25 de dezembro de 2012

Natal em Lisboa


Decoração natalina no Largo do Rossio, Lisboa
Decoração natalina no Rossio: tem fila para tirar foto dentro da bola de Natal

Fazia tempo que eu andava querendo experimentar um Natal diferente, fugindo do script velho de guerra. E quando o assunto é mudar, nada melhor que viajar.

Daí que estou em Lisboa, numa balada bem família, acompanhando minha mãe e minhas tias numa jornada que ainda vai nos levar ao Norte de Portugal e a Santiago de Compostela, onde passaremos o Ano Novo.

Veja como é a temporada de festas natalinas em Portugal:

Natal em Lisboa

Largo do Rossio decorado para o fim de ano, Lisboa

Neste dezembro de 2012, os sinais da grave crise econômica estão por toda parte em Lisboa -- é assustador o número de pedintes nas ruas, de histórias tristes contadas ao vivo ou narradas pelos jornais. Mesmo assim, a cidade está num super bom astral, com aquele movimento típico de fim de ano.

Se as lojas estão muito menos cheias do que é de se esperar nesta época (de portugueses, porque os brasileiros suprem com folga a população de compradores), os cafés e as calçadas estão lotados de gente que aproveita o clima natalino para reencontrar os amigos.

Movimento de compras natalinas no Chiado, em Lisboa
O movimento de compras natalinas no Chiado durou até as lojas fecharem, no final da tarde do dia 24/12

Na minha primeira visita a Lisboa, a cidade me confundia, cismando em parecer com Salvador ou de ficar a cara do Rio de Janeiro. Acabei meio perdida em tanto reconhecimento. Não é que eu não tivesse gostado da cidade, pelo contrário. Eu tinha adorado, porque, boa Narcisa, só tinha visto o espelho.

Desta vez, porém, Lisboa está me mostrando um encanto que é só dela. Quando olho e procuro o conhecido, ela me seduz com o estranhamento. Me ganha com um jeito muito peculiar de manejar a gramática dos sobrados, das ladeiras e dos campanários que eu pensei que sabia de cor.

Fábrica de Pasteis de Belém decorada para o Natal
A tradicional Fábrica de Pasteis de Belém também estava decorada para o Natal

Nos próximos posts eu vou contando mais sobre essa passagem por Portugal. Por enquanto, aproveito para desejar a todos os leitores da Fragata um Feliz Natal e um 2013 cheio de viagens incríveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário