terça-feira, 23 de outubro de 2012

Thisio,
o bairro mais charmoso de Atenas


Uma tarde despreocupada no bairro de Thisio
Thisio, Thissio, Thiseio. O jeito de converter o nome do bairro ( Θησείο) para o alfabeto latino não faz a menor diferença. O que importa mesmo é aproveitar o astral bárbaro que rola nesse pedacinho verde e animado de Atenas, vizinho da Ágora Antiga e da Acrópole.

O nome vem do Templo de Héfesto, na Ágora Antiga, o mais preservado dos antigos santuários da cidade — aqui teria sido o túmulo do herói Teseu. A rigor, Thisio é apenas uma praça, um largo lotado de bares, cafés e restaurantes com vista para o Parthenon. Mas mas a atmosfera relaxada se estende bem mais além, seguindo pela Rua Apostolou Paulou até as imediações do Museu da Acrópole.

O Observatório Nacional de Astronomia (no alto) 
e a Igreja de Agia Marina, no Pnyx 
A feirinha de artesanato e antiguidades
É no Thisio que a feirinha de quinquilharias, que começa em Monastiráki, fica mais interessante. As barraquinhas de artesãos descolados (gente do mundo inteiro) oferecem objetos de decoração e acessórios de moda muito mais atraentes que as clássicas lembrancinhas para turistas. Também é aqui que a vista para a Acrópole e para a lua cheia é mais espetacular

Um cantinho desencanado, próximo à estação de metrô
Esta encosta rochosa em frente à Acrópole é o Pynx, "apenas" o local de reunião dos cidadãos da democracia mais antiga da terra
Mas o que torna a região deliciosa é a presença maciça dos atenienses. Eles lotam as mesas dos cafés, passeiam sem pressa pela Rua Apostolou Paulou e aproveitam para caminhar, correr ou simplesmente para relaxar à sombra dos pinheiros e ciprestes do primeiro jardim público da cidade, criado no Século XIX.

Fachadas do bairro. Abaixo, o Templo de Héfesto, túmulo do herói que que "batizou" a região

Esse parque encantador, que sobe pelas encostas da Acrópole, guarda inúmeros vestígios arqueológicos, testemunhas da importância da área na vida da cidade, desde a Antiguidade. Do outro lado da Rua Apostolou Paulou fica o Pnyx, a colina rochosa que abrigou um dos principais santuários de Zeus e onde os atenienses decidiam os rumos de sua democracia, nas assembleias de cidadãos.

As mesinhas ao ar livre de Thisio convidam para uma frapê, a verdadeira bebida nacional, que serve de pretexto para muitas horas de conversa despreocupada — embora minha brasilidade continue achando café gelado uma abominação. A sensação é de que a cidade inteira desfila, sem pressa, diante da gente.

Bora parar pra um café?
Para arrematar uma tarde perfeita, quando a luz do sol vai embora a Acrópole se acende e parece que paira sobre a cidade. Aí, dá uma vontade de ficar...

Como chegar: A estação de Metrô de Thisio fica na Linha Verde.

Dicas para organizar uma viagem à Grécia

Mais sobre Atenas
Hospedagem em Atenas
Dicas de transporte em Atenas e arredores
Como curtir Atenas
A Acrópole
O Museu da Acrópole 
A Ágora Antiga
Cinema ao ar livre em Atenas (com vista para a Acrópole)
O Templo de Zeus Olímpico
Museu de Arqueologia de Atenas

A Grécia na Fragata Surprise
Cidade de Rodes: a memória dos cruzados e a herança otomana  



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário