5 de novembro de 2012

Atenas: o Templo de Zeus Olímpico


Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Olha só esse bonitão


Atualizado em outubro de 2018

Templo de Zeus Olímpico é uma visita imprescindível, em Atenas. O único motivo para esse lindão não ser tão badalado quanto a Acrópole é... que ele não fica na Acrópole.

Essa diferença de endereço tem uma vantagem: do Templo de Zeus, você terá uma vista maravilhosa para a montanha sagrada dos gregos. Ver a Acrópole à sombra das gigantescas colunas erguidas para homenagear o maior deus do Olimpo foi uma das grandes emoções que tive em Atenas.

Mas o tal detalhezinho geográfico faz muita gente passar batida pelo Olympeion, como o Templo de Zeus Olímpico é chamado pelos gregos, o que é uma pena. Fique esperta e não deixe o bonitão fora do seu roteiro em Atenas.

Veja as dicas:

Visita ao Templo de Zeus Olímpico em Atenas


Templo de Zeus Olímpico e Acrópole de Atenas
Templo de Zeus Olímpico e Acrópole de Atenas
O Templo de Zeus Olímpico. Ao fundo, ela, a Acrópole

O Templo de Zeus Olímpico é o mais antigo e o maior dos templos da antiguidade em Atenas. Foi iniciado no Século 6 a.C., embora só tenha sido considerado pronto no reinado do imperador romano Adriano, no Século 2 d.C.

O lugar onde está o Templo de Zeus — uma área ao lado dos Jardins Nacionais de Atenas — é dedicado ao culto de divindades e heróis desde tempos imemoriais e tem sua fundação atribuída a Deukalion, patriarca dos helenos.

Templo de Apolo Delphinios em Atenas
Inscrições escavadas na área do templo de Zeus em Atenas
Vestígios do Templo de Apolo Delphinios, no complexo do Olympeion (no alto) e inscrições escavadas na área


Das 104 colunas originais do Templo de Zeus, apenas 15 ainda estão de pé e são são suficientes para a gente sentir a toda a imponência do edifício.

Apesar do sol inclemente na hora da minha visita, eu não conseguia parar de dar voltas em torno do templo, encantada com as mudanças o reflexo do sol sobre suas pedras milenares.

Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Lembre-se que o que você está vendo são pouco mais de 10% da construção original


A história do Olympeion é uma epopeia. Ele teve sua construção interrompida várias vezes, ao sabor das modas e da política dominante em Atenas.

O Templo de Zeus Olímpico sofreu diversos saques significativos – durante o domínio romano, algumas de suas colunas foram despachadas para Roma para a construção do templo de Júpiter, cujos restos ainda são visíveis no complexo de Museus Capitolinos — e espoliado de seus mármores, estátuas e adornos.

Templo de Zeus Olímpico visto da Acrópole de Atenas
Templo de Zeus Olímpico visto da Acrópole de Atenas
O Templo de Zeus Olímpico visto da Acrópole. No fim da rua, no centro da foto, está o Arco de Adriano


Os romanos, porém, não foram de todo cruéis com o Templo de Zeus. Os imperadores Augusto e Adriano se empenharam de verdade em restaurar os estragos e concluir a obra.

Adriano, aliás, tinha especial apreço pela área, onde mandou colocar um arco em homenagem a si mesmo e como divisor de águas entre o passado grego e a era romana em Atenas.

Arco de Adriano em Atenas
Arco de Adriano em Atenas
O Arco de Adriano, que pretendia separar o passado grego do presente romano. Repare na Acrópole, visível através da arcada


Na face volta para a Acrópole e a parte mais antiga de Atenas, o Arco de Adriano trazia a inscrição: "Esta é Atenas, a cidade que já foi de Teseu".

Do lado, na face virada para o Templo de Zeus, o texto era outro: "Esta é Atenas, cidade de Adriano e não de Teseu" — jactância que o herói grego podia muito bem retrucar dizendo: “Depois que você matar um Minotauro, a gente conversa, imperador”. 

Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Templo de Zeus Olímpico em Atenas

Perdi a conta de quantas voltas dei em torno do Templo de Zeus admirando cada ângulo da construção


Na área do Olympeion também é possível avistar os vestígios do Templo de Apolo Delfínio, em processo de escavação, de um templo dedicado a Reia (deusa da fertilidade) e Cronos (deus do tempo), os pais de Zeus, de termas romanas e das muralhas de Atenas.

Aproveite a vizinhança com os Jardins Nacionais para fazer uma pausa depois da visita ao Templo de Zeus Olímpico.

Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Templo de Zeus Olímpico em Atenas

O Templo de Zeus Olímpico fica no Centro de Atenas, a apenas 750 metros da Praça Syntagma e a 900 metros da portaria da Acrópole


Como organizar a visita ao Templo de Zeus Olímpico de Atenas

O Olimpeion fica na Avenida Vassilis Olgas s/n.

A bilheteria do Templo de Zeus Olímpico fica quase ao lado de uma das paradas do tram 2 (bonde), que vem da Praça Syntagma.

Eu fui a pé de Syntagma para lá (750 metros). O caminho é todo feito pela orla dos agradabilíssimos Jardins Nacionais, com direito a tropeçar em vestígios arqueológicos no trajeto. Uma delícia de caminhada, mesmo no calorão de setembro em Atenas.

Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Templo de Zeus Olímpico em Atenas
Templo de Zeus Olímpico em Atenas

Uma décima sexta coluna, desmoronada, ainda está na área do Olympeion


➡️A melhor estação de metrô para chegar ao Templo de Zeus é a Acrópolis, a cerca de 250 metros do monumento.

➡️Horário de visitação: o Templo de Zeus está aberto diariamente, das 8h às 20h. Vá cedinho ou mais para o fim da tarde, para fugir do solão.

➡️Melhor horário para visitar o templo de Zeus Olímpico
Pela posição do Templo de Zeus, no centro de um espaço aberto, você sempre vai encontrar um bom ângulo para fotos, com uma boa luz (evite a hora do sol a pino).

Arco de Adriano em Atenas, Grécia
Ao lado do Arco de Adriano tem um cantinho sombreado, com banquinhos, quando você quiser fazer uma pausa


Mas se quiser enquadrar o templo com a Acrópole ao fundo, prefira fazer a visita pela manhã, para não pegar a montanha sagrada na contraluz.

O combo de ingresso válido para a Acrópole (€ 30) também dá acesso ao Templo de Zeus, mas também são vendidos tíquetes exclusivos para o Olympeion a € 6.

Dicas para organizar uma viagem à Grécia

Mais sobre Atenas
Hospedagem em Atenas
Dicas de transporte em Atenas e arredores
Como curtir Atenas
A Acrópole
O Museu da Acrópole 
O bairro de Thisio, um dos pedacinhos mais gostosos de Atenas
Cinema ao ar livre em Atenas (com vista para a Acrópole)
Museu de Arqueologia de Atenas

A Grécia na Fragata Surprise
Cidade de Rodes: a memória dos cruzados e a herança otomana  


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário