17 de novembro de 2012

Rodes: o doce balanço a caminho do mar


Praia de Psaropoula, Cidade de Rodes, Grécia

Praia de Psaropoula, na Cidade de Rodes


O relevo é diferente, a areia, também. E o recorte do litoral nem passa perto... Mesmo assim, foi impossível dar um passo no calçadão da beira-mar, na Cidade de Rodes, sem pensar no Rio de Janeiro.

Talvez fosse o cheiro de maresia, ou o calor de derreter catedrais, que nem a brisa arrefecia. Podia ser pura saudade. O fato é que as praias na Ilha de Rodes tinham um sotaque francamente carioca.

Aquário de Rodes, Dodecaneso, Grécia

O Aquário de Rodes ficava no meu caminho de todos os dias (construções art-déco também lembram o Rio, né?). Foi construído pelos italianos, nos Anos 30. Além de muito cênico, é um importante centro de pesquisas da vida marinha no Dodecaneso


Aquário de Rodes, Dodecaneso, Grécia

Se eu tivesse que apostar, diria que aquele ar do Rio que andou comigo em Rodes é filho dileto do jeitão desencanado desse pedaço de mundo que já viu de tudo, já exibiu colossos e abrigou um deus (diz a lenda que Poseidon foi criado na ilha), sem descer da sandalinha.

Porto de Mandráki, Ilha de Rodes, Grécia
O Porto de Mandráki era guardado pelo Colosso de Rodes, estátua com cerca de 30 metros de altura representando o deus Hélios

  A Ilha de Rodes pode não ser tão badalada quanto Mikonos ou Santorini, mas tem tudo (tudo mesmo) que a gente associa ao melhor da Grécia: as paisagens são de sonho, os sítios históricos são maravilhosos e as praias são um espetáculo.

Veja minhas dicas para aproveitar o banho de mar na Ilha de Rodes:


Praias na Ilha de Rodes, Grécia


Porto de Mandráki, Ilha de Rodes, Grécia
O Colosso de Rodes foi destruído por um terremoto, no ano 226 a.C., mas o Porto de Mandráki ainda é espetacular sem sua estátua gigante

Praias de Rodes: modo de usar

OK, o que não falta é grandiosidade na velha praça forte dos cruzados. A Cidade Medieval de Rodes, vista da terra ou do mar, é daquelas imagens que a gente leva para a eternidade.

O milenar Porto de Mandráki — tão importante que era defendido por um gigante de bronze, o Colosso de Rodes, listado entre as sete maravilhas da terra na Antiguidade — é de tal delicadeza que mais parece uma caixinha de música.

Palácio do Governo, Ilha de Rodes, Grécia
Detalhe da fachada da Prefeitura de Rodes, com sua arquitetura "veneziana" trazida por Mussolini

Palácio do Governo, Ilha de Rodes, Grécia

E até o delírio kitsch-fascista da arquitetura "veneziana" da Cidade Nova de Rodes, invenção de Mussolini durante a ocupação italiana da cidade, tem lá seus encantos.

A sedução de Rodes, porém, é como a brisa que anima o passeio preguiçoso ao cair da tarde: ela sopra do mar para a terra.

O azul do mar na Ilha de Rodes, Grécia

O que dizer da cor do mar de Rodes? Não foi à toa que Poseidon, deus dos oceanos, escolheu ser criado nesta ilha


O azul do mar na Ilha de Rodes, Grécia

É o azul indescritível que o Mar Egeu ganha, naquelas bandas, que inspira aquela vontade de perambular à toa, na companhia de uma casquinha de sorvete.

Em Rodes, parece sacrilégio vestir qualquer coisa além do trio canga-biquíni-havaianas. Mais Rio de Janeiro, impossível.

Praia na Cidade de Rodes, Grécia

Puro azul, sem filtro. Poseidon caprichou, né?


Com 60 mil habitantes (um pouquinho maior que Ipanema), a Cidade de Rodes lembra muito, na arquitetura e na fauna, um balneário do comecinho dos Anos 60.

Quando ir à Ilha de Rodes
Rodes é a principal ilha do Dodecaneso, o mais meridional dos arquipélagos gregos. Essa posição tão ao Sul garante sol e águas mornas de abril ao final de outubro.

E os viajantes aproveitam sem moderação essa temporada esticada. 

Estrutura para banhistas nas praias de Rodes, Grécia

As praias urbanas de Rodes têm sempre alguma estrutura e esquema de aluguel de espreguiçadeiras e guarda-sóis


Estive em Rodes na segunda quinzena de setembro e a ilha estava a mil por hora, com voos chegando de diversas cidades da Europa a seu Aeroporto de Diágoras.

Também chamava a atenção a quantidade respeitável de navios de cruzeiro parando no porto da Cidade de Rodes, todos os dias.

Navios de cruzeiro na Ilha de Rodes, Grécia

Até o final de outubro, Rodes está em plena temporada de verão. O movimento de navios de cruzeiro é grande no porto da cidade e ferries como os da Dodekanisos Seaways (abaixo) oferecem passeios a outras ilhas do Dodecaneso. Eu fiz um bate e volta à Ilha de Sými e recomendo muito


Ferry na Ilha de Rodes, Grécia

No porto de Mandráki, era muito fácil contratar passeios a outras localidades da Ilha de Rodes, a outras ilhas do Arquipélago do Dodecaneso e a cidades da Costa da Turquia, que fica muito pertinho.

Dá uma olhada neste post para saber mais: Dicas de transporte em Rodes

Final de tarde na Marina de Rodes, Grécia
Final de tarde na Marina de Rodes

➡️Minha primeira dica, portanto, é essa: se quiser fugir dos preços mais altos do verão da Grécia, pode apostar nas praias da Ilha de Rodes no finalzinho da temporada.

Na Cidade de Rodes, a Praia de Elli é a mais badalada, com toda justiça. Elli tem águas tépidas, cristalinas e calminhas, perfeitas pra a gente se esquecer da vida.

Praia de Elli, na Cidade de Rodes, Grécia

Praia de Elli, a mais badalada na Cidade de Rodes


Nas praias da Cidade de Rodes, você vai encontrar espreguiçadeiras e guarda-sóis para alugar, cabines para trocar de roupa e serviço de bar, um esquema parecido com as barracas de praia do Brasil.

➡️O acesso às areias e ao mar, porém, é irrestrito. Se você quiser deixar a sua mochila na areia enquanto dá um mergulho, ninguém vai cobrar nada por isso.

Pôr do sol na Praia de Elli, Cidade de Rodes, Grécia

Pôr do sol na Praia de Elli: só quando Apolo se recolhe é que essas areias ficam vazias


E também não precisa ficar preocupada com a segurança de seus pertences: como em toda a Grécia, são raros os casos de roubo na Ilha de Rodes — eu, brasileira e escaldada, sempre pedia a alguém pra tomar conta da minha bolsa quando ia dar um mergulho.

Outras praias de Rodes
As praias da Cidade de Rodes já fazem a felicidade de qualquer banhista. Mas se você quiser experimentar um paraíso ainda mais gostoso, sugiro que programe uma visita (ou uma estadia) à belíssima vila de Lindos, a 47 km da capital da Ilha.

Praia na vila de Lindos, Ilha de Rodes, Grécia
A praia de Gialos, em Lindos

Lindos é o resumo clássico do que a gente sonha com a Grécia: tem praias indescritíveis de gostosas, uma vila de casinhas brancas penduradas na encosta, ruas sombreadas por trepadeiras floridas, ruínas dos Cruzados e uma belíssima acrópole debruçada sobre o azul do Mar Egeu.

Ficou interessada? Dá uma olhada nas dicas:

Lindos, uma paixão na Ilha de Rodes

Lindos - dicas práticas

Vila de Lindos, Ilha de Rodes, Grécia
Lindos: praia, casinhas brancas, ruínas do cruzados e uma Acrópole belíssima

A 13 km da Cidade de Rodes fica a Praia de Faliraki, um balneário bem popular entre os turistas.

Dona do maior parque aquático da Grécia, Faliraki atrai principalmente famílias com crianças pequenas.

Porto de Mandráki, Rodes, Grécia

Para ir à famosa Praia de Faliraki, há lanchas (abaixo) partindo em diversos horários do Porto de Mandráki (o bichinho é lindo e ainda tem mil e uma utilidades 😁) 


Lancha para Faliraki, Ilha de Rodes, Grécia

É fácil de chegar a Faliraki de ônibus ou com os barcos regulares que partem em diversos horários do Porto de Mandráki,

➡️Proteja seus pés nas praias de Rodes

Nas praias deliciosas de Rodes só tem uma pegadinha. É difícil andar sobre o solo pedregoso (já chamei de "areia", mas foi bondade minha).

Praia de Elli, Cidade de Rodes, Grécia
Elli é uma piscina, mas tem pedriscos no lugar da areia

Praia de Elli, Cidade de Rodes, Grécia

Sair do mar em uma praia de Rodes, então, é um mico: até Ursula Andress pareceria Godzilla, se tentasse reeditar aquela saída triunfante das águas de "007 contra o Satânico Dr No". É um tal de deslizar naquelas pedrinhas...

➡️ Mas não se aperte: compre uma sapatilha de praia, com solado antiderrapante (daquelas que se usa para fazer hidrobike) e seja feliz. Os mercadinhos de Rodes vendem o par por € 6.


A Grécia na Fragata Surprise
Atenas

Dicas gerais

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

9 comentários:

  1. Oi, que bom achar seu blog! Sei que nao é o melhor mês, mas vou para a Grecia no final de novembro. Terei apenas 10 dias por lá. Atenas e Santorini já estão definidas, mas queria trocar Mykonos por Rodes. Vc acha que as praias no final de novembro estarão "feias"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, realmente, o período que vc vai estar por lá não recomenda praia, mesmo no Dodecaneso (arquipélago onde está Rodes), que é bem ao Sul. Se você vai lá pensando em banho de mar, acho que vai ficar frustrada :) Mas Rodes tem tantas maravilhas que vale a pena, só acho que o banho de mar não será uma delas...

      Excluir
  2. Obrigada, Cyntia! :) Troquei mesmo Mykonos por Rhodes! Em Mykonos as maiores atrações são as praias e em novembro elas não estarão bonitas. Me apaixonei por Rodes lendo seu blog, então acho que independentemente de dar praia, vai ser uma experiência incrível! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cynthia!
    Você chegou a visitar Lindos? Li em outros blogs que é o local com as praias mais belas da ilha. Como só teremos um diazinho em Rodes, queria ter certeza de aproveitar ao máximo. Elli é bem próximo do centro histórico, mas Lindos já fica mais longe, 1h de ônibus pra ir e mais uma pra voltar.
    Devorando seus posts gregos, estão ajudando muito!
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo, fui a Lindos, sim e recomendo muito. Tem post no blog, dá uma olhadinha lá. É imperdível

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos,
      Essas sao quatro ilhas que não visitei, então, não tenho ideia muito precisa de como funcionam os deslocamentos. Mas, em princípio, você pode dividir o roteiro: Mikonos e Santorini ficam no Arquipélago das Cíclades, no Egeu, e Zakintos e Cefalônia do outro lado, no Mar Jônico. Creio que vc deva voar de Atenas para as Ciclades e se deslocar de ferry entre as ilhas e depois voltar a Atenas para voar para as jônicas e ir de uma a outra de ferry. Estude as melhores formas de deslocamento no site www.rome2rio.com

      Excluir
  5. Oi Cintya! Teremos 14 dias livres para montar um roteiro nas ilhas e queria saber se você recomenda uma sequência logisticamente ideal, e quantos dias em cada lugar, alé de acrescentar algo. A princípio Zakynthos, Kefallonia, Santorini e Mykonos estariam no roteiro. Abração!

    ResponderExcluir