27 de abril de 2013

Roteiro português do Caminho de Santiago


Ponte O Burgo em Pontevedra no Caminho de SantiagoRoteiro português do Caminho de Santiago

Amanhecer em Pontevedra, hora de cruzar a Ponte O Burgo a caminho de Caldas de Reis, no 5º dia de jornada no Caminho de Santiago 


Acho que você já sabe, mas não custa repetir: não há um roteiro fechado para o Caminho de Santiago.

Existem diversas as rotas históricas que levam a Santiago de Compostela, que podem sem percorridas a partir do ponto que você determinar.

Meu roteiro foi o Caminho Português de Santiago de Compostela, partindo de Valença do Minho, na fronteira de Portugal com a Espanha.

Bosque no Caminho de Santiago
Uma paisagem recorrente no roteiro português do Caminho de Santiago são os bosques forrados por samambaias. Este da foto fica no trecho entre O Porriño e Redondela

A única exigência para quem quer receber a Carta Compostelana — certificado emitido pela Igreja Católica atestando que você fez a peregrinação — é percorrer um mínimo de 100 quilômetros a pé ou a cavalo ou 200 km de bicicleta.

Entre as diversas rotas para Santiago, o Caminho Francês é o mais tradicional e é onde desembocavam diversos outros roteiros medievais. Mas não é o único e ninguém é obrigado a começar a caminhada em Saint-Jean-Pied-de-Port, início oficial da rota.

Ponte das Febres em Tui no Caminho de Santiago

Ponte das Febres, nos arredores de Tui, é a entrada para um trecho muito verde e agradável do Caminho Português de Santiago, que percorri no 2º dia de jornada. O nome refere-se ao bispo de Tui, posteriormente canonizado como São Telmo, que morreu de febre neste local, retornando de uma peregrinação a Compostela


Eu escolhi fazer o Caminho Português de Santiago, que oficialmente começa na Cidade do Porto, porque já estava em Lisboa.

Veja como ficou o meu roteiro de 120 km, que cumpri em seis lindos dias de caminhada pela paisagem única das Rías da Galícia:

Viajar sozinha: dicas sobre o Caminho de Santiago


Caminho de Santiago: Roteiro Português


1º dia - Valença do Minho (Portugal) e a cidade medieval de Tui (Galícia)

Caminho de Santiago - começando a jornada: de Lisboa a Valença do Minho e a preparação para a partida

O início da aventura: Valença e Tuichegada de trem a Valença do Minho, na fronteira de Portugal com a Espanha. Início da caminhada até Tui, atravessando a Ponte Internacional. Pernoite no Albergue de Peregrinos. Percurso a pé: 3 km.

Igreja de Santo Domingo em Tuy no Caminho de Santiago

Os jardins da Igreja de Santo Domingo, nos arredores de Tui, no meu 2º dia de caminhada


2º dia - de Tui a O Porriño - 13 km

A bela cidade de Tui e o começo oficial da caminhada - Vale a pena reservar um tempinho para explorar a cidade medieval de Tui, especialmente sua Catedral. A cidade é uma das mais bonitas ao longo do Caminho Português de Santiago.

Depois de Tui, o Roteiro Português do caminho de Santiago atravessa o Vale do Rio Louro, região muito verde e muito bonita.

De Tui a O Porriño e as deliciosas surpresas do caminho - depois do Vale do Louro, o Caminho de Santiago atravessa um polígono industrial até O Porriño. Esse trecho é bem sem graça. Em O Porriño, pernoitei em um hotel da cidade, mas há um albergue de peregrinos moderno e bem equipado na cidade.

O percurso total do segundo dia foi de 13 km.

Rio Minho e cidade de Tuy no Caminho de Santiago
O Rio Minho, entre Tui e Valença, demarca a fronteira de Portugal e Galícia (Espanha) e foi a paisagem do meu 1º dia de caminhada. Tui tem uma bela catedral construída no período da "Reconquista", com arquitetura de traços marcadamente militares, como as Sés de Lisboa, Évora e Coimbra, em Portugal


Encontrei essa pastora e suas cabrinhas na saída do Vale do Louro, entre Tui e O Porriño e ela abençoou minha jornada. Ao longo do Caminho de Santiago, o povo da Galícia faz questão de demonstrar simpatia e solidariedade aos peregrinos


Vale próximo a Redondela no Caminho de Santiago
Vale próximo a Redondela no Caminho de Santiago

Depois de O Porriño, meu 3º dia no Caminho de Santiago teve a subida muitíssimo íngreme pela Rúa dos Cavaleros. Ao chegar ao topo da montanha, a sensação é de andar sobre as nuvens, por causa da névoa das Rías que se acumula nos vales


Rúa dos Cabaleros em O Porriño no Caminho de Santiago

Quase todas as casas à beira do Caminho de Santiago têm suas parreiras. As plantas oferecem sombra e uvas para a produção caseira do vinho Ribeiro, típico da Galícia


Ria de Vigo no Caminho de Santiago

A bonita paisagem da Ría de Vigo me acompanhou no 3º dia, antes da longa descida para Redondela


Cidade de Pontesampaio e Ria de Pontevedra no Caminho de Santiago

A Ría de Pontevedra, perto da cidade de Pontesampaio


3º dia - de O Porriño a Redondela - 16 km

De O Porriño a Redondela e a generosidade dos galegos com os peregrinos - uma etapa dura, por conta da subida da Rúa dos Cabaleros, uma pirambeira que começa na saída de O Porriño, e depois pela descida íngreme até Redondela.

A gente diz que "pra baixo todo santo ajuda", mas explique isso aos meus joelhos 😊.

Neste dia, tive várias oportunidades de confirmar a simpatia e solidariedade da população das vilas com os peregrinos. com direito a partilha de sanduíches e tortilla.

Percurso: 16 km. Pernoite no Albergue de Peregrinos.

Cruzeiro encontrado às margens do Caminho de Santiago
Imagem sacra ao longo do Caminho de Santiago

Cruzeiros esculpidos em pedra (no alto) são típicos da Galícia e estão por toda parte, às margens do Caminho de Santiago. As pequenas imagens sacras também são uma presença constante, geralmente ofertadas por devotos que fizeram a peregrinação


4º dia - de Redondela a Pontevedra - 16 km

Redondela, Pontesampaio e um pouquinho da história da região - o mais bacana de fazer o Caminho de Santiago é passar por lugares que talvez a gente nunca fosse saber da existência e descobrir a riqueza de sua história.

Neste quarto dia percorrendo o Caminho de Santiago, atravessamos um cenário muito importante durante as Guerras Napoleônicas, onde a resistência feroz dos galegos barrou a passagem do poderoso exército francês que tentava consolidar a ocupação da Península Ibérica.
.
Pontevedra e dicas para enfrentar as bolhas e outros perrengues - nosso destino, no quatro dia de caminhada, foi a cidade de Pontevedra, que fica à beira de uma bela Ría (braço de mar entre montanhas, semelhante a um fiorde) e tem um lindo patrimônio arquitetônico.

Foram mais 16 km e nosso pernoite foi no Albergue de Peregrinos, onde aprendemos a tratar as inevitáveis bolhas que surgem nos pés dos caminhantes.

Capela da Virxe Peregrina em Pontevedra no Caminho de Santiago

A Capela da Virxe Peregrina, em Pontevedra é uma das construções mais bonitas que encontrei ao longo do Caminho de Santiago. Ela é dedicada ao culto da Virgem do Caminho e foi construída no Século 18. Repare na imagem de Santiago bem no alto da fachada, logo abaixo da estátua da santa


5º dia - de Pontevedra a Caldas de Reis - 20 km

Caldas de Reis e algumas impressões sobre os companheiros de viagem - os 20 km entre Pontevedra e Caldas de Reis foram o segundo percurso mais longo que fizemos, mas talvez o mais ameno e bonito.

Nesse trecho, o Caminho de Santiago atravessa bosques, vinhedos e plantações de trigo, o relevo é camarada e Caldas é uma graça. Pernoitamos em um hotel, pois o albergue de peregrinos da cidade estava fechado para reformas. 

Bosque nos arredores de Caldas de Reis no Caminho de Santiago
Vinhedo nos arredores de Caldas de Reis no Caminho de Santiago

O trecho mais gostoso da minha rota, sem dúvida, foi entre Pontevedra e Caldas de Reis, no 5º dia de caminhada. Quase sempre plano, esse percurso mudou pouco, desde a Idade Média, passando geralmente longe das rodovias e atravessando bosques e campos de cultivo. Vejam só que delícia essa travessia de um vinhedo 


Vinhedos e trigais nos arredores de Caldas de Reis no Caminho de Santiago

5º dia do Caminho de Santiago: campo de trigo e vinhedo se encontram perto de Caldas de Reis

Fachada típica da Galícia em Caldas de Reis no Caminho de Santiago

6º dia: uma típica fachada galega em Caldas de Reis

Rio Bermaña em Caldas de Reis no Caminho de Santiago

5º dia - as corredeiras do Rio Bermaña estão cercadas por um parque agradável e pequenos restaurantes com ótima comida galega, em Caldas de Reis. Aqui fui apresentada aos famosos pementos de Padrón, uma iguaria com denominação de origem controlada

Povoado de Cruceiro na Galícia, Caminho de Santiago

6º dia - a igrejinha da Aldeia de Cruceiro, entre Caldas de Reis e Padrón


6º dia - de Caldas de Reis a Padrón - 17 km

Quase lá: Padrón e algumas dicas sobre albergues - de Caldas de Reis a Padrón o Caminho de Santiago permanece muito agradável, como na véspera, atravessando vilarejos antigos e que parecem parados no tempo.

O Albergue de Padrón é um dos mais antigos do Caminho de Santiago e recebe gente que vem de todas as rotas, pois todos os caminhos a Compostela passam pela cidade. É o último pernoite, antes da chegada a Santiago de Compostela.

Igrejas Nossa Señora da Escravitude no Caminho de Santiago
Igreja de Santa Maria de Carracedo no Caminho de Santiago

6º dia – No caminho para Padrón, o requinte do Santuário da Nossa Señora da Escravitude (no alto) e a fachada da Igreja de Santa Maria de Carracedo

Escola infantil decorada com frases de boas vindas aos peregrinos no Caminho de Santiago, em Pontecessures

6º dia - muito fofo, o jardim de infância em Pontecesures, à beira do Caminho, deseja boa viagem aos peregrinos em diversos idiomas


7º dia - de Padrón a Santiago de Compostela - 22 km

A chegada a Santiago - de Padrón a Santiago de Compostela são 22 km, com subida, descida e outra subida, todas bem íngremes, que só servem para deixar a gente ainda mais ansiosa. Mas ver as torres da Catedral de Santiago ao longe, pela primeira vez, é uma sensação única.

Praça do Obradoiro, em Santiago de Compostela, ponto de chegada do Caminho de Santiago

A Praça do Obradoiro é o ponto final no Caminho de Santiago. A foto foi clicada no adro da Catedral de Santiago de Compostela


Catedral de Santiago de Compostela


Veja também:

A Espanha na Fragata Surprise
Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

4 comentários:

  1. Deve ser lindo e emocionante fazer recado viagem.Quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  2. Lindo o caminho de Santiago.Pretendo conhecer um dia.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, temos 76 anos - minha cunhada e eu- mas somos saudáveis. Entretanto, sedentárias. Pretendemos fazer este caminho em setembro 2021. Até lá, vamos exercitar👍Pergunta: tem como retirarmos 20km (ficando os 100 km regularmentares) e fazermos de ônibus? Desculpe-nos se complicamos... Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode caminhar o trecho que quiser. Digamos que em vez de começar em Valença, você comece em O Porriño ou mesmo Redondela. Prepare-se para as subidas, que são muitas e Boa Viaxe :)

      Excluir