3 de maio de 2012

Roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais


Igreja do Carmo de Mariana em Minas Gerais
A cidade de Mariana é um dos grandes encantos
de qualquer roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais.
Na foto, a Igreja do Carmo, do Século 18

Quando eu criança, achava que Minas era um lugar azul, envolto numa bruma suave e meio dourada. Não adiantava passar por lá todos os janeiros, descendo a Rio-Bahia com a família, a caminho das férias em Amparo (SP), na fazenda dos meus tios. 

Na viagem sem pressa, nós sempre cumpríamos um roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais, sempre muito aguardado.

Santuário do Caraça em Minas Gerais
Santuário do Caraça em Minas Gerais
Santuário do Caraça, um antigo colégio interno aninhado entre as montanhas de Minas Gerais


Cara a cara, o casario colonial cercado por montanhas das cidades históricas de Minas tinha tanto encanto quanto a visão mágica que se tinha do terreiro da Fazenda Campineiro: quando o sol começava a cair, a gente podia esticar a vista e a imaginação e enxergar um contorno de serra. Era quando alguém dizia: “Lá longe é Minas Gerais”.

Eu revivi esse encantamento repetindo o roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais que costumava fazer com a família, nas férias da infância. E voltei com a alma flutuando.

Veja as dicas:


Cidades históricas: roteiro em Minas Gerais




Minha "fantasia de Minas" aprendida na infância sempre me acompanhou e jamais foi desmentida. 

Ela alimenta meu prazer de contemplar o relevo exuberante de Minas Gerais, as janelas dos sobrados e os calçamentos de pedra que ainda me fazem ouvir o cling-clang das rodas das carruagens. 

A caminho de Amparo, era lei parar em Ouro Preto, Congonhas ou Mariana, a materialização das fantasias inspiradas por aquela montanha azul e desfocada que eu via no horizonte.

Ouro Preto Minas Gerais
Ouro Preto Minas Gerais
"Oi, Ouro Preto, que saudade!" Olha só a cara de felicidade

Minas me ensinou a paixão incondicional pelas cidades coloniais, parte essencial da beleza desse nosso continente. 

Neste feriadão de Primeiro de Maio, fui rever suas preciosidades setecentistas. Baseada em Belo Horizonte, visitei Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Sabará e o Santuário do Caraça

Foi uma jornada de reencontro, de ótimas surpresas (BH, por exemplo, está muito bacana) e de certa preocupação com o crescimento desordenado que sufoca o patrimônio histórico de algumas cidades.

Casa de Câmara e Cadeia de Mariana em Minas Gerais

A Casa de Câmara e Cadeia de Mariana é um dos edifícios legislativos mais antigos do Brasil


Como organizei meu roteiro em Minas Gerais

Fiquei cinco noites em Belo Horizonte, com direito a visitar algumas das minhas atrações favoritas na cidade, como o Mercado Municipal, um autêntico armazém de delícias, e a genial arquitetura da Pampulha, bairro onde Oscar Niemeyer fez seu ensaio geral antes de conceber Brasília. De BH, fiz todos o bate e volta às cidades históricas de Minas.

Iate Clube da Pampulha em Belo Horizonte
Belo Horizonte foi minha base para explorar as cidades coloniais. De bônus, revi o sensacional conjunto arquitetônico da Pampulha (no alto, o Iate Clube). Quem disse que arquitetura moderna não é patrimônio histórico?

Veja dicas de Belo Horizonte:

Ouro Preto em Minas Gerais

A chegada a Ouro Preto é sempre aquela hora que meu coração dá uma paradinha


Se eu tivesse mais tempo, teria programado pelo menos um pernoite em Ouro Preto e outro no Santuário do Caraça. Mas é perfeitamente possível organizar um roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais baseada em Belo Horizonte.

Mas o esquema de passeios bate e volta é fácil e descomplicado para quem quer explorar o belo patrimônio colonial mineiro, se você tem pouco tempo e não quer dirigir sozinha nas estradas cheias de curvas, subidas e descidas.

Trem para o Caraça em Minas Gerais
A viagem de trem de BH a Barão de Cocais, a caminho do caraça, foi um dos grandes momentos do meu roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais

Minha primeira escapada em bate e volta foi para o Santuário do Caraça, de trem em uma parte do percurso. Viajei no trem Belo Horizonte-Vitória até Barão de Cocais e depois segui de carro para o Caraça, um patrimônio histórico cercado por uma rica reserva florestal.

O Caraça estava na minha lista de desejos há décadas e correspondeu demais às expectativas. 

Profetas de Aleijadinho em Congonhas Minas Gerais

Os 12 profetas esculpidos por Aleijadinho adornam o adro da Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. O conjunto é considerado uma das obras-primas do Barroco no Brasil


Meu segundo bate e volta foi feito por conta conta própria: de ônibus, fui ver os Profetas de Aleijadinho em Congonhas do Campo. É uma viagem curta e fácil. Dá pra fazer até em uma manhã ou tarde e vale a pena demais.

Para a terceira escapada, contratei um tour privado com uma agência e fiz bate e volta a Ouro Preto e Mariana e achei. O esquema é bem redondinho. É verdade que fiquei com aquele gostinho de quero mais, porque as duas cidades são lindas e o reencontro com elas foi bem prazeroso. Mas em um dia dá pra ver o essencial.

Ouro Preto Minas Gerais
Dá pra ver o essencial de Ouro Preto em um passeio bate e volta. Mas, se puder, programe um pernoite na cidade

Veja os posts:


Teatro Municipal de Sabará, casa de ópera de 1819
Capela barroca de Nossa Senhora do Ó em Sabará

Duas preciosidades de Sabará: o Teatro Municipal (no alto), casa de ópera de 1819, e a capela barroca de Nossa Senhora do Ó 


Por fim, aproveitei o dia de ir embora de Minas para ver a pequenina Sabará, que fica coladinha a Belo Horizonte e já no caminho para o Aeroporto de Confins. A cidade é preciosa e rende um lindo dia de passeios, com direito a provar a excelente culinária tradicional de Minas Gerais.

Casarão na Rua Direita em Sabará
As construções da Rua Direita, em Sabará, foram todas decoradas em azul para agradar D. Pedro II. Essa era a cor favorita do imperador, que visitou a cidade em 1881

Leia também
Fim de semana em São João del Rei e Tiradentes


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com A Fragata Surprise

Nenhum comentário:

Postar um comentário