11 de maio de 2013

Mercado de Otavalo, Equador: bela paisagem e muita tradição


Vendedoras de artesanato no Mercado de Otavalo, Equador
As otavaleñas fazem questão de usar seus trajes tradicionais e posam para as fotos com orgulho de sua elegância
Vendedoras de artesanato no Mercado de Otavalo, Equador


Cerca de 100 quilômetros ao Norte de Quito, Otavalo é uma das atrações mais conhecidas do Equador, graças a sua feira, ou mercado indígena, realizado todos os sábados.

É nesse imenso mercado  esparramado pela cidade que gente de todas as vilas da região de Imbabura vem vender sua produção de artesanato, tecidos, tapetes, animais vivos e a colheita da época.
Vulcão Imbabura, Equador
O povo otavalo considera o Imbabura seu ancestral. O vulcão está extinto, mas a "coroa" de núvens concentrada em seu cume dá a impressão de que ele está permanentemente expelindo fumaça

Como meu voo saía de Quito no sábado de manhãzinha, não deu para ver o Mercado de Otavalo a mil por hora. Decidi ir até lá assim mesmo, no feriado do Dia do Trabalhador.

Ainda que não tenha pegado o dia quente do Mercado de Otavalo, adorei a viagem à cidade, que preserva muito das tradições indígenas. E a paisagem do caminho de Quito até lá é um show atrás do outro.

Veja como foi minha visita à interessantíssima Otavalo:

Mercado de Otavalo, Equador


Estrada entre Quito e Otavalo, Equador
No caminho para Otavalo, acredite na sinalização. A placa com a setinha retorcida não é enfeite. Entre Quito e Tabacundo, principalmente, a estrada é para quem tem nervos de aço

Como ir de Quito a Otavalo
O passeio ao Mercado de Otavalo é oferecido pela maioria da agências de viagem de Quito. As excursões são realizadas sempre aos sábados, o grande dia do mercado.

Para ir em outro dia da semana, é preciso contratar um tour privado ou um táxi. Eu fui a Otavalo com um motorista de táxi indicado pelo hotel onde me hospedei.

O taxista que me levou a Otavalo foi Iván Guamani (fone 0997757440). Ele cobra US$ 120 pelo passeio, que dura cerca de 8 horas.

Trajeto de Quito a Otavalo, Equador
De Quito a Otavalo

Embora as distâncias sejam curtas (100 km de Quito a Otavalo e mais 20 km até Cotacachi), calcule pelo menos duas horas para chegar ao Mercado de Otavalo.

As curvas da estrada não permitem grandes correrias. Aliás, esse cálculo de duas horas de viagem só vale se o trânsito de Quito ajudar.

Caminhão na estrada de Quito a Otavalo, Equador
A decoração dos caminhões é uma das diversões da estrada
Trajeto de Quito a Otavalo, Equador

Don Iván, meu motorista, é um senhorzinho bem gracinha, discreto e educado. Meio caladão, não espere que ele discorra sobre a história e a cultura do lugar.

Seu negócio é transportar os turistas, o que ele desempenha com gentileza e muito cuidado ao volante. É super pontual (contratei-o para me levar ao aeroporto, às quatro da madruga, também).

Boa dica para quem for a Quito e precisar de um taxista de confiança.

Otavalo, Equador
Bisbilhotar a vida cotidiana nas cidades à beira da estrada também faz parte do passeio

De Quito a Otavalo: a estrada é a viagem
O percurso de Quito a Otavalo é uma atração em si. Você vai ver montanhas, vilarejos, vulcões e terá a oportunidade de bisbilhotar um pouco da vida cotidiana do povo do interior do Equador.

Entre Quito e Tabacundo, a estrada se contorce por mais mais de 60 quilômetros de curvas estonteantes entre as montanhas, fora o vertiginoso sobe e desce, entre cumes e vales.

É o tipo de estrada (um trecho da Rodovia Panamericana) que faz a gente ficar feliz por ter decidido não alugar um carro e escolher confiar na perícia de quem conhece o serpenteio da rota.

Lanchonete na estrada de Quito a Otavalo, Equador
Uma parada na estrada para um típico café da manhã equatoriano

Sabores do Equador no caminho para Otavalo
O bom de estar de táxi é poder dar uma parada nas vendinhas à beira da estrada para complementar o café da manhã.

Foi assim que eu conheci o típico chocolate de hoja (o nome vem da lâmina de chocolate colocada no leite quente para derreter), acompanhado de biscochos calientes, biscoitinhos simplíssimos, feitos de farinha de trigo, salgadinhos, e servidos direto do forno.

Café da manhã típico do Equador

Para arrematar, queso de hojao delicioso queijinho local. Ele é feito em camadinhas muito finas, postas para secar sobre folhas e, posteriormente, enroladas como um rocambole. Fica com uma textura super delicada. Hummmm....

O vulcão Imabura e o Lago San Pablo
Uma das visões mais bacanas da estrada entre Quito e Otavalo é o Imbabura, vulcão extinto com 4.600 metros de altura e que dá nome à província onde estão Otavalo e Cotacachi (cidadezinha a 20 quilômetros, que também visitei).

Imbacocha ou Lago San Pablo, Equador
Imbacocha, ou Lago San Pablo, 10 Km antes de Otavalo

Assim como os povos Quéchua e Aimara consideram os picos com neves eternas como seus antepassados (os Apus), os povo Otavalo reverencia o Imbabura como uma deidade, o Tayta (“pai” em quíchua, que é uma derivação do quéchua trazido pelos Incas) e fazem oferendas à montanha.

Aos pés do Imbabura, o Lago San Pablo, ou Imbacocha (em quíchua) é outra das belas visões para quem vai de Quito a Otavalo.

Mirante para o Lago Imbacocha ou Lago San Pablo, Equador
No mirante para o Imbacocha, dá até pra posar em traje típico do povo otavalo

Segundo a lenda, o Imbacocha era a esposa de Imbabura.

Neste trecho do caminho, com um pouco de sorte, se as nuvens permitirem, também é possível contemplar o vulcão Cayambe, extinto, uma das montanhas mais altas do país.

O Mercado Indígena de Otavalo
Fora do burburinho do dia de feira, o Mercado de Otavalo não é muito diferente dos muitos mercados andinos armados para deleite dos turistas.

Mercado de Otavalo, Equador
Banquinhas de artesanato no Mercado de Otavalo. Enquanto eu olhava essa orquestra de cerâmica (abaixo), o músico atacava a Garota de Ipanema no trombone, do outro lado da rua
Mercado de Otavalo, Equador

O artesanato é muito parecido, inclusive nos desenhos dos tecidos de lã, aos que vemos no Peru e na Bolívia. Pra achar peças autênticas, é preciso garimpar, pois a maior parte da mercadoria é industrializada ou semi-industrializada.

Interessante, mesmo, é conversar com s pessoas, principalmente as mulheres, muito mais comunicativas que os homens, sobre a vida do lugar.

Mercado de Otavalo, Equador
O Mercado de Otavalo sem a muvuca das excursões

As vendedoras, em geral, são mulheres. Elas vestem os trajes tradicionais de suas vilas e demonstram muito orgulho deles: não se fazem de rogadas para uma foto.

Os trajes tradicionais da região de Otavalo são a saia negra enrolada na cintura (como uma canga) sobre uma saia branca, arrematada por uma faixa colorida.

As blusas, de mangas bufantes são bordadas em motivos que variam de acordo com a vila de origem.

Otavalo, Equador


Um xale feito em tear artesanal arremata o traje. A peça tanto protege do frio quanto pode ser amarrada como um embornal, onde são carregadas as compras ou as crianças de colo.

A maioria dessas mulheres apenas vende a produção de fabriquetas locais ou de artesãos de vilas distantes.

Cheguei cedo ao mercado e era praticamente a única turista a circular por lá, um pouco antes das 10 da manhã. Mesmo assim, o assédio dos vendedores é discreto.

Pechinchar é de lei: em geral, o preço inicial pedido está inflacionado em 50% ou até mais. Mas é preciso garimpar um bocado para encontrar peças que encantem a quem já enlouqueceu no Mercado de Písac, no Vale do Urubamba, no Peru.

Curte feiras e mercados? Dá uma olhada no monte de lugares legais mundo afora já comentados na Fragata:  Feiras e Mercados - Índice

O Equador na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook


Um comentário:

  1. Ola Cyntia...gostei da postagem..fotos, como sempre, lindissimas.....
    Bjs.
    Ana Silvia
    P: repare nao, computador alheio, sei nada do teclado!!!!

    ResponderExcluir