5 de novembro de 2010

Pachacamac, Peru - o oráculo do povo Wari

O sítio arqueológico de Pachacamac fica
a 30 km do centro de Lima
Atualizado em fevereiro de 2018

O “mormaço seco” que cobre Lima é apenas uma das intrigantes características do clima da capital peruana. Sob o céu eternamente nublado, a sensação é de abafamento permanente, como a que precede os temporais nas áreas próximas à Linha do Equador.

Mas não há umidade alguma: estamos no deserto. As maioria das casas sequer se dá ao luxo de ter telhado, basta a laje... O índice pluviométrico fica em ínfimos 5mm de chuva anuais — no Rio de Janeiro, chove entre 1.000 e 1.500 mm por ano, em média.

As ruínas se confundem com a paisagem árida...
...em contraste com o o fértil vale do Lurín, ao fundo

É surpreendente, portanto, nos depararmos com os vales verdes, exuberantes, que cortam a paisagem árida, de um marrom acinzentado que dá sede só de olhar. É sobre um desses vales, o do Rio Lurín, em frente ao Pacífico, que está o antigo santuário de Pachacamac, 30 quilômetros ao sul de Lima. 

Fundado pela Cultura Lima (Século II A.C) e posteriormente transformado em importante oráculo e centro administrativo da Cultura Wari, o lugar foi absorvido pelos conquistadores incas, que incorporaram suas deidades — Pachacamac, em quéchua, quer dizer “organizador da terra”. A principal intervenção dos incas no local foi a construção do Templo do Sol, um privilegiado camarote para o poente e o Pacífico..



São quase 500 hectares ainda em processo de investigação arqueológica e um pequeno museu onde estão expostos alguns artefatos encontrados nas escavações. Nem pense em percorrer a área a pé-- a não ser que você tenha um camelo como antepassado (bem) próximo. Nós fomos de van, num tour contratado pela internet.

Alguns trechos estão em escavação e, portanto, fechados à visitação. O Templo do Sol, na parte mais alta, é maravilhoso. O ponto alto é o "mirante" para o Pacífico, onde os sacerdotes e potentados sentavam-se em tronos escavados na pedra para admirar o pôr do sol. Na região de Lima, "olhar a paisagem" é sempre algo mais próximo de adivinhá-la por entre a névoa, mas, aqui, o exercício é espetacular.


O Vale do Lurín visto do alto das ruínas
Santuário e Museu de Pachacamac
Antigua Panamericana Sur Km. 31.5 / Distrito de Lurín. Visitas de terça a sábado, das 9h às 17h. Domingos, das 9h às 16h. Ingressos: 15 Soles. As visitas precisam ser agendadas com uma semana de antecedência, pelo telefone (01) 430-0168 ou pelo e-mail museopachacamac@perucultural.org.pe. 
Não são permitidas visitas sem guia. A providência é dispensada para quem vem em tour contratado.

Ao lado das ruínas, a Vila de Pachacamac
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

3 comentários:

  1. Olá,
    estou indo para Lima na próxima semana e pretendo visitar o sítio arqueológico e o museu de Pachacamac. Como voce contratou este tour? Foi chegando lá ou daqui do Brasil antes de ir? Qual o valor aproximado do tour? Pode me dar mais informações a este respeito?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isolda,
      Estive em Pachacamác em 2010. Na época, contratei o passeio ainda aqui no Brasil, pois a visita foi parte de um tour privado que fizemos (e e + 2 pessoas), aproveitando uma conexão de 8 horas na cidade.
      Como foi um passeio mais extenso do que apenas a visita a Pachacamác, não saberia lhe dizer qto custa o tour ao sítio+museu.

      Várias agências de Lima oferecem esse passeio - sugiro que você vá com guia, pois as explicações e informações históricas/arqueológicas são importantes.

      Para contratar com antecedência, consulte agregadores como Viator e GetYourGuide, que oferecem essa excursão.

      Abs, e aproveite a viagem :)

      Excluir