quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cinema ao ar livre em Atenas:
Bogart & manjericão

Cine Thision: o Falcão Maltês nunca foi tão cheiroso
Numa cidade bonita, não faz muito sentido ficar trancado entre quatro paredes, né? Pois os atenienses não se apertam. Uma das tradições da cidade é o cinema ao ar livre, durante o verão.

De abril a outubro, as estrelas das telas ganham a concorrência das constelações com nomes de heróis e figuras mitológicas do céu e não perdem nada com isso. Em salas como os cines Paris e Thision, as duas sessões de cinema lotam todas as noites de gente ávida para ver os clássicos numa atmosfera muito especial.

Esperando Woody Allen no Cine Paris
O Cine Paris, em Pláka, funciona no terraço de um casarão centenário, com uma tremenda vista para a Acrópole. Cá para nós, o filme tem que ser muito bom para competir com o visual dos templos iluminados lá no alto.

Fui lá assistir Para Roma com Amor, que está bem longe de ser um dos melhores trabalhos de Woody Allen, mas que quase me mata de rir — não sei se foi pelo hilariante  imbroglio criado por Allen para Roberto Begnini, que sempre achei meio canastrão, ou se foi a felicidade em estado puro de estar num lugar tão delicioso.

Sessão com vista para a Acrópole no Cine Paris. Tão emocionante que a fotógrafa tremeu 😉
Os filmes são exibidos com o som original e legendas em grego e atraem tanto os turistas quanto os atenienses. As cadeirinhas de lona, tipo "de diretor" são bem mais confortáveis que a média e a sessão fica muito mais agradável acompanhada de uma cerveja, cujo estoque pode ser recomposto no intervalo da sessão.

O Cine Thision, no bairro com o mesmo nome, funciona num pátio ajardinado. Ao contrário do Cine Paris, que mantém o mesmo título em cartaz por uma ou duas semanas e prefere exibir lançamentos, o Thision muda a programação diariamente e tem como carro chefe a reprise de clássicos e grandes sucessos já fora do circuito.

Foi lá que revi O Falcão Maltês (eu sei que em português é "Relíquia Macabra", mas detesto títulos idiotas...).

Cine Thision: manjericão até na tela
O clássico de John Huston, com Humphrey Bogart, é um dos meus filmes mais amados e, embora eu o estivesse assistindo pela centésima, creio que o prazer foi o mesmo da primeira, com certeza pela atmosfera agradável e pelo cheiro de jasmim e manjericão que torna o lugar tão especial.

Além desses dois cineminhas, que são patrimônio de Atenas, a associação de arqueologia local estava promovendo um festival de cinema ao ar livre na Ágora Antiga, durante o verão. Pena que não calhou de rolar uma sessão nas minhas idas e vindas na cidade.

Cine Paris 
Kidathinaion n° 22, Pláka

Bar do Cine Paris, perfeito para reforçar o drinque, durante o intervalo
Fundado nos Anos 20, é o pioneiro dos cinemas ao ar livre da cidade, uma verdadeira instituição ateniense. A Rua Kidathinaion é movimentadíssima, com bares e restaurantes bem típicos de Pláka, mas o terraço onde são realizadas as projeções tem aquele sossego e aquele ar de 'fora do mundo" dos cinemas de antigamente. Ingressos: €8.

Cine Thision
Apostolou Paulou n° 7

Inaugurado em 1935, também tem vista para a Acrópole, além de ficar num bairro delicioso. As cadeiras não são tão confortáveis, mas as almofadinhas e as mesas para apoiar as bebidas compensam. Fofo demais, já foi citado como "um dos 10 melhores cinemas do mundo", como orgulhosamente registra em seu site. Ingressos: €8.


Mais sobre Atenas
Hospedagem em Atenas
Dicas de transporte em Atenas e arredores
Como curtir Atenas
A Acrópole
O Museu da Acrópole 
A Ágora Antiga
O bairro de Thisio, um dos pedacinhos mais gostosos de Atenas
O Templo de Zeus Olímpico
Museu de Arqueologia de Atenas

A Grécia na Fragata Surprise



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário