6 de novembro de 2010

Passeios em La Paz - uma tarde na colina dos namorados


Montanha Illimani em La Paz na Bolívia

É tradição dos casais de La Paz pedirem a bênção ao Apu Illimani


Numa cidade cercada por montanhas, o que não falta são passeios em La Paz que terminem em algum mirante com vista espetacular para seu horizonte, dominado pela espetacular Montanha Illimani, um vulcão extinto cujo pico está 6.400 metros de altitude.

O Illimani é o ponto culminante da linda Cordilheira Real, imagem quase onipresente no horizonte da capital boliviana.

Mirante de El Montículo em La Paz na Bolívia
A balaustrada do mirante de El Montículo está toda rabiscada de juras de amor. Ao fundo, a Cordilheira Real

Noivos recebem a bênção do vulcão Illimani em La Paz
Noivos recebem a bênção do vulcão Illimani em La Paz
Após a cerimônia católica, os noivos vão a El Montículo receber a bênção do Apu Illimani


Os aymaras — principal contingente populacional da Bolívia — acreditam que os picos nevados da cordilheira são seus antepassados, os Apus, que protegem e trazem boa sorte.

Na vida cotidiana de La Paz são muitas as demonstração de respeito a essas entidades. Uma das mais interessantes é o costume de pedir a bênção da montanha para os namorados e para os recém casados, logo após a cerimônia católica.

parque El Montículo em La Paz na Bolívia
parque El Montículo em La Paz na Bolívia
parque El Montículo em La Paz na Bolívia
parque El Montículo em La Paz na Bolívia
Aos sábados, dia preferido para  os casórios, o Parque El Montículo fica cheio de recém-casados 

Um dos lugares favoritos para evocar a bênção dos Apus é o pequeno parque de El Montículo, no topo de uma elevação que vou chamar de "colina" — comparado com o relevo em volta de La Paz, até o Corcovado é "pedregulho"... — no bairro de Sopocachi, parte Sul da cidade.

O parque oferece vista de 180 graus para o Sudoeste de La Paz — exatamente a direção da Cordilheira Real — com uma igrejinha cuja torre parece ter saído de uma missão espanhola de western-spaghetti, muito concorrida para a realização de casamentos.

Igreja da Imaculada Conceição em El Montículo em La Paz
Igreja da Imaculada Conceição em El Montículo em La Paz
Igreja da Imaculada Conceição em El Montículo em La Paz

A igrejinha da Imaculada Conceição, em El Montículo, estava lotada para mais um casamento diante do Illimani


O mirante de El Montículo fica de cara para o Illimani, a "águia dourada". O velho vulcão é especialmente hipnótico ao crepúsculo: à medida que a tarde vai caindo, o sol vai tingindo suas neves eternas, que refletem todos os tons de dourado possíveis.

É um espetáculo que, sozinho, justifica a subida ao altiplano boliviano, a respiração entrecortada e a tontura decorrentes da altitude.

Bairro de Sopocachi em La Paz na Bolívia
Sopocachi, onde está El Montículo, é um bairro boêmio onde os estudantes de La Paz adoram se divertir
Montanha Illimani em La Paz na Bolívia
Montanha Illimani em La Paz na Bolívia
O Illimani é hipnotizante, né?

Estive em El Montículo em uma tarde de sábado. O lugar era puro sossego, até ser tomado por um alegre alarido: lá vem a noiva!

De véu, grinalda, buquê e vestido meia cauda, ela posava para fotos, cercada de gente de roupa engomada, que não parava de bombardeá-la com uma espécie de estopa, uma neve fake (referência às neves eternas da montanha) que, desde cedo, cobria as calçadas em frente a todas as igrejas por que passei — sábado parece ser o dia preferido para casamentos em La Paz.

Nem deu tempo de achar graça. Por outra vereda do parque já despontava outra passeata semelhante. E depois mais outra, e outra... Uma profusão de noivas tomando El Montículo de assalto.

Foi assim que eu descobri esse simpático costume paceño. O Illimani não entra na igreja, mas é o principal padrinho de casamento em La Paz. É a ele que são feitas as maiores reverências, dirigidos os pedidos de felicidade, harmonia e muitos filhos saudáveis.

Depois, a montanha "posa" para as fotos com o casal e fica para sempre registrado no álbum que os noivos vão mostrar aos netos.

Uma tradição muito singela e bonita—e, vamos combinar, muito mais bacana do que prender cadeados em pontes e assemelhados, que além de danificar patrimônio público, ainda reflete uma ideia muito pouco avessa à liberdade que deveria ser associada ao amor.

Quando você for a La Paz com seu amor, dê uma passada por El Montículo para pedir a bênção do Illimani.

Como chegar a El Montículo

O endereço do parque é Plaza El Montículo s/n, na esquina das ruas Gregório Reynolds com Presbítero Medina, bairro de Sopocachi.

Do centro de La Paz até o mirante, pagamos 10 bolivianos na corrida de táxi. São cerca de 2,5 km de distância.

A Bolívia na Fragata Surprise
Os quatro espetáculos da Ilha do Sol
Copacabana, princesinha do Lago Titicaca

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário