10 de novembro de 2012

Grécia: a fortaleza de Palamidi, em Nafplio


Nafplio vista das muralhas da Fortaleza de Palamidi

Das muralhas da Fortaleza de Palamidi, a vista para Nafplio e o Golfo da Argólida é deslumbrante


A linda Nafplio, primeira capital da Grécia moderna, tem muitos encantos e é difícil montar um ranking com eles. Mas a Fortaleza de Palamidi, do Século 17, é com certeza a construção mais impressionante da cidade.

O complexo de muralhas e oito bastiões foi erguido no alto da escarpa que domina o porto e a cidade, a 216 metros de altura, acima mesmo da antiga Acrópole de Náfplio, a Acronafplia.

Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Cá em baixo, ver a lua nascer por trás da Fortaleza de Palamidi iluminada pelo sol poente é um dos grandes espetáculos de Nafplio

A fortaleza de Palamidi é uma obra dos venezianos, que foram senhores de Nafplio e de boa parte do Golfo da Argólida entre os séculos 14 e 18, com algumas interrupções devidas às investidas otomanas.

A visita à Fortaleza de Palamidi de Nafplio vale muito a pena, não só pela história da fortificação, como também pela vista escandalosa de linda que você terá lá do alto. É um super passeio, um dos mais bacanas que fiz no Peloponeso.

Veja as dicas:

Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia

Palamidi é uma onipresença no horizonte de Nafplio. Acima, a fortaleza na companhia do campanário da catedral da cidade


Visita à Fortaleza de Palamidi de Nafplio


A Fortaleza de Palamidi era considerada inexpugnável em seu projeto e durante a construção pelos venezianos. O único acesso viável à fortificação para uma grupo de assalto era a encosta Sudeste (por onde, hoje, chegam os automóveis), muito bem defendida.

Os turcos otomanos, porém, desmentiram a lenda veneziana. Um ano após a conclusão das obras da fortificação, eles subiram exatamente a encosta Sudeste, em 1715, para tomar Palamidi.

Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia

Esta foto eu fiz das muralhas da Acronáfplia, uma fortaleza a 100 acima da cidade. E olha Palamidi, encarapitada bem mais no alto—repare a barbacã descendo a montanha para defender a escadaria de tentativas de invasão


Após a conquista da "fortaleza inexpugnável", os turcos dominaram Nafplio, até que os gregos repetissem a proeza (subindo a mesma encosta), retomassem a fortaleza e a cidade. Mas isso demorou mais de um século.

A conquista grega de Palamidi ocorreu em 1829, durante a  Guerra de Independência contra o Império Otomano.

Nafplio vista da Fortaleza de Palamidi
Das muralhas de Palamidi, a vista domina o Golfo da Argólida e a cidade de Nafplio. Esta muralha em primeiro plano é a barbacã da fortaleza. Abaixo está a Akronafplia, antiga acrópole. E olha o Bourtzi, parecendo um forte de brinquedo, no meio do mar


Escalar mais de 200 metros quase verticais pela encosta Sudeste, porém, não era a única maneira de chegar à Fortaleza de Palamidi.

O modo "civilizado" era subir os 999 degraus na face oposta da montanha, passando por diversos postos de controle.

Essa escadaria em ziguezague, ainda íntegra e em uso, era protegida por uma longa barbacã (tipo de fortificação amuralhada que geralmente acompanha um caminho ou acesso).

Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Palamidi foi construída pelos venezianos, mas foi capturada pelos turcos apenas um ano a conclusão de suas obras

Quando vista de Nafplio, o que mais chama a atenção em Palamidi é exatamente essa barbacã descendo a escarpa Norte da montanha e protegendo a escadaria.

Não gosto nem de pensar como seria fazer essa subida, carregando o peso de uma armadura, sob uma chuva de flechas...

Bastiões da Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Bastiões da Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Chegar à fortaleza (de táxi) é mole. Mas haja joelho para as subidas e descidas de seus bastiões


Por sorte, hoje, a audácia de uma tropa de ataque já não é necessária. Dá para chegar a Palamidi de táxi. O ponto fica na Plateia Elefterias, em frente ao escritório da KTEL, e o preço da corrida é tabelado em € 5.

Mas não pense que a dureza acabou. Uma vez na Fortaleza de Palamidi, prepare-se para subir e descer uma infinidade de rampas e escadarias ao longo da visita.

Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
As fortificações de Palamidi são impressionantes


O visual, lá do alto, claro, é de rasgar a roupa: o azul indescritível do mar, as montanhas da Argólida, as muralhas de Acronafplia (esta fortaleza, a 100 metros de altura, fica nanica, comparada com sua irmã mais imponente).

No interior de Palamidi, os locais mais visitados são a Igreja de Agios Andreas (Santo André) e a cela onde o herói da Independência Grega Theodoros Kolokotronis ficou preso por 11 meses.

Capela de Agios Andreas (Santo André) na Fortaleza de Palamidi
Capela de Agios Andreas (Santo André), no interior da Fortaleza de Palamidi

Estátua de Theodoros Kolokotronis em Nafplio
Estátua de Theodoros Kolokotronis em Nafplio

O herói da Independência Grega Theodoros Kolokotronis foi prisioneiro em Palamidi por 11 meses


Confesso que só de olhar para a portinha da masmorra onde Kolokotronis ficou preso, com cerca de um metro de altura, eu já comecei a ensaiar um ataque de asma.

Meus amigos Paulo e Raquel, brasileiros que conheci em Nafplio, foram mais destemidos que eu e contaram que, dentro da cela, a atmosfera era horrivelmente claustrofóbica. Eu passo...

Escadaria da Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Escadaria da Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Escadaria da Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Depois da visita a Palamidi, que tal encarar 999 degraus para descer de volta a Nafplio?


Nos meses de calor, prefira visitar a Fortaleza de Palamidi no final da tarde, para poder aproveitar o melhor, que é a descida dos 999 degraus, na volta à cidade (nem pense em encarar a escadaria debaixo do sol forte, mesmo na descida).

Claro que você também pode subir por esse caminho, mas certifique-se de estar com o fôlego e as panturrilhas em dia, porque a escadaria, sem corrimão e com o piso muito escorregadio, não é para amadores.

Escadaria da Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia

Olhando a escadaria lá do alto até que dá preguiça. Mas levei uma hora descendo e adorei cada segundo


Começamos a descer por volta das 18 horas e, mesmo assim, chegamos completamente ensopados de suor (e olha que tinha uma brisa batendo). No meio do caminho, minhas pernas começaram a ficar trêmulas (imagine a subida...).

É muito importante caminhar com cuidado. Os centenários degraus são bem gastinhos e escorregadios. Mesmo assim, achei um programaço ver a paisagem mudando e a sensação de pairar sobre Nafplio.

Trilha para a Fortaleza de Palamidi em Nafplio na Grécia
Este posto de vigia na escadaria de Palamidi fica já no finalzinho da descida

Parque Staikopoulos em Nafplio na Grécia
O Parque Staikopoulos é o lugar perfeito pra recuperar as forças, depois da aventura


Na medida em que íamos chegando perto do “mundo real” (a cidade), o som de uma corredeira amplificava a nossa sede. Era o riacho que desce da montanha e forma uma cachoeirinha.

Ela desaba bem juntinho ao último degrau do caminho, onde estão o agradável Parque Staikopoulos e um café muito simpático, frequentado quase que só pelos moradores da cidade.

Fortificações em Nafplio na Grécia
Fortificações em Nafplio na Grécia

Essas fortificações em Nafplio protegiam os acessos à Fortaleza de Palamidi


Acho que nunca tomei uma Coca Cola tão deliciosa quando a que me foi servida aqui, depois de toda a ginástica. E molhar os pés na água geladinha do riacho foi como uma ressurreição. 

Fortaleza de Palamidi
Diariamente, das 8h às 19:30h (no inverno, só até às 15h). A entrada custa € 4.

Dicas para organizar uma viagem à Grécia

Mais sobre Nafplio

A Grécia na Fragata Surprise


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

2 comentários:

  1. Oi Cyntia. Helen novamente. Visitarei a cidade num bate e volta de Atenas. É viável? O que seria indispensável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helen. É viável, desde que você saia cedo de Atenas. Mas vi no outro post que você também quer ir a Micenas, que é do ladinho de Nafplio. Por que fazer fazer duas viagens bate e volta ao Peloponeso? Vai dar um total de umas 10 horas de estrada. Vc pode reduzir para a metade se dormir em Nafplio e de lá for a Micenas.

      Os hotéis de Atenas geralmente guardam a bagagem do hóspede que sai por alguns dias para visitar as ilhas (os dois onde fiquei faziam isso, sem qualquer custo). Confira se seu hotel pode guardar sua bagagem, pra viajar só com pouco peso até Nafplio :)

      Aproveite a Grécia :)

      Excluir