrou no meu roteiro afetivo e, finalmente, lá fui eu descobri-la. Só posso dizer uma coisa: nem a descrição da minha escritora favorita me preparou para o tamanho da beleza que eu encontrei lá.

Cheguei a Bath pra ficar só um dia e uma noite. Dobrei essa estada e, se meu destino seguinte não fosse Liverpool, era capaz de eu estar lá até agora😉. Fiquei hospedada no Hotel Best Western Abbey e, depois, na Parade Park Guesthouse.



The Paragon, Bath Inglaterra
The Paragon, em Bath: a arquitetura georgiana é toda feita de harmonias e simetrias

As águas termais são a origem do sucesso de Bath desde o tempo dos romanos, que chegaram por lá no primeiro século da nossa era. A tradição das termas foi levada adiante pelos reis saxões, pela nobreza normanda e pela aristocracia britânica dos séculos 18 e 19. Nesse último período, Bath ganhou suas feições atuais, um conjunto vasto e muito preservado de arquitetura georgiana.

Tão preservado, aliás, que Bath é a favorita para servir de locações de filmes de época. É como passear pelas páginas de um bom romance.

Bath também foi a base para um bate e volta especialíssimo: uma visita a Stonehenge, o famoso observatório astronômico pré-histórico com mais de 5 mil anos de idade.

Stonehenge, Inglaterra
Conhecer Stonehenge era um sonho de infância
Stonehenge, Inglaterra


Veja as dicas de Bath e Stonehenge

Mendips, casa de John Lennon, Liverpool, Inglaterra
Todos os dias, centenas de pessoas param em frente ao número 251 de Menlove Avenue, em Liverpool, para ver Mendips, onde John Lennon viveu dos cinco aos 23 anos de idade. Eu, felizarda, visitei a casa por dentro

Museu The Beatles Story, em Liverpool
O delicioso museu The Beatles Story, em Liverpool

Liverpool - 2 noites
Já que estamos falando de realizar sonhos, imagine o que foi, para esta velha beatlemaníaca, pisar pela primeira vez em Liverpool, a cidade que John, Paul, George e Ringo colocaram no mapa afetivo de metade do planeta.

E a velha cidade portuária às margens do Rio Mersey, no Norte da Inglaterra, superou todas as minhas expectativas (e olha que, como você pode imaginar, elas eram enooormes).

Fiquei hospedada no Hotel Adelphi, que é uma relíquia da cidade - Charles Dickes e Ringo dormiram muito lá e Julia Stanley, mãe de John Lennon, trabalhou no hotel como camareira.

The Waterfront, Liverpool, Inglaterra
O Waterfront, antiga área das docas de Liverpool transformada em complexo de lazer. À direita, ao fundo, a arquitetura arrojada do Liverpool Museum

Gosta de música e viagens? Siga o link para mais dicas 😉.

As memórias dos Beatles estão todas lá, mas Liverpool tem muito mais pra oferecer. Que cidade gostosa, animada, cordial e desencanada!

Fiz todos os passeios beatles, dancei muito no Cavern Club e descobri museus incríveis (tem uma filial da Tate Modern na cidade!), uma cena cultural bem variada e muitos séculos de história.

The Beatles Story, Liverpool, Inglaterra
The Beatles Story, museu dedicado à história da banda, em Liverpool

Todas as dicas de Liverpool
3 programas obrigatórios para beatlemaníacos
Meu magical mystery tour
Hotel Adelphi, um velho mito de Liverpool

Roteiro pela história dos Beatles pra fazer por conta própria
Liverpool - dicas práticas
Liverpool além dos Beatles



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário