27 de dezembro de 2011

Comer bem na Praia do Forte: Restaurante Manguezal

Passarela sobre o mangue que leva ao Restaurante Manguezal, na Praia do Forte, Bahia

A passarela sobre o manguezal leva ao restaurante, que fica na beira do Rio Pojuca


Quem vai de Salvador para a Praia do Forte nem nota a estradinha de terra à direita da pista, cerca de três quilômetros antes do badalado destino. Sequer uma placa informa que ali é a entrada para a Comunidade Beira do Rio, menos de duas dezenas de casas simples às margens do Rio Pojuca.

Por trás de uma dessas casinhas, esconde-se um programão: é lá que funciona o Restaurante Manguezal, segredo bem guardado pelos frequentadores da região.

Quer comer bem pertinho da Praia do Forte? Pois aposte no Manguezal. Veja as dicas:

Restaurante Manguezal

Aratu, marisco típico do litoral da Bahia

Aratu: nosso almoço dando uma voltinha, antes de ir para a panela


Para chegar ao Restaurante Manguezal, atravessa-se uma longa passarela sobre o manguezal e  aproveita-se para dar uma olhadinha no futuro almoço: caranguejos e aratus passeiam à vista do freguês. Guaiamuns — crustáceos cada vez mais raros — engordam no viveiro improvisado. 

Num deque sobre o Rio Pojuca, dois confortáveis quiosques oferecem brisa, sombra e silêncio. Os mais animados podem dar um mergulho no rio.

Restaurante Manguezal, Praia do Forte
É muito bom almoçar com vista para o Rio Pojuca, curtindo a brisa e o legítimo temperinho baiano
 
Restaurante Manguezal, Praia do Forte

Antes da construção da Rodovia BA-099 (nome oficial da Estrada do Coco e da Linha Verde), as localidades do Litoral Norte eram alcançadas por uma estradinha sinuosa, cortada por rios — as travessias nas balsas eram parte do encanto das visitas à região. 

A Comunidade Beira do Rio. onde fica o restaurante Manguezal, surgiu em torno do ponto da antiga balsa para a Praia do Forte, no caminho para o Castelo da Torre. Hoje, ainda é possível ver os velhos mourões de atracação, do outro lado do Pojuca, e simpáticos barquinhos sugerem uma travessia, digamos, mais “artesanal”.

Rio Pojuca visto do Restaurante Manguezal, Praia do Forte
A Comunidade Beira do Rio se formou em torno do antigo ponto de travessia para a Praia do Forte, antes da construção da Linha Verde

O clima bucólico do lugar, porém, é apenas a segunda melhor atração, pois a comida é de rasgar a roupa.

A casquinha de aratu gigantesca e transbordante é a abertura perfeita para uma refeição cujo ponto alto são os guaiamuns no leite de coco, acompanhados de um pirão simplesmente sublime.

Não curti tanto o bolinho de peixe — talvez pela proximidade do Bar do Sousa, da Praia do Forte, simplesmente imbatível na preparação do petisco. O almoço pantagruélico para três pessoas custou R$ 130,00, muito bem pagos.

O Litoral Norte na Fragata Surprise
A sossegada Barra do Itariri, presente de Oxum
O charme despojado da Vila do Diogo, um lugar pra esquecer do mundo
Imbassaí tem sossego e badalação
Castelo da Praia do Forte: Idade Média nos Trópicos
Mangue Seco, um paraíso resgatado

Onde comer bem
Três restaurantes que valem a viagem
Banquete pé-na-areia em Mangue Seco



Mais sobre a Bahia na Fragata Surprise

Recôncavo Baiano

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário