20 de maio de 2012

Ouro Preto: equilíbrio delicado

Praça Tiradentes, Ouro Preto, Minas Gerais
A Praça Tiradentes, a imagem mais conhecida de Ouro Preto, clicada dos jardins da Escola de Minas

Em uma das minhas visitas a Ouro Preto, em 2002, a cidade estava vivendo uma comoção. Um caminhão, carregado de cerveja para a famosa Festa do 12, tinha perdido os freios numa ladeira, colidindo e danificado gravemente um chafariz do Século 18. 

O acidente animou a polêmica sobre os danos que o tráfego de automóveis e veículos pesados provoca nas centenárias ruas e casarões de Ouro Preto.

No rastro do caminhão desgovernado, pipocaram denúncias de maus tratos ao casario colonial, especialmente sobre os "puxadinhos" construídos nos sótãos dos sobrados para abrigar quartos de pousadas. 

Chafariz colonial em Ouro Preto
Alguns dos chafarizes antigos de Ouro Peto ainda funcionam

E uma parte significativa desse maltrato ao patrimônio inestimável de Ouro Preto é nossa, viajantes. 

O turismo é uma fonte de renda fundamental para a cidade, mas também um estímulo forte para as ocupação desordenada, as "reformas" que mutilam edifícios seculares, para o trânsito alucinado de veículos sobre o calçamento histórico, o barulho e as baladas.

Mas é possível fazer turismo responsável em Ouro Preto — e em todas as partes do mundo. Bora?



Turismo responsável em Ouro Preto


Patrimônio Histórico de Ouro Preto
O patrimônio de Ouro Preto está sob constante pressão

Em 2009, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) contabilizava pelo menos uma centena de ações civis públicas na Justiça contra obras irregulares que mutilavam os edifícios e a paisagem histórica de Ouro Preto.

A situação chegou a tal gravidade que a Unesco ameaçou com a cassação do título de Patrimônio da Humanidade, que Ouro Preto ostenta desde 1980 — a primeira cidade no Brasil a ter esse reconhecimento. 

Ouro Preto, Minas Gerais
A cidade cresce e se adensa
A maior parte dos visitantes vem a Ouro Preto para passar o dia, em esquema de excursão bate e volta.

A pouco mais de 100 quilômetros de Belo Horizonte, Ouro Preto fervilha, entre as 10 da manhã e as quatro da tarde, com os excursionistas disputando a vez de posar diante dos mais conhecidos cartões postais da cidade. 

Patrimônio Histórico de Ouro Preto


A cacofonia dos guias de turismo no interior das igrejas exige concentração de iogue para admirar entalhes, curvas e imagens do Barroco Mineiro, um dos grandes atrativos de Ouro Preto.

 A beleza, pensada para inspirar reflexão, vira mero objeto de consumo. 

A partir das 16 horas, porém, os ônibus de excursão começam a ir embora, o calor diminui e a luz dourada do cair da tarde começa a devolver às montanhas e às fachadas de Ouro Preto as cores de tempos menos acelerados.

Patrimônio Histórico de Ouro Preto
No fim da tarde, Ouro Preto sossega 

A cidade não para, é verdade. É no fina da tarde que os bares e restaurantes de Ouro Preto começam a encher, os estudantes saem das aulas animados e as balada se preparam para pipocar por trás das paredes dos centenários casarões.

Até as primeiras horas da manhã, entretanto, Ouro Preto oferece a possibilidade de brincar que ela está lá só para mim. É por isso que recomendo vivamente que os visitantes tentem dormir ao menos uma noite na cidade — todas as cidades coloniais ficam muito mais encantadoras à luz dos lampiões.

Patrimônio Histórico de Ouro Preto

Quando o sol esquenta, Ouro Preto volta a se defrontar com seus dilemas. O turismo nem sempre trata os tesouros da cidade com o devido carinho. 

Os empregos gerados pelo turismo e pela mineração fazem bem à economia de Ouro Preto, mas contribuem para a favelização e a degradação ambiental. Ônibus e automóveis trazem visitantes, mas danificam calçamento e paredes seculares, com sua trepidação. 

Patrimônio Histórico de Ouro Preto

Ouro Preto continua linda, mas tem muitas equações delicadas a resolver. Encontrar o equilíbrio é tarefa do poder público e dos moradores. 

Mas os visitantes devem fazer sua parte: nada de lixo no chão, um pouco mais de silêncio e um pouquinho menos de correria podem fazer milagres.

Detalhe da fachada da Casa de Câmara e Cadeia (Museu da Inconfidência), Ouro Preto, Minas Gerais
O desafio é encontrar o equilíbrio entre a atividade econômica do turismo e a preservação
(Detalhe da fachada da Casa de Câmara e Cadeia, hoje Museu da Inconfidência)
Os viajantes também podem contribuir tratando bem dos bens tombados, prestigiando empreendimentos que também cuidam do patrimônio histórico (sabe aquela pousadinha que o dono não mutilou com puxadinhos horrendos, e que, por ter menos quartos, cobra um pouco mais pela diária?)

É importante, também, prestigiar a produção local, preferindo comprar artesanato, doces, queijos e outros produtos feitos na região, em vez dos industrializados.

Patrimônio Histórico de Ouro Preto
Novas construções avançam sobre a edifícios seculares

Festa do 12
Ouro Preto tem uma longa tradição universitária. Em 1876, por determinação do imperador Pedro II, foi fundada na cidade a Escola de Minas, pioneira no estudo da geologia no Brasil. 

Em pleno ciclo do café — atividade econômica que desbancou a mineração do ouro — a Escola de Minas pode ter sido decisiva para impedir que a antiga Vila Rica caísse no sono que tomou conta de outras cidades que deveram seu esplendor à exploração do minério.


Patrimônio Histórico de Ouro Preto

Hoje, Ouro Preto conta com mais de cinco mil estudantes universitários e suas centenárias repúblicas — cerca de 200, entre as pertencentes à Universidade e as particulares — continuam a ditar o ritmo boêmio de Ouro Preto. 

Cada uma tem sua festa, mas todas se reúnem numa grande celebração no 12 de Outubro, aniversário de fundação da Escola de Minas. A "Festa do 12" atrai estudantes do Brasil inteiro e esse autêntico Carnaval dura quase uma semana.

Mais sobre Ouro Preto
Um roteiro para ver as cidades históricas a partir de BH

Um passeio em Ouro Preto

Dicas práticas de Ouro Preto e um pouquinho de história

Para ver mais posts sobre Minas e outros destinos brasileiros, clique nos ícones do mapa



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Um comentário:

  1. hahaha reconhece a 1a foto desse meu post? http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/hospedagem-ouro-preto-tiradentes.html. Pois é, esse casarão na Rua Direita que vc tirou foto é justamente o hotel que fiquei em Ouro Preto!!! rs O hotel era bom mas já fomos sabendo que poderia ser muito barulhento a noite...

    ResponderExcluir