6 de maio de 2011

Viajar sozinha: o começo

Viajar sozinha para Cartagena, Colômbia
Tá na hora de aprender a viajar sozinha. Ou vai deixar o mundo te esperando lá fora?
(Cartagena, Colômbia, março de 2007)


Música deste post: Gracias a la Vida, Mercedes Sosa

Conheço umas três ou quatro pessoas que não gostam de viajar. Fora esses casos terminais de excentricidade, viagem é coisa que todo mundo adora, embora um monte de gente ande viajando muito menos do que gostaria.

Falta de dinheiro, de tempo e de companhia são os obstáculos mais citados.

Viajar sozinha para Malta
Banho de mar com vista para as construções históricas de Valeta, Malta, na viagem-solo de setembro de 2019

Dinheiro e tempo eu até entendo. Mas deixar de viajar por “falta de companhia” é um pecado imperdoável.

Viajar sozinha é uma experiência deliciosa, que permite mergulhar de cabeça nos lugares visitados, um encontro com o inesperado e um tête-à-tête com a gente mesma.

Viajar sozinha para a Grécia
Eu, feliz da vida, em Lindos, parte de um roteiro de três semanas pela Grécia e a Turquia que fiz completamente só, em setembro de 2012

Sou uma viajante-solo militante — viajo acompanhada, também, mas acho que as duas atividades são completamente diferentes. Talvez o único ponto coincidente seja o deslocamento espacial.

Andando por aí, tenho testemunhado o crescimento vertiginoso da tribo: é cada vez mais comum encontrar gente que cai no mundo desacompanhada, especialmente mulheres com mais de 40 anos.

Claro que a primeira viagem desacompanhada foi bem mais difícil.  Alguns truques, porém, me ajudaram a reforçar a autoconfiança no início. Dá uma olhada nas minhas dicas para viajar sozinha. Quem sabe você também não se anima?


Dicas para viajar sozinha


Viajar sozinha para Buenos Aires
Pra viajar sozinha com tranquilidade, bastam um bom planejamento e um pouquinho de ousadia. Nem precisa dessa marra do Boca Juniors 😀
(Buenos Aires, outubro de 2006)

1- Comece a jornada por um lugar mais “fácil”

Viajar sozinha fica mais fácil quando a gente fala ao menos um pouco do idioma local. Todo mundo se sente mais seguro quando consegue se comunicar.

Conhecer o lugar ou ter referências significativas sobre ele também ajuda. Melhor deixar os grandes choques culturais para mais adiante.

Depois de alguns dias viajando sozinha, já ambientada ao “diferente”, a gente vai se sentindo cada vez mais aventureira e capaz de experimentar cenários e contextos mais "radicais".

Viajar sozinha para Buenos Aires, Bariloche e Lagos Andinos
Antes de me aventurar por Barilhoche (abaixo, ao centro) e por Puerto Varas (abaixo, à direita), em fiz uma "aclimatação para viajar sozinha" na minha querida Buenos Aires

Uma das minhas primeiras viagens-solo foi para os Lagos Andinos, na Patagônia (fiz a travessia dos lagos, de Bariloche a Petrohué/Puerto Varas), em 2002.

Antes de chegar aos Lagos Andinos, os dois dias que passei curtindo a minha querida Buenos Aires foram essenciais para que eu me aclimatasse à falta de companhia, tipo achar normal jantar sozinha, sair à noite sem maiores receios e perder a vergonha de colar o nariz no livro quando aparecia um paquerador chato.

Quando chegou a vez de explorar as paisagens mais selvagens, eu estava tirando de letra a aventura.


Viajar sozinha para Bratislava, Eslováquia
Por mais fofa que seja a praça, chegue sempre com reserva de hotel
(Bratislava, julho de 2005)

2- Reserve hospedagem com antecedência

Nossa autoconfiança não precisa ser desafiada logo na chegada ao destino, né? Desembarcar cansada da viagem, com bagagem e ainda por cima ter que procurar lugar para dormir é um estresse que ninguém merece, mesmo que tenhas décadas de viagens-solo no currículo.

Sem contar que, na pressa de achar um lugar para dormir, a gente pesquisa mal e sempre há o risco de ir parar num hotel muito caro ou muito ruim. No início da viagem, quando a gente ainda está "no aquecimento", é pior ainda.

Em abril de 2006, no meio de uma greve geral, resolvi ir de Paris a Rouen para visitar Chateau Gaillard, o castelo de Ricardo Coração de Leão. 

Viajar sozinha para Paris e Rouen, França
Até vale deixar Paris para ir explorar a fofíssima Rouen. Mas sem reserva de hospedagem não será uma boa ideia 😉

Cheguei a Rouen debaixo de chuva, sem reserva de hotel e encontrei a cidade às moscas (era domingo).

As duas horas que passei procurando hospedagem, morrendo de frio, foram o estresse mais desnecessário que já vivi numa viagem. E olha que eu já estava na estrada havia duas semanas...

Já houve um tempo em que eu viajava com planos mais "abertos". Para não engessar o roteiro (caso a viagem não se limitasse a uma única localidade), deixava para reservar a hospedagem das próximas paradas quando decidia para onde queria ir a seguir.

Viajar sozinha para Praga, República Tcheca
No Muro Lennon, em Praga, em 2005, quando eu mochilava sem muito planejamento antecipado

Ou até mesmo na chegada às cidades, na época em que era fácil reservar hotel nos escritórios de turismo europeus, nas estações de trem.

Hoje, é muito mais barato planejar todo o roteiro com antecedência, comprando as passagens para deslocamentos internos (ônibus, trens ou aviões low cost) e reservando hospedagem cerca de três meses antes da viagem.

Uso a internet sem susto. O site que mais uso é o Booking, mas também já experimentei o Expedia, o Edreams e o já extinto Venere, sem problemas.

Viajar sozinha para Madri, Espanha
Em Madri, dá para ir do aeroporto até o centro de metrô facinho
(Na imagem, a Plaza Mayor)


3- Planeje bem o deslocamento do aeroporto (ou da rodoviária, porto, estação de trem) até sua hospedagem
Rodar feito barata tonta é um horror. Carregando a bagagem, então, é penitência das brabas. Para evitar o mico, pesquiso sempre a melhor opção (santa internet!) de como ir do ponto de chegada — aeroporto, rodoviária, estação de trem...

Se a cidade tem com bom transporte público, não hesito: é sempre mais barato e mais eficiente fazer o deslocamento assim.

Viajar sozinha para Ouro Preto e cidades históricas de Minas
Em Ouro Preto, em um roteiro-solo feito em 2012

Entretanto, se meu destino tem problemas de segurança ou serviço de transporte precário, não descarto serviços de vans, transfers ou táxis.

Dá para contratar transfers pela internet ou até com o hotel.

O que não faço nunca é embarcar em qualquer tipo de “transporte alternativo” oferecido aos turistas. Na dúvida, pago mais caro, mas não corro riscos desnecessários.


Viajar sozinha para La Paz, Bolívia
Quem vê cara não vê coração: apesar da aparência caótica, o Centro de La Paz é bastante seguro

4- Pesquise sobre a vizinhança de sua hospedagem
Antes de reservar o hotel, procuro me informar sobre a área onde ele está localizado e faço "passeios" por lá, com o GoogleEarth ou com o StreetView do GoogleMaps. 

Ver a "cara" e conhecer a fama da vizinhança onde a gente vai se hospedar ajuda a evitar surpresas desagradáveis. 

Checo, também, as opções de transporte público próximas à minha hospedagem e a distância das atrações que me interessam mais. 

Viajar sozinha para Liverpool, Inglaterra
Minha primeira vez em Liverpool, a terra dos meus amados Beatles

Claro que o site do hotel sempre vai falar maravilhas sobre sua localização, mas basta pesquisar no Google pelo nome do bairro para descobrir se há esqueletos no armário da vizinhança. 

O contrário também vale: pela aparência do Centro de La Paz, jamais teria me hospedado no bom e barato Eva Palace, na Calle Sagarnaga. Mas todas as informações que obtive sobre a área me tranquilizaram e minha estadia lá foi bem bacana. 

Viajar sozinha para Viena, Áustria
Viena: mesmo as cidades mais lindas e seguras têm seu lado dark (Quarteirão dos Museus, julho de 2005)

5- Procure chegar durante o dia e em dias de semana
A ideia é me sentir confortável e segura, certo? Então, nada melhor que a luz do sol e o movimento da vida normal para abençoar os primeiros passos de cada viagem-solo.

A noite sempre me parece muito mais simpática quando eu a recebo já hospedada, livre da bagagem, banhada e cheirosa. Aí, é só convidar a mim mesma para um jantarzinho de boas vindas.

Viajar sozinha para San Blas, Panamá
Em San Blas, Panamá, em 2017

Certa vez, indo de Veneza para Viena, tive que escolher entre o trem diurno, com direito a nove horas de paisagens na janelinha (os Alpes, principalmente!!!) e chegada às 19 horas, ou a chatice do trem noturno.

Não tive dúvidas: preferi passar a noite chacoalhando no trem e chegar de manhãzinha. Quando deparei-me com a barra pesada no Metrô de Karlsplatz, que era parada obrigatória para ir da estação ferroviária de Viena para o hotel, felicitei-me pela decisão. De dia já é esquisito. À noite e com mochila, estou fora!

Bagagem para viajar sozinha
A malinha de mão e a bolsa que cabe o notebook são o máximo de bagagem que me disponho a carregar, atualmente. Viajar leve me salvou de um sufoco em Roma (esq)

5- Bagagem: quanto menos, melhor
No tempo em que ainda se despachava bagagem, eu já era muito econômica no tamanho da mala que ia no porão do avião. Afinal, era eu que teria que arrastar a mala ao chegar ao destino.  

E isso era tudo: mala despachada e a bolsa. A mala de mão ou ou sacolinha extra não entravam na minha equipagem nunca — quem iria tomar tomar conta delas, cada vez que eu corresse para conferir uma mudança de última hora do portão de embarque ou outro imprevisto deste tipo?

Hoje, que despachar bagagem é um custo extra, eu viajo apenas com uma bolsa grande, onde cabe o notebook, e a mala de mão — levo uma bolsa tipo carteiro, para usar ao chegar aos destinos.

É uma bagagem sempre muito econômica, para não empacar minha mobilidade.

Leia também: o que não pode faltar na minha bagagem

Ficar atolada com sacolas e maletas é tiro e queda para minar a capacidade de reação, autonomia e segurança. 

Certa vez, em Roma, levei 40 minutos rodando as desertas redondezas da Estação Ferroviária de Trastevere (era final de tarde de sábado), sem conseguir táxi para ir para o hotel. Já pensou se eu estivesse carregada de tranqueiras?

Viajar sozinha para a Lagoa Azul, Malta
Como é bom boiar nas águas da Lagoa Azul, em Comino (Malta)

Além disso, mesmo que a gente não acrescente nada à bagagem, ela parece que vai ficando "mais pesada" a cada dia de viagem. Aquela sacolinha de mão, "utilíssima" no começo, vira sempre o estorvo inominável do quarto ou quinto dia.

 Para não sucumbir à "compra irresistível", imagino-me carregando o trambolho pelo resto da viagem. Pode ser a coisa mais linda do mundo, com o preço mais inacreditável: se não cabe na mala ou se não for chegar inteiro se for posto lá, nem morta!


Memorial dos Povos Indígenas, Brasília
Brasília: adotei os hábitos de viajante na cidade onde moro e já nem reparo os olhares
(Memorial dos Povos Indígenas, outubro de 2006)

6- Leve livros, IPod e bloquinhos de anotações
Outro dia eu estava num restaurante de Brasília e, de repente, reparei que estava todo mundo olhando para mim. "Putz, derrubei comida na roupa outra vez!!", pensei. Conferida a blusa (imaculada) foi que me toquei para o motivo dos olhares: eu estava jantando sozinha.

Sou tão acostumada a fazer isso em viagens que nem ligo mais. No início, porém, ficava meio desconfortável. Ler ou escrever ajudavam a esquecer da "plateia" e ofereciam um ponto para onde olhar, sem o risco de encarar involuntariamente algum dos observadores.

Sou suspeita, porque não vivo sem um livrinho. Mas mesmo pelo lado mais "pragmático", esses acompanhantes-impressos são indispensáveis para preencher o tempo nos longos deslocamentos ou para desencorajar gente com papo-furado.

Em Praga, com a Ponte Carlos ao fundo, em 2005

Ouvir música também é perfeito para ambos os casos — mas em situações que exijam sentidos em alerta, prefiro não correr o risco de me distrair com os fones de ouvido.

O bloquinho preenche as duas funções, com o bônus de registrar minhas melhores memórias e impressões de viagem. A Fragata Surprise só existe por causa das dezenas de bloquinhos que carreguei comigo por aí.

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

22 comentários:

  1. Ola tenho 43 anos e nao realizei nd.q.tenha de fato me feito feliz. Agora quero mt.conhecer a Europa.Meu desejo Grecia.Fui a uma agencia e me proporam 7 paises em 15 dias.Minhas duvidas as agencias te oferecem seguranca mas a frieza de passeios cronometrados fora txs.mas caras. Nao tenho pessoas proximas ou em forma fisica disposta a viajar comigo para dividir despesas de hospedagem.Viajo a trab.no Brasil e sinceramente as companhias do trab.desanimadoras. To nav.na web e me decidindo a viajar sozinha mas acho q.3 paises e mas proveitoso Grecia Italia Portugal.Me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, parabéns pela decisão de pegar a estrada. Esse é o primeiro passo!
      Se seu sonho é conhecer a Grécia, vá fundo. O país é lindo e bastante seguro para uma mulher viajando sozinha. Se você fala um pouco de inglês, será o suficiente para se virar por lá.
      Realmente, enxugar o roteiro e visitar uma quantidade menor de países é melhor, pois você perde menos tempo em deslocamentos e aproveita melhor o seu tempo. Se essa é a sua primeira viagem sozinha, sugiro que você comece por Portugal, onde o idioma vai lhe ajudar a se sentir mais desenvolta e aí você vai ganhando confiança.
      Se você detalhar melhor o tipo de ajuda que precisa, acho que fica mais fácil organizar as informações. Manda suas dúvidas que tentarei ajudar;
      Um abraço

      Excluir
  2. Ola, boa tarde. Já li seu blog quase todo e cada vez gosto mais. Nunca viajei sozinha, mas a primeira e ultima viagem que fiz pra fora do país (Uruguai e Argentina) com uma amiga de desestimulou a viajar com outra pessoa quando o negocio é conhecer outro país. Gastei e não aproveitei nada da viagem. Hoje estou amadurecendo a ideia de fazer o caminho de Santiago de Compostela sozinha. Vc acha que não terei problemas em estar sozinha? Não falo nenhum outro idioma além do nosso português, isso é um empecilho para minha viagem? Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Estudando Direito,
      Acho bem tranquilo fazer o Caminho de Santiago sozinha. Você vai conhecer bastante gente nos albergues de peregrinos e pode escolher caminhar com essas pessoas ou ir no seu próprio ritmo - eu fui com uma amiga, mas andei quase todo o tempo sozinha e achei bem seguro. Tem gente do mundo todo na rota, mas, se você se sentir insegura por causa do idioma, faça o Caminho Português. Além do mais, o Galego é muito parecido com o nosso idioma (até mais que o Castelhano), então, acho que você conseguirá se comunicar sem dificuldade. Em geral, os moradores das cidades e aldeias ao longo da rota são bem solícitos com os peregrinos. Aqui no blog tem vários posts sobre o Caminho de Santiago>>>

      http://www.fragatasurprise.com/search/label/Caminho%20de%20Santiago

      Boa viagem pra você!

      Excluir
    2. Ah, e obrigada pelos elogios à Fragata :) :)

      Excluir
  3. Adorando seus posts CyntiaParabéns!!! A primeira vez que viajei sozinha foi em junho deste ano, passei 40 dias no Caminho Francês de Santiago de Compostela desde SJPP e foi maravilhoso, não tive nenhum problema, a maior parte do tempo caminhei sozinha e algumas vezes acompanhada com italianos, americanos, franceses. Detalhe não domino inglês ou espanhol mas consegui me virar numa boa, realizei um sonho antigo aos 62 anos de idade. O bom de viajar sozinha é que você faz o que o coração manda, claro que sempre alerta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Ana! Fico sempre muito feliz quando vejo que, nós, as meninas, estamos aprendendo o prazer de cair na estrada sem depender de companhia. Quando nos damos conta de todas as coisas que fazemos sozinhas no dia a dia, percebemos que viajar e curtir o mundo na nossa própria companhia é muito menos arriscado ou trabalhoso que o resto, né?

      Excluir
  4. Ótimas dicas já fiz várias viagens sozinha, incluindo a Ásia e seus tigres kkkkk Suas dicas e as tecnologias atuais teriam me poupado algumas dificuldades, mas até essas foram parte integrantes da exótica experiência de viajar sozinha. tb não curto roteiros fixos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é tão bom, né, Renata? Aos pouquinhos, a gente vai pegando o jeito e viajar só com a gente mesma vai ficando mais e mais interessante. Hoje, pra mim, é necessidade básica :)

      Excluir
  5. Esqueci de comentar que adorei a música do post

    ResponderExcluir
  6. Devemos ter medo de ficar sentados no trono de um apartamento, com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar... e não ir sozinha viajar!!

    Boas viagens, sempre!!

    ResponderExcluir
  7. Também recomendo. Tem suas muitas delícias. E as dicas aí de cima, tudo a ver.

    ResponderExcluir
  8. Sou mulher e vou sozinha para o Uruguai mês que vem, é seguro andar de uber por lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha última visita ao Uruguai foi em 2011, antes do uber, portanto. Eu usei táxi e achei bem tranquilo. O que posso lhe dizer é que Montevidéu á a capital mais segura da América do Sul.

      Excluir
  9. Super Cynthia, amei seus posts. Pode me ajudar? Estive duas vezes na Grécia, com meu marido, que já não está entre nós. Fomos a primeira vez para Athenas, Millus e Santorini. Na segunda vez fomos a Ilha de Creta. Visitamos entre tantas coisa Elafhonise, Ballos... Quero voltar a Grécia esse ano e pela segunda vez frei uma viagem solo. Cheguei há um mês do Caminho de Santiago de Compostela, caminhei quase 30 dias só. Fiz alguma amizades, mas fazia questão de seguir só.
    Tenho 63 anos e a Grécia tem me chamado todos os dias. Pode me ajudar a montar um roteiro? O que mais quero conhecer. Zakhyntos, Meteóra, Nafplio e Monenvasia. Sei que a logística não é das melhores, mas também creio que tudo pode dar certo.
    Ficarei mega feliz se puder me ajudar e se não puder, somente seus comentários e a abertura para novos conhecimentos, vale muito. Obrigada e até breve.

    ResponderExcluir
  10. Super Cynthia, amei seus posts. Pode me ajudar? Estive duas vezes na Grécia, com meu marido, que já não está entre nós. Fomos a primeira vez para Athenas, Millus e Santorini. Na segunda vez fomos a Ilha de Creta. Visitamos entre tantas coisa Elafhonise, Ballos... Quero voltar a Grécia esse ano e pela segunda vez frei uma viagem solo. Cheguei há um mês do Caminho de Santiago de Compostela, caminhei quase 30 dias só. Fiz alguma amizades, mas fazia questão de seguir só.
    Tenho 63 anos e a Grécia tem me chamado todos os dias. Pode me ajudar a montar um roteiro? O que mais quero conhecer. Zakhyntos, Meteóra, Nafplio e Monenvasia. Sei que a logística não é das melhores, mas também creio que tudo pode dar certo.
    Ficarei mega feliz se puder me ajudar e se não puder, somente seus comentários e a abertura para novos conhecimentos, vale muito. Obrigada e até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, se você tem pelo menos 15 dias, dá pra fazer esse seu roteiro sem muita dor de cabeça.
      Pense numa viagem em três etapas. Começando em Atenas, que muito certamente será sua porta de entrada na Grécia, você pode seguir de ônibus para Meteora (veja todas as dicas aqui > https://www.fragatasurprise.com/2013/04/nao-e-sonho-e-meteora.html).

      Vi na internet que agora já tem trem de Atenas para Kalambaka (a cidade ao lado de Meteora). São cerca de 4 horas de viagem. De Kalambaka a Meteora, vc terá que pegar um ônibus ou um táxi, mas é do ladinho,

      Como você já viu pela distância, é melhor reservar um dia para cada deslocamento (Atenas-Meteora e Meteora-Atenas) e deixar dois dias para ver os mosteiros com calma. Eu fiquei apenas um dia em Meteora e achei pouco.

      No retorno a Atenas, você pode seguir para Nafplio (2h de ônibus). Eu amei Nafplio, fui para ficar três dias, fiquei cinco (fazendo vários passeios pelos arredores). Veja todas as dicas de Nafplio aqui > https://www.fragatasurprise.com/search/label/Nafplio

      De Náfplio é fácil chegar a Monemvasia de ônibus, com baldeação em Trípoli. São cerca de 4 horas de viagem, contando a parada. Veja as dicas aqui > https://www.fragatasurprise.com/search/label/Monemvasia.

      Fique pelo menos dois dias inteiros em Monemvasia, porque o lugar é deslumbrante.

      Também tem ônibus de Atenas para Monemvasia, se vc resolver inverter a ordem (ir a Monemvasia primeiro e parar em Nafplio na volta)

      Eu não fui a Zakhyntos, mas pelo que vi na internet, talvez seja melhor você retornar a Atenas e pegar um avião pra lá.

      Até dá pra ir de ônibus, de Monemvasia ou de Nafplio (você teria que ir até Trípoli ou Kalamata e seguir para o porto de Killini, onde tem ferry pra Zakhyntos), mas é um caminho meio tortuoso. Se você se sente tranquila para viajar sozinha por uma área onde pouca gente fala inglês, dá pra ir.

      Outra possibilidade é ir de Meteora/Kalambaka até Patras e de lá pra Killini. Outra jornada cheia de baldeações e longa (cerca de 14 horas).

      Espero ter ajudado
      Abs

      Excluir
  11. Cyntia, muito obrigada pelo seu roteiro. Vou começar a estudar com carinho. Acho que foi você que disse que me enviaria contato de uma amiga que mora na Grécia. Se foi você, não recebi. Muito obrigada.
    Beijos, Márcia Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, eu me referia à brasileira Virna Lisi, que mora na Grécia, escreve um blog bem legal sobre o país e também é guia turística e organiza viagens para brasileiros. O blog dela é esse aqui > https://umabrasileiranagrecia.com/

      Excluir