28 de julho de 2013

Praias de Curaçao: modo de usar


Praia de Kanepa Grandi (Grote Knip), Curaçao

A praia de Kanepa Grandi (Grote Knip) é um espetáculo. Considerada a melhor de Curaçao, é pública e tem pouca estrutura. Nem pense em ir no domingo, se não quiser duelar por um lugarzinho para esticar a canga




Eu não conheço o mundo todo. Mas, no mundo que conheço, garanto que as praias de Curaçao estão mais bonitas que eu já vi.

Melhor que bonitas: as praias de Curação são gostosas, onde o cenário de fazer o coração dar uma paradinha quase vira coadjuvante das águas mansas, límpidas e com temperatura perfeita.

Mergulho na Praia de Porto Marie, em Curaçao

No mergulho na praia de Porto Marie tem sempre a companhia de muitos peixinhos


Porto Marie, Cas Abao, Kanepa Grandi (Grote Knip, pronuncia-se neip), Playa Lagun e Santa Cruz fizeram a minha felicidade, durante os seis dias que passei na ilha.

Esses paraísos amnióticos ficam na Costa Sul de Banda Abou, o lado Oeste e mais selvagem de Curaçao.

Praia de Santa Cruz, Curaçao

A Praia de Santa Cruz tem águas esverdeadas e menos cristalinas, mas é bastante sossegada fora dos fins de semana


Depois que a gente pega a manha, fica bem fácil chegar a todas essas maravilhosas praias de Curaçao. Mas confesso que, no primeiro dia, penei um pouquinho para chegar aonde queria.

Sorte a sua, porque a Fragata reuniu algumas dicas para facilitar o seu caminho para essas águas inesquecíveis.

Veja como aproveitar cada um desses paraísos:

Guia de praias de Curaçao


Como chegar às praias de Curaçao: alugue um carro
Mesmo uma pedestre militante, como eu, tem que se render: Curaçao fica muito melhor quando dispomos das quatro rodinhas para ir e vir.

Praia de Santa Cruz, Curaçao

Santa Cruz não é "de grife", mas oferece um banho de mar delicioso. A praia é pública, tem mesinhas sob palhoças e alguns bares simplesinhos


A ilha é pequena — de uma ponta à outra, em linha reta, são apenas 60 quilômetros — e até é possível usar o transporte público em Curaçao para ir à praia.

Mas lembre-se que as linhas de ônibus de Curaçao não foram pensadas para os turistas, e sim para as pessoas que moram nas vilas e povoados do caminho, e as vans que levam diretamente a algumas praias têm horários meio incertos.

Praia de Porto Marie, Curaçao
A placidez das águas da Praia de Porto Marie é contagiante: impossível não relaxar diante de um mar tão calminho, morno e acolhedor

Praia de Porto Marie, Curaçao

Não perca o precioso tempo que você poderia dedicar àquele mar azul chacoalhando num ônibus — mas, se quiser tentar, o melhor ponto de partida é o terminal de Otrobanda, que fica quase em frente ao Forte Rif, em Willemstad.

Dirigir em Curaçao é tranquilo para quem está acostumado às grandes cidades do Brasil. Para alugar um carro, basta apresentar a carteira de motorista brasileira e o passaporte. 

O Aeroporto Hato de Curaçao tem um setor exclusivo para as empresas de locação — para encontrá-lo, basta seguir a linha pontilhada amarela que guia o viajante até lá, a partir do portão de desembarque.

Praia de Porto Marie, Curaçao
Acredite, o tom de azul do mar de Curaçao é este mesmo que você vê na foto. Na imagem, mais um clique da deliciosa Praia de Porto Marie

Dirigir em Curaçao - atenção ao volante
O trânsito em Willemstad me pareceu muito tranquilo, típico de cidade pequena, mas fique atento a barbeiragens eventuais de motoristas que param de repente, sem dar sinal.

A mesma atenção vale nas estradas: muita gente prefere aguardar no meio da pista para entrar à esquerda, em vez de parar no acostamento, e coisas desse tipo.

O controle de trânsito parece ser bem relaxado na ilha: vi apenas um carro de polícia na estrada e uns três ou quatro na cidade. Aliás, tão relaxado que eu comecei a esquecer de levar os documentos do carro comigo — não tentem fazer isso em casa, crianças.

Playa Lagun, Curaçao

Playa Lagun, Curaçao

Pequenininha e sossegada, Playa Lagun ficou famosa como um dos cenários do filme A Lagoa Azul, com Brooke Shields, que fez muita adolescente suspirar, no começo dos Anos 80. A construção de dois hotéis sobre as rochas quebrou um pouco o encanto da paisagem, mas as águas continuam perfeitas


Playa Lagun, Curaçao

Playa Lagun, Curaçao

Pista dupla nas estradas de Curaçao é coisa rara — pelo que eu vi, apenas no trecho entre Willemstad e a rotatória que dá acesso ao caminho para o Aeroporto Hato.

O estado de conservação de algumas estradinhas secundárias deixa a desejar, com asfalto irregular e alguns buracos. A sinalização é sempre muito precária e acostamento é uma eventualidade.

Embora não tenha visto sequer uma placa indicando o limite de velocidade, o bom senso me recomendou — e eu obedeci — a evitar andar acima dos 90 km por hora.
Estrada para o Aeroporto de Curaçao
Estrada com pista dupla em Curaçao eu só vi no caminho para o aeroporto

No dia que uma motorista doida entrou na pista, sem dar qualquer sinal, na estrada para Porto Marie, essa providência me salvou de um acidente que, ainda que não fosse grave, ia estragar as minhas férias.

Se eu estivesse correndo um pouquinho mais, duvido que conseguisse desviar da maluca com tanta elegância e continuar na estrada.

Em Willemstad, o limite de velocidade varia entre 40 e 50 km por hora e também recomendo que você respeite essa regra — nem tanto pela fiscalização, mas para sua própria segurança.

Mergulho na Praia de Cas Abao, Curaçao

A Praia de Cas Abao tem as águas mais transparentes que encontrei em Curaçao. Perfeita para mergulhar, boiar ou esquecer do mundo


Mergulho na Praia de Kanepa Grandi, Curaçao
Mas a verdade é que o mergulho em Kanepa Grandi também é muito legal

Circulando em Curação - (re)aprenda a ler mapas
Eu até aluguei um GPS, mas só para descobrir que o aparelhinho é de pouquíssima ou nenhuma utilidade em Curaçao: ele não reconhece a maioria das localidades da ilha — exatamente aquelas aonde você mais quer ir.

Portanto, ressuscite aquela sua memória analógica e estude o mapa que a locadora certamente vai lhe entregar, junto com as chaves e os documentos do carro.

Em Willemstad, é bem fácil rodar, pois a cidade é bem sinalizada. Na estrada, porém, a história é outra.

Praia de Cas Abao, Curaçao

Cas Abao é uma praia privada com boa estrutura: estacionamento, cabaninhas, chuveiros e bar


Praia de Cas Abao, Curaçao
Cuidado com os pés. A maré junta muitas pedrinhas, conchas e pedaços de coral na beira d'água

Primeiro, porque as placas de Curaçao geralmente não indicam o caminho para as praias, mas para as vilas e povoados — só quando você já está em cima da entrada para a estradinha meio escondida é que uma timidíssima plaquinha marrom, geralmente encoberta pela folhagem, avisa que é a ali que você tem que dobrar para chegar à praia escolhida.

Segundo, porque vai ser bem raro encontrar alguém no caminho para pedir informações.

Alagadiço onde moram os flamingos, em Sint Willibrordus, Curaçao

Alagadiço onde moram os flamingos, em Sint Willibrordus, Curaçao

O alagadiço onde brincam os flamingos e, lá no fundo, a igreja de Sint Willibrordus: faça desse campanário o seu farol


Eu consegui rodar mais de uma hora na estrada que leva a Westpunt (o ponto extremo no Noroeste da Ilha de Curaçao), sem ver um único ser humano, exceto os eventuais motoristas que passaram por mim.

Na dúvida, entre num povoado ou pare em algum mercadinho que encontrar pelo caminho e tente se informar.

Como se orientar em Curaçao - Sint Willibrordus: decore este nome
O povoado tem menos de mil habitantes, uma igreja católica do Século 19 que se destaca na paisagem e as ruínas da antiga Landhuis (casa grande) da propriedade rural que explorava as salinas de Saint Marie.

Flamingos em Curaçao

E agora, os flamingos que eu fiquei devendo nas imagens anteriores


Mas não é por nada disso que você tem que ficar ligada em Sint Willibrordus, e sim porque esse é o caminho das pedras para as melhores praias.

Num mundo ideal, a estrada principal para o Oeste de Curaçao deveria ter placas indicando as entradas para Porto Marie, Cas Abao e Kanepa Grandi.

Praia de Kanepa Grandi (Grote Knip), Curaçao

Kanepa Grandi tem muitos encantos: o mergulho de snorkel com excelente visibilidade, a areia branquinha, a cor especialíssima do mar e a calma das águas pra quem boiar ou mergulhar tranquilo


Praia de Kanepa Grandi (Grote Knip), Curaçao

Praia de Kanepa Grandi (Grote Knip), Curaçao

Na vida real, porém, é esse santo desconhecido dos brasileiros que vai lhe indicar onde virar à esquerda (para quem vem de Willemstad na estrada principal para Westpunt) e seguir para os nossos paraísos amnióticos.

Atenção, porque até o santo faz pegadinha: a primeira entrada para o povoado de Sint Willibrordus, na localidade de Daniel (procure a placa do Daniel Market, um mercadinho de beira de estrada) pode até passar despercebida, mas é o acesso para Porto Marie — prepare-se para uma parada para admirar os flamingos desfilando no campo alagadiço, logo depois que você pegar a estradinha.

Praia de Kanepa Grani (Grote Knip), Curaçao

Kanepa é bonita e vaidosa: tem um mirante, para a gente poder admirá-la bastante, quando chega e quando sai


Praia de Kanepa Grani (Grote Knip), Curaçao

Um pouquinho antes da entrada para Porto Marie (siga a placa Playa Porto Marie, para não ir parar nas ruínas da Landhuis de Saint Marie), uma placa indica o caminho para Soto e Lagun (Playa Lagun é linda!) e pode ser um caminho alternativo para Cas Abao e Kanepa Grandi (procure as placas Knip, mas fique esperto, porque a praia mesmo é identificada nas placas como Playa Abao).

Se você pegar a segunda entrada para St Willibrordus, com sinalização melhor e pista mais larga, já perderá a entrada para Porto Marie e a primeira praia deslumbrante será Cas Abao (as placas são quase invisíveis, mas não dá para não notar o muro e portal meio decadente, pintados de salmão, à sua esquerda, que é onde você deve entrar).

Praia de Santa Cruz, Curaçao

Só encontrei a Praia de Santa Cruz por acidente: me perdi no caminho para Kanepa e curti um super banho de mar


Praia de Santa Cruz, Curaçao

Se não entrar em Cas Abao, essa pista também levará você, na sequência, a Playa Lagun (também acessível pela estrada para San Juan), Santa Cruz e Kanepa Grande

➡️ Mantenha o tanque do carro bem abastecido, pois postos de gasolina não são exatamente abundantes em Banda Abou.

Segurança nas praias de Curaçao - não deixe suas coisas de bobeira 
Essa é a primeira recomendação que os moradores vão lhe fazer e é importante leva-la a sério: não deixe seus pertences à toa na areia, quando for mergulhar nas praias públicas de Curaçao.

Para quem está acostumada aos índices de criminalidade do Brasil, a ilha pode parecer até ingênua, mas Curaçao não é a Grécia, onde se pode deixar a mochila na areia, sozinha e recheada com câmera fotográfica e carteira, confiando em encontrá-la intocada, depois do mergulho.

Praia de Cas Abao, Curaçao
Na praia de Cas Abao eu driblei a falta de guarda-sóis à sombra dos coqueiros, como atesta o meu pezinho em primeiro plano, na foto acima 😁. Basta olha a cor deste mar pra entender porque essa foi uma praia que eu fiz questão de repetir

Praia de Cas Abao, Curaçao

Praia de Cas Abao, Curaçao

Infelizmente, são cada vez mais frequentes relatos de turistas roubados na ilha, principalmente nas praias públicas de Banda Abou.

Se você estiver sozinha, peça a algum outro banhista para olhar seus pertences, quando for para a água. Geralmente, costumo apostar nas famílias ou nos casais para esse tipo de pedido.

Praia de Kanepa Grandi, Curaçao

Sempre quer for mergulhar, peça pra alguém tomar conta das suas coisas


➡️ Atenção também nos estacionamentos. Procure não parar o carro num lugar ermo ou distante da praia e jamais deixe coisas de valor em seu interior— e, se deixar alguma coisa, trate de trancá-la no porta malas.

➡️ Assaltos são raríssimos em Curaçao, mas arrombamentos de automóveis, infelizmente, não são.

A pesar disso, é preciso registrar que em nenhum momento eu me senti insegura nas praias de Curaçao. Mesmo viajando sozinha, bastam os cuidadinhos básicos para tudo correr bem.

Praia de Cas Abao, Curaçao
Só o mergulho nesta aguinha cristalina de Cas Abao já valeu a viagem a Curaçao

Praias públicas e praias que cobram ingresso em Curaçao
Kanepa Grandi e sua irmãzinha caçula, Klein (pequena) Knip, Playa Lagun e Santa Cruz são praias públicas. Isso significa que você não paga nada para entrar, mas também que contará com menos infraestrutura.

Até vi meia dúzia de espreguiçadeiras em Kanepa Grandi, mas o mais provável é que você tenha que sentar na areia mesmo, se não der sorte de conseguir lugar num dos poucos quiosquinhos cobertos de palha, com mesa e banquinhos de madeira, que há nessas praias.


Ingresso para a Praia de Porto Mari, Curaçao
Ingresso para a Praia de Porto Mari. Dá pra pagar em dólares, mas leve dinheiro trocado

É importante levar seu suprimento de água para as praias públicas de Curaçao e também algum lanchinho, pois não é garantido que você vá encontrar vendedores por lá.

Se não quiser duelar por um lugarzinho na areia, evite as praias públicas nos fins de semana — eu passei por Kanepa Grandi no domingo e tomei um susto com a multidão e a fila de carros precariamente estacionados ao longo da estradinha se estendendo por mais de um quilômetro da praia.

Praia de Porto Marie, Curaçao

Eu seria capaz de passar o resto da vida ancorada em Porto Marie


Praia de Porto Marie, Curaçao

Banho de mar em Curaçao - cuidado com os pés ao entrar e sair da água 
A "arrebentação" nas praias de Curaçao — chega a ser meio ridículo dar esse nome àquela marolinha suave — acumula muitos restos de coral e pedriscos, bem incômodos de pisar e que também podem proporcionar escorregões e quedas, como a que tomei na Praia de Kanepa Grandi.

Uma boa maneira de evitar isso é calçar sapatilhas, como as usadas nas aulas de hidrobike. As minhas, eu comprei em Rodes, na Grécia (e esqueci de levar, no dia que fui a Kanepa), mas são fáceis de encontrar em lojas de material esportivo.

Praia de Cas Abao, Curaçao

A Praia de Cas Abao tem espreguiçadeiras e serviço de bar


Infraestrutura nas praias de Curação - vai ser difícil achar uma sombra nas praias públicas
A galera de Curaçao simplesmente não acredita em guarda-sol. O jeito é disputar um espacinho à sombra dos coqueiros e caprichar no chapéu e no protetor solar.

Cas Abao e Porto Marie oferecem poucos e disputadíssimos guarda-sóis. Se você tiver sorte de conseguir se instalar ao abrigo de um deles, não vai pagar nada por isso, mas lembre-se que terá que compartilhá-los com outros banhistas.

Porto Marie e Cas Abao são praias particulares, com estrutura mais confortável — estacionamento com seguranças, aluguel de espreguiçadeiras e equipamento de mergulho, chuveiros e restaurante. Em Porto Marie, dá até para contratar massagistas, manicures e pedicures.

Praia de Cas Abao, Curaçao

Cas Abao tem espreguiçadeiras aos montes, mas a galera em Curaçao simplesmente não acredita em guarda-sol


O ingresso para Porto Marie custa US$ 2,50 por pessoa e mais US$ 3,50 pela espreguiçadeira. Basta chegar e ocupar, que uma funcionária da praia virá cobrar esses valores e lhe entregará os comprovantes, que você deverá conservar.

O aluguel do snorkel sai por US$ 6 no dive shop de Porto Marie. Vale a pena, porque esta praia, com seu especialíssimo recife de coral, é um dos melhores pontos de mergulho de Curaçao.

Praia de Porto Marie, Curaçao

A Praia de Porto Marie tem a melhor estrutura que encontrei em Curaçao. Se você, como eu, precisa de sombra, lá é seu lugar


Já em Cas Abao é difícil dizer quanto custa o ingresso, pois o senhor que toma conta da guarita leva muito em conta a cara da freguesa.

Como o cumprimentei com um “Bom djiia” bem baianês, ele logo sacou que eu era brasileira (em papiamento, idioma local, fala-se como na maioria do Nordeste: bom dhia) e cobrou apenas US$ 5 pela minha entrada, nas duas vezes em que estive lá.

Praia de Kanepa Grani (Grote Knip), Curaçao

A cor do licor: o Blue Curaçao tomou emprestado o tom do mar da ilha


Mas a placa afixada na entrada da Praia de Cas Abao diz que o ingresso vale US$ 10 para cada automóvel, de segunda a sábado, e US$ 12 aos domingos.

Mas não me pergunte por que esse anjo de criatura favorece os brasileiros... O ingresso para Cas Abao já inclui o uso do estacionamento e chuveiro. A espreguiçadeira (US$ 3,50) precisa ser paga à parte.

Tenha sempre dinheiro trocado
Especialmente nas praias de Curaçao, onde vai ser quase impossível pagar qualquer coisa com cartão de crédito, ter dinheiro vivo e em notas de menor valor é fundamental.

Praia de Kanepa Grandi (Grote Knip), Curaçao

Leve seu snorkel pra Curaçao, ou alugue o equipamento nas praias. Mergulhar na ilha é uma maravilha


Não esqueça que a moeda de Curaçao é o florin antilhano (o guilder, em holandês) e não o dólar. A moeda americana é regularmente aceita na ilha, o que nos livra da chatice de correr atrás de câmbio. Mas já é querer demais que eles tenham troco em notinhas gringas, né?

Pronto, agora que você já sabe o caminho das pedras, é só se jogar nas águas inimitáveis das praias de Curaçao. Para outras dicas da ilha, veja os links abaixo.

Mergulho em Curaçao
Já falei pra levar seu snorkel pra Curaçao? 😁 A câmera à prova d'água, também

Mergulho em Curaçao

Mergulho em Curaçao

Mergulho em Curaçao

Mergulho em Curaçao


Continue viajando com A Fragata Surprise
Índice de todos os posts sobre Praias 

Mais sobre Curaçao
Curaçao - dicas práticas
Hospedagem em Curaçao: Renaissance Resort
Museu Kura Hulanda - o esplendor da África e o horror da escravidão
Museu Tula de Curaçao - memória da luta contra a escravidão
O que fazer em Willemstad, Curaçao - uma cidade exuberante
Casas-museu – Octagon, a casa de Bolívar em Curaçao
Vacina contra febre amarela - o que você precisa saber antes de viajar 

O Caribe na Fragata Surprise
Cuba
Ilhas do Rosário – Colômbia
Los Roques – Venezuela
Punta Cana – República Dominicana
Trinidad e Tobago 


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

3 comentários:

  1. Imprimi e levei vários posts seus para minha viagem em Curaçao. Suas dicas foram fundamentais para o sucesso da viagem. Por exemplo: alugar carro e não perder tempo nem dinheiro com transporte público, comprar as sapatilhas para entrar no mar e fazer a hospedagem em Willemstad. Ao voltar, li vários blogs contando os problemas de quem não seguiu essas "regras de ouro".

    ResponderExcluir
  2. Realmente há muita propaganda mas pouca orientação para chegar nas melhores praias, especialmente nas de Westpunt. Levei impresso o seu post sobre como chegar nas praias e, junto com o mapa da empresa de aluguel do carro, chegamos rapidamente em todos os locais. Foi ótimo!
    Deixo a sugestão para você tirar "direita" e colocar "esquerda" no trecho abaixo, para corrigir a orientação de quem está na estrada:
    Na vida real, porém, é esse santo desconhecido dos brasileiros que vai lhe indicar onde virar à direita(retirar) / esquerda(incluir) (para quem vem de Willemstad na estrada principal para Westpunt) e seguir para os nossos paraísos amnióticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Paula, é esquerda, mesmo! Já corrigi. Que bom que as dicas da Fragata foram úteis :)

      Excluir