24 de outubro de 2012

Cinema ao ar livre em Atenas: Bogart & manjericão


Cine Thision ao ar livre em Atenas, Grécia
Cine Thision: o Falcão Maltês nunca foi tão cheiroso


Numa cidade bonita, não faz muito sentido ficar trancado entre quatro paredes, né? Pois os atenienses não se apertam. Uma das tradições de Atenas, nos meses de verão, é o cinema ao ar livre. durante o verão.

De abril a outubro, as estrelas das telas ganham a concorrência das constelações com nomes de heróis e figuras mitológicas do céu de Atenas e não perdem nada com isso.

Salas quase centenárias (isso mesmo!) como o Cine Paris e o Cine Thision, lotam suas duas sessões de cinema, todas as noites, em uma quase-festa propiciada pelos bares que funcionam durante a projeção.

Atenienses e alguns turistas, gente ávida para ver os clássicos, aproveitam a atmosfera muito especial do cinema ao ar livre de Atenas para curtir a Sétima Arte com vista para a Acrópole. Eu entrei na onda e fiquei fã.

Os filmes são exibidos sempre com o som original e legendas em grego.


Cine Paris ao ar livre em Atenas

Esperando Woody Allen no Cine Paris, em Pláka


Dois cinemas ao ar livre em Atenas


⭐ Cine Paris 

Rua Kidathinaion n° 22, Pláka
Ingressos: € 8

O Cine Paris, no histórico e turístico bairro de Pláka, funciona no terraço de um casarão centenário, com uma tremenda vista para a Acrópole.

Cá para nós, o filme tem que ser muito bom para competir com o visual do Partenon iluminado, lá no alto, que a gente vê o tempo todo, enquanto aproveita o clima descontraído da sala do cineminha.

Fundado nos Anos 20, o Cine Paris é o pioneiro dos cinemas ao ar livre de Atenas a cidade, uma verdadeira instituição ateniense.

Ingresso do Cine Paris em Atenas
Ingresso do Cine Paris guardado no meu "baú de tesouros de viagem"


A Rua Kidathinaion, onde fica o cinema, é movimentadíssima, com bares e restaurantes bem típicos de Pláka, mas o terraço onde são realizadas as projeções tem aquele sossego e aquele ar de "fora do mundo" dos cinemas de antigamente.

O Cine Paris exibe uma programação voltada para os clássicos de cinema, mas os lançamentos também fazem parte da pauta. Os filmes são exibidos com o som original e legendas em grego.

Cine Paris ao ar livre em Atenas
Sessão com vista para a Acrópole no Cine Paris. Tão emocionante que a fotógrafa tremeu 😊


A plateia da "sala de projeção" tem cadeirinhas de lona, tipo "de diretor", mais confortáveis que a média.

Fui lá assistir Para Roma com Amor, que está bem longe de ser um dos melhores trabalhos de Woody Allen, mas que quase me mata de rir — não sei se foi pelo hilariante  imbroglio criado por Allen para Roberto Begnini, que sempre achei meio canastrão, ou se foi a felicidade em estado puro de estar num lugar tão delicioso.

Cine Paris ao ar livre em Atenas
O Cine Paris tem um bar, que é pra a gente ver o filme na companhia de uma bebidinha

Quando você for ver assistir cinema ao ar livre em Atenas, não esqueça de levar um casaquinho. A cidade é bem quente no verão, mas à noite costuma refrescar e ficar ao ar livre, parada, é receita certa pra sentir um friozinho (inho, mesmo).

⭐ Cine Thision
Apostolou Paulou n° 7
Ingressos:  €8

Cine Thision ao ar livre em Atenas
A tela do Cine Thision é sitiada por pés de manjericão

O Cine Thision funciona na rua que fica entre o Monte Pnyx (onde se realizavam as assembleias da Democracia de Ateniense, na Antiguidade) e a montanha da Acrópole. O cinema foi batizado em alusão ao Templo de Héfesto, na Ágora Antiga, que fica quase em frente — acreditava-se que o local fosse o túmulo do herói Teseu, daí o nome.
Com uma vizinhança dessas, pense na responsabilidade do cineminha pra manter o padrão 😊.

E não é que o bichinho é um primor? O Cine Thision foi inaugurado em 1935, tem uma programação exclusiva de grandes clássicos do cinema, com som original e legendas. O filme em cartaz muda todos os dias,

O Cine Thision também tem vista para a Acrópole, além de ficar num bairro delicioso. Ele está instalado em um pátio ajardinado tem um cheiro de jasmim e manjericão delicioso, que vem das dezenas de pezinhos das plantas distribuídos por toda parte.

Cine Thision ao ar livre em Atenas



Sua cadeiras não são tão confortáveis quanto as do Cine Paris, mas as almofadinhas e as mesas para apoiar as bebidas compensam.

Fofo demais, o Cine Thision já foi eleito "um dos 10 melhores cinemas do mundo", como orgulhosamente registra em seu site.

Foi lá que revi O Falcão Maltês (eu sei que em português o filme se chama "Relíquia Macabra", mas detesto títulos idiotas...).

Metrô Thisio em Atenas
O Cine Thision fica a apenas 500 metros da Estação Thisio, na linha verde do Metrô de Atenas

O clássico de John Huston, com Humphrey Bogart, é um dos meus filmes mais amados. Estava assistindo provavelmente pela centésima vez. Mas o prazer foi o mesmo da primeira, com certeza pela atmosfera agradável.

Além desses dois cineminhas, que são patrimônio de Atenas, a associação de arqueologia local estava promovendo um festival de cinema ao ar livre na Ágora Antiga, durante o verão. Pena que não calhou de rolar uma sessão nas minhas idas e vindas na cidade.

Dicas para organizar uma viagem à Grécia

Todas as dicas de Atenas


A Grécia na Fragata Surprise


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário