16 de julho de 2005

A rota da Noviça Rebelde em Salzburgo

Salzburgo vista do Nonnberg, convento da Noviça Rebelde

Salzburgo vista do Nonnberg, o convento onde Maria von Trapp foi noviça (e meio rebelde). Em primeiro plano, o campanário de Kajetanerkirche (Igreja de São Caetano)


É irresistível visitar a terra de Mozart. Mas o que mais atrai os turistas é a rota da Noviça Rebelde em Salzburgo. Cercada pela irresistível beleza da cidade austríaca, a gente também acaba enredada nos cenários e climas de um dos musicais mais assistidos e amados da história do cinema. 

A Noviça Rebelde (The Sound of Music, Robert Wise, 1965) foi ambientado e filmado em Salzburgo. E é essa memória que atrai milhares de turistas a Salzburgo, todos os anos, loucos para embarcar em excursões embaladas pela trilha sonora do filme e para ver de perto as locações da história que quase todo mundo sabe de cor.

Convento da Noviça Rebelde em Salzburgo

Tá vendo aquela torre com a cúpula vermelha? É o campanário do Nonnberg, convento que existe desde o Século 8


Mas não fique apenas na rota da Noviça Rebelde em Salzburgo. Essa preciosidade na região dos Alpes tem muitos encantos além das memórias da noviça Maria von Trapp e sua família. Uma paixão feita de arquitetura barroca, de uma pujança que remonta aos primeiro milênio da nossa era e de um horizonte emoldurado por montanhas muito fotogênicas. 

Já visitei Salzburgo duas vezes e nem penso em dar por encerradas as minhas andanças por lá.

Hohensalzburg, o Castelo de Salzburgo
Hohensalzburg, o Castelo de Salzburgo
O Hohensalzburg, castelo dos arcebispos que governaram Salzburgo por quase mil anos, parece flutuar sobre a cidade


Nesta postagem, organizei algumas dicas que vão ajudar você a planejar sua viagem pelos cenários da Noviça Rebelde em Salzburgo. Para ver outras atrações na cidade, veja este post: Salzburgo, minhas coisas favoritas.

As dicas para visitar as casa de Mozart em Salzburgo estão aqui:
Casas-museus: a vida cotidiana de gente muito especial

A rota da Noviça Rebelde em Salzburgo


Untersberg em Salzburgo na Áustria

🎵 🎵 Climb every mountain... 🎵🎵 O Untersberg é a montanha mais famosa da região e uma das molduras do horizonte de Salzburgo


Como chegar a Salzburgo


Salzburgo está a 370 quilômetros de Viena, um agradável percurso de trem por belas paisagens, que fica ainda mais gostoso se você topar fazer um desvio para conhecer Melk, Dürnstein e outras preciosidades da Wachau, o trecho mais bonito do Danúbio, pontuado por muitos vinhedos, castelos e outras preciosidades medievais. 

Foi assim que cheguei a Salzburgo, nas duas visitas à cidade.

Campanário típico dos Alpes em Salzburgo na Áustria
Campanário típico dos Alpes em Salzburgo na Áustria
Campanário típico dos Alpes em Salzburgo na Áustria
Campanário típico dos Alpes em Salzburgo na Áustria
Os campanários de Salzburgo são muitos e lindos. Os meus preferidos são os que têm cúpulas em formato de cebola, típicos dos Alpes


Os trens de Viena para Salzburgo partem de hora em hora de Hauptbahnnhof (a estação central) ou de Westbahnnhof. Os horários e preços das passagens você consulta no site da companhia austríaca, a ÖBB.

Outra boa maneira de chegar a Salzburgo é via Munique, a cerca de uma hora e meia de viagem — Salzburgo está a menos de 10 km da na fronteira com a Alemanha — atravessando uma região de lagos e montanhas de beleza extasiante. 

Jardim do Palácio Mirabell em Salzburgo na Áustria
Jardim do Palácio Mirabell em Salzburgo na Áustria

O Jardim do Palácio Mirabell está no “elenco” de A Noviça Rebelde


Veja os horários e preços dos trens entre Munique e Salzburgo no site da Deustsche Bahnn.

O Aeroporto Internacional de Salzburgo (código SZG) recebe voos de diversas cidades da Europa.

Centro Histórico de Salzburgo na Áustria
Esta é a Linzergasse, no Centro Histórico, a rua onde me hospedei na última visita a Salzburgo. Bem que os meninos se esbaldando na fonte da Linzergasse poderiam ser filhos do Capitão Von Trapp, né?

Centro Histórico de Salzburgo na Áustria
Centro Histórico de Salzburgo na Áustria
Um detalhe bacana: as lojas e restaurantes não exibem letreiros tradicionais, para não descaracterizar as fachadas barrocas. Daí a profusão de placas de ferro super trabalhadas


Hospedagem em Salzburgo


A oferta de hospedagem em Salzburgo é farta e o capricho local faz da mais simplezinha das pousadas um lugarzinho sempre aconchegante. 

Fora da muvuca dos dias de Festival de Salzburgo (cinco semanas de muita música e teatro, entre a última semana de julho e o final de agosto), dá até para chegar à cidade sem reserva e recorrer ao Escritório de Turismo da cidade, que tem um posto na Estação Ferroviária. (Atualização: em 2019, é melhor usar a internet e reservar sua acomodação).

Fonte da Residenz Platz em Salzburgo na Áustria
Fonte da Residenz Platz em Salzburgo na Áustria
Fonte da Residenz Platz em Salzburgo na Áustria
Residenz Platz em Salzburgo na Áustria

A Residenz Platz é a principal praça de Salzburgo. É lá que está o Palácio Residenz, moradia dos arcebispos que governavam a cidade (à esquerda, acima) e a Catedral (à direita). E é claro que você conhece a fonte da praça: ela aparece em close na tela quando Julie Andrews/Maria canta I have confidence em uma cena de A Noviça Rebelde


Foi através do Escritório de Turismo de Salzburgo que descobri os simpáticos Adlerhof Hotel (Elisabethstraße 25), onde me hospedei em abril de 2003, e o Goldene Krone (Linzergasse 48), onde fiquei no começo de julho de 2005. 

O Adlerhof Hotel fica fora da área considerada como Centro Histórico de Salzburgo, mas tudo lá é tão pertinho que vale a pena. 

O Goldene Krone fica numa das ruas mais conhecidas da Cidade Velha, aos pés do Kapuzinnenberg. Ambos estão na faixa de preço dos 50 a 70 euros, dependendo da época e da antecedência da reserva. São duas boas opções.

Salzburgo na Áustria
Convento da Noviça Rebelde em Salzburgo na Áustria
O Rio Salzsach atravessa Salzburgo. Ao fundo, com sua inconfundível cúpula vermelha, a Abadia de Nonnberg. A subida até lá é uma caminhada muito agradável


Tour da Noviça Rebelde em Salzburgo


A Noviça Rebelde atrai mais turistas a Salzburgo do que a magnífica paisagem, o patrimônio histórico ou a memória de Mozart, o filho mais célebre da cidade.

 A oferta de passeios e atividades temáticas em torno do filme ameaça transformar Salzburgo numa espécie de "Disneylândia monotemática"— o que seria um desperdício imperdoável — mas, se você souber usar com moderação, seguir a rota da Noviça Rebelde em Salzburgo pode ser um programa muitíssimo divertido.

➡️ O Sound of Music Tour tem saídas diárias às 9:30h e às 14h, do Terminal de ônibus de Mirabellplatz, em frente a Sankt Andrä Kirche (Igreja de Santo André). A tarifa para adultos é de 37 euros, mas não há guias em português.

Jardim do Palácio Mirabell em Salzburgo
🎵🎵 Dó, ré mi... 🎵🎵. O Número musical mais conhecido de A Noviça Rebelde percorre diversos pontos de Salzburgo, como o Jardim do Palácio Mirabell, construído no Século 17 pelo príncipe-arcebispo Wolf Dietrich Raitenau para sua amante Salomé Alt


Durante cerca de quatro horas, os participantes do tour percorrem algumas locações do filme, com direito a muita cantoria no ônibus, durante os deslocamentos. 

Se você faz questão de ver os cenários mais famosos do filme, vale a pena fazer o tour, pois alguns deles ficam afastados do Centro de Salzburgo.

Palácio Leopoldskron, residência da Família von Trapp em Salzburgo
No filme, o Palácio de Leopoldskron (no centro) foi usado como um dos cenários da residência da Família von Trapp. A construção, do Século 17, foi moradia de um dos príncipes-arcebispos de Salzburgo. Não repare a foto meio borrada. Ela foi escaneada do meu álbum da viagem de 2003, quando eu ainda usava câmera analógica


Cenários de A Noviça Rebelde em Salzburgo


⭐Casa da Família von Trapp

Dois edifícios históricos serviram de cenários para a “casa dos von Trapp” no filme:

➡️ O Palácio de Leopoldskron (na Leopoldskronstraße 56-58) está a 2,5 km do Centro de Salzburgo,  às margens de um lago e hoje é um hotel de luxo. A Família von Trapp realmente viveu lá, entre 1923 a 1938.

➡️ Palácio de Hellbrünn (Fürstenweg 37), onde fica o gazebo cenográfico de dois momentos famosos do filme. É lá que a Liesel canta Sixteen Going on Seventeen e que Maria canta Something Good em sua cena romântica com o Capitão von Trapp. Fica a 6 km do Centro de Salzburgo.
 
⭐Michaeliskirche (Igreja de São Miguel)

É a igreja onde foi filmado o casamento de Maria com o Capitão von Trapp, a catedral da cidadezinha de Mondsee, a 27 km de Salzburgo.

Lago Fuschl

É o cenário da abertura de A Noviça Rebelde (quando Maria canta The Sound of Music). Fica na belíssima região de Salzkammergut.

Abadia de Nonnberg em Salzburgo

A Capela de São João, na Abadia de Nonnberg, tem uma bela decoração interior, datada do Século 12


⭐Abadia de Nonnberg

A cúpula vermelha em formato de cebola da Abadia de Nonnberg (Stiff Nonnberg, como você vai ler nas placas em alemão) é uma visão onipresente na paisagem de Salzburgo. O convento, fundado no Século 8, é a mais antiga clausura feminina ao Norte do Alpes ainda em funcionamento.

Nonnberg significa “Montanha das Freiras". A abadia fica numa pontinha do extremo Sul do Mönchsberg, a montanha que domina toda a cidade e onde está construída a Fortaleza dos Príncipes-Arcebispos, o Hohensfestung ("Fortaleza Alta") ou Hohensalzburg.  

Convento da Noviça Rebelde em Salzburgo
Convento da Noviça Rebelde em Salzburgo
A entrada do convento da Noviça Rebelde (no alto) é super discreta. Pra não passar direto, preste atenção na célebre cúpula vermelha
Convento da Noviça Rebelde em Salzburgo

Minha tentativa não muito bem sucedida de fotografar um mural no interior da Capela de São João — acabaram as moedinhas 😁 


A Abadia de Nonnberg é o convento onde a noviça Maria vivia, até ir cuidar dos filhos do Capitão von Trapp, e várias cenas de A Noviça Rebelde foram rodadas lá.

Para chegar à Abadia de Nonnberg, há três caminhos, mas o meu preferido é a subir pelos Nonnbergstiege, a longa escadaria que começa em uma rua chamada Kaigasse ("Beco do Cais"). 

Convento da Noviça Rebelde em Salzburgo
Convento da Noviça Rebelde em Salzburgo

No alto, um detalhe do portal de entrada da capela. Acima, o pátio interno da Abadia


A Capela de São João, na abadia pode ser visitada desde as 7 da manhã até escurecer, mas preste atenção ao horário das missas, quando a visitação turística é interrompida. 

E leve moedas. Você precisará delas para acionar a iluminação da igreja e ver os lindos murais do Século 12 que adornam o coro.


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário