sexta-feira, 25 de março de 2011

Como é um dia de jogo
do Barça em Barcelona



Gol do Barça! Com esse time, vuvuzela pra quê?
(foto: site da UEFA)
Terça-feira de Carnaval, nove da noite. Barcelona parece uma cidade fantasma. Caminhar pelo Bairro Gótico é quase atravessar as locações de um “filme-calafrio”: só falta o fog para que eu comece a adivinhar um Estripador em cada esquina. Daqui a pouco, no Camp Nou, o Barcelona FC enfrenta o Arsenal, pelas oitavas de Final da Liga dos Campeões da Europa.

Desde cedo, já era grande a quantidade de conterrâneos de Jack cantando pelas ruas da cidade. Do jeito que eles berravam, até parecia que o Arsenal é que jogaria em casa.

Pouco depois das oito da noite, porém, parece que soou uma campainha: Barcelona ficou afoita e tratou de baixar as portas do comércio e de desaparecer nos buracos do metrô. Os bares que anunciavam a exibição do jogo nas TVs abarrotaram em segundos.

Muitos torcedores do Arsenal vieram para cá sem ingresso (um telejornal informou que as entradas chegaram a ser vendidas por 1.000 Euros — no meu parco catalão, entendi que era o preço dos cambistas).

O resultado é que quase na hora do jogo, os ingleses continuavam a dar de goleada no quesito barulho, fazendo das Ramblas ocupadas um território definitivamente vermelho-e-branco.

Só quando a bola começou a rolar é que eu entendi a postura blasé dos catalães: quem tem Messi, Xavi e Villa não precisa de vuvuzela. Barça três a um no Arsenal, para delírio da multidão que, no fim da partida, tratou de corrigir a daltonia temporária, devolvendo às ruas o azul e grená de seu timaço.

PS: Apesar da admiração pelo time catalão, devo advertir os leitores de que sou sãopaulina e, como tal, também não preciso de vuvuzela.

Mais sobre Barcelona
Dicas gerais
Combinação perfeita: roteiro: Barcelona, Girona e Carcassonne
Onde comer: Mercado de La Boqueria e dicas de restaurantes
Fideuás, pão com tomate... os sabores da Catalunha
Três cafés em Barcelona (mas eu só quero chocolate...)
Hospedagem barata e simpática: duas opções
Uma semana em apê alugado no Raval
Fim de ano em Barcelona: prepare-se para a muvuca
Passeios e atrações
O 8 de Março, com direito a uma senhora passeata feminista
Um passeio pelo bairro do Raval
Sagrada Família, a lagosta lisérgica
Barcelona de Gaudi: uma vista à Casa Milà
Minha Barcelona preferida: o Bairro Gótico
Um roteiro para mergulhar na alma marítima de Barcelona

A Espanha na Fragata Surprise
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário