9 de dezembro de 2012

Lindos, uma paixão na Ilha de Rodes


Acrópole de Lindos, na Ilha de Rodes, Grécia
A Acrópole de Lindos, na Ilha de Rodes

Não sei o que quer dizer Lindos (Λίνδος) em grego. Em português, porém, a palavra descreve com precisão essa antiga cidade dórica, na Costa Leste da Ilha de Rodes.

E assim mesmo, no plural — linda enseada de águas cristalinas, linda vila de casinhas brancas penduradas na montanha, linda Acrópole sobre o mar, cercada pelas muralhas dos Cruzados. Bastaria usar a palavra no feminino 😊.

Vila de Lindos, na Ilha de Rodes, Grécia
O resumo de Lindos em um clique: o mar, a vila e as muralhas dos Cruzados em torno da Acrópole

Foi em Lindos que fiz minha despedida da Ilha de Rodes, depois de quatro deliciosos dias de praia e dolce far niente à moda do Dodecaneso.

E foi grande estilo, com direito a um banho de mar inesquecível, uma escalada quase épica até a Acrópole e um polvinho de rasgar a roupa degustado à sombra das parreiras e dos bougainvilles que perfumam e colorem as ruas da Vila de Lindos.

Praia em Lindos, na Ilha de Rodes, Grécia
O banho de mar em Lindos é inesquecível

Veja como aproveitar as belezas e prazeres de lindos, essa vila/paixão na Ilha de Rodes:

Um bate e volta a Lindos, na Ilha de Rodes

 Eu tinha planejado ir da Cidade de Rodes a Lindos de barco, mais uma chance de navegar nas águas inacreditáveis do Egeu.

A Vila de Lindos, na Ilha de Rodes, vista da Acrópole
A Vila de Lindos vista do alto da Acrópole

Mas acordei tarde e acabei chegando ao Porto de Mandráki por volta das 10h — depois de uma parada estratégica na barraquinha de loukoumades, os donuts gregos que viraram minha nova adição química e presença obrigatória no meu café da manhã. Muito tarde para pegar um barco até Lindos.

Sem problemas: os ônibus da KTEL para Lindos partem de hora em hora do terminal rodoviário da Cidade de Rodes que fica logo atrás do Mercado (Nea Ágora).

A viagem entre a Cidade de Rodes e a Vila de Lindos acabou sendo uma imersão na vida cotidiana da Ilha.

Vila de Lindos, na Ilha de Rodes, Grécia
As ruas estreitas de Lindos são sombreadas pelos bougainvilles

A Igreja de Panagiá (Nossa Senhora), do Século 14, na vila de Lindos, Rodes, Grécia
A Igreja de Panagiá (Nossa Senhora), do Século 14

São só 50 km de distância, mas prepare-se para mais de uma hora de percurso, com paradas nas diversas vilas do caminho, em companhia de passageiros carregando as compras da semana e estudantes a caminho da escola.

A maioria dos turistas prefere os ônibus de excursão, seguramente mais confortáveis, mas muito menos saborosos.

Praia de Gialós, na Enseada de Lindos, Rodes, Grécia
A Praia de Megalós Gialós, na Enseada de Lindos

Enseada de Lindos, Rodes, Grécia

Burricos, o único meio de transporte na Vila de Lindos, na Ilha de Rodes
Os burricos são o único meio de transporte na Vila de Lindos e para a subida à Acrópole. Francamente, não tenho coragem de colocar peso nas costas de um bichinho desses

Carros e ônibus são proibidos de circular em Lindos — basta ver as ruazinhas da vila para entender a razão. O ônibus deixa os passageiros na estrada, onde uma árvore solitária e o quiosquinho da empresa de ônibus KTEL fazem as vezes de estação rodoviária.

De lá, é preciso descer cerca de um quilômetro, por uma estradinha sinuosa, até a praça principal de Lindos.

Paia de Megalós Gialós, em Lindos, Ilha de Rodes
Imaginem o aperreio que foi ficar mergulhada nesse mar, esperando o sol baixar 😉

Até as 13 horas, um micro-ônibus faz o percurso. Depois desse horário, o jeito é ir a pé ou no lombo dos “táxis lindenses": uns jumentinhos tão baixinhos que dão pena só da gente pensar em colocar peso em suas costas.

Claro que cheguei louquinha para conhecer a Acrópole de Lindos, considerada uma das mais belas da Grécia. Ela tem uma localização espetacular, numa escarpa sobre o mar, e está muito bem conservada.

Praia de Megalós Gialós, Vila de LIndos, na Ilha de Rodes
Dá pra alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras na Praia de Megalos Gialós

Praia em Lindos
O sol de quase meio-dia, porém, desencorajava qualquer escalada à Acrópole. O jeito foi me “conformar” em descer para a Praia de Megalos Gialós e esperar, mergulhada até o nariz, que a temperatura ficasse mais amigável à sobrevivência para subir à Acrópole.

O mar de Megalos Gialós é totalmente grego: águas cristalinas, na temperatura exata (nem quente, nem gelada) e muito mansinhas. Dá para esquecer da vida.

Praia de Megalós Gialós, Vila de Lindos, Ilha de Rodes
Ê, marzão...
O piso da praia é menos pedregoso do que a gente se acostuma a encontrar na Ilha de Rodes.Em Megalos Gialos, você encontrará areia grossa, cor de mel.

Deu até para tirar as minhas queridas sapatilhas de hidrobike e caminhar descalça.

Igrejinha bizantina na trilha que leva à Acrópole de Lindos, na Grécia
No ziguezague da subida à Acrópole de Lindos, tem sempre cantinhos sombreados para um descanso, como o adro dessa capelinha, e fachadas floridas para alegrar o olhar

A Acrópole de Lindos
Para subir a Acrópole de Lindos, há duas trilhas. Uma brasileira que conheci em Rodes já tinha me dado a dica: a subida que parte da praia é a menos inclemente, pois tem muito mais rampas que degraus, além de ser refrescada pela brisa que vem do mar.

Mesmo assim, a escalada é pesada e o piso, pavimentado com pedras seculares e milenares, já muito gastas, é bem escorregadio.

Trilha para a Acrópole de Lindos, em Rodes, Grécia
Repare a elegância dos portais das casas ao longo da trilha para a Acrópole. E na descida a gente entende a utilidade do corrimão que aparece na foto da direita 😀

Trilha para a Acrópole de Lindos, em Rodes, Grécia

A trilha que começa no centrinho da Vila de Lindos consegue ser ainda mais escorregadio e mais cheio de degraus. Eu sei, porque foi esse caminho que eu fiz na descida 😵.

Não há qualquer sinalização na trilha que sobe para a Acrópole de Lindos. Mas é impossível se perder.

Burricos levam turistas à Acrópole de Lindos, na Grécia
Muita gente usa os burricos de Lindos para subir à Acrópole, mas caminhar até lá não é nada do outro mundo — ainda mais com esta vista, né?
Basta seguir os cocôzinhos que os burricos que carregam os turistas vão deixando pelo caminho, numa versão levemente escatológica de Joãozinho e Maria (eu achei bem bucólico...).

No caminho, há vários recantos onde se pode parar e respirar, admirando os cubinhos brancos que são as casinhas de Lindos, sempre com uma parreira ou um bougainville emoldurando a fachada. A vista para o mar é sempre maravilhosa.

Muralhas dos Cruzados na Acrópole de Lindos, na Grécia
A Acrópole está cercada por fortificações erguidas pelos Cruzados

Um bom lugar para descansar na trilha para a Acrópole é à sombra de uma velha árvore frondosa, no adro da igrejinha bizantina que fica bem no ponto onde as trilhas que vêm da praia e da vila se encontram — a partir daí, os degraus ficam mais frequentes e é bom repor um pouquinho as forças.

A subida é rápida. Devo ter levado cerca de 40 minutos para chegar à portaria da Acrópole de Lindos, marca bem razoável para uma fumante cinquentona que, ainda por cima, esqueceu de levar uma garrafa d'água para aplacar o calor da subida.

Muralhas dos cruzados e um antigo altar na Acrópole de Lindos, na Grécia
As ameias das muralhas dos Cruzados (esq). Uma trirreme (embarcação) esculpida na rocha decorava um antigo altar da Acrópole

Socorri-me na Mike's, uma lanchonete que fica junto da bilheteria da Acrópole, tem uma vista escandalosa e, certamente por isso, cobra € 4 por um copo de 500 ml de Coca Cola (sedenta como eu estava, achei até barato...).

Fortificações dos Cruzados na Acrópole de Lindos, Rodes, Grécia
As fortificações dos Cruzados na Acrópole de Lindos
Fortaleza dos Cruzados em Lindos, Grécia
É preciso atravessar o cinturão de fortificações medievais para chegar à Acrópole de Lindos, que fica no ponto mais alto da montanha
Fortaleza dos Cruzados em Lindos, Grécia


Um pouquinho da História de Lindos
A presença humana em Lindos remonta a 3.000 antes de Cristo. No Século 10 a.C., a cidade era um importante porto da Civilização Dórica, que ergueu a bela Acrópole no alto da montanha.

A Acrópole de Lindos tem uma vista impressionante para o azul do Mar Egeu. Fica debruçada sobre a Praia de Megalos Gialós, ao Norte, e sobre a Baía de São Paulo, ao Sul, local onde Paulo de Tarso, um dos fundadores do cristianismo, teria aportado, ao chegar à Grécia para pregar a religião.

Templo de Atena e Propileu da Acrópole de Lindos, Ilha de Rodes, Grécia
O Templo de Atena (esq) e a escadaria monumental que dá acesso ao Propileu, o portal cerimonial da Acrópole

No Século 14, chegaram os Cruzados, que ocuparam Rodes e fortificaram diversos pontos da Ilha.

Em Lindos, os cavaleiros construíram muralhas, bastiões e um castelo em torno dos vestígios do Templo de Atena Líndia e das demais construções da Acrópole de Lindos.

A Enseada de Lindos (esq) e a Baía de São Paulo vistas do alto da Acrópole
A Enseada de Lindos (esq) e a Baía de São Paulo vistas do alto da Acrópole
O que ver na Acrópole de Lindos
As muralhas dos cruzados são impressionantes, mas arrebatadores, mesmo, são os edifícios dóricos da Acrópole de Lindos.

Logo na entrada, dei de cara com uma linda antepassada da Fragata: uma trirreme (embarcação clássica grega que empregava três grupos de remadores, em alturas diferentes, de cada lado do casco).

Templo de Atena na Acrópole de Lindos, Grécia
Ao lado do Templo de Atena Líndia, do Seculo 3 a.C., uma oliveira resiste ao vento, ao sol causticante e à aridez
Mesa de oferendas do Templo de Atena, na Acrópole de Lindos, Grécia
As ruínas do Templo de Atenas ainda preservam a  mesa de oferendas

Essa trirreme está esculpida na rocha, formando um altar onde muitos homens do mar, com certeza, vieram pedir proteção em tempos antigos. 

Depois de atravessar os bastiões medievais, subir a escadaria que leva ao Propileu (pórtico de entrada) da Acrópole, com aquele marzão azul a meus pés, foi realmente uma experiência para a vida inteira.

Templo de Atena, na Acrópole de Lindos, Grécia
O Templo de Atena e, abaixo, colunas do Propileu (esq) e da Estoa da Acrópole de Lindos
Colunas do Propileu e da Estoa da Acrópole de Lindos, Grécia


No Século 8 a.C., Lindos já era um importante polo comercial, concentrando o poder e a influência da Civilização Dórica no Dodecaneso. A Acrópole de Lindos reflete esse poderio.

Talvez devamos ser gratos aos Cruzados, que não destruíram as belas construções helênicas, permitindo que elas chegassem tão bem preservadas aos dias de hoje.

Ao longo dos séculos, porém, a Acrópole de Lindos recebeu adendos de todos os conquistadores que passaram pela Ilha de Rodes: romanos, bizantinos e otomanos e, claro, os mesmos Cavaleiros da Ordem de São João que nos legaram a Cidadela de Rodes.

Estoa da Acrópole de Lindos, Grécia
A estoa era o edifício da Acrópole destinado à vida material, era como um espaço de escritórios. A Estoa de Lindos é do Século 2 a.C 

O edifício central da Acrópole é o Templo de Atena Líndia (Atena de Lindos), reconstruído, em parte, dando uma ideia clara de seu aspecto original e onde ainda se pode identificar a mesa de oferendas, em sei interior.

O azul do Mar egeu visto da Acrópole de Lindos, na Ilha de Rodes
O mar aos pés da Acrópole de Lindos

O Propileu da Acrópole, com sua escadaria monumental e colunata, também exige pouco de nossa imaginação para que desenhemos suas feições originais.


Não bastasse tudo isso, ainda tem aquele azulão do mar como moldura. A Acrópole de Lindos foi uma das coisas mais arrebatadoras que vi na Grécia (e olha que a concorrência não estava para brincadeira...) e eu recomendo muito que você a coloque em seu roteiro. 

Deu vontade de ir? Veja as dicas práticas para visitar Lindos

Dicas para organizar uma viagem à Grécia

A Grécia na Fragata Surprise



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário