sábado, 26 de março de 2011

Comer em Barcelona:
La Boqueria e dicas de restaurantes


Haja tentação: Mercat de la Boquería
Comer bem em Barcelona é fácil. A culinária catalã é divina e, se você fugir dos restaurantes pega-turistas (praticamente todos das Ramblas e aqueles que colocam gente panfletando na porta), terá a chance de experimentar maravilhas sem pagar os olhos da cara.

Sou fã principalmente das comidinhas despretensiosas, das tapas e beliscos da Catalunha  quem diria que pão com tomate poderia ser uma iguaria? Veja só as gostosuras e os restaurantes que experimentei em Barcelona:


Mercado da Boqueria
La Rambla, 91. De segunda a sábado, das 8h às 20:30

Tem coisa mais maravilhosa que fazer compras no Mercat de la Boquería? Desta vez, descobri um torrone de creme catalão simplesmente inacreditável. Que funcionou às mil maravilhas acompanhado de morangos gigantescos, cerejas perfeitas e tâmaras deliciosas.

Some aí um pequeno festival de queijos e jamón ibérico... O Mercado também é ótimo para refeições rápidas, no balcão das barraquinhas. Por 2 Euros, você come uma paella vegetariana (berinjela, pimentão e abobrinha) simples e deliciosa.

Curte feiras e mercados? Dá uma olhada no monte de lugares legais mundo afora já comentados na Fragata: 


Praça de San Felipe Neri
Neri
Carrer de Sant Sever n° 5
É o restaurante de um charmosíssimo hotel com o mesmo nome. Muito elegante, tem um espaço adorável, nos fundos, ao ar livre, na Plaça de Sant Felipe Neri, com vista para a igreja e a fonte. Paramos para uma taça de cava e uma rodadinha de tapas. O sossego do lugar dá vontade de ficar o resto da vida.

Taller de Tapas
Plaça Sant Josep Oriol n° 9
Funcionava no Born, mas agora mudou-se para a área de Santa Maria del Pi. Serviço simpático, ambiente elegante, tapas impecáveis-- alcachofras crocantes de rasgar a roupa-- e preços muito honestos (nossa farrinha, à guisa de jantar, custou 10 Euros por pessoa, com vinho em taça e cerveja).

Detalhe da fachada de Santa Maria del Mar,
minha igreja favorita em Barcelona
Bar Restaurante Rodrigo
Carrer de Argenteria n° 67, quase em frente a Santa Maria del Mar
Ambiente simples, meio caseiro e atendimento muito simpático. Os mexilhões estavam excelentes e a paellas para duas pessoas, fartíssima, estava deliciosa. Com bebida e sobremesa, a conta foi de 55 Euros.

Cerveceria Portonovo
Passeig Joán de Borbó n° 14, Barceloneta
Escolhemos essa casa galega, em frente ao Palau de Mar, pelo ar despojado-- que lembra os bares com mesa na calçada da Avenida Atlântica, em Copacabana -- e pela área de fumantes, que apesar de meio ao ar livre, fica abrigada do frio pelo toldo e pelas vidraças. Simone, minha irmã, atacou a paella. Eu fui de fideuás com mariscos. Exageramos no pedido --  um prato teria sido mais que suficiente. Com entradas e (muita) bebida, a conta foi de 75 Euros, para duas pessoas.

Wok to Walk
Na Carrer Jaume I n° 7, logo depois da Plaça de Sant Jaume
Esta rede de comida oriental é a prova de que até fast food pode ser uma ótima pedida em Barcelona. Você escolhe entre arroz ou fideuás e define o molho e os acompanhamentos. Pedi fideuás com shitake e molho curry à moda tailandesa. Ótima refeição por 6,40 Euros.

O porto de Barcelona
Mais sobre Barcelona
Dicas gerais
Combinação perfeita: roteiro: Barcelona, Girona e Carcassonne
Fideuás, pão com tomate... os sabores da Catalunha
Três cafés em Barcelona (mas eu só quero chocolate...)
Hospedagem barata e simpática: duas opções
Uma semana em apê alugado no Raval
Fim de ano em Barcelona: prepare-se para a muvuca
Passeios e atrações
Como é um dia de jogo do Barça na cidade
O 8 de Março, com direito a uma senhora passeata feminista
Um passeio pelo bairro do Raval
Sagrada Família, a lagosta lisérgica
Barcelona de Gaudi: uma vista à Casa Milà
Minha Barcelona preferida: o Bairro Gótico
Um roteiro para mergulhar na alma marítima de Barcelona

A Espanha na Fragata Surprise
Madri
Andaluzia: Cádis, Córdoba, Granada, Ronda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo
Catalunha: Girona e Tarragona
Galícia: Santiago de Compostela, Caminho de Santiago e cidades da rota


A Europa na Fragata Surprise


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

2 comentários:

  1. Rejane me contou do seu blogue e cá estou me divertindo entre mil e um lugares sem precisar sair do canto. A propósito, botei lá no meu blogue paradão um link pro movimento de cá. Passe lá: é no wwww.sopaodotiao.blogspot.com (Tião)

    ResponderExcluir
  2. Fui ver a Sopa, Tião, e gostei muito. bj

    ResponderExcluir